Esporte
Etapa de Vitória do Circuito CAIXA tem bicampeã e vitória no dia do aniversário
A carioca Mirlene da Silva dos Santos repetiu o título de 2024 e Maquezile Gabriel Pio venceu pela primeira vez no dia em que completou 31 anos de idade
Novembro, 2025 – Um presente de aniversário e um bicampeonato. Esse é o resumo da categoria Elite 10km da etapa de Vitória do Circuito de Corridas CAIXA/Brazil Run Series, disputada no domingo (9). Isso porque Maquezile Gabriel Pio cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no dia em que completou 31 anos de idade. Já Mirlene da Silva dos Santos manteve os 100% de aproveitamento. Em sua segunda participação na série de corridas de rua mais tradicional do Brasil, repetiu o desempenho de 2024 para voltar a subir ao lugar mais alto do pódio.
Em sua estreia no Circuito CAIXA, o capixaba Maquezile Gabriel Pio completou os 10km em 31min39. “Estou muito feliz com o resultado. Foi minha primeira vez e achei a prova, que é tradição em todo o Brasil, muito bem organizada. O dia nublado, com tempo fresco ajudou na minha estratégia, que foi ser conservador no início e atacar nos 5km finais. Hoje é meu aniversário e não poderia ter presente melhor”, disse o campeão, que foi seguido por Valério de Souza Fabiano (31min51) e Jonilson Pinto Prates (31min59).
Quem também se destacou foi Alequessandro de Paula Silva, o Chicletinho. Em seu processo de retorno às corridas de rua, após o grave acidente de carro em março deste ano, ele completou a etapa de Vitória do Circuito CAIXA em quinto lugar, com o tempo de 33min53. Neste ano, ele também disputou a Dez Milhas Garoto (foi o décimo colocado), demonstrando força para superar o trauma após sofrer múltiplas fraturas e ficar em coma na UTI de um hospital em Manhuaçu (MG), após se acidentar quando voltava de uma corrida realizada em Barra Longa (MG).
No feminino, Mirlene da Silva dos Santos melhorou sua marca em relação à etapa do ano passado. A corredora carioca fechou os 10km após 38min01 de prova neste domingo, enquanto em 2024, fez o tempo de 40min23. “Como sempre venta muito aqui em Vitória, a prioridade é chegar na frente, é a vitória, sem se preocupar com o cronômetro”, disse a bicampeã que repetiu a tática da estreia no Circuito CAIXA. Largou forte e segurou a ponta até o final, tendo Carolina Henrique Sardinha Silva na cola. A segunda colocada cruzou a linha de chegada em 38min43.
A concentração no estacionamento K3 da Praia do Camburi, local da largada, começou cedo. Às 6h20, os 2.000 atletas inscritos estavam prontos para encarar os percursos de 5km e 10km. Também havia opção para os interessados em participar da caminhada de 5km. “Vitória recebeu a oitava de um total de 14 etapas da temporada 2025 do Circuito CAIXA e o clima de alegria e confraternização entre os participantes repetiu o sucesso das provas anteriores”, comentou Hélio Takai, diretor da HT Sports, organizadora do evento.
Resultados
10 Km Masculino
1- Maquezile Gabriel Pio – 31min39
2- Valério de Souza Fabiano – 31min51
3- Jonilson Pinto Prates – 31min59
10 Km Feminino
1- Mirlene da Silva dos Santos – 38min01
2- Carolina Henrique Sardinha Silva – 38min43
5 Km Masculino
1- Jhonatan Souza dos Santos – 18min11
2- Tiago de Oliveira Dias da Costa – 18min54
3- Marcos Vinicius Dutra – 19min02
5 Km Feminino
1- Yries Pereira – 19min23
2- Natália Silva Fonseca – 22min31
3- Josiane Roberto Corrêa – 23min36
Pegada do Bem – Os corredores do Espírito Santo também colocaram a solidariedade em movimento no Circuito CAIXA. Durante a entrega dos kits e na arena, muitos atletas fizeram a sua parte em prol da sociedade, doando tênis usados e em bom estado. O total arrecadado foi entregue para o projeto de novos talentos da Federação Capixaba de Atletismo.
A HT Sports, organizadora da prova, faz do Pegada do Bem uma das marcas registradas do Circuito de Corridas CAIXA. E para estimular ainda mais a solidariedade, os 150 primeiros doadores ganharam uma pochete de corrida exclusiva da CAIXA. Criada há 11 anos pela HT Sports com o objetivo de arrecadar tênis de corrida junto aos participantes em todos os eventos, o Pegada do Bem já arrecadou um número superior a 3 mil pares de tênis doados, beneficiando mais de 70 instituições.
Tradição – Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 336 mil pessoas em 154 provas pelo Brasil até 2024 (considerando interrupção entre 2019 e 2023 em função da pandemia). Ano passado, no retorno às atividades, foram 11 etapas em diferentes cidades espalhadas pelo País. “Em 2025, o evento chega com quase 30% de crescimento, o que reafirma sua força como ferramenta de inclusão por meio de atividade física. É uma honra ver como a CAIXA apoia o Esporte Brasileiro. Da base ao topo”, comenta Hélio Takai, diretor da HT Sports.
CIRCUITO CAIXA
TEMPORADA 2025
24/08 – Cuiabá (MT) – realizada
07/09 – Maceió (AL) – realizada
21/09 – João Pessoa (PB) – realizada
05/10 – Aracaju (SE) – realizada
12/10 – São Luís (MA) – realizada
19/10 – Natal (RN) – realizada
02/11 – Fortaleza (CE) – realizada
09/11 – Vitória (ES) – realizada
16/11 – São Paulo (SP)
29/11 – Uberlândia (MG) – noturna
07/12 – Itajaí (SC)
14/12 – Belo Horizonte (MG)
14/12 – Rio de Janeiro (RJ)
21/12 – Brasília (DF)
Mais informações:
site: www.circuitocaixa.com
Instagram: @circuitocaixa
Assessoria de Imprensa:
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – F: 11 984579723
Rafael De Marco – Mtb.: 27556 – rafael@zdl.com.br – F: 19 997912108
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Esporte
Avenida Litorânea, em São Luís, recebe a SRUN, o circuito de corrida de rua do Santander, dia 23
A etapa de São Luís da SRUN, circuito de corridas patrocinado pelo Santander Brasil, acontecerá no dia 23 de novembro, domingo, com largada a partir das 6h, na Praia Do Olho D’Água, na Avenida Litorânea, em frente ao posto salva vidas. Os corredores maranhenses vão disputar as provas de 5km e 10km. A SRUN foi criada para promover o bem-estar por meio de experiências marcantes e inspiradoras.
O valor para participar da corrida é de apenas R$ 99,99, e a inscrição pode ser feita na plataforma SRUN | 2025 | São Luís. Cada corredor receberá um kit com uma camiseta, uma sacola e uma garrafa para água. Todos os corredores que completarem a prova também ganharão uma medalha. A retirada do kit deve ser feita no dia 21 de novembro, das 10h às 20h, e no dia 22, das 10h às 18h, em um stand no piso 2 do São Luís Shopping, próximo à loja Fast Escova, na Av. Prof. Carlos Cunha, nº 1.000, bairro Jaracaty.
“São Luís faz parte agora da nossa comunidade #SRUN. O Santander é hoje o maior patrocinador de corridas de rua do país. Temos grande orgulho de apoiar essa jornada esportiva de saúde, superação e conexão, ano após ano”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência & Cultura do Santander Brasil.
A corrida é apresentada pelo Santander Brasil e Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte e tem apoio do São Luís Shopping. A ticketeira oficial é a Running Land. A SRUN de São Luís é uma realização da Associação Caminhando Juntos para o Amanhã Melhor (ACJAM).
Serviço:
SRUN – Etapa São Luís
Data: 23 de novembro (domingo)
Percursos: 5 km e 10 km
Local de Largada: Praia Do Olho D’Água, na Avenida Litorânea, em frente ao posto salva vidas
Horário: 6h
Entrega de kits: dia 21 de novembro, das 10h às 20h, e no dia 22, das 10h às 18h, em um stand no piso 2 do São Luís Shopping, próximo à loja Fast Escova, na Av. Prof. Carlos Cunha, nº 1.000, bairro Jaracaty.
Inscrições: circuitosrun.com.br/sao-luis/
Sobre o Santander Brasil e Esporte
O Santander Brasil concentra seu apoio ao esporte nas corridas de rua, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida. O Banco patrocina o Santander Track&Field Run Series, o maior circuito de corridas da América Latina em número de provas, e a Santander Night Run, principal circuito noturno do mundo. Também fazem parte da plataforma SRUN, circuito proprietário do Banco, eventos como a Santander Rio S21K, a Santander Meia de Sampa, a Santander Meia de Curitiba e a Santander Maratona de Curitiba. Em 2024, mais de 221 mil pessoas participaram das provas promovidas ou apoiadas pelo Banco.
Esporte
Paralimpíadas Escolares registram recorde de inscritos
A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares registrou recorde de inscritos, o total de 2.056 atletas. O maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar será disputado a partir da próxima segunda-feira (17) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

“Na primeira fase do evento, de 17 a 21 de novembro, os atletas competirão no atletismo, no tênis em cadeira de rodas, no halterofilismo, no futebol de cegos, no basquete em cadeira de rodas 3×3, no goalball, no taekwondo e no rúgbi em cadeira de rodas. Já na semana seguinte, de 26 a 28 de novembro, será a vez de os atletas entrarem em ação na natação, no vôlei sentado, no futebol PC [paralisados cerebrais], no judô, no badminton, no tênis de mesa e na bocha”, informou o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em comunicado.
Os 2.056 atletas que participarão das Paralimpíadas Escolares são oriundos das 27 unidades federativas do país e têm idades entre 10 e 18 anos. O estado com maior número de representantes é São Paulo, com 316 atletas, seguido de Minas Gerais (181) e Santa Catarina (177).
Esporte
Em busca do tetra, APA intensifica preparação para o Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico
Equipe petrolinense treina forte de olho na conquista do quarto título nacional seguido
Novembro, 2025 – A contagem regressiva já começou. De 1º a 3 de dezembro, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) estará no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com o objetivo de conquistar o tetracampeonato brasileiro de atletismo paralímpico.
Atual tricampeã, com títulos em 2022, 2023 e 2024, a equipe pernambucana intensifica os treinos nas semanas finais antes da competição. Mesmo sem uma estrutura de centro de alto rendimento, a APA aproveita cada sessão para fazer ajustes técnicos e manter o desempenho que tornou a equipe referência nacional.
“Mesmo sem a estrutura ideal, conseguimos tirar o máximo de cada treino. O grupo trabalha com seriedade e dedicação, e tem grande vontade de evoluir. Essa entrega diária sustenta o nível que a APA alcançou no atletismo paralímpico”, destaca o treinador Givanildo Marcos.
O clube terá 42 atletas na competição, incluindo atletas-guia. Deste total, 14 atletas e 3 guias são treinados pelo técnico Marciano Barros, eleito o segundo melhor treinador da competição em 2022. Segundo ele, a preparação está sendo produtiva e os atletas chegarão preparados para competir em alto nível.
“Estamos muito focados. É o momento de cuidar dos detalhes, manter o ritmo e fortalecer a confiança. Os atletas têm mostrado grande dedicação, e nossa meta será defender esse título. A APA irá para o Brasileiro com o mesmo espírito de sempre: com humildade e força de vontade”, afirma Marciano Barros.
Para o presidente da APA, Domingos Rodrigues, defender o título será um desafio que exige experiência e maturidade, mas ele garante que a equipe estará pronta.
“Nos tornamos a equipe a ser batida. Sabemos da responsabilidade e do desafio que vamos encontrar. Mas estaremos preparados para representar Petrolina, Pernambuco e o Sertão Nordestino com toda a força e determinação que sempre marcaram nossa trajetória. Vamos nos entregar bastante para, quem sabe, voltarmos com o tetracampeonato”, afirmou o dirigente.
O embarque da delegação da APA para São Paulo está programado para o dia 30 de novembro. Ao todo, serão mais de 60 integrantes, entre atletas, guias, comissão técnica e staff.
A APA – Localizada em Petrolina (PE), no coração do Vale do São Francisco, a APA é reconhecida como um case de sucesso e referência de impacto social e esportivo no Nordeste. O clube de atletismo do Sertão de Pernambuco é considerado nacionalmente como modelo de inclusão social e alto rendimento.
Com 22 anos de atuação, já impactou mais de 2.500 pessoas, promovendo o atletismo desde a formação de base até o alto rendimento. A associação vem transformando o cenário esportivo e social da região, revelando grandes talentos, o que fez o nome da instituição ser colocado no hall das principais equipes do atletismo olímpico e paralímpico brasileiro.
Único clube de atletismo no Nordeste certificado pela Lei Pelé, a APA também se destaca na implementação de projetos financiados pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) do Governo Federal. Atualmente, a associação lidera quatro projetos: as Escolinhas de Atletismo Inclusivo e Escolinhas Sem Fronteiras, Canoagem Paralímpica e o Projeto Olímpico e Paralímpico do Sertão. As Escolinhas atendem 800 crianças, com e sem deficiência, em nove núcleos nas cidades de Petrolina, Bodocó, Lagoa Grande, Ouricuri, todas em Pernambuco, e Juazeiro e Remanso, na Bahia.
Mais informações:
Site: https://apapetrolina.com.br/
Instagram: @apapetrolina
Assessoria de Imprensa:
Ascom APA Petrolina – comunicacao@apapetrolina.com.br
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: APA / Divulgação


