Entretenimento
Espaço Cultural BNDES apresenta show em tributo a Chico Buarque

Na quinta-feira (6 de junho), às 19 horas, os fãs de Chico Buarque vão ter um encontro marcado para admirar suas composições no Espaço Cultural BNDES, no Rio de Janeiro. Dentro do projeto ‘Quintas no BNDES’ vai acontecer, grátis, o show ‘Quem te Viu, Quem te Vê’ em homenagem ao artista – que conta com os arranjos do premiado maestro e pianista Cristóvão Bastos, parceiro de diversos compositores consagrados como Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc e Paulinho da Viola, além do próprio homenageado. Marcus Lima e Thais Motta irão dar voz às maravilhosas canções de Chico. Completam o elenco do espetáculo, músicos do primeiro time da MPB, como João Lyra (violão), Bororó (baixo), Dirceu Leite (sax e flauta), Marcus Thadeu (bateria), além de Bastos no piano. A direção é do produtor musical João Carino.
Depois do sucesso do tributo ‘Quem te Viu, Quem te Vê” em mais de 25 cidades de Portugal, esta homenagem a Chico Buarque – artista que desde a década de 1960 é reconhecido como uma das personalidades mais importantes da cena cultural do país – chega ao Espaço Cultural BNDES no mês em que Chico completa seus 80 anos. O repertório inclui obras inesquecíveis, como “Noite dos mascarados”, “Cálice”, “O que será”, “Gota d’água”, “Olhos nos olhos”, “Todo Sentimento” e muitos outros sucessos marcantes.
O projeto conquistou enorme sucesso na turnê europeia em duas temporadas (outubro 2022 e abril 2023) e foi apresentado uma única vez no Brasil, em setembro de 2019, na cidade de Niterói. O espetáculo é uma iniciativa do IMMuB (Instituto Memória Musical Brasileira) e vai ao encontro da missão da entidade de resgatar memórias e propagar a cultura musical brasileira.
Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis no site do BNDES a partir das 12h do dia 31 de maio, podendo haver alguns minutos de variação neste horário por questões de sistema ou rede. O serviço de reserva é encerrado no dia do espetáculo, às 10h, ou quando se esgotarem as vagas disponíveis.
SOBRE O IMMUB
O IMMuB é uma iniciativa privada, de utilidade pública e sem fins lucrativos, que desenvolve um trabalho sólido e de credibilidade de pesquisa musical brasileira e produção cultural. O Instituto é voltado para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão é documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual e o acervo segue em constante expansão e pode ser consultado gratuitamente em www.immub.org.
Além de oferecer acesso gratuito a esse vasto acervo por meio de seu portal, o Instituto se destaca por sua plataforma de pesquisa avançada, que permite aos usuários encontrar rapidamente informações específicas sobre discos, intérpretes, compositores e gravadoras, entre outros, em um único clique. Neste sentido, o IMMuB atua conjuntamente como um importante portal de notícias da música brasileira, produzindo conteúdo exclusivo em colaboração com renomados especialistas do setor. Seus artigos abrangem uma variedade de temas, desde críticas de discos e análises históricas até coberturas de shows e eventos culturais.
A organização também possui em seu escopo principal o exercício de produtora cultural. Em seu currículo inclui a realização de dezenas de projetos como shows, livros, exposições, ciclos de palestra, CDs e DVDs, somados a iniciativas de educação musical, formação orquestral e eventos de grande porte como encontros internacionais de cultura e literatura. O Instituto tem larga experiência na execução de projetos, já tendo muitos projetos entregues e prestação de contas aprovadas por meio de editais privados e leis de incentivo de todas as esferas.
Vale ressaltar em seu currículo a realização de projetos como turnê em Portugal – exposição e show (Quem te viu, quem te vê: Tributo a Chico Buarque – 2022), shows (Arco do Tempo – 2013 com Soraya Ravenle, Danada – 2014 com Elisa Lucinda e Marcus Lima), livros (Geografia da Música Carioca – 2014, Na Batida do Hino – 2011), ciclos de palestra (Do Sulco ao Bit – 2016), CDs e DVDs (Retrato Cantado – 2014), somados a eventos de grande porte como 3o Salão da Leitura de Niterói (2012) e Niterói – Encontro com América do Sul (2011). A organização também é a gestora do maior programa municipal de musicalização infantil do país, o Aprendiz Musical.
Ao longo dos anos, o IMMuB tem recebido apoio de diferentes instituições e empresas, garantindo a continuidade e o sucesso de suas atividades. Seu trabalho sólido e de credibilidade tem contribuído significativamente para a preservação e promoção da rica diversidade da música brasileira, proporcionando um importante legado cultural para as gerações atuais e futuras. Seu portfólio pode ser conferido em www.immub.org/projetos.
SERVIÇO:
Evento: ‘Tributo a Chico Buarque – Quem te viu, Quem te vê’
Data: 06/06/2024
Horário: 19h
Local: Espaço Cultural BNDES
(Av. República do Chile, 100 – Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Duração: 90 minutos
Ingresso: O espetáculo é aberto ao público e gratuito
Classificação: Livre
Entretenimento
Matheus & André: Gêmeos de Erechim Conquistam o Brasil com Música Autoral e Projeto Inovador

Teatro
Último fim de semana do espetáculo Paralem no Teatro Itália

Coletivo Roof escolheu estética sombria e atmosfera onírica para o público refletir sobre os impactos da tecnologia e os limites da realidade percebida
O espetáculo “Paralem”, do coletivo teatral ROOF, está no último fim de semana em cartaz no Teatro Itália. A peça é uma ficção distópica desenvolvida a partir de um extenso trabalho de pesquisa artística e dramatúrgica.
A trama se inicia após uma tempestade solar que desativa toda a tecnologia mundial, obrigando a humanidade a resgatar modos de vida arcaicos. Nesse cenário, Bill, um jovem pseudocientista, aciona uma máquina do tempo e desperta em Paralem, uma cidade misteriosa governada por mulheres e habitada por criaturas fantásticas.
“Quando o mundo escurece e as máquinas silenciam, o tempo abre um rasgo. Bill, perdido entre cálculos e desejos, atravessa. Chega a Paralem — onde o tempo não toca, onde as leis da física cochicham mitos. Lá, mulheres guardam segredos ancestrais. Entre a loucura e o encantamento, o real desfaz sua forma. Paralem não é apenas um lugar — é um estado da alma. Você atravessaria?”, provoca Milton Aguiar, Diretor de Produção.
O espetáculo coloca o figurino como ponto central de crítica e poética, ao utilizar uma atmosfera sombria e onírica, convidando o público a refletir sobre temas atuais, como os impactos da tecnologia, espiritualidade e os limites da realidade percebida.
A concepção visual nasceu de um processo artesanal e orgânico, utilizando costureiras de bairro.
“Revisitamos todo o guarda-roupa e percorremos bazares de igreja para captar peças de roupas insignificantes. Os figurinos foram revitalizados, transformando peças descartáveis em figurinos que transitam entre o eco-punk e o cyberpunk. Cada elemento do vestuário carrega a marca do trabalho manual de costureiras e de bordados feitos à mão, em total oposição aos softwares e ferramentas digitais normalmente empregados na criação cênica”, explica Bruno Eustáquio, diretor geral de “Paralem”.
O espetáculo tem duração de 80 minutos e contém efeitos de luz estroboscópico, que podem causar desconforto em pessoas com sensibilidade à luz intermitente. Desse modo, é aconselhado precaução para quem tem epilepsia fotossensível.

SERVIÇO
Último Fim de Semana
Sábados às 16h | Domingos às 15h – duração 80 minutos.
Preços: R$60 (inteira) e R$30 (meia)
Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344 – Subsolo – República, São
Paulo – SP
Instagram: @coletivo_roof
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Bruno Eustáquio, Fedra, Fernanda Neves, Heloise Orfão,
Ju Alonso, Milton Aguiar, Rosemary Bertollucci, Silvio Sanches e
Ygor Petter
Direção Geral: Bruno Eustáquio
Assistente de Direção: Felipe Camelo
Diretor de Produção: Milton Aguiar
Assistente de Produção: Drica Nascimento
Coordenação de Produção: Bia Pafre
Produção Executiva: Rosemary Bertollucci
Iluminação: Roana PagliannoSonoplastia: Bia Gregório
Cenografia e Figurino: Bruno Eustáquio
Assistente de Cenografia e Figurino: Silvio Sanches
Cenotécnico: Zé Valdir
Perucaria e Maquiagem: Fedra
Assistente de Maquiagem: Poppy Corner
Designer Gráfico: Studio Legacy Design
Social Media: Heloise Orfão
Fotografia: Sidinei Miranda
Assessoria: Besseler Comunicação
Instagram: @coletivo_roof
Teatro
Espetáculo “Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar” chega ao Teatro RioMar Recife em duas sessões

O espetáculo infantil “Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar” chega ao Recife com os amados bonecos dos irmãos direto do Youtube para o palco do Teatro RioMar. A apresentação acontece no próximo sábado, dia 30 de agosto, em duas sessões, às 16h e 18h30.
Ao som dos maiores hits do canal, como “O Chão é Lava”, “Ser Criança é” e “A História do Homem Biscoito”, o espetáculo ‘Maria Clara & JP – Brincar e Imaginar’ contará com a participação especial de personagens que fazem muito sucesso nos vídeos da dupla no Youtube, além de um grupo de dançarinos composto por b-boys, b-girls e acrobatas.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br), localizado no Piso L4 do RioMar Recife. O show dos bonecos da Maria Clara e JP é assinado pela Síntese Produções, há mais de 20 anos no mercado de entretenimento.
Sobre Maria Clara & JP
Maria Clara & JP é uma marca brasileira, voltada para o público infantil, que ficou conhecida através do canal no YouTube. Hoje figura na lista dos 10 maiores canais brasileiros e é considerado um fenômeno com seus mais de 41 milhões de inscritos e mais de 27 bilhões de visualizações. Atualmente, a família mora e produz seus vídeos em Orlando, nos EUA.