Exposição “TransforMAR” destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara e chega ao São Gonçalo Shopping

A exposição TransforMAR, um desdobramento do Projeto Águas da Guanabara, é mais uma iniciativa da Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro e é voltada para a educação ambiental e conscientização da sociedade. A exposição chegará ao São Gonçalo Shopping no dia 21 de junho e permanecerá por dois meses.

O objetivo da mostra é divulgar o incansável trabalho realizado pelos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, e seus resultados. A exposição contará com muitas atrações, incluindo uma área dedicada a fotos e vídeos que demonstram tanto as etapas e dificuldades do trabalho quanto as significativas melhorias promovidas no ambiente marinho.

Além disso, haverá um espaço com atividades interativas onde os visitantes poderão explorar a Baía de Guanabara de forma envolvente. O evento receberá não apenas os clientes do shopping e o público local, mas também alunos de escolas públicas e particulares, proporcionando uma grande aula de educação ambiental.

A Baía de Guanabara, conhecida como um dos cartões-postais do Rio de Janeiro é um cenário marcante da paisagem com 53 praias é cercada pelos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.

A exposição contará com dois ambientes: o primeiro exibirá 36 imagens selecionadas que registram as atividades realizadas no projeto Águas da Guanabara, incluindo o campo, a ação de saúde e a educação ambiental. Os visitantes poderão contemplar algumas espécies de peixes capturadas pelos pescadores e catalogadas por pesquisadores em arrastos científicos realizados na Baía de Guanabara.

O segundo ambiente será mais lúdico. Um dos pontos altos da exposição TransforMAR será um barco de madeira usado pelos pescadores para a limpeza da Baía de Guanabara. Os visitantes e alunos poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e até fotos. Toda semana haverá uma surpresa para quem visitar a exposição.

“O Projeto Águas da Guanabara é uma iniciativa intermunicipal capitaneada pela Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro, através de suas Colônias de Pescadores Z-8 e Z-9, que tem como objetivo monitorar o comportamento dos resíduos sólidos na Baía de Guanabara, removê-los, regenerar os ambientes marinhos degradados e buscar manter os pescadores artesanais na atividade de origem a partir da melhoria da condição de trabalho e renda,” destaca Luís Cláudio presidente da Federação dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ).

Em dois anos, já foram oferecidas cerca de 850 vagas para participação no projeto e mais de 800 toneladas de resíduos sólidos foram removidas. Esses resultados precisam ser conhecidos pela sociedade.

Diogo Salgado, Head de Marketing do São Gonçalo Shopping, ressalta a importância do evento: “Estamos muito orgulhosos em receber a exposição TransforMAR no São Gonçalo Shopping. Esta iniciativa não só destaca a importância da preservação ambiental e da recuperação da Baía de Guanabara, mas também proporciona uma oportunidade única de educação e conscientização para nossa comunidade. Esperamos que todos os visitantes saiam daqui inspirados a contribuir para a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.”

Esta iniciativa é apoiada por diversas entidades comprometidas com a preservação ambiental: Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Prefeitura de São Gonçalo, Magé e Itaboraí.

 

 

Compartilhe este artigo
Segue:
Jornalista desde os 16 anos. Passei 18 anos em tv como repórter e atualmente estou em assessoria de imprensa.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *