Exposição
Feira Made PE recebe novos artesãos até esta quarta-feira no RioMar Recife

Arte Circulando, Arteiras Bordadeiras, Concredarte, Cor e Nós, Daniel Patu e Praiana são os novos expositores que estão integrando, até esta quarta-feira (16/04), a Feira Made (Mostra de Arte e Design de Pernambuco), montada no piso L1 do RioMar Recife. Nesta 15ª edição, a feira tem como tema “Pernambuco meu Amor!” Culturas e grandezas de todos nós”. O evento oferece produções de empreendedores pernambucanos, entre expositores, artesãos e artistas. Sendo a maior parte de peças produzidas à mão, as obras são sustentáveis e apresentam traços culturais, contemporâneos e tradicionais, além de preços acessíveis a partir de R$ 20.
Ao total, 60 expositores estão expondo no evento que faz homenagem ao estado de Pernambuco. A mostra oferece opções para todas as idades, estilos e preferências, entre os segmentos, reciclados, madeira, papel, metal, cerâmica, porcelana, telas, artigos para crianças, acessórios, vestuário e calçados.
“Nesta edição estamos celebrando Pernambuco, um estado amado pelas riquezas, força cultural e de uma história arretada. A Mostra Made se destaca pela qualidade e criatividade dos artesãos, cuidadosamente selecionados por pela curadoria. A nossa expectativa é que nos dias de evento, seja movimentado cerca de R$1 milhão de reais em negócios”, conta a organizadora da MADE, Tacy Pontual, que é designer e artesã.
Podem ser encontradas peças decorativas; esculturas em metal e madeira, vestidos pintados à mão, brinquedos artesanais, bonecos de pano, acessórios, bolsas e biojoias; móveis em madeira e resina; calçados em couro, joias em prata; acessórios e objetos feitos de quenga de coco, luminárias e esculturas em papel machê. E, ainda, artes em papel reciclado, telas, cerâmica utilitária e decorativa, porcelanas, peças de barro e objetos religiosos.
Conheça os expositores que fazem parte desta 15ª edição: Acessórios Ramifica, Algo Atelier, Anna Fregapane, Arnaldo Lopes, Arte Circulando, As Home, Ateliana, Baudoin Design, B Up Bolsas, Brinqueco, Cabrera, Cerâmica do Cabo, Claudia Couto, Cláudia Pontual, Concredarte, Cor e Nos, Cotidianas, Cristine de Holanda, Daniel Patu, Davison Valdevino, Dengo da Mamãe, Dona Chica, D’UNIR, Eliane Mello, Essa Sujeita, Eu Q Fiz, Fada Madrinha, Fag Bolsas, Fernanda Pinto, Frutu do Mosaico, Honorato Ateliê, Jailson Marcos, JP Design, Karlotinha, Kefi, Lauz, Lavand’alma, Leandro Loureiro, Léo Pinheiro, Lu Pontual, Luz de Girassol, Manga Presunto, Marcelo Tavares, Marize França, Nunes e Falcão, Oficina de Formas, Omaia, Palmeiral, Panos e Cores, Pau e Corda, Paulette Maranhão, Petit Poá, Praiana, Regina Cavalcanti, Retalhos da Ana, Ronaldo Fonseca, Saad Decorações, Simone Andrade, Tacy Pontual, TC Couros, Tramandoarte, Vânia Coutinho.
SERVIÇO:
Feira Made Pernambuco
LOCAL: shopping RioMar Recife, Av. República do Líbano, 251 – Pina, Recife-PE
QUANDO: até 16 de abril de 2025
ENTRADA: gratuita
HORÁRIO: horário de funcionamento do shopping
Exposição
Entre o interior e o litoral, a arte de Fernando Marques ecoa a força e a fragilidade da Mata Atlântica

A Cena Espaço Cultural recebe a exposição Atlânticas, novo trabalho do artista Fernando Marques, que dá continuidade à sua pesquisa no campo da gravura e das artes visuais contemporâneas. A mostra abre nesta sexta-feira (10/10), às 19h, com uma noite de vernissage e segue em cartaz nos dias 11, 12, 18, 19, 22, 23, 25 e 26 de outubro, sempre das 15h às 19h, na Cena Espaço Cultural, em Domingos Martins (ES). A entrada é gratuita.
Em Atlânticas, Fernando Marques explora o diálogo entre o interior e o litoral capixaba, propondo uma reflexão poética e crítica sobre a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. Mais do que uma representação simbólica da natureza, o artista parte de uma vivência direta com o ambiente, marcada pelo período em que seu Fresta Atelier esteve instalado em plena mata, na zona rural de Domingos Martins. Essa imersão sensorial e cotidiana com a terra e a vegetação tornou-se elemento central na construção de sua linguagem visual.
Ao mesmo tempo, o artista investiga as tensões entre a vida rural e o espaço urbano litorâneo, entre o silêncio da floresta e o ruído da cidade. O resultado é uma série de gravuras que traduzem a matéria viva do território, integrando gesto, textura e memória ambiental em composições que evocam tanto a resistência da floresta quanto a vulnerabilidade de seus ecossistemas.
No dia 17 de outubro, a exposição receberá alunos da rede pública para uma visita mediada por Ana van den Bergen Marques e um bate-papo com o artista, reforçando o caráter educativo e de difusão cultural do projeto, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins.
Com produção de Ana van den Bergen Marques e Carla van den Bergen, a exposição reafirma o compromisso da Cena Espaço Cultural em descentralizar a produção artística, fortalecendo o interior como polo criativo. Para Fernando Marques, a proposta é também uma extensão natural da pesquisa que vem desenvolvendo no Fresta Atelier, voltada às linguagens da gravura contemporânea e à relação entre arte e território.
Atlânticas é um convite à contemplação e à consciência – um encontro entre arte, ambiente e comunidade, onde a mata deixa de ser paisagem e passa a ser presença.
Serviço
Exposição Fernando Marques
Abertura: 10 de outubro de 2025, às 19h
Visitação: 11, 12, 18, 19, 22, 23, 25 e 26 de outubro, das 15h às 19h
Entrada: gratuita
Local: Cena Espaço Cultural
Endereço: Rua Karl Gerhart, nº 22 – 1º andar – Domingos Martins (ES)
Classificação: livre
Exposição
AVA Art Festival homenageia os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão no Enokojima (Japão), com exposição de fotógrafos e artistas plásticos

Fundada em 2005, a AVA Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea, que funcionou em Helsinki por 18 anos e que, agora, está localizada na Cidade de Varkaus. A AVA Galleria organiza exposições em importantes Espaços Culturais e Galerias das principais capitais, como: Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Lisboa, Helsinki, Nova Iorque, Paris e São Paulo. Também organiza a BELA Bienal (Bienal Europeia e Latina Americana de Arte Contemporânea), em Helsinki e no Rio de Janeiro.
1-34 2-chome, Enokojima, Nishi-ku, Osaka-shi, Osaka 550-0006 Japão
Site: www.enokojima-art.jp
Exposição
A Galeria Dobra e a Artnova apresentam AGORA, coletiva que reúne exposição e rodas de conversa entre os artistas e convidados, para falar sobre espaço e tempo.

A Galeria Dobra e a Artnova apresentam AGORA, coletiva que reúne exposição e rodas de conversa entre os artistas e convidados, transformando o espaço expositivo em arena crítica e relacional. Cada obra funciona como dobra de tempo, com passado e futuro se entrelaçando no instante do presente.
A palavra AGORA irradia múltiplos sentidos: espaço, tempo e presságio. Da ágora grega, herda a dimensão pública, lugar do encontro e da palavra; no presente, é urgência e instante; em português, ecoa ainda como prenúncio e oráculo. Inspirada por essa tríplice ressonância, a mostra propõe um território contemporâneo de atravessamentos, diálogos e tensões, aberto a diferentes linguagens artísticas — pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo e performance.
AGORA acontece na Fábrica Bhering, nas galerias Dobra e ARTNOVA, com abertura no próximo dia 04 (sábado) e pode ser visitada até o dia 25 de outubro, de 4a. a 6a., das 12h30 às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h, na Rua Orestes, 28 , 2. andar – Santo Cristo – RJ.
Produção: Marcelo Rezende e Bruno Castaing
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem