Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

Espetáculo sobre líder quilombola marca comemorações do 20 de novembro em Campos

Publicado

em

Espetáculo sobre líder quilombola marca comemorações do 20 de novembro em Campos
Foto divulgação

 Campos dos Goytacazes recebe, no próximo dia 20 de novembro — data que celebra a luta de Zumbi e a resistência dos afrodescendentes no Brasil — o espetáculo teatral Carukango, com apresentação gratuita no Teatro Municipal Trianon, às 18h. A apresentação contará com intérprete de Libras.

O espetáculo do Núcleo de Experimentos Cênicos (NEC) abrirá a programação de comemoração dos 10 anos de implantação das políticas públicas para os povos tradicionais de matrizes africanas de Campos dos Goytacazes.

A peça conta a história de Carukango, líder quilombola símbolo de luta e resistência contra a escravidão na Serra de Macaé. O espetáculo destaca-se por incorporar elementos do candomblé ketu-nagô, cantos vissungos (cantos de tradição afro-brasileira, entoados por escravizados de diversas etnias que habitaram o interior de Minas Gerais), capoeira e outras manifestações culturais afro-brasileiras.

A turnê de Carukango já percorreu sete cidades do interior do Rio de Janeiro com apresentações gratuitas, abertas ao público, e que incluem intérprete de Libras, reforçando o compromisso de acessibilidade da companhia.

Carukango destaca-se por trazer ao palco uma dramaturgia rica e profundamente conectada com as raízes culturais afro-brasileiras, utilizando a biografia do líder quilombola como base textual.

Este projeto é patrocinado pelo Edital 6 – Produção Cultural – Lei Paulo Gustavo da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e é realizado por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O NEC – Núcleo de Experimentos Cênicos é um núcleo permanente de pesquisa e produções culturais. Idealizado e dirigido por Yuri Negreiros, possui uma equipe multiartística que desenvolve seu trabalho em todo o interior do Estado do Rio de Janeiro. Com diversos espetáculos teatrais próprios, o NEC trabalha com artistas renomados e, em 2024, estreou um documentário e elaborou o Projeto NEC Convida, que democratiza o acesso ao ensino com grandes nomes do teatro brasileiro.

FICHA TÉCNICA

Direção e dramaturgia: Yuri Negreiros

Assistência de direção: Peterson Feroli

Elenco: Darling Mendonça

Músico: Marcelo Rodrigues

Figurino e adereço: Nina Carvalho

Iluminação: Rennan Magalhães

Vozes em off: Darling Mendonça e Nanla Bonometti

Gravação e mixagem de som: Pitter Carvalho

Produção executiva: Luisa Pasquali

Intérprete de Libras: Wanderson Barreto

Realização: NEC – Núcleo de Experimentos Cênicos

SERVIÇO

Espetáculo Teatral Carukango, do Núcleo de Experimentos Cênicos

Data: 20 de novembro – 18h Local: Teatro Municipal Trianon (R. Marechal Floriano, 211 – Centro, Campos dos Goytacazes) Entrada franca

Bruno Pirozi é jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Cândido Mendes, com pós-graduação em Cinema e Audiovisual pela Estácio de Sá e mestrado em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especializado em assessoria de imprensa pela Escola Patrícia Alves, integra a maior rede de assessoria de imprensa do Brasil, a Assessoria de Imprensa Freendon. Com vasta experiência na área, Bruno atua desde 2011 na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio das Ostras, onde tem explorado diversas frentes da comunicação pública. Além disso, é proprietário da Pirozi Assessoria de Comunicação, onde continua a expandir seu impacto no campo da comunicação e assessoria de imprensa.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras

Daline Kennedy brilha em atrações de rádio e televisão no litoral paulista

Publicado

em

Daline Kennedy na sede da Record TV Litoral e Vale: Crédito: Divulgação/Claudia Knutsson Manager
Daline Kennedy na sede da Record TV Litoral e Vale: Crédito: Divulgação/Claudia Knutsson Manager

Executiva de Sertãozinho, radicada há muitos anos nos Estados Unidos, compartilha experiências sobre educação e amplia notoriedade em cenário internacional

Durante visita recente ao Brasil, Daline Kennedy esteve no “Balanço Geral“, da Record TV Litoral e Vale, em conversa conduzida por Alexandre Furtado. No encontro, falou acerca do projeto “Renascer“, voltado à educação financeira feminina.

A empresária, natural do interior paulista e atualmente estabelecida em Pensacola, na Flórida, também participou da Fly 99,1 FM, onde foi entrevistada no programa “Geração Mulher” pelas apresentadoras Eliane Corrêa e Rosangela Mouraria Santana. Na ocasião, ressaltou a relevância de orientar famílias e companhias em busca de equilíbrio.

Com 37 anos, a profissional e College Planning Advisor atua em parceria com a American College Foundation, sediada em Cambridge, Massachusetts. Sua proposta é oferecer suporte para diferentes perfis enfrentarem imprevistos e estruturarem um amanhã mais seguro.

Alexandre Furtado e Daline Kennedy: Crédito: Divulgação/Claudia Knutsson Manager

Continue Lendo

Outras

#EP.33 do Soucast – Luzia Moraes: a mulher que transforma cultura em legado

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Ela é jornalista, escritora, produtora cultural e ativista ambiental. Já foi premiada, homenageada e aplaudida em palcos no Brasil e no exterior. Agora, lança seu primeiro livro infantil, A Sereia e o Urso, e compartilha com o Soulcast as raízes de sua missão e o poder de se reinventar com propósito.

Neste episódio o Soulcast que está sendo disponibilizado nesta quarta-feira, dia 17 de setembro, ao comando da competente apresentadora Nelma Cabral fala sobre:
A infância que moldou sua paixão por narrativas;
A experiência de levar cultura brasileira a países como França, Itália e EUA;
Os bastidores do seu livro infantil e sua conexão com o feminino e o imaginário;
A força de uma mulher que sabe exatamente o que está fazendo e por quê.

Prepare-se para se emocionar, inspirar e acreditar, mais uma vez, que histórias têm o poder de mudar o mundo.

Assista, comente e compartilhe com quem precisa ouvir essa mensagem.

Disponível no
YouTube: https://youtu.be/VqLMSVjJKpI?si=oH-9To16kKWjrJvK

Spotify: https://open.spotify.com/episode/7F7cN0fjw8hyf2ixQZfkuD?si=h0gUzSATSGum6Dy3cRdJbw

Mais informações:
@pod_soulcast
@luziamoraes777 . Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Continue Lendo

Outras

Vestibulares do 2º semestre: cuidado com o corpo e a mente é essencial, alertam especialistas

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Faltando poucos meses para os principais vestibulares do país, milhares de estudantes vivem uma rotina de estudos puxada. Para além das apostilas e simulados, o segredo pode estar no equilíbrio entre corpo e mente, apontam especialistas.

Brasil, setembro de 2025: Com a chegada do segundo semestre, intensifica-se a preparação de milhares de estudantes do ensino médio para a Fuvest e outros vestibulares. Mais do que revisar conteúdos, especialistas destacam que equilíbrio físico e emocional é fundamental para um bom desempenho.

“Sono regular, alimentação equilibrada, exercícios físicos e pausas de descanso fazem parte da rotina de quem quer ter um bom desempenho. Sem isso, nenhum conteúdo é absorvido de verdade”, afirma Taís Guimarães, diretora pedagógica da Legacy School.

A psicóloga da escola, Camila da Silva Conceição, reforça que cuidar da saúde mental é tão essencial quanto estudar:

“O vestibular é um período de pressão, ansiedade e expectativas elevadas. Para lidar com isso, os estudantes devem manter horários regulares de sono, alimentação equilibrada e momentos de lazer — como caminhar, ler por prazer ou praticar hobbies. Pequenas pausas ajudam a manter o cérebro ativo e reduzem o estresse, favorecendo a concentração e o desempenho.”

Entre outras recomendações estão:

Revisar com estratégia: focar nos temas mais recorrentes e nos conteúdos ainda desafiadores.

Fazer simulados: reproduzir o ambiente e o tempo da prova para reduzir a ansiedade e melhorar a gestão do tempo.

Cuidar da alimentação e do sono: evitar estudar madrugada adentro. Corpo e mente precisam estar preparados para absorver conhecimento.

Usar a tecnologia a favor: aplicativos de organização e plataformas adaptativas podem otimizar o estudo.

Planejar a vida pós-vestibular: refletir sobre cursos, cidades e moradia ajuda a reduzir a pressão e o estresse.

A atenção ao equilíbrio entre estudo, sono, alimentação e lazer transforma o período de preparação em um momento de crescimento pessoal, além de melhorar a performance na prova, permitindo que os estudantes encarem o vestibular com mais confiança e foco.

Continue Lendo