EY lança nova edição do Empodera e amplia o acesso à educação gratuita e à formação para o futuro do trabalho

EY lança nova edição do Empodera e amplia o acesso à educação gratuita e à formação para o futuro do trabalho

Redação ImprensaBR
3 min de leitura 5.1k
Créditos: EY

O EY Institute e a EY, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, acaba de anunciar a sexta edição do EY Empodera, programa de capacitação gratuita focado em preparar pessoas em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Desde 2020, a iniciativa capacitou mais de 1.260 profissionais e contratou mais de 100 participantes para posições dentro da própria organização.

Criado pelo EY Institute – organização sem fins lucrativos que promove impacto social por meio da educação – em parceria com a EY,  o programa oferece formação em tecnologia, negócios e habilidades comportamentais. O programa tem duração de 4 meses e oferece aulas online por meio de uma plataforma digital. Os participantes têm acesso a aulas gravadas em diversos temas dentro de módulos de Liderança Pessoal, Negócios e Tecnologia, além de aulas ao vivo exclusivas sobre tendências do mercado de trabalho, visualização de dados, gerenciamento de projetos e inteligência artificial (incluindo IA generativa e agentes).

Entre os conteúdos de aula oferecidos estão: carreira, marca pessoal, lógica, comunicação, negociação, atendimento ao cliente, apresentações, LinkedIn, mentalidade de crescimento, finanças pessoais, língua portuguesa, excel, programação, governança e engenharia de dados, estatística, Agile, DevOps, GitHub e Python. Além disso, duas vezes por semana ocorrem encontros virtuais com profissionais voluntários da EY especialistas nos temas de aula, para responder dúvidas, ampliar o conteúdo, compartilhar suas experiências e apoiar os estudantes em seus desafios.

“Com o número de matrículas em educação a distância crescendo quase 300% na última década, vemos um país que deseja aprender, mas que ainda enfrenta barreiras estruturais de acesso e empregabilidade. O EY Empodera atua justamente para transformar esse cenário, oferecendo formação gratuita e caminhos reais para o mercado de trabalho. Cada participante que avança no programa representa mais do que um novo talento para a economia: é a oportunidade de ampliar a mobilidade social e construir um futuro mais inclusivo”, detalha Luiz Sérgio Vieira, CEO da EY Brasil.

O EY Empodera é destinado a pessoas das classes C, D e E, com ensino médio completo ou incompleto, ou graduação em qualquer área, residentes em todas as regiões do Brasil. A iniciativa prioriza marcadores sociais sub-representados no mercado de trabalho, incluindo pessoas pretas e pardas, membros da comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, migrantes, refugiados e indígenas.

Os resultados da quinta edição, encerrada em junho de 2025, mostram o alcance do programa em termos de diversidade: das 374 pessoas certificadas, 57% se autodeclararam pretas ou pardas, 5% eram pessoas com deficiência, 1,6% LGBTQIA+ e 56% mulheres. 

Ao concluir o curso dentro do prazo estabelecido, os participantes da 6ª edição passam a concorrer a oportunidades exclusivas e limitadas, como simulações de entrevistas, mentorias individuais por meio do Projeto de Empoderamento Pessoal (PEP) e aulas de inglês, oferecidas pelo EY Institute e pela EY, mediante processo seletivo. A formação vai além do desenvolvimento técnico, contribuindo para a redução de desigualdades socioeconômicas ao ampliar o acesso à qualificação profissional e apoiar a construção de trajetórias de carreira mais estáveis, com impactos positivos também para as famílias dos participantes.

O que você achou?

Amei 55
Kkkk 30
Triste 6
Raiva 2
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.