Siga-nos nas Redes Sociais

Entretenimento

Espaço Cultural BNDES apresenta show em tributo a Chico Buarque

Publicado

em

Whatsapp Image 2024 05 27 At 12.49.18
Fotos: Paulo Chaffin

Na quinta-feira (6 de junho), às 19 horas, os fãs de Chico Buarque vão ter um encontro marcado para admirar suas composições no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro. Dentro do projeto ‘Quintas no BNDES’ vai acontecer, grátis, o show ‘Quem te Viu, Quem te Vê’ em homenagem ao artista – que conta com os arranjos do premiado maestro e pianista Cristóvão Bastos, parceiro de diversos compositores consagrados como Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Paulinho da Viola, além do próprio homenageado. Marcus Lima e Thais Motta irão dar voz às maravilhosas canções de Chico. Completam o elenco do espetáculo, músicos do primeiro time da MPB, como João Lyra (violão), Bororó (baixo), Dirceu Leite (sax e flauta), Marcus Thadeu (bateria), além de Bastos no piano. A direção é do produtor musical João Carino.

Depois do sucesso do tributo ‘Quem te Viu, Quem te Vê” em mais de 25 cidades de Portugal, esta homenagem a Chico Buarque – artista que desde a década de 1960 é reconhecido como uma das personalidades mais importantes da cena cultural do país – chega ao Espaço Cultural BNDES no mês em que Chico completa seus 80 anos. O repertório inclui obras inesquecíveis, como “Noite dos mascarados”, “Cálice”, “O que será”, “Gota d’água”, “Olhos nos olhos”, “Todo Sentimento” e muitos outros sucessos marcantes.

O projeto conquistou enorme sucesso na turnê europeia em duas temporadas (outubro 2022 e abril 2023) e foi apresentado uma única vez no Brasil, em setembro de 2019, na cidade de Niterói. O espetáculo é uma iniciativa do IMMuB (Instituto Memória Musical Brasileira) e vai ao encontro da missão da entidade de resgatar memórias e propagar a cultura musical brasileira.

Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis no site do BNDES a partir das 12h do dia 31 de maio, podendo haver alguns minutos de variação neste horário por questões de sistema ou rede. O serviço de reserva é encerrado no dia do espetáculo, às 10h, ou quando se esgotarem as vagas disponíveis.

SOBRE O IMMUB

O IMMuB é uma iniciativa privada, de utilidade pública e sem fins lucrativos, que desenvolve um trabalho sólido e de credibilidade de pesquisa musical brasileira e produção cultural. O Instituto é voltado para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão é documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual e o acervo segue em constante expansão e pode ser consultado gratuitamente em www.immub.org.

Além de oferecer acesso gratuito a esse vasto acervo por meio de seu portal, o Instituto se destaca por sua plataforma de pesquisa avançada, que permite aos usuários encontrar rapidamente informações específicas sobre discos, intérpretes, compositores e gravadoras, entre outros, em um único clique. Neste sentido, o IMMuB atua conjuntamente como um importante portal de notícias da música brasileira, produzindo conteúdo exclusivo em colaboração com renomados especialistas do setor. Seus artigos abrangem uma variedade de temas, desde críticas de discos e análises históricas até coberturas de shows e eventos culturais.

A organização também possui em seu escopo principal o exercício de produtora cultural. Em seu currículo inclui a realização de dezenas de projetos como shows, livros, exposições, ciclos de palestra, CDs e DVDs, somados a iniciativas de educação musical, formação orquestral e eventos de grande porte como encontros internacionais de cultura e literatura. O Instituto tem larga experiência na execução de projetos, já tendo muitos projetos entregues e prestação de contas aprovadas por meio de editais privados e leis de incentivo de todas as esferas.

Vale ressaltar em seu currículo a realização de projetos como turnê em Portugal – exposição e show (Quem te viu, quem te vê: Tributo a Chico Buarque – 2022), shows (Arco do Tempo – 2013 com Soraya Ravenle, Danada – 2014 com Elisa Lucinda e Marcus Lima), livros (Geografia da Música Carioca – 2014, Na Batida do Hino – 2011), ciclos de palestra (Do Sulco ao Bit – 2016), CDs e DVDs (Retrato Cantado – 2014), somados a eventos de grande porte como 3o Salão da Leitura de Niterói (2012) e Niterói – Encontro com América do Sul (2011). A organização também é a gestora do maior programa municipal de musicalização infantil do país, o Aprendiz Musical.

Ao longo dos anos, o IMMuB tem recebido apoio de diferentes instituições e empresas, garantindo a continuidade e o sucesso de suas atividades. Seu trabalho sólido e de credibilidade tem contribuído significativamente para a preservação e promoção da rica diversidade da música brasileira, proporcionando um importante legado cultural para as gerações atuais e futuras. Seu portfólio pode ser conferido em www.immub.org/projetos.

SERVIÇO:

Evento: ‘Tributo a Chico Buarque – Quem te viu, Quem te vê’

Data: 06/06/2024

Horário: 19h

Local: Espaço Cultural BNDES

(Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)

Duração: 90 minutos

Ingresso: O espetáculo é aberto ao público e gratuito

Classificação: Livre

Entretenimento

Arraiá do Povo 2025, em Aracaju, promete 30 dias de cultura e animação

Publicado

em

O Arraiá do povo um dos maiores festejos juninos do Brasil, será realizado de 30 de maio a 29 de junho na Orla da Atalaia. Durante 30 dias, o evento gratuito oferecerá uma programação diversificada com apresentações de artistas locais e nacionais, celebrando a cultura nordestina.

A abertura oficial acontecerá no dia 30 de maio, com shows de Pedro Lua, Zé Vaqueiro, Calcinha Preta e Fogo na Saia. Ao longo do mês de junho, o público poderá curtir atrações como Simone Mendes, João Gomes, Xand Avião, Gustavo Mioto, Zezé Di Camargo, Leonardo, Bruno e Marrone, Joelma, Alceu Valença e Elba Ramalho. Além disso, centenas de artistas sergipanos vão garantir a animação da festa.

Entre as novidades deste ano está a instalação de um palco 360°, proporcionando uma experiência imersiva para o público. A tradicional Vila do Forró funcionará até 27 de julho, com teatro, Casa da Sergipanidade, sala multissensorial, fraldário e espaços de acolhimento para catadores e ambulantes. O número de entradas do evento também foi ampliado de 50 para 80, aumentando o conforto e a segurança dos visitantes.

O Arraiá do Povo valoriza fortemente a cultura local, com mais de 90% da programação composta por atrações sergipanas. Eventos tradicionais, como a “Segundona da Rua de São João”, o “Arrastapé do 18 do Forte” e os concursos de quadrilhas juninas, integram a programação, reforçando a identidade cultural do estado. Confira aqui a programação completa do Arraiá do Povo 2025.

Com essa ampla agenda, o Arraiá do Povo 2025 se consolida como um dos principais eventos juninos do país.

Continue Lendo

Entretenimento

Com muita adoração, dupla Jefferson e Suellen abre a primeira noite da Semana da Cultura Evangélica de Catu

Publicado

em

 

 

A Praça Geonísio Barroso, no bairro Aruanha, foi tomada por uma multidão na noite da última sexta-feira (11/04), durante a abertura da Semana da Cultura Evangélica de Catu.

 

O evento teve início às 19h, com apresentações da banda Marcado Pelo Sangue e do grupo Harmuss. A noite também contou com a participação especial da dupla Jefferson e Suellen, que, com seu estilo pop/adoração, animou o público e não deixou ninguém parado.

 

A Semana da Cultura Evangélica de Catu é uma realização da Prefeitura Municipal, da Ordem dos Pastores e Ministros Evangélicos de Catu, das Igrejas Evangélicas de Catu e região, com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahia Turismo.

Continue Lendo

Teatro

Raphael Ghanem faz oito sessões do espetáculo “Se é que você me entende” no Teatro RioMar Recife

Publicado

em

Serão quatro dias de apresentações, com oito sessões, no Teatro RioMar Recife. Crédito: Divulgação.

Raphael Ghanem está rodando o Brasil com o espetáculo “Se é que você me entende” e desembarca no Recife para quatro dias de apresentações, com oito sessões entre os dias 17 e 20 de abril, no Teatro RioMar Recife.

“Se é que você me entende” é um espetáculo do gênero Stand Up Comedy, isto é, feito com texto 100% autoral e apresentado de “cara limpa”, ou seja, sem auxílio de figurinos, perucas e adereços. Com texto, interpretação e direção de Raphael Ghanem, o espetáculo contém 100 minutos e conta com suas histórias de vida, suas análises de relacionamento, além de causos comuns a todos no dia a dia. Trata-se de uma apresentação de humor e entretenimento. Durante todo show é apresentado um ponto de vista exagerado em relação ao cotidiano.

Os ingressos custam a partir de R$ 60 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria, no Piso L4 do RioMar Recife, e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Sobre Raphael Ghanem

Carioca com 33 anos, Raphael ingressou aos 14 anos na Academia Nacional de Atores e lá fez cursos de tv, teatro e cinema. Aos 15 passou a estudar no teatro Tablado de Maria Clara Machado onde praticou improvisação livre por nove anos com grandes professores! Ainda no Rio de Janeiro, em 2007, Raphael estudou na Casa das Artes de Laranjeiras e cursou dublagem com Mayra Góes. Estudou Comédia Dell’arte com Milo Sabino. Aprendeu técnicas de improvisação com Dani Ocampo e Fernando Caruso. Em 2009, Raphael passou a subir nos palcos para apresentar Stand up Comedy e nunca mais parou. Com seu espetáculo solo, Raphael já esteve em todas as capitais do Brasil e em centenas de interiores. Na Televisão atuou em programas, séries e novelas.

 

Continue Lendo