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Cultura

FAHRENHEIT: Performance em Brasília apresenta homens narrando histórias na formação de suas masculinidades

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FAHRENHEIT: PEÇA EM BRASÍLIA APRESENTA HOMENS NARRANDO HISTÓRIAS NA FORMAÇÃO DE SUAS MASCULINIDADES.
Nityama

Com dramaturgia cunhada pela diretora Luciana Martuchelli, a produção da Cia. Yinspiração faz uma verdadeira arqueologia sobre novas masculinidades. Atores fazem uma apresentação imersiva abordando as novas masculinidades

No palco, dez atores se revezam ao trazer as memórias que servem à investigação sobre os estereótipos de ser homem para apresentar ao público uma performance imersiva sobre novas masculinidades.Essa é a premissa de “Fahrenheit – Cantos e Contos de João de Ferro”, produção aclamada e tradicional dirigida por Luciana Martuchelli e realizada pelo grupo teatral brasiliense Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas que ganha nova edição após temporada no exterior.

A performance fica em cartaz no Espaço Cultural Venâncio, de 13 a 15 de setembro (sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h). Com duração de 1h, a entrada da peça tem o valor de R$ 40 (R$ 20 a meia entrada), com apresentação gratuita no domingo. Os ingressos podem ser adquiridos pelo link: https://www.sympla.com.br/fahrenheit—cantos-e-contos-de-joao-de-ferro__2601925

SOBRE A PERFORMANCE

Baseada na obra “João de Ferro” e em outras obras sobre masculinidade como “He”, de Robert A. Johnson, “O Heroi”, de Lutz Müller, “Manhood in The Making”, de David Gilmore, e na vasta bibliografia de Joseph Campbell. Sobre esta base, somaram-se relatos envolvendo os artistas da performance, homens de várias idades, pesquisadores, acadêmicos e feministas ativistas responsáveis pelo então engajamento de homens e meninos na luta contra a violência e por uma sociedade mais igualitária.

Com o intimismo da contação de histórias, a performance convida à reflexão de forma acolhedora sobre a nova masculinidade do homem “mitopoético”. “As imagens de masculinidades estão desgastadas”, reflete Filipe Lima, um dos atores presentes na apresentação.

“Fahrenheit” pretende, por fim, desfrutar da beleza e da entrega dos homens a seus segredos e heranças, a fim de inspirar o público e mostrá-los como importantes e necessários pacificadores, aliados e agentes de mudança das pautas antiviolência e inclusão.

“O homem é maior que o amor e suas ilhas, temos que entrar dentro dele como num poço, para sair do fundo como um ramo de água secreta e de verdades submergidas”, afirma a diretora Luciana Martuchelli, que também assina a dramaturgia da peça.

SOBRE O PROJETO

As imagens da masculinidade difundidas pela cultura estão desgastadas, não são mais confiáveis e devem ser revistas e atualizadas. O projeto do grupo Cia. YinsPiração mergulha no endosso histórico dado a modelos masculinos insidiosos e obsoletos, que estão engendrados profundamente no inconsciente de homens e mulheres.

“Fahrenheit – Cantos e Contos de João de Ferro” se pergunta: qual futuro está a espera de nossos meninos? Que mundo, modelos e exemplos eles herdarão e perpetuarão? Em que tipo de homens se transformarão e quais serão os rastros de suas presenças no planeta? Para defender as mulheres, podemos ir além de simplesmente começar a atacar os homens. Devemos nos questionar: e os meninos que nascem?

Estão condenados ao modelo do homem como perpetuador de um masculino destruidor, que viola, que não respeita, que não ama? Onde é o espaço para os que não querem assumir esse legado, mas que desejam se sentir honrados por nascerem homens? Qual é a esperança, caminho e perspectivas para eles e, consequentemente, para toda a humanidade?

Jovens rapazes não são inerentemente violentos ou mesmo perigosos. Essas expectativas e pressões sociais, culturais e políticas são impostas aos homens por outros homens. E também por mulheres que cumprem o papel de estimular os homens a criarem identidades violentas. Essas expectativas e pressões são uma herança e, dessa forma, podemos aceitá-la ou não.

HISTÓRICO

Criado em 2006, o projeto de pesquisa “Fahrenheit – Cantos e Contos de João de Ferro”, da Cia. YinsPiração, propõe discutir as novas masculinidades na performance e na prevenção de conflitos. A partir da contação de histórias – passando pelos mitos, ritos, lendas, contos de fadas, psicologia, sociologia e pela biografia dos artistas integrantes – “Fahrenheit” trabalha com homens e garotos por meio de uma interseção de abordagens feministas, construindo alianças interculturais, estéticas e políticas para o desenvolvimento de novos modelos masculinos, fomentando ações articuladas com os direitos das mulheres, de gênero e outros movimentos da justiça social. Seu principal foco é resgatar valores esquecidos do bom legado masculino ao longo da história

Com um largo trajeto para encontrar seu fórum mais legítimo de discussão e estética, “Fahrenheit” e sua pesquisa fez uma intervenção como work-in-progress (trabalho-em-processo) em 2015 para teste de impacto e interesse do público sobre o tema, no qual o foco da reflexão foi que, apesar de homens serem os principais perpetuadores da violência, a grande maioria dos homens NÃO perpetua a violência.

A performance foi apresentada em sua versão final no XXVI Festival de Mujeres Por La Paz, na Colômbia, em 2018; no SOLOS FÉRTEIS – Festival Internacional de Mulheres no Teatro, em Brasília, em 2018; e no Tiempos de Mujere – Festival de Mujeres en Escena, no Equador, em 2019.

FICHA TÉCNICA

Direção e dramaturgia: Luciana Martuchelli

Elenco: Davi Pieri, Filipe Lima, Francisco Rocha, Gabriel Duarte, Henrique Pamplona, Ítallo Ramiro, Leonardo Figueiredo, Joaquim Martins, Pedro Duarte e Reges Aragão.

Objetos de cena e pesquisa de conteúdo: O grupo

Assistente de Direção: Filipe Lima e Diego Castanheira

Grupo: Cia. YinsPiração Poéticas Contemporâneas

SERVIÇO

Dias: 13, 14 e 15/09

Horário: sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h

Local: Espaço Cultural Venâncio – Tela Ambulante (SCS Qd. 6, Shopping Venâncio, Térreo)

Duração: 50/60 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Ingressos: https://www.sympla.com.br/fahrenheit—cantos-e-contos-de-joao-de-ferro__2601925

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Cultura

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”

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Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Divulgação

Publicado pela editora FinAppLab, a obra conta como a autora transformou desafios em asas. Prepare-se para se emocionar, se inspirar e, acima de tudo, aprender a voar! Lançamento e autógrafos no dia 27 de novembro na Livraria da Travessa do Shopping VillaLobos, às 19h.

Aos 22 anos, um acontecimento inesperado tornou Andrea Schwarz em uma pessoa com deficiência, desafiando seus sonhos e projetos para o futuro. Enfrentando as barreiras impostas pela sociedade, a autora transformou seus desafios em asas. Com coragem, disciplina e uma pitada de rebeldia, ela enfrentou as dificuldades e demonstrou que é possível construir uma vida admirável e alcançar realizações significativas. Com uma narrativa emocionante e repleta de aprendizados, Eu parei de andar e aprendi a voar é um convite para todas as pessoas que desejam conquistar seus sonhos, independentemente dos desafios impostos pela vida.

Neste livro, Andrea aborda temas como a inclusão, a acessibilidade, o propósito de vida e o empreendedorismo feminino, mas também fala sobre a importância do autocuidado, da autoaceitação e de valores como o amor e a família. A partir de suas vivências, a autora ensina que os maiores obstáculos muitas vezes estão nas percepções sociais e nas barreiras estruturais, e que com determinação, utilizando apenas nossos próprios recursos, podemos viver uma vida plena e repleta de significados e realizações.

O livro foi mais uma das conquistas da autora. “Sou uma pessoa de sucesso, e sucesso para mim é ser capaz de realizar os meus sonhos e ser feliz sendo quem eu sou”, comenta Andrea. Para levar o leitor às alturas, ela contou com a parceria da editora FinAppLab, que alça voo junto com a autora nesta publicação.

Em solo editorial, a editora boutique 360º FinAppLab dá seus primeiros passos para ocupar o nicho de publicações voltadas para autores em busca de inovação. “Buscamos inspirar públicos diversos, conectando autores inovadores e leitores apaixonados, promovendo transformação pessoal e profissional”, afirma a CEO Daniela Metzger Rochman.

Os números do mercado editorial reforçam essa tendência de crescimento. No cenário global, mais de 2,2 bilhões de livros são vendidos anualmente, gerando um faturamento estimado de US$ 78,07 bilhões em 2023, conforme dados do Wordsrated. Esse montante representa um aumento de 2,53% em relação ao ano anterior, refletindo o interesse crescente pela leitura e pela publicação de novos autores.

No Brasil, o setor também apresenta força: o faturamento das editoras brasileiras alcançou R$ 4 bilhões no último ano, atendendo cerca de 25 milhões de leitores, onde 74% dos consumidores brasileiros manifestaram intenção de realizar novas compras nos próximos três meses, segundo a Câmara Brasileira do Livro.

Sobre a Autora

Andrea Schwarz é uma empreendedora social, palestrante, influenciadora digital, ativista que transforma desafios em oportunidades. Aos 22 anos, tornou-se uma pessoa com deficiência, e descobriu seu propósito: construir um mundo mais acessível, inclusivo e empático. Fundadora da iigual, consultoria especializada em inclusão e diversidade, a autora já impactou grandes empresas e ajudou mais de 20 mil pessoas com deficiência a entrarem no mercado de trabalho. Foi nomeada entre as 500 Pessoas Mais Influentes da América Latina em 2021, 2022, 2023 e 2024 pela Bloomberg Línea. Entrou na lista das 22 mulheres mais influentes pela revista Marie Claire. Recebeu em 2024 o Prêmio Ibest que colocou o perfil da Andrea entre os 10 melhores de diversidade e inclusão e foi a primeira mulher com deficiência a ser reconhecida como LinkedIn Top Voice. Andrea parou de andar e aprendeu a voar!

Instagram: @dea_schwarz

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/andrea-schwarz/

Serviço

Lançamento do livro: Eu parei de andar e aprendi a voar

Data: 27 de novembro de 2024

Local: Livraria da Travessa – Shopping VillaLobos, São Paulo, SP.

Horário: 19h

Editora: FinAppLab Editora

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Cultura

Fundação Educar lança curta-metragem Flor de Beleza que aborda o tema do racismo

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Fundação Educar lança curta-metragem Flor de Beleza que aborda o tema do racismo
Divulgação Fundação Educar

No Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, a Fundação Educar estreia, em seu canal no YouTube, o curta-metragem Flor de Beleza. O filme aborda o racismo sob uma perspectiva emocionante, destacando uma realidade que ainda marca profundamente a sociedade brasileira. O curta foi idealizado e produzido por jovens da Academia Educar, com idades entre 13 e 17 anos, mentorados pela produtora Lokomotiv Studio.

Na história, a personagem principal compartilha experiências de racismo enfrentadas em seu dia a dia. Ana Julia Batista Izidoro, que interpretou a protagonista, ressaltou a importância de criar esse trabalho coletivo. “Ser protagonista deste curta-metragem foi uma experiência muito intensa, e o roteiro foi impactante. A direção me permitiu mergulhar fundo na história e transmitir a dor e a luta que muitas pessoas enfrentam diariamente”, destacou.

Para Ana Julia, atuar em um papel que aborda o racismo foi um grande desafio emocional. “Mas também me deu a oportunidade de compreender melhor a estrutura de opressão e seu impacto na vida de tantas pessoas. Acredito que este curta pode contribuir para a conscientização e a mudança social. Flor de Beleza não é apenas um curta; é um lembrete de que o racismo está presente em nosso cotidiano e que precisamos combatê-lo. Espero que as pessoas se sintam tocadas pela história e inspiradas a fazer a diferença”, afirmou.

Produção começou nas férias escolares da rede pública

Cristiane Stefanelli, gestora da Fundação Educar, explicou que a produção começou durante as férias escolares de julho. Os jovens participantes da Academia Educar, estudantes de diversas escolas públicas de Campinas, participaram de ações preparatórias que incluíram aprofundamento no tema, desenvolvimento de roteiro, preparação para atuação, captação de áudio e vídeo, maquiagem e treinamento com diferentes tipos de equipamentos.

“É um processo profundo, pois, em muitos momentos, os jovens trazem suas próprias vivências para a construção do roteiro. O resultado pode ser conferido no canal do YouTube da Fundação Educar. Além disso, já estamos levando o curta às escolas para incentivar o debate sobre este tema tão relevante”, destacou.

De acordo com Deoveki Silva, diretor do curta e integrante da Lokomotiv Studio, a experiência foi extremamente enriquecedora. “Durante o processo, foi possível perceber os jovens retomando a disposição e a vivacidade de antes da pandemia. Eles estavam engajados, discutindo questões sociais, desejando mudança e participando ativamente dela. Abordar o racismo no curta é validar temas importantes para a sociedade. Ver jovens construindo um projeto audiovisual tão significativo traz esperança de um futuro melhor para todos”, afirmou.

Para Cristiane, o curta-metragem representa muito mais do que uma produção artística: “Flor de Beleza é um manifesto, um grito de alerta e uma fonte de inspiração. Ao abordar o racismo de maneira direta e honesta, os jovens mostram o protagonismo e a busca de um futuro mais justo e igualitário”, destaca.

Quem quiser conferir o curta pode acessá-lo no canal do YouTube da Fundação Educar, buscando pelo título Flor de Beleza ou pelo link: https://youtu.be/1X4nTn0IJZE

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é essencial que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e se tornem agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.

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Cultura

João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”

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Capa do EP SOUL EU, de João Loroza
Capa do EP SOUL EU, de João Loroza

Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo preto, em cinco faixas recheadas com participações especiais de grandes cantoras da nova cena do R&B e produção musical de “Gu$t”

As entrelinhas desde um olhar, um flerte até a proposta de uma vida a dois, podem ser indecifráveis. E até onde vai tudo isso? A fim de trazer à tona discussões sobre as subjetividades de relações afetivas entre pessoas, mas especificamente do povo preto, sobre sua lida com o desejo e o amor, o cantor João Loroza lança o seu primeiro EP: “SOUL EU”. Trata-se do primeiro lançamento de seu mais novo selo independente, “JL Records”. Para conferir, acesse https://onerpm.link/SOULEU

O EP conta com 5 faixas, com a proposta de reafirmar sua pesquisa musical com o R&B, mostrando sua diversidade, podendo ouvir no fone relaxando ou até mesmo na pista dançando, no baile charme ou em qualquer lugar. Cada faixa traz referências diferentes em subgêneros diferentes do R&B, como o Afrobeats, Neosoul, Pop R&B, Bounce e Alt R&B. O projeto traz 3 feats femininos da cena carioca ao longo do EP, na faixa “Sem Nada” traz a cantora “Tabatha Aquino”, a faixa “Proposta” com “Dona Nyna”, e na faixa “Em Casa” conta com a cantora Jucy. Enquanto as faixas “Na Brisa” e “Encanto” são solos. Todas as faixas com a produção musical de “Gu$t”.

Sem Nada

Uma das novidades apresentadas por João em seu novo EP é a faixa “Sem Nada”, que aborda as relações casuais movidas pelo calor do momento, o artista João Loroza. A canção tem a participação da artista carioca “Tabatha Aquino” com sua voz potente e um swing natural, além do grande produtor musical “Gu$t”, trazendo a real essência do R&B e do que se toca nos bailes charme.

– Um som de R&B dançante, pensado para atingir a nova geração que frequenta os Bailes Charme e tocar em nostalgia as gerações anteriores. A música traz referências do R&B dos anos 2000, músicas dos DVD’s “HipHop Videotraxx”, muito vendidos no subúrbio carioca, remetendo a “Usher”, “50 Cent”, “Ashanti”, “Mariah Carey” e “Nelly” – explica João.

Talento que está no DNA

João Loroza (Crédito fotográfico: Himiny)
João Loroza (Crédito fotográfico: Himiny)

Carioca de Madureira, João Loroza vem de uma família de músicos e iniciou sua paixão aos 11 anos, acompanhando seu pai, o artista Serjão Loroza, e sua irmã, Luiza Loroza, em diversos shows que lhe serviram de inspiração para sua carreira. Aos 15 anos, fazia parte da banda “Os Caras & Carol”, onde atuou por cinco anos como guitarrista, apresentando-se nos maiores eventos e casas de shows no RJ e em SP, como Rock in Rio, Circo Voador e Áudio, e abrir shows de artistas renomados, de Paralamas do Sucesso a Filipe Ret. O músico coleciona colaborações com nomes como Isabel Fillardis, Muse Maya e Ella Fernandes.

João Loroza (Crédito fotográfico: Himiny)
João Loroza (Crédito fotográfico: Himiny)

A sua estreia solo como cantor foi em 2021, com o single “31 de agosto”. Em 2022, desponta com mais dois lançamentos especiais, incorporando elementos como o Neo Soul, Dancehall e afrobeats: os singles “Quando Chega” e “Dengo”, canção que fez parte da segunda edição do Low Profile, projeto criado pela Groovestudio, mesmo estúdio que gravou “Na Brisa” e “Proposta”, seus singles mais recentes, que integram o EP “SOUL EU”. João tem um trabalho de pesquisa das sonoridades que o R&B pode proporcionar a cada faixa mostra uma referência diferente do gênero.

Ficha técnica:

Idealização/ dir. Musical e criativa: João Loroza

Produção Executiva/Criativa: Himiny

Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho

Gestão de Tráfego: Bruna Alves dos Santos

Capa: Ahoo Criativo

Fotos: Himiny

Distribuição: One rpm

Selo: JL Records

Faixas:

Sem Nada:

Intérpretes: João Loroza, Tabatha Aquino

Autores: João Loroza, Tabatha Aquino, Marcus Azevedo.

Guitarra: GTR Black, João Loroza

Beatbox: João Loroza

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização: Smile Mix

Na Brisa:

Intérpretes: João Loroza

Autores: João Loroza

Guitarra: João Loroza, Gu$t

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização: Smile Mix

Proposta:

Intérpretes: João Loroza, Dona Nyna

Autores: João Loroza, Dona Nyna

Violão: João Loroza

Beatbox: João Loroza

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização: Smile Mix

Encanto:

Intérpretes: João Loroza

Autores: João Loroza, Chelle, Koliver

Baixo/Guitarra: João Loroza

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização:Smile Mix

Em Casa:

Intérpretes: João Loroza, Jucy

Autores: João Loroza, Jucy

Teclados/Synth Bass: Sir Lucas

Guitarra: Gu$t, João Loroza

Produção Musical: Gu$t

Mixagem/Masterização: Smile Mix

Rede social: https://www.instagram.com/joaolorozaoficial/

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