Fábio Luma explora conexões em novo single, “Significados”

No próximo dia 31 de maio, o cantor e compositor Fabio Luma lançará sua nova faixa, “Significados”, pela Marã Música. A canção, que explora temas de pertencimento e conexão, conta com a participação especial dos músicos Lucila Novaes e Juca Novaes.

“Significados” é uma canção que revela, através de sua letra e melodia, os pequenos gestos, crenças e rituais que nos conectam uns aos outros, mesmo que, à primeira vista, pareçam dispersos. “Minha inspiração direta para compor foi um encontro muito especial que vivenciei no Ano Novo de 2023 para 2024. Estava me mudando de cidade, meio à deriva, quando fui convidado pelo meu querido amigo Pedro Novaes para passar a virada com sua família, em Avaré, no interior de São Paulo. Fui acolhido com muito carinho, e na festividade presenciei a harmonia rara que envolvia aquelas pessoas, na forma de celebrar, cantar, brincar e orar juntos,” revela Fabio.

- Publicidade -

A festividade em Avaré foi a faísca inicial que deu origem à “Significados”, mas a composição também reflete diversas outras memórias afetivas do artista. “Lembrei, por exemplo, de quando tentava aprender a surfar, e observava curioso os mais experientes fazerem um respeitoso sinal da cruz antes de entrarem na água. Recordei de alguém que, certa vez, me advertiu da importância de olhar nos olhos ao desejar saúde durante um brinde,” conta o artista. Esses rituais aparentemente aleatórios, segundo Fabio, “parecem uma trama invisível, tecida por todos, para nos preservar unidos.”

O refrão da canção reflete essa ideia de unidade e significado compartilhado: “São só significados/ Que sopramos combinados/ Pra nós mesmos respirarmos/ Só significados.”

Para capturar a ternura e a emoção que inspiraram a faixa, o cantor convidou Lucila Novaes, irmã de Pedro Novaes, para enriquecer o arranjo. Lucila regeu um coral composto pelos próprios membros da família Novaes, incluindo o célebre compositor Juca Novaes. A gravação aconteceu no renomado estúdio Space Blues, de Alexandre Fontanetti, em São Paulo, e está retratada na foto de capa do single, capturada por Alexandre Chang. “Foi mais um encontro inesquecível,” afirma Fabio.

A produção musical de “Significados” ficou a cargo de Gustavo Arthury, que soube traduzir a atmosfera emocional da canção num arranjo sensível e crescente. “Ele preservou uma delicadeza que aquece o coração de quem escuta,” comenta Fabio. A faixa também conta com a participação especial do baterista Eli Lage, cuja contribuição adicionou uma vibração sublime.

O lançamento de “Significados” acontecerá em todas as plataformas digitais no dia 31 de maio de 2024. Além da música, um clipe será lançado algumas semanas depois, com registros da gravação no estúdio Space Blues e depoimentos dos membros da família Novaes, possivelmente resultando em um pequeno documentário sobre o single. O material estará disponível no canal oficial de Fabio no YouTube.

- Publicidade -

Nascido em Curitiba, Fabio Luma encontrou no violão de sua mãe o fascínio pela música. Após começar a estudar o instrumento aos 14 anos, sua paixão pelo rock e blues o levou a formar sua primeira banda com amigos de infância. Desde então, sua jornada musical tem sido marcada por mudanças frequentes de cidade e uma relação introspectiva com a música, compartilhada principalmente com a família e amigos próximos.

Durante a pandemia, Fabio intensificou suas reflexões emocionais e resgatou poemas e composições musicais que vinha esboçando ao longo dos anos. Esse processo criativo deu origem ao projeto “Lapso Lúcido”, lançado em parceria com o produtor Gustavo Arthury. “O objetivo de tudo é a conexão através da arte. Dar forma musical às emoções é uma busca por melhor compreender a si mesmo,” diz Fabio.

Prepare-se para se emocionar com “Significados” a partir do dia 31 de maio, e fique atento ao lançamento do clipe nas semanas seguintes.

Compartilhe este artigo
Jornalista e assessora de imprensa. Trabalha na área do entretenimento há mais de 6 anos e é apaixonada pela comunicação.