Siga-nos nas Redes Sociais

Entretenimento

Festival Timbre 2025 anuncia edição histórica com IZA, Lenine, BK’, Samuel Rosa, CPM 22, FBC, Duquesa e mais de 50 atrações

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Evento acontece nos dias 9 e 10 de agosto no Teatro Municipal de Uberlândia (MG) e reforça seu compromisso com diversidade, acessibilidade, cultura urbana e inovação musical

O Festival Timbre 2025 acaba de revelar o line-up completo desta edição, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, no Teatro Municipal de Uberlândia, e promete ser um dos momentos mais potentes da cena musical brasileira. Com mais de 50 atrações confirmadas, o festival se consolida como um dos maiores eventos de música do interior do país, promovendo encontros inéditos, diversidade artística e experiências transformadoras. Um acréscimo de mais de 60% de shows, com relação ao ano passado, promovidos especialmente por artistas de rap e hip-hop do terceiro palco. Uma é apresentação da Vivo e patrocínio Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Depois de reunir mais de 20 mil pessoas em 2024, o Festival Timbre retorna em 2025 com um elenco de nomes consagrados e novas promessas da música nacional. A programação deste ano traz IZA, em sua estreia no festival com o espetáculo AFRODHIT TOUR, além de Samuel Rosa, Lenine, BK’, CPM 22, Duda Beat, Di Ferrero, FBC, Duquesa e o trio Os Garotin como atrações principais.

Outro destaque é o aguardado show do coletivo Reggae Brazuca, que se apresenta pela primeira vez ao vivo com participações especiais dos maiores nomes da cena: Zeider Pires (Planta e Raiz), Tati Portella (ex-Chimarruts), Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Rodrigo Piccolo (Mato Seco), Bruno Dupre (Brasativa/Rael), Denise D’Paula (Ex-Filosofia Reggae), Bloco do Caos, Bells, Arthur Xará e Nildo (Alma Roots).

Nesta edição, o Festival Timbre traz como temática central uma reflexão sobre a essência de cada pessoa, sua marca no mundo, a partir do questionamento do que o torna uma pessoa única. Desta forma o Festival Timbre convida o público a refletir sobre sua própria identidade, suas raízes e o impacto que cada um deseja deixar no mundo. O festival acredita que a cultura é um legado vivo e a história compartilhada por cada pessoa se entrelaça na construção de algo maior, algo coletivo.

“O Timbre é mais do que um festival, é um encontro de identidades. Queremos criar um espaço onde cada pessoa se reconheça – seja pela música, pela vivência ou pela liberdade de ser. É um festival que cresce junto com as pessoas e suas causas”, afirma Guilherme Maniglia, da Eventaria Produções, que organiza o evento ao lado da Timbre Cultural.

Dois dias e mais de 50 shows

A edição 2025 está dividida em dois dias intensos. No sábado (9/08), sobem ao palco IZA, Samuel Rosa, BK’, CPM 22, Duda Beat e Os Garotin, em uma noite marcada pela fusão entre pop, rock, rap, brasilidades e R&B. Já no domingo (10/08), é a vez de Lenine, Di Ferrero, FBC, Duquesa e o espetáculo inédito do Reggae Brazuca dominarem a cena, encerrando o festival com lirismo, potência e conexão ancestral.

Além dos grandes nomes, o Festival Timbre também apresenta artistas que representam a riqueza da nova música brasileira da região. Estão confirmados nomes como Carla Sceno, Uiara, Lurdes Maria e o Samba do Oripim, Nubiato, Pedro Antônio e a Plantação de Estrelas.

E através da parceria com o SESC Uberlândia, uma curadoria voltada para a arte de rua, com grafite ao vivo, breakdance, slam, discotecagem e diversos shows, como: Vaine convida Lechaydrunk, Lucas Grilo, Filho da Bruxa, Ray, Polly Magalhães, Brava Rima, Karma Saucem, M4allik Russel, Oxá, Aliara, Diamante das Ruas, R Jay, OG Negrona, Deejay Japa, DJ Raíssa Castro, DJ Ivy, DJ Batata’ Killa, DJ Nicomedes, DJ Wesley Z e muito mais. Atletas presentes nas Olimpíadas de Paris também estão confirmadas, o Bboy Rato Even e a Bgirl Nathana, além da Bgirl Mini Japa, Bboy Rato EV, Evolution’s King, Anonimato, Fancy Black e Tauã Borges.

Com estas atrações o Festival Timbre segue cumprindo com o compromisso estabelecido desde 2018, ter pelo menos 50% da line-up composto por artistas mulheres, além de prezar por uma seleção de artistas mineiros e a presença obrigatória de artistas negros e LGBTQIA+. A edição deste ano não se destaca apenas pelo line-up, mas também pelas inovações que que prometem enriquecer a experiência do público, como novos espaços interativos e experiências imersivas, incluindo áreas dedicadas à arte urbana e performances ao vivo.

Estrutura, experiências e cultura viva

O Teatro Municipal de Uberlândia será novamente o palco central do evento, com estrutura ampliada para atender com conforto e segurança o público nos dois dias. Além dos três palcos, o festival contará com áreas de gastronomia, feira criativa, ativações de marcas, intervenções visuais, espaços de descanso, programação infantil e zonas de bem-estar. A curadoria aposta mais uma vez em experiências que transcendem os palcos, promovendo convivência, arte, reflexão e celebração coletiva.

O festival segue reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. Nesse sentido, haverá a ampliação de iniciativas ecológicas que incluem a redução de plásticos e a promoção de práticas de reciclagem.

Além da programação do Palco SESC HIP HOP que inclui shows e DJs, grafite ao vivo, pela primeira vez, a final oficial do SLAM acontecerá na escadaria do Teatro Municipal, reunindo os melhores poetas e performers do Brasil.

Compromisso com a acessibilidade

Desde sua origem, o Festival Timbre mantém o compromisso de ser um evento verdadeiramente inclusivo e acessível. Em 2025, a organização confirma novamente uma série de recursos para garantir que todas as pessoas possam viver a experiência do festival de forma plena: intérprete de Libras em todos os shows, garantindo acesso à comunicação para pessoas surdas; audiodescrição para pessoas com deficiência visual, com narração em tempo real dos principais momentos do evento; espaço reservado em frente ao palco para pessoas com deficiência física, visual, auditiva e/ou intelectual, além de idosos e pessoas com mobilidade reduzida.

Também será garantido banheiros adaptados, restaurantes com acesso facilitado e estrutura planejada para garantir conforto; equipe especializada e treinada para acompanhar o público do início ao fim da experiência, oferecendo apoio na locomoção, orientação e suporte emocional; protetores auriculares para pessoas com sensibilidade auditiva, incluindo autistas; e espaços de descanso para recarregar a energia com tranquilidade.

Turismo e impacto regional

A organização do Festival Timbre estima que cerca de 40% dos espectadores da edição deste ano venham de outras cidades, principalmente de Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Para atender essa demanda, o festival fechou parcerias com hotéis locais e excursões organizadas, facilitando o acesso para quem vem de fora. Descontos exclusivos estão disponíveis no site oficial do evento (www.festivaltimbre.com.br).  

Ações sociais e impacto local

O Festival Timbre, conhecido por ser um dos maiores eventos musicais do interior de Minas Gerais, não se destaca apenas por ser um evento de entretenimento e pelas experiências culturais que proporciona, mas também pelo seu compromisso social. Desde 2022, o festival realiza uma importante parceria com o Programa Sesc Mesa Brasil, que tem resultado em um impacto significativo na vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Por meio do ingresso solidário, modalidade na qual os participantes do festival podem adquirir ingressos a preços reduzidos mediante a doação de alimentos, o Timbre arrecada que são destinados posteriormente a pessoas que dependem de assistência alimentar, beneficiando diretamente comunidades carentes por meio das entidades credenciadas no Mesa Brasil Sesc Triângulo.

Ingressos

Os ingressos para o Festival Timbre 2025, que acontece nos dias 9 e 10 de agosto, em Uberlândia-MG, estão disponíveis pela plataforma Ingressolive, com pagamento via PIX ou cartão de crédito, e parcelamento em até 3x sem juros. Além da venda online, o público também pode adquirir os ingressos presencialmente na Loja da Cultura FM, localizada no Terminal Central. No ponto físico, além do parcelamento facilitado, os compradores ainda podem adquirir o ingresso sem a taxa de conveniência.

Patrocínio, apoio e realização

O Festival Timbre 2025 é apresentado pela Vivo e patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Budweiser é a cerveja oficial do evento. Patrocínio Uniube Uberlândia, Colégio Gabarito e Citrino. O projeto conta com o apoio da Livraria Leitura, Sicoob Aracoop, Açaí Tribomix, Café Cajubá e TopWay. Gin Origin e Xeque Mate são as bebidas oficiais do evento. Band Triângulo, Band FM e Rádio Mix FM são parceiros de mídia. Tem ainda parceria cultural com o Sistema Comércio MG, formado por Fecomércio MG, SESC, SENAC, Sindicomércio Uberlândia e Programa Mesa Brasil. Uma realização da Eventaria, Timbre Cultural e Governo de Minas Gerais – Governo Diferente, Estado Eficiente, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Para improvisar e se divertir: 3ª edição da IMPRO GRAND PRIX agita o RJ com Teatro de Improviso

Publicado

em

Pedro Garcia Alves, Ronaldo Camelo e Andre Garcia Alvez, do Grupo Konga, idealizador do IMPRO GRAND PRIX - Foto de Ton de Melo
Pedro Garcia Alves, Ronaldo Camelo e Andre Garcia Alvez, do Grupo Konga, idealizador do IMPRO GRAND PRIX - Foto de Ton de Melo

Mostra de Improvisação Teatral apresenta diversas atrações de 01 a 31 de agosto no Teatro Glauce Rocha

A Mostra de Improvisação Teatral IMPRO GRAND PRIX chega à sua 3ª edição com diversas apresentações competitivas e premiações de 01 a 31 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, no Centro, espaço que pertence à Fundação Nacional de Artes (Funarte). Com o apoio do Programa Funarte Aberta, a edição de 2025 abrirá espaço para 12 espetáculos. A programação terá o improviso como base estrutural para todos os espetáculos, no entanto, com muitas linguagens cênicas sendo entrelaçadas, tais como: máscaras balinesas, melodrama, realismo fantástico, reality show, contação de histórias, palhaço, teatro infantil, teatro de rua, teatro gestual e o teatro esporte.

A Mostra é uma oportunidade para que artistas desenvolvam suas habilidades de criatividade, adaptabilidade e espontaneidade, além de proporcionar ao público uma experiência teatral única. O teatro de improviso valoriza o momento presente, tanto para atrizes e atores quanto para o público, criando uma experiência compartilhada e autêntica. Destacando a beleza da improvisação, incentivando a liberdade criativa e a expressão genuína, sem a rigidez e as marcas de um texto pré-determinado. Tornando assim, a arte teatral improvisada mais acessível ao público e proporcionando momentos únicos e divertidos.

– O nosso desejo é ampliar para o grande público uma linguagem que existe há mais de 20 anos no Brasil – conta Andre Garcia Alvez, do Grupo Konga, idealizador do evento.

Em julho de 2023, o Grupo Konga estreou a primeira Mostra de Improvisação Teatral IMPRO GRAND PRIX. Já em 2024, a Mostra foi realizada em todos os finais de semana do mês de agosto. Segundo Garcia Alvez, a intenção era trazer à cena o teatro de improviso como linguagem, pesquisa cênica e difundir a técnica teatral improvisada. Dar visibilidade aos espetáculos de improviso, não somente aos jogos improvisados.

– A Mostra também serve de fomento para experimentação e descoberta, além de possibilitar um espaço de estreia para novos grupos e espetáculos. E as novidades desse ano incluem as apresentações de espetáculos de improviso adultos, infantis e de rua na mesma programação – revela Garcia Alvez.

Premiação

Cada espetáculo realizará duas apresentações, pois serão assistidos e indicados para prêmios. Esses espetáculos são acompanhados por um júri especializado em improviso e, no último dia da mostra, serão divulgados os vencedores dos prêmios nas seguintes categorias: Melhor Espetáculo Adulto; Espetáculo Infantil; Melhor Improvisador; Melhor Improvisadora; Melhor Coletivo; Melhor Trilha; Melhor Luz; Melhor Formato; Melhor Figurino; Prêmio Especial.

– Não é uma mostra competitiva. Esses prêmios são para estimular e impulsionar cada vez mais a pesquisa e a criação de novos espetáculos improvisados. Acreditamos que o teatro de improviso vai ter sempre o cheiro de pipoca quente, roupa limpa, livro novo, o frescor e a alegria do sorriso de uma criança feliz – explica Garcia Alvez.

Serviço:

“3ª Mostra de Improvisação Teatral Impro Grand Prix”

Apresentações: sextas, sábados e domingos, de 01 a 31 de agosto

Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte

Horários: sextas e sábados, às 19h (espetáculos para adultos), sábados e

domingos, às 16h (espetáculos infantis)

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), vendas no local ou no site https://www.sympla.com.br/eventos/rio-de-janeiro-rj?s=impro%20grand  

Lotação: 200 lugares

Idealização / Realização / Curadoria: Grupo Konga (Andre Garcia Alvez, Pedro

Garcia Alves e Ronaldo Camelo)

Produção: Bigorna Cultural e Barco Cultural

Apoio: Programa Funarte Aberta

Rede social: https://www.instagram.com/imprograndprix/

Programação:

Espetáculo Adultos (Sextas e Sábados, 19h)

• Dias 01 e 02/08 – RêalitxiStár / Cia. Patacoada

• Dias 08 e 09/08 – Melodrama da Meia-Noite / Cia. Melodramática

• Dias 15 e 16/08 – Rio de Histórias / Grupo Teatro do Nada

• Dias 22 e 23/08 – Novelo / Grupo Bolas do Dragão

• Dias 29 e 30/08 – Pequena Máquina de Histórias Fantásticas / Grupo I.N.

Espetáculo Infantil (Sábados e Domingos, 16h)

• Dias 02 e 03/08 – Era Uma Vez… / Grupo Konga

• Dias 09 e 10/08 – A Batalhinha de Improvisação com Máscaras para Crianças /

Cia. Bondrés

• Dias 16 e 17/08 – Biografia / Grupo Os Pedros

• Dias 23 e 24/08 – Coisas Coisadas / Direção: Luana Proença

• Dias 30 e 31/08 – Os Curiosos Causos da Cidade Desenhada / Dir: Pedro Ivo

Maia

Espetáculo de Rua (Sextas, 16h30) *Na calçada em frente ao teatro

• Dias 01, 08, 15, 22 e 29/08 – Pit Stop / Grupo Konga

Desportivo Impro (Domingos, 18h) *Teatro Esporte entre equipes

• Dias 03, 10, 17 e 24/08

Debates IGP25 – (Sábados, 17h e 20h, após apresentação)

• Dias 02, 09, 16, 23 e 30

Premiação IGP25 (Domingo, 18h)

• Dia 31/08 – Encerramento com entrega dos Prêmios

Continue Lendo

Cultura

Rogério Guimarães estreia o show “Grandes Compositores Brasileiros” na Tijuca

Publicado

em

Novo projeto do cantor, compositor e arranjador acontece no Centro da Música Carioca Artur da Távola no dia 08 de agosto, às 19h

O cantor, compositor e arranjador Rogério Guimarães sobe ao palco do Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, para apresentar seu novo projeto, o show “Grandes Compositores Brasileiros”, no dia 08 de agosto, sexta-feira, às 19h.

O espetáculo apresenta canções que fundaram os alicerces da nossa música, citando autores como Ary Barroso, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Garoto, Cartola, Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

– Vamos fazer um passeio pelas diversas eras do nosso cancioneiro, com suas diferentes nuances e características, mostrando a riqueza harmônica e melódica dessas composições – explica o artista.  

A apresentação de voz e violão pelo compositor e arranjador inclui algumas composições autorais inspiradas nos grandes mestres e busca honrar a tradição desse formato que é a alma da música brasileira.

Serviço:

Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola – Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Dia e hora: 08 de agosto, sexta-feira, às 19h

Ingressos: R$ 20

Vendas: bilheteria do Centro da Música Carioca e pelo site https://feverup.com/pt/rio-de-janeiro

Rede social: https://www.instagram.com/rogerioguimaraesoficial/

Continue Lendo

Cultura

Soul Jazz Nights estreia o “Baile do Ney – Edição Sunset” no Jo&Joe, no RJ

Publicado

em

Evento agita a Zona Sul do Rio no dia 03 de agosto, domingo, às 17h

O projeto Soul Jazz Nights apresenta, no próximo dia 03 de agosto, domingo, às 17h, a estreia do “Baile do Ney – Edição Sunset”, no badalado Jo&Joe, no Largo do Boticário, Cosme Velho. A proposta é unir o refinamento do jazz à vibração contagiante da música brasileira, sob o comando de um dos nomes mais brilhantes da cena instrumental: Ney Conceição.

Reconhecido como um dos maiores contrabaixistas do Brasil, Ney Conceição tem uma trajetória sólida e admirada tanto pelo público quanto pela crítica. Dono de uma linguagem única e técnica irrepreensível, Ney é referência absoluta no seu instrumento, tendo tocado e gravado com artistas do porte de João Bosco, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Elza Soares, Leila Pinheiro, entre tantos outros. Sua assinatura musical mescla precisão rítmica, criatividade harmônica e uma impressionante liberdade de improviso, elementos que fazem de cada apresentação uma experiência singular.

O “Baile do Ney – Edição Sunset” transporta para o palco do Joe&Joe a atmosfera calorosa das noites do Armazém do Cardosão, agora sob a luz dourada do entardecer carioca. O repertório propõe uma viagem entre clássicos da MPB, obras de Dominguinhos e pérolas da música americana, com arranjos que ganham nova vida nas mãos de músicos experientes e expressivos.

Ao lado de Ney, um quinteto de altíssimo nível:

Erivelton Silva (bateria): mestre da linguagem do samba-jazz e da música brasileira, combina precisão e suingue com elegância, criando a base rítmica perfeita para o grupo.

Adaury Mothé (teclados): versátil e sensível, transita com naturalidade entre harmonias sofisticadas e grooves envolventes, desenhando paisagens sonoras com fluidez e inventividade.

Filipe Moura (trompete): traz brilho e energia ao grupo, com fraseados modernos e improvisos marcantes, que equilibram lirismo e potência.

Léo Ramiro (trombone de vara): seu timbre encorpado e sua habilidade melódica acrescentam profundidade e personalidade aos arranjos, costurando com elegância o diálogo entre os sopros.

Com produção de Luciana Moisakis e curadoria de Pc Jazz, o evento une excelência artística e ambiente descontraído, criando uma experiência sofisticada e acolhedora para o público.

Os ingressos têm valor único de R$ 50, à venda antecipadamente pelo Sympla e também no local, sujeitos à lotação.

– Mais do que um show, o Baile do Ney – Edição Sunset é um convite à boa música, à celebração dos encontros e ao prazer de curtir o melhor da cena instrumental brasileira num dos espaços mais hypados do Rio – destaca Luciana Moisakis.

Serviço:

Quando: 03 de agosto, domingo, às 17h

Onde: JO&JOE Rio – Largo do Boticário, 32, Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ

Ingressos: R$ 50, no local ou antecipados pelo Sympla (sujeito à lotação): https://www.sympla.com.br/evento/soul-jazz-nights-apresenta-baile-do-ney-edicao-sunset/3041365 

Produção executiva: Luciana Moisakis

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho @dicasdopinhao

Rede social: https://www.instagram.com/joandjoe.rio/

Continue Lendo