Feira Made PE reúne artesãos pernambucanos no RioMar Recife

Evento, que acontece de 3 a 24 de abril, destaca-se por produções sustentáveis do artesanato regional, com traços tradicionais e contemporâneos.

A 12ª edição da feira Made Pernambuco chega ao Piso L1 do RioMar Recife, no Pina, entre os dias 3 e 24 de abril, com entrada gratuita. O evento, que faz homenagem à cultura pernambucana e ao Movimento Armorial, reunirá a diversidade criativa de pequenos empreendedores pernambucanos, entre expositores, artesãos e artistas. Produzidas à mão, a maior parte das obras é sustentável e apresenta traços culturais, contemporâneos e tradicionais.

- Publicidade -

Mais de 80 expositores estarão distribuídos em dois períodos expondo no evento que oferece opções para todas as idades, entre os segmentos reciclados, madeira, papel, metal, cerâmica, porcelana, telas, artigos para crianças, acessórios, vestuário e calçados.

“Madeira de podas de árvores que virariam lixo e entulho ganham forma em produto de decoração na feira. Assim como tecidos de roupas, que são transformados em estampas com água de lavagem da tinta de pincéis”, adianta a organizadora da MADE, Taciana Pontual, que é designer e artesã. A expectativa de Pontual é que o evento movimente mais de R$ 1 milhão nos dias de feira. Ainda de acordo com ela, acessórios ricos e criativos estarão disponíveis, produzidos com sementes, fibras, conchas, chifre e coco.

A Kefi participa da MADE com óculos de sol, sendo considerada pioneira na região no quesito sustentabilidade. Usando materiais de origem renovável, como bio acetato, que é extraído da polpa das árvores, madeira e aço inoxidável. Outro exemplo é o Oficina Decora, que desenvolve peças em cordas de algodão, cetim e juta de palha, sobretudo cestos, tendo como carro chefe de sua produção os de corda de algodão, além de muitas outras obras e histórias.

Poderão ser encontradas peças decorativas; esculturas em metal e madeira, vestidos bordados e pintados à mão, brinquedos artesanais, bonecos de pano, acessórios, bolsas e biojoias; móveis em madeira e resina; calçados em couro, joias em prata; acessórios e objetos feitos de quenga de coco, luminárias e esculturas em papel. E, ainda, artes em papel reciclados, telas, cerâmica utilitária e decorativa, porcelanas, peças de barro e objetos religiosos.

Ainda fazem parte desta 12ª edição da MADE: Acessórios Ramifica, Adrianne Barros, Algo Ateliê, Anas Acessórios, Arterial, Ateliana Crochê, AJ Dengo da Mamãe, AS Home, Ateliê Edson Machetaria, B Up Bolsas, Brinqueco, Cabrera, Camisetas PE, Casa de Lili, Cecília Chaves, Claudia Couto Cerâmica, Cotidianas, Crabolando, Cristina Mac Dowell, Cristine de Holanda Celene Muniz, Dona Chica, Duni, Enedina Holanda, Essa Sujeita, Fag Bolsas, Fernanda Pinto, Frutu do Mosaico, GMC Ateliê, Graça Falcão, Guida Marques, Honorato Ateliê, Jailson Marcos, Joana Veloso, Karlotinha, Kefi, Lauz, Lavand’alma, Lela Torres, Lemob, Léo Pinheiro, Lu Pontual, Lúcia Fireman, Luciane Casagrande, L’ure Aromas, Luz de Girassol, Marcelo Tavares, Marize Patchwork, Mestre Nena – Cerâmica do Cabo, Oficina de Formas, Palmeiral – Arte no Coco, Pano de Cheiro, Panos e Cores, Patricia Barros, Paulette Maranhão, Petit Poá, Roberta Melo, Ronaldo Fonseca, Rosana Kitover, Saad Decorações, Simone Andrade, Studio Lama, Tacy Pontual, TC Couros, Tramandoarte, Vitalina. Além do Coletivo Interior com Oficina Decor – Santa Cruz do Capibaribe, Mestre Mazinho – Petrolina, Mano de Baé –Tracunhaém, Jônatas Moreno – Iguaracy/PE e o Caminhos Coletivo de Arte com Jéssica Martins, Joka Cordeiro, Clélia Barqueta, Kátia Angelim e Clériston Andrade.

- Publicidade -

SERVIÇO:

Feira MADE PE

LOCAL: PISO L1 – shopping RioMar Recife, Av. República do Líbano, 251 – Pina, Recife-PE

QUANDO: de 3 a 24 de abril de 2024

ENTRADA: gratuita

- Publicidade -

HORÁRIO: funcionamento do shopping

Compartilhe este artigo
Segue:
Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em redação, em diversas editorias, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, produção e apresentação de podcast e comentarista em canal independente no YouTube