Esporte
Fabrício Batista conquista título duplo no campeonato brasileiro de jiujitsu olímpico e projeta novos talentos
Atleta de 41 anos vence nas categorias Gi e NoGi e forma campeões brasileiros através do projeto social Alegria
Em uma performance inspiradora, o atleta Fabrício Batista se sagrou campeão brasileiro de jiujitsu olímpico pela CBJJO em duas categorias durante o campeonato realizado no domingo, 22 de junho, no Olaria Atlético Clube. Aos 41 anos, o competidor conquistou os títulos nas modalidades Gi (com kimono) e NoGi (sem kimono), concluindo a final finalizando seu adversário.
“É muito gratificante esta vitória pois ela serve de incentivo aos meus alunos”, declarou Fabrício, que também atua como professor e responsável por um projeto social de jiujitsu próximo à comunidade do Engenho da Rainha. A conquista representa o primeiro título inédito para um responsável de projeto social na Confederação Brasileira de Jiujitsu Olímpico.
O sucesso do atleta se reflete diretamente no desenvolvimento dos jovens talentos que ele treina. O projeto Alegria já revelou campeões brasileiros: Manuella Luiza, de apenas 7 anos, e Miguel Nunes, de 9 anos, conquistaram os títulos pela CBJJD no evento realizado no clube municipal da Tijuca em 21 de junho. Daniel Moura, também de 9 anos, completou o pódio ficando em segundo lugar em sua categoria.
Em apenas três meses de competições, os atletas do projeto acumulam 10 medalhas entre o pan-americano de jiujitsu e o campeonato brasileiro da FJJD. “Agora elas pegaram o gosto e não querem mais parar”, comemora o professor, que oferece aulas gratuitas todos os dias da semana para crianças dos bairros de Inhaúma e Pilares.
A trajetória de Fabrício demonstra que idade não é barreira para o alto rendimento. Durante o campeonato, ele chegou a lutar em categorias de idade mais novas, provando que a dedicação e o preparo técnico superam qualquer limitação. “Devia esta vitória a seus alunos para incentivá-los a nunca desistirem”, explicou o campeão.
O trabalho desenvolvido pelo professor-atleta revela talentos que, segundo ele, enfrentam dificuldades financeiras como principal barreira para demonstrar seu potencial em competições. “Existem muitos atletas bons nas comunidades, mas sem oportunidade de demonstrar seu potencial em competições”, destacou Fabrício, que segue formando novos campeões através do projeto social.

Esporte
Após visitas e palestras, Neymara e Luna participam de aulão social nesta sexta-feira (28), em Santa Catarina
As bodyboarders estiveram em diferentes ações da ArcelorMittal na quarta-feira (26) e nesta quinta-feira (27). No fim de semana, as campeãs mundiais competem na última etapa do Circuito Catarinense de Bodyboarding, em São Francisco do Sul
Novembro, 2025 – A viagem para Santa Catarina começou com dois dias de muitas atividades para as capixabas Neymara Carvalho e Luna Hardman, campeãs mundiais de bodyboarding. Mãe e filha estão na cidade para a última etapa do Circuito Catarinense de Bodyboarding 2025, no fim de semana, em São Francisco do Sul, promovido pela Federação Catarinense de Bodyboarding. Na quarta-feira (26) e nesta quinta-feira (27), Neymara e Luna já participaram de diferentes ações da ArcelorMittal, que patrocina as duas atletas e o Circuito, com visitas e palestras a escolas, fábrica e projeto social.
Nesta sexta-feira (28), entre 8h e 11h, as atenções se voltam para o Aulão Social, que abre a programação do Circuito, antes das provas marcadas para este sábado (29) e o domingo (30). Totalmente gratuito, promovido pela ArcelorMittal, com apoio da Federação Catarinense, o evento vai reunir cerca de 100 crianças e adolescentes de 5 a 15 anos.
A programação do aulão inclui teatro educativo sobre consciência ambiental, além de aula teórica e prática de bodyboarding, conduzida por Neymara, Luna e uma equipe de 20 instrutores. Todos os inscritos vão contar com o Kit Atleta e, ao final, receberão certificado assinado por Neymara. As vagas são limitadas e exclusivas para moradores de São Francisco do Sul.
“Estamos fazendo o aulão social e visitando projetos que são incentivados pela ArcelorMittal, reforçando o vínculo do patrocínio que traz para a gente a oportunidade de competir, viajar pelo mundo, mas também a responsabilidade social de poder dividir essa experiência com outros projetos e, principalmente, no aulão, com outras crianças, fomentando a parte esportiva, novos adeptos. Para mim é um orgulho muito grande. Já fazemos isso no Instituto Neymara Carvalho e expandir para o Brasil, com a ArcelorMittal, está sendo uma alegria imensa”, explica Neymara, 49 anos, patrocinada pela ArcelorMittal e presidente do Instituto Neymara Carvalho (INC).
Uma alegria compartilhada por Luna. “Muito feliz em estar aqui em São Chico para a última etapa do Circuito e para o aulão social na Prainha, assim como essas ações. Acho que essa é uma das partes que mais gosto dentro do meu esporte, que eu me sinto próxima das crianças e próxima da minha criança interior. Ver a felicidade deles, pegando a primeira onda, é sempre muito especial esse contato. E junto com a Federação Catarinense, numa ação muito legal, com atletas renomados aqui de Santa Catarina, como Eder Luciano, que é top do Circuito Mundial”, destaca a capixaba, 19 anos, patrocinada pela ArcelorMittal e BZ Pro Boards, apoiada pelo Instituto Neymara Carvalho.
Ações da ArcelorMittal – Nesta quinta-feira, Neymara – pentacampeã mundial Profissional e quarta colocada no ranking mundial – e Luna – bicampeã mundial Pro Júnior e oitava do mundo – visitaram duas escolas de São Francisco do Sul, divulgando o aulão: Escola Básica Municipal Ida Beatriz Brunato de Camargo e Escola Nicola Batista.
Na quarta-feira, mãe e filha estiveram na unidade da ArcelorMittal Tuper (Unidade de Escapamentos), em São Bento do Sul, e fizeram pela manhã uma palestra para as colaboradoras da fábrica, contando as suas histórias de vida. À tarde, a palestra foi com os atletas do Projeto Naurú, de natação paradesportiva, equipe formada pelo treinador Rui Meslin. No total, 9 crianças e adolescentes participaram do bate-papo sobre superação, disciplina, contando suas histórias e conhecendo um pouco de Neymara e Luna.
As ações em Santa Catarina terminam no fim de semana, com dois dias de provas do Circuito Catarinense, que contará com a presença de atletas de dentro e fora do estado. Além de Neymara e Luna, a competição terá, também, a capixaba Bianca Simões.
Rede Social:
Instagram: @neymaracarvalho
@lunahardman
@institutoneymaracarvalho
@fecabbodyboard
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 3285.5911
Site: www.zdl.com.br
Instagram: @zdlsports
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Esporte
Brasil fecha primeira fase da Copa do Mundo com 9 a 0 sobre Panamá
A seleção brasileira goleou o Panamá por 9 a 0, neste sábado (29) na PhilSports Arena, em Manila (Filipinas), e confirmou o primeiro lugar do Grupo D da Copa do Mundo de futsal feminino. Agora, o próximo compromisso do Brasil é o Japão, na próxima terça-feira (2) pelas quartas de final da competição.

Uma publicação compartilhada por CBF FUTSAL (@brasil_futsal)
Com a vitória deste sábado, o time verde e amarelo fechou a primeira fase do Mundial com 100% de aproveitamento, após os triunfos sobre o Irã, por 4 a 1, e diante da Itália, por 6 a 1. Desta forma a seleção brasileira chega às quartas junto com Argentina, Marrocos, Espanha, Colômbia, Portugal e Itália.
Diante do Panamá, o Brasil precisou de menos de um minuto para abrir o placar graças ao gol contra de Rangel. A partir daí o time canarinho ampliou sua vantagem com gols de Camila, Vanin, Tampa (três), Luciléia (dois) e Simone.
“Sabemos que tivemos jogos nos quais encontramos um pouco mais de dificuldade, mas, principalmente contra a Itália, fizemos uma partida muito boa. Conseguimos encaixar tudo que treinamos durante esse período. Agora é concentração total, porque é mata-mata e não podemos errar. É colocar ainda mais do Brasil dentro de quadra”, declarou a ala Tampa em entrevista à CBF TV.
Esporte
Ônibus atrasa e final da Libertadores começará às 18h30 (de Brasília)
A decisão da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo terá início 15 minutos após o previsto. O pontapé inicial da partida deste sábado (29), inicialmente marcada para 18h (horário de Brasília), será às 18h15. O motivo foi o atraso do ônibus do Verdão, que chegou ao Estádio Monumental da U, em Lima (Peru), pouco antes das 17h, por conta do trânsito intenso na capital peruana.

🚨 Novo horário de início da Final da CONMEBOL #Libertadores: às 16h15, horário local (18h15 de Brasília). pic.twitter.com/v20UjeKTfp
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) November 29, 2025
Devido à demora, o Palmeiras divulgou a escalação da final às 16h55, cerca de 20 minutos após o Flamengo. O técnico Abel Ferreira não fez mistério e definiu como titulares os 11 jogadores que poupou na derrota por 3 a 2 para o Grêmio, na última terça-feira (25), na Arena, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro. O Alviverde vai a campo com: Carlos Miguel; Khellven, Gustavo Gómez, Murilo e Joaquín Piquerez; Bruno Fuchs, Raphael Veiga e Allan; Flaco Lopez e Vitor Roque.
No Rubro-Negro, Filipe Luís confirmou o time com Samuel Lino no ataque, ganhando a disputa com Everton Cebolinha. O treinador também definiu a zaga com Danilo. Apesar de recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, Léo Ortiz fica no banco. A formação tem: Agustín Rossi; Guillermo Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho e Giorgian de Arrascaeta; Samuel Lino, Jorge Carrascal e Bruno Henrique.
O vencedor em Lima será o primeiro brasileiro a ter quatro títulos de Libertadores. O Palmeiras foi campeão em 1999, 2020 e 2021 (superando o rival deste sábado na decisão). O Flamengo levou a melhor em 1981, 2019 e 2022.
