Estudantes do Chácara Reunidas em São José dos Campos se emocionam ao ouvir pela primeira vez a Orquestra Filarmônica do Vale

A apresentação faz parte das comemorações de 30 anos da ASSECRE que tem na mobilização para o apoio da escola Elmano Ferreira Veloso o início de sua história

Os alunos da escola estadual Elmano Ferreira Veloso, no bairro Chácara Reunidas, em São José dos Campos ganharam um momento especial no último dia 08 de dezembro. Eles assistiram pela primeira vez na vida a apresentação da Orquestra Filarmônica do Vale do Paraíba, com seu repertório que foi do clássico ao popular, chegando a sucessos do cinema como: Piratas do Caribe, Frozen e Game of Thrones. A oportunidade foi oferecida pela Associação das Empresas do Vale do Paraíba, a ASSECRE, que em 2023 comemora 30 anos de sua fundação e quis celebrar este momento com a comunidade, na escola a partir da qual pela primeira vez os empresários que iriam dar início à associação se juntaram em prol de melhorias para essa unidade de ensino.

Autoridades dos governos estadual e municipal, dirigentes de instituições financeiras e educacionais como Senai, Cephas, Fundhas, CIEE, empresários, associados e muitos outros convidados também prestigiaram o evento.

fotógrafo Gilberto Freitas

Todos foram convidados a tomar seus lugares na quadra coberta da escola para o grande momento. No palco, a Orquestra Filarmônica do Vale sob o comando do Maestro Paulo D´Angeles Secio, se posicionou para iniciar o espetáculo. Muitos nunca haviam visto uma orquestra, e as primeiras reações aparecem depressa, com alguns encantados, outros não escondendo o entusiasmo e filmando o momento com os celulares. A emoção tomou conta, pois música boa é assim, contagia.

“Foi muito legal o que eles tocaram, todo mundo teve a oportunidade de ouvir e quem gostou pode se inspirar para tocar e aprender”, declarou João Vitor Aragão, estudante da escola Elmano Veloso.

“A parceria entre a ASSECRE e escola tem sido oportunidade de mudança na vida de nossos alunos e da comunidade, que ainda é muito carente. Os estudantes têm desfrutado de projetos que são frutos desta parceria. Hoje, muitos deles já despertaram para uma nova perspectiva para a vida. Eventos como o de hoje tornam inesquecíveis o cotidiano escolar, e com certeza a música clássica a partir de agora fará parte do repertório destas crianças”, pontuou Cássia Reis Santos de Miranda, diretora da escola Elmano Veloso.

A emoção também tomou conta dos músicos, que estão acostumados a se apresentarem para grandes plateias. Mas hoje, foi um pouco diferente do habitual.
“A ASSECRE nos proporcionou fazer um concerto social. Foi um momento mágico para nós, em ver os rostinhos alegres e satisfeitos com nossa apresentação. Foi uma satisfação ver a reação das crianças em cada música apresentada. Foi uma iniciativa fantástica”, comentou o Maestro Paulo D´Angeles Secio.

A apresentação da Orquestra Filarmônica do Vale, além de promover emoção, entrou para a memória de cada uma dessas crianças. Foi uma oportunidade marcante. Mais uma vez, a ASSECRE faz história para a escola e para o bairro onde está instalada sua sede.

“A gente entregou um presente de gratidão para a escola e para a comunidade. Muito nos comoveu ver as crianças emocionadas, com os olhos brilhando, com talvez a única oportunidade que elas tiveram em presenciar uma apresentação musical como esta. Este momento não somente revisitou a nossa história, mas o evento também foi ao encontro com nosso objetivo que é transformar e ressignificar vidas”, comentou Bruno Frossard, diretor executivo da ASSECRE.

“As crianças realmente curtiram o evento, elas estavam praticamente hipnotizadas em ver a apresentação dos músicos. Foi também um evento simbólico, fazer a comemoração dentro da escola foi um resgate da história de 30 anos da associação, dos empresários pré – ASSECRE, que iniciaram um engajamento para conquistar infraestruturas importantes para a escola e para o bairro. A ASSECRE fez aniversário, mas o presente foi dado para a comunidade, que lotou a escola para ver a orquestra. Essa comemoração foi para valorizar e chamar a atenção para a educação, que é transformadora na vida do indivíduo”, complementou Wagner Siqueira.

Após o grande momento, a criançada pode se deliciar com pipoca, algodão doce e cachorro quente.

As comemorações continuarão em 2024 quando a ASSECRE em meio à programação que será promovida, fará o lançamento de um livro a respeito dos 30 anos da instituição. Foram coletados mais de 50 depoimentos de pessoas que fizeram parte da história direta e indiretamente, e entre os registros captados estão inclusive o da antiga diretora da Escola Elmano Veloso, que relatou que os empresários criaram um carnê para arrecadar fundos para ajudar a escola. E a partir de um mesmo propósito quanto a fazer diferença por meio de pautas objetivas, esse mesmo grupo responsável por essa ação fundou a ASSECRE.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *