Siga-nos nas Redes Sociais

Exposição

Exposição “TransforMAR” destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara e chega ao São Gonçalo Shopping

Publicado

em

Transformar
Foto: Divulgação

A exposição TransforMAR, um desdobramento do Projeto Águas da Guanabara, é mais uma iniciativa da Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro e é voltada para a educação ambiental e conscientização da sociedade. A exposição chegará ao São Gonçalo Shopping no dia 21 de junho e permanecerá por dois meses.

O objetivo da mostra é divulgar o incansável trabalho realizado pelos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, e seus resultados. A exposição contará com muitas atrações, incluindo uma área dedicada a fotos e vídeos que demonstram tanto as etapas e dificuldades do trabalho quanto as significativas melhorias promovidas no ambiente marinho.

Além disso, haverá um espaço com atividades interativas onde os visitantes poderão explorar a Baía de Guanabara de forma envolvente. O evento receberá não apenas os clientes do shopping e o público local, mas também alunos de escolas públicas e particulares, proporcionando uma grande aula de educação ambiental.

A Baía de Guanabara, conhecida como um dos cartões-postais do Rio de Janeiro é um cenário marcante da paisagem com 53 praias é cercada pelos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.

A exposição contará com dois ambientes: o primeiro exibirá 36 imagens selecionadas que registram as atividades realizadas no projeto Águas da Guanabara, incluindo o campo, a ação de saúde e a educação ambiental. Os visitantes poderão contemplar algumas espécies de peixes capturadas pelos pescadores e catalogadas por pesquisadores em arrastos científicos realizados na Baía de Guanabara.

O segundo ambiente será mais lúdico. Um dos pontos altos da exposição TransforMAR será um barco de madeira usado pelos pescadores para a limpeza da Baía de Guanabara. Os visitantes e alunos poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e até fotos. Toda semana haverá uma surpresa para quem visitar a exposição.

“O Projeto Águas da Guanabara é uma iniciativa intermunicipal capitaneada pela Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, através de suas Colônias de Pescadores Z-8 e Z-9, que tem como objetivo monitorar o comportamento dos resíduos sólidos na Baía de Guanabara, removê-los, regenerar os ambientes marinhos degradados e buscar manter os pescadores artesanais na atividade de origem a partir da melhoria da condição de trabalho e renda,” destaca Luís Cláudio presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ).

Em dois anos, já foram oferecidas cerca de 850 vagas para participação no projeto e mais de 800 toneladas de resíduos sólidos foram removidas. Esses resultados precisam ser conhecidos pela sociedade.

Diogo Salgado, Head de Marketing do São Gonçalo Shopping, ressalta a importância do evento: “Estamos muito orgulhosos em receber a exposição TransforMAR no São Gonçalo Shopping. Esta iniciativa não só destaca a importância da preservação ambiental e da recuperação da Baía de Guanabara, mas também proporciona uma oportunidade única de educação e conscientização para nossa comunidade. Esperamos que todos os visitantes saiam daqui inspirados a contribuir para a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.”

Esta iniciativa é apoiada por diversas entidades comprometidas com a preservação ambiental: Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Prefeitura de São Gonçalo, Magé e Itaboraí.

 

 

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exposição

4ª edição do Projeto MURAL – Movimento Urbano de Arte Livre – está confirmada em Salvador

Publicado

em

4ª edição do Projeto MURAL – Movimento Urbano de Arte Livre – está confirmada em Salvador
Imagem: Divulgação

Com novo formato, o primeiro projeto de arte vertical da capital baiana traz novidades nessa edição de 2025

Salvador vai receber, mais uma vez, obras de arte que estarão expostas para toda a população, deixando a cidade repleta de criatividade, beleza e cor. Trata-se do Movimento Urbano de Arte Livre, o MURAL, considerado o primeiro projeto de Arte Vertical realizado na capital baiana. Essa quarta edição vem para ressaltar o papel da arte como direito fundamental e alimento para a alma e para o espírito humano. O projeto, uma iniciativa e idealização da Trevo Produções, tem a intenção de espalhar mais arte pela cidade, valorizar os artistas contemporâneos e resgatar a importância histórica do muralismo na Bahia, desde a época do Modernismo. E, além de proporcionar uma grande visibilidade aos artistas participantes, gera novas oportunidades de trabalhos artísticos e reafirma todo o potencial criativo existente na Bahia.

Em 2025, o projeto chega ainda mais inovador, com o formato de festival. Além de quatro (04) novos painéis artísticos de grandes dimensões, terá também uma feira de arte e criatividade, oficinas, bate-papos e exposição documental. As novas empenas começam a ser executadas ainda neste mês de janeiro, e aos poucos, o público irá conhecer os artistas convidados. No mês de março, será realizada a inauguração oficial dos novos murais, incluindo uma intensa programação cultural. A 4ª edição do Projeto MURAL é uma realização da Trevo Produções, Fundação Gregório de Mattos – FGM, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SECULT, Secretaria Municipal da Fazenda – SEFAZ, Prefeitura de Salvador, na modalidade Doação através do Programa Viva Cultura.

Mais sobre o Projeto MURAL:
O Projeto MURAL – Movimento Urbano de Arte Livre surgiu da vontade de contribuir com a revitalização da região portuária de Salvador e, desde 2016, já entregou à cidade 19 grandes murais artísticos em empenas de prédios e espaços de destaque da região.

Seguindo a tendência das grandes metrópoles pelo Brasil e pelo mundo, visando o interesse público, este projeto surgiu da intenção de recolocar Salvador no compasso da vanguarda, resgatando a tradição da arte mural e pública, bastante efervescente no cenário artístico. Convidando artistas da atualidade da pintura, grafitti, desenho, stencil e de outras técnicas, o projeto fomenta e incentiva artistas a exporem seus trabalhos de uma maneira que suas obras sejam valorizadas pelos baianos e turistas, movimentando a economia criativa local, além de contribuir para a revitalização dos bairros históricos da capital baiana.

Transformando o cotidiano da cidade, o Projeto MURAL criou um grande impacto visual no Comércio de Salvador, sendo uma ferramenta para a revitalização urbana da região. Estas obras levam as pessoas que passam pelo local a terem mais contato com as artes visuais, sendo um respiro em meio à correria do dia-a-dia. Além das grandes contribuições para a cidade, o projeto potencializa e dá mais visibilidade ao trabalho dos artistas envolvidos.

Já passaram pelo Projeto MURAL artistas como Nila Carneiro, Davi Caramelo, Éder Muniz, Rebeca Silva, Limpo, Devarnier Hembadoom, Pedro Marighella, Fael Primeiro, Marcos Costa, Anderson Santos, Stella Bosini (La Mona), Oliver Dórea, duo Dois Detalhes – Tiago Ramsés e Ananda Santana, Sirc, Isabela Seifarth, Zana Nacola, TarcioV e Maria Mariô.

Crédito fotos: Antônio Chequer

Continue Lendo

Exposição

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum realiza sessão de autógrafos com os cientistas Tíbio e Perônio

Publicado

em

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum realiza sessão de autógrafos com os cientistas Tíbio e Perônio
Imagem: Divulgação

Os irmãos recebem os visitantes no lançamento do livro Alô?! Alô?! Planeta Terra Chamando – Histórias e curiosidades dos programas da TV Cultura mais amados do Brasil

Preparem-se para reviver a magia dos cientistas malucos: Tíbio e Perônio. Tudo porque na próxima terça-feira (dia 10), às 19h, acontecerá a sessão de autógrafos do Livro Alô?! Alô?! Planeta Terra Chamando – Histórias e curiosidades dos programas da TV Cultura mais amados do Brasil, com a presença dos irmãos gêmeos conhecidos por suas experiências mirabolantes e pela busca por desvendar os mistérios da ciência.

Durante o Programa Castelo Rá-Tim-Bum, os irmãos moravam em um laboratório com o seu bicho de estimação, o “tatatossauro”, um monstro do qual nunca se pode ver nada. Tíbio e Perônio foram interpretados pelos atores Flávio de Souza e Henrique Stroeter. Tíbio era o mais responsável dos dois. Já Perônio era o mais desligado e infantil, com uma obsessão em fazer a “Experiência sobre o Voo das borboletas”.

A sessão de autógrafos acontece durante a Exposição Castelo Rá-Tim-Bum 30 anos, no Solar Fábio Prado, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo.Os ingressos para participar da ação estão à venda no site: www.expocasteloratimbum.com.br.

A realização da mostra é da TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, em parceria com a Boldly Go Entretenimento e o Atelier Casa do Trem Cenografia.

Imagem: Divulgação

SERVIÇO

Sessão de Autógrafos com os cientistas malucos Tíbio e Perônio do Livro: Alô?! Alô?! Planeta Terra Chamando – Histórias e curiosidades dos programas da TV Cultura – Fernando Vitolo & Flavio de Sousa
Data: 10 de dezembro
Horário: a partir das 19h
Ingressos a venda no site: www.expocasteloratimbum.com.br
Local: Solar Fábio Prado – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo

Continue Lendo

Exposição

Evento gratuito destaca carros antigos italianos em São Paulo

Publicado

em

Evento gratuito destaca carros antigos italianos em São Paulo
Imagem: Divulgação

O CircoloAuto 2024 contará com mais de 50 automóveis clássicos italianos, incluindo modelos das mais icônicas montadores do país europeu, como Alfa Romeo, Ferrari, Lamborghini, Maserati_Fiat

Com o objetivo de celebrar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil e reunir colecionadores e entusiastas de carros antigos e a scooter Vespa, acontecerá no próximo domingo, dia 15 de dezembro, a atração gratuita CircoloAuto 2024, promovido pelo Circolo Italiano em parceria com o Alfa Romeo Clube do Brasil, Scuderia Ferrari Clube, Istituto Italiano de Cultura com apoio do Colégio Dante Alighieri.

A programação começa às 11h, onde os participantes se reunirão no Istituto Italiano de Cultura com uma exposição dos automóveis clássicos italianos aberta ao público, e seguirão em um trajeto pela cidade de SP.

Um dos destaques entre os mais de 50 automóveis clássicos italianos expostos ao público, será o carro da polícia italiana, o Carabinieri da Alfa Romeo.

Outra curiosidade é o automóvel Spider 2000 Veloce, do ano de 1974 da Alfa Romeo, um conversível que encantou entusiastas em todo o mundo por décadas. Estreou no mercado em 1966 e virou estrela de cinema ao lado de Dustin Hoffman. Seu motor 4 cilindros em linha com duplo comando no cabeçote tem potência suficiente para empurrar seus 995 kg. Seu câmbio de 5 velocidades é eficiente e muito bem posicionado em relação ao piloto.

Em seguida, os automóveis antigos seguem em comboio até o Circolo Italiano. Na ocasião, Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo e José de Lorenzo Messina, Presidente do Circolo Italiano farão o descerramento de uma placa alusiva à visita do presidente da Itália, Sergio Mattarella, que esteve no Circolo Italiano, no dia 17 de julho em comemoração dos 150 anos de Imigração Italiana no Brasil.

“É um evento para confraternizar com todos os apaixonados por “macchina”. A Itália, além de ser um país lindo e com uma culinária extraordinária, é o berço de marcas de automóveis que marcaram época e continuam inspirando apaixonados por carros de todo o mundo e o seu design é um dos mais admirados. O automóvel é parte fundamental da cultura italiana. E esse encontro mostra essa relação afetiva que temos com os nossos carros antigos”, explicou Luiz Roselli, advogado, diretor/secretário do Circolo Italiano.

Na sequência, os participantes vão inaugurar outra placa em saudação ao Alfa Romeo Clube do Brasil com a presença do atual presidente, Marco Pigossi, nas dependências do Circolo Italiano.

No encerramento do evento festivo, haverá um almoço típico italiano (informações abaixo) com palestra do jornalista e sócio do Circolo Italiano, Ernesto Paglia, sobre o Carde – Arte Design Museu, inaugurado recentemente na cidade de Campos do Jordão.

Imagem: Divilgação

Serviço
Evento CircoloAuto 2024
Quando
: dia 15 de dezembro, domingo
Horário: A partir das 11h
Encontro Instituto Italiano de Cultura, na avenida Higienópolis, 436
Chegada: Circolo Italiano, na avenida Ipiranga, 344, centro Histórico de São Paulo.
Almoço típico italiano: R$180 Informações sobre menu e valores ligar no telefone: 3154-2900

Continue Lendo