Festival RioMar de Literatura recebe nomes nacionais consagrados em sua 10ª edição

Programação acontece no dia 16 de maio, no Teatro RioMar, com a presença de Lázaro Ramos, Djamila Ribeiro e Chico César; ingressos já estão à venda.

O Teatro RioMar será palco do Festival RioMar de Literatura no dia 16 de maio, que chega à 10ª edição homenageando escritores e artistas negros e com a presença de nomes consagrados no cenário nacional. A programação, que tem curadoria da jornalista Carmen Peixoto, terá início às 16h e contará com a autora e filósofa Djamila Ribeiro, o ator e escritor Lázaro Ramos e show do cantor Chico César. Haverá, ainda, uma homenagem a Machado de Assis. Os ingressos custam R$ 20 (meia entrada) e R$ 40 (inteira) e já podem ser adquiridos no app do RioMar Recife, no site e na bilheteria do Teatro RioMar.

- Publicidade -

A programação será aberta com uma homenagem a Machado de Assis, com apresentação da escritora pernambucana Flávia Suassuna, que ocupa uma cadeira na Academia Pernambucana de Letras. Ela vai contextualizar a vida e obra de Machado de Assis e importância dele para a literatura brasileira.

Na sequência, Lázaro Ramos fará uma conversa voltada para o público infanto juvenil, com mediação do jornalista pernambucano Pedro Lins. Além de ser considerado um dos principais atores de sua geração, Lázaro Ramos tem experimentado diversas possibilidades da escrita literária, com obras infantis e adultas. Ele já publicou os livros infantis “A velha sentada”, ”Cadernos de Rimas do João” e o livro de memórias e reflexões “Na minha pele”, para citar alguns exemplos.

Depois, na programação do Festival RioMar de Literatura, será a vez de Djamila Ribeiro compartilhar as suas experiências no palco em bate-papo mediado pela jornalista pernambucana Fabiana Moraes. Djamila Ribeiro ganhou notoriedade no Brasil ao se tornar uma das vozes contemporâneas mais importantes na defesa dos negros e das mulheres e já foi considerada uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC.

Em 2020, Djamila venceu o Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária do país, com o livro “Pequeno manual antirracista” e em 2023 foi eleita para a Academia Paulista de Letras. Ela também é autora de “Lugar de fala”, “Quem tem medo do feminismo negro?” e “Cartas para minha avó”. Já Fabiana Moraes também é autora e publicou livros como “A pauta é uma arma de combate”, “Nabuco em pretos e brancos” e “Os sertões: um livro reportagem”.

Para encerrar a programação do evento, o cantor e compositor Chico César sobe ao palco e promete encantar o público com um repertório recheado de sucessos, como “À primeira vista”, “Mama África”, “Deus me proteja”, “Pensar em você”, entre outras.

- Publicidade -

Doação de livros

Assim como na edição do ano passado, durante o Festival RioMar de Literatura, o RioMar Recife promove uma campanha de arrecadação de livros literários infantis e juvenis que serão doados para crianças que moram no Sertão de Pernambuco, através da ONG Amigos no Sertão. Poderão ser doados livros infantis e juvenis de qualquer gênero literário, não sendo válidos livros didáticos. Para fazer a doação, basta levar os livros em bom estado de conservação e colocar no baú que ficará na entrada do Teatro RioMar.

Instituto JCPM

O Festival RioMar de Literatura ainda vai contar com programação no Instituto JCPM, na parte da manhã, das 9h às 11h, do dia 16 de abril. Haverá música, jogos de leitura, brincadeiras musicadas, lucidades com livros e contação de história. Além disso, terá a apresentação de um espetáculo litero-musical.

Compartilhe este artigo
Segue:
Jornalista há mais de 20 anos, com experiência em redação, em diversas editorias, assessoria de imprensa, produção de conteúdo, produção e apresentação de podcast e comentarista em canal independente no YouTube