Escova interdental deixa os dentes até 60% mais limpos

Especialista desmistifica o uso dessa ferramenta tão simples e, ao mesmo tempo, poderosa contra bactérias

Já é de conhecimento amplo que uma boa higiene bucal vai além da escovação tradicional. Complementos a estes cuidados estão em todos os supermercados e farmácias, como o fio dental e o enxaguante bucal. Já a escova interdental não compartilha da mesma popularidade. Mas finalmente essa ferramenta simples, porém altamente eficaz, tem ganhado destaque na rotina de cuidados dentários. 

Não faltam motivos para isto, afinal. Um estudo publicado no Journal of Clinical Periodontology demonstrou que o uso da escova interdental reduz o biofilme dental – ou a placa bacteriana, como era conhecido anteriormente – em até 60% em comparação apenas com a escovação tradicional. Além disso, outra pesquisa do Journal of Periodontology observou que o uso regular dessa escova diminui o risco de gengivite em 35%.

Para o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia pela USP e membro de várias associações odontológicas renomadas, estes são motivos mais que suficientes para priorizar seu uso . “A escova interdental é uma ferramenta essencial para a higiene bucal. Ela alcança áreas que a escova de dente tradicional não consegue, removendo resíduos alimentares e biofilme entre os dentes”, explica o especialista.

Além do básico

Os méritos da escovação tradicional não podem ser diminuídos. Ela é mais que eficaz na limpeza da superfície dos dentes, porém pode deixar a desejar quando o assunto é a remoção da biofilme dental. Ele se acumula entre os dentes e abaixo da linha da gengiva, áreas de difícil alcance para a maioria das escovas comumente utilizadas no dia-a-dia.

Por isso, o design e a ergonomia fazem toda a diferença em sua aplicação. “A escova interdental é desenhada especificamente para essas áreas difíceis de alcançar”, explica Todescan. “Seu uso regular pode prevenir problemas como cáries, gengivite e periodontite.”

Isso porque o biofilme é o principal causador desses males. Ao removê-lo, a saúde bucal passa por uma exponencial melhora. “Mas, por outro lado, quando o biofilme não é removido, pode endurecer e se transformar em tártaro, que só pode ser retirado profissionalmente”, alerta.

A escolha certa

As escovas interdentais vêm em diferentes tamanhos para se adequar aos variados espaçamentos entre os dentes. Antes de iniciar seu uso, o recomendado é consultar um dentista. Dessa forma, é possível determinar o tamanho ideal e ainda receber instruções para uma utilização adequada. 

Enquanto uma escova muito pequena pode não ser eficaz, uma muito grande pode causar desconforto. Para obter os melhores resultados, é importante usar a escova interdental corretamente. “Insira suavemente entre os dentes e mova-a para frente e para trás algumas vezes em cada espaço. Não force a escova, pois isso pode causar danos às gengivas. Use a escova interdental uma vez ao dia, de preferência antes de dormir”, orienta o Dr. Todescan.

A utilização dessa pequena ferramenta mostra como a dedicação de poucos minutos no cotidiano pode fazer grande diferença para a saúde e a auto-estima de crianças e adultos. E nunca é tarde para começar.

Sobre José Todescan Júnior

Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia pela USP. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry), membro da no Associação Brasileira de Odontologia Estética e membro da ABOD (Associação Brasileira de Odontologia Digital). Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.

Sobre a Clínica Todescan

Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse clinicatodescan.com.br ou instagram.com/todescanjrodontologia.

Compartilhe este artigo