Estreia literária com raízes profundas: “Pássaros de giz” será lançado dia 10 de junho no MIS-CE

Estreia literária com raízes profundas: “Pássaros de giz” será lançado dia 10 de junho no MIS-CE

Israel Oliveira
2 min de leitura 2.9k
Divulgação

Obra reúne décadas de escrita e será lançada no dia 10 de junho, às 19h, no Museu da Imagem e do Som do Ceará

O publicitário e letrista cearense Paulo Fraga-Queiroz estreia na literatura com o livro “Pássaros de giz” (Editora 7Letras), uma coletânea poética marcada por lirismo, humor, afeto e forte conexão com suas raízes. O lançamento acontece no próximo dia 10 de junho, às 19 horas, na praça do MIS – Museu da Imagem e do Som do Ceará, em evento aberto ao público.

Natural de Fortaleza, com origens em Quixadá, no sertão central do Ceará, Paulo Fraga-Queiroz apresenta uma poesia madura e sensível, lapidada ao longo de décadas e selecionada com rigor. Com sólida trajetória na publicidade — tendo sido premiado no Brasil e no exterior, inclusive pelo Art Directors Club de Nova York — o autor mostra agora sua face mais literária.

A obra é dividida em três partes. Em “O mar por perto”, o autor revisita memórias de infância e da casa natal, evocando com delicadeza imagens e sons da cidade de Fortaleza. Na segunda parte, estabelece um diálogo poético com grandes nomes da literatura como Manoel de Barros, Adélia Prado, Camões e Fernando Pessoa, refletindo sobre o próprio fazer poético. Já a terceira parte é marcada por um estilo mais sintético, com influência da poesia marginal, neoconcreta e haicais, sem abrir mão da precisão e do humor.

Com linguagem coloquial, habilidade criativa e escuta apurada, a poesia de Paulo Fraga-Queiroz é definida pelo poeta Adriano Espínola, membro da Academia Carioca de Letras e autor do posfácio da obra, como dotada do “frescor imaginado por Robert Frost, segundo o qual ‘poetry is a fresh look and a fresh listen’”.

Além da escrita, Paulo mantém uma longa relação com a música e já colaborou como letrista com artistas como Eudes Fraga, Felipe Fraga, Marcos Quinan, Joãozinho Gomes, Paulo Façanha e João Marinho.

Sobre o autor

Nascido em 1968, Paulo Fraga-Queiroz cursou Letras na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e atuou como diretor criativo da única agência cearense entre as brasileiras premiadas na história do Art Directors Club de Nova York. Atua em todo o país com projetos de comunicação, imagem e branding, conciliando a carreira com paixões como a literatura, a música, o cinema e o design. Também já foi premiado em festivais de música como letrista. É pai de quatro filhos e avô da pequena Liz.

Serviço:
Lançamento do livro “Pássaros de giz”, de Paulo Fraga-Queiroz
📅 Dia 10 de junho (segunda-feira)
⏰ 19h
📍 Praça do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS)
📖 Pré-venda: https://7letras.com.br/livro/passaros-de-giz

O que você achou?

Amei 56
Kkkk 20
Triste 3
Raiva 8
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.