Música
Everything Is Recorded retorna com o novo single “Wear and Tear”
A CANÇÃO É UMA COLABORAÇÃO COM SAMPHA, FLORENCE + THE MACHINE, JAH WOBBLE E DANIELLE PONDER
Foto: Aliyah Otchere
Escute aqui.
Mantendo uma fase criativa prolífica como artista e produtor, Richard Russell retorna com novidades de seu projeto colaborativo Everything Is Recorded. O novo single “Wear and Tear” marca o reencontro de Russell com colaboradores-chave de seus recentes álbuns Temporary e Solstice Equinox – Sampha, Florence + The Machine e Jah Wobble – e apresenta pela primeira vez no projeto a vocalista e compositora nova-iorquina Danielle Ponder e o celebrado baterista londrino Morgan Simpson. O resultado é uma peça sublime de soul cru e fragmentado que captura o espírito colaborativo destemido cultivado por Russell em seu estúdio Copper House, no oeste de Londres.
Recentemente, o projeto apresentou uma nova e ousada releitura de “Porcupine Tattoo” destaque do álbum Temporary lançado este ano, com participação de Noah Cyrus e Bill Callahan – agora remixada pelo alquimista sonoro e inclassificável DJ Koze. O lançamento sucedeu a recente divulgação do quarto álbum do Everything Is Recorded – uma coleção de quarenta peças gravadas ao longo de quatro dias durante os solstícios e equinócios sazonais entre 2023 e 2024 no The Copper House, estúdio de Russell no oeste de Londres. Cada sessão improvisada reuniu uma mistura de colaboradores de longa data e novas vozes, incluindo Alabaster DePlume, Jah Wobble, Ibeyi, Samantha Morton, Laura Groves, Jack Peñate, Roses Gabor, Mary In The Junkyard, Georgia, Sampha, Florence Welch, Yazz Ahmed, CASISDEAD e outros. Os resultados – depois editados, mixados e prensados em vinil de edição limitada com serigrafia – incorporam a abordagem destemida de Russell à colaboração.
Solstice Equinox marcou o fim de um capítulo prolífico de cinco anos para Russell, que teve início com o lançamento de Temporary em fevereiro de 2025. O aclamado terceiro álbum do Everything Is Recorded conta com um line-up extraordinário, incluindo Sampha, Florence Welch, Bill Callahan, Noah Cyrus, Maddy Prior, Berwyn, Kamasi Washington, Rickey Washington e muitos dos participantes das sessões de Solstice Equinox. Criado ao longo de quatro anos (2020–2024), Temporary ampliou o sucesso do álbum de estreia indicado ao Mercury Prize, Everything Is Recorded (2018).
A Uncut chamou Temporary de “um álbum cativantemente desajeitado… ora leve, ensolarado e com alma”, enquanto a Clash o descreveu como “um dos álbuns mais gentis já feitos sobre a morte… profundamente comovente, como a luz do sol filtrando por rachaduras de uma memória há muito esquecida.” A Crack Magazine destacou o disco como “cru e vulnerável, explorando impermanência, mudança e conexão por meio de um line-up caleidoscópico de artistas… um disco que ressoa profundamente, muito depois de a agulha se levantar.”
Além de seu trabalho com o Everything Is Recorded, Richard Russell continua moldando a música nos bastidores. Recentemente se uniu à atriz, diretora e compositora Samantha Morton no duo SAM MORTON, lançando o elogiado álbum de estreia Daffodils & Dirt. Ele também produziu “Four Kinds of Horses” presente em i/o, primeiro álbum de Peter Gabriel a alcançar o 1º lugar no Reino Unido em mais de 30 anos, e this old house, o EP de estreia do trio londrino Mary In The Junkyard. Esses lançamentos — junto à sua produção aclamada para Bobby Womack, Damon Albarn, Gil Scott-Heron e Ibeyi — renderam a Russell o prestigioso Inspiration Award no Music Producers Guild Awards deste ano, em Londres.

Capa do single
Everything Is Recorded online:
Official Site / Instagram / Soundcloud / YouTube / Bandcamp / TikTok
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Website | Facebook | Instagram
Música
“Geraldo Azevedo – Trajetória Musical” resgata carreira e afetos do ícone da MPB em narrativa íntima
A amizade entre Geraldo Azevedo e a Família Morel se torna base para “Geraldo Azevedo – Trajetória Musical”, livro que traz entrevista exclusiva e ensaios que percorrem os caminhos poéticos, sonoros e culturais da carreira do ícone da música brasileira. A obra revela a profundidade de sua criação artística e reafirma a importância de Geraldo Azevedo na formação da “onda nordestina” que revitalizou a música brasileira a partir da segunda metade dos anos 1970.
O livro faz parte da coleção Trajetórias Musicais, da Oca Editorial, que já conta com títulos de nomes como Elza Soares, Tom Zé, Hermeto Pascoal, Itamar Assumpção, entre outros. Segundo os criadores de “Geraldo Azevedo – Trajetória Musical”, a publicação é um presente para os fãs do cantor e para os amantes da música brasileira. Mais do que um registro histórico, a publicação é uma homenagem afetiva da Família Morel ao compositor. Juntos, eles constroem um retrato sensível e íntimo de um artista cuja obra atravessa gerações, celebrando a força poética e a alegria de quem fez da canção um território de liberdade e afeto.
Uma ode à amizade! A celebração dos 80 anos do artista em janeiro de 2025 e a proximidade da Família Morel com o compositor, serviram de motivação para Leo Morel participar da concepção da obra. O autor assina a introdução do livro, enquanto o prefácio é de seu pai, Carlos Medicis Morel – amigo de longa data de Geraldo e responsável, ao lado de Cristovam Buarque, por lhe presentear com o primeiro violão. Já a capa é assinada pelo músico e fotógrafo, Sergio Morel, irmão de Leo e filho de Carlos. A entrevista exclusiva ficou a cargo de Leonardo Lichote, Ana Paula Simonaci, e Sergio Cohn, que também cuidou da edição final.
Por conta da forte amizade do artista com a sua família, Leo Morel explica como conseguiu separar a “função” de amigo para exercer a de autor e de pesquisador. “O maior desafio foi a proximidade com o Geraldo. Eu nunca havia escrito na primeira pessoa, formato sugerido por Sergio Cohn, editor do projeto. Sempre publiquei textos técnicos e, dessa vez, eu fui desafiado a ter um novo olhar e a falar sobre temas pessoais envolvendo a ligação da minha família com o artista. Sergio Cohn fez um trabalho fenomenal na edição final do texto”, ressalta o pesquisador.
“Geraldo Azevedo – Trajetória Musical” tem início com Abre-Alas (prefácio), trazendo o depoimento do amigo e conterrâneo Carlos Medicis Morel, onde ele explica como esse laço fraterno foi se consolidando ao longo dos anos. Em Da Amizade (introdução), o autor Leo Morel celebra o sentimento de proximidade com Geraldo desde a sua infância. A Jornada de Geraldo é escrita por Sergio Cohn e traz relatos impressionantes dos 80 anos do artista, incluindo carreira e obra. A entrevista exclusiva foi feita a “seis mãos” e a sensibilidade, o respeito e a admiração afloram em cada página. O livro conta, ainda, com um material importante para estudiosos de música, como imagens ilustrativas, cronologia e discografia do cantor.
Acompanhe
Leo Morel: https://www.instagram.com/leomorel/
Sergio Morel: https://www.instagram.com/morel_clicando_todo_dia/
Sergio Cohn: https://www.instagram.com/sergiocohn/
Links úteis: https://linktr.ee/leomorel
Cultura
Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago
Tico de Moraes e a banda Saigon prestam homenagem ao ícone da música no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Doze anos sem Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da história da Música Popular Brasileira. Para celebrar o seu legado sofisticado e eterno, o Blue Note Rio, em Copacabana, recebe um reencontro afetuoso entre músicos, memória e público. O tributo ao ícone da voz acontece no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h.
A iniciativa partiu do baixista e diretor musical Alex Rocha, que acompanhou o artista por mais de uma década, ao reunir músicos que integraram a banda de Emílio em diferentes fases da carreira para um espetáculo especial que celebra a sua obra.
O cantor brasiliense Tico de Moraes, com sua voz refinada e presença marcante, traz à homenagem a vivência do jazz e da MPB contemporânea, ampliando o diálogo entre tradição e atualidade. Ele dividirá o palco com um time de peso, a banda Saigon, com Renan Francione (piano), Xande Figueiredo (bateria) e José Arimatéia (trompete), todos com trajetória junto a Emílio e passagens marcantes ao lado de nomes como Milton Nascimento, Mart’nália, Leny Andrade, Gilberto Gil, entre outros.
O repertório revisitará sucessos emblemáticos como “Logo Agora”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Fase do Amor”, “Verdade Chinesa” e “Saigon”, com arranjos cuidadosos e uma entrega emocional à altura do homenageado.

Serviço:
Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Dia e horário: dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h
Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/tico-moraes-banda-saigon-tributo-a-emilio-santiago-3965309/
Redes sociais:
Produção: Luciana Moisakis
Assessoria de imprensa: Carlos Pinho
Música
Feat entre DJ’s: Anabzzi e Chris no Beat lançam hit inédito
Clipe foi gravado em academia de Ourinhos, interior de São Paulo
Um encontro entre duas potências da música acaba de ganhar mais um capitulo marcante: o lançamento de “Berrante & Tamborzão” O clipe foi gravado em uma academia de Ourinhos, interior de São Pulo e cidade natal de Anabzzi.
Ela, que é reconhecida nacionalmente como a Dj dos Rodeios, dividiu esse feat com Chris no Beat, considerado uma verdadeira máquina de hits além de produzir com maestria muitos artistas renomados, incluindo a composição, direção do clipe e dessa música recém lançada.
A roupagem dessa produção é algo inédito na carreira da Anabzzi, unindo trajetória e fusão entre forca, movimento e estética que se conecta a energia das batidas produzidas pro Chris no Beat. A música faz essa mistura de elementos entre o agronejo, o funk e a música eletrônica, entregando sonoridade contagiante e registrando a assinatura personalidade dos artistas.
A parceria entre eles evidencia a união de diferentes gerações e estilos, mas unidos pela mesma paixão que são as pick ups. Anabzzi acumula uma trajetória que impressiona. Carisma, presença de palco e versatilidade fazem parte de sua identidade, reforçada por feats com artistas como Hugo e Tiago, Tânia Maria, Zé Henrique e Gabriel e Us Agroboys. Agora, com “Berrante Tamborzão”, ela apresenta um visual renovado e uma atmosfera diferente de tudo o que vinha fazendo.
A artista conta que a gravação foi intensa e especial. Segundo ela, madrugar ao lado da equipe valeu cada momento, o cuidado com cada detalhe e o carinho de todos foram essenciais. Anabzzi destaca o orgulho de gravar em sua cidade, em um local que representa força e pertencimento em sua trajetória.
“Berrante Tamborzão” já está disponível em todas as plataformas digitais e no canal oficial de Anabzzi no YouTube.



