Esporte
Festival Vamos Passear recicla quase meia tonelada de resíduos em Salvador, Recife, Belém e São Paulo
Meio ambiente e sustentabilidade são prioridades. Práticas desenvolvidas nas oito arenas no Brasil que recebem o evento até agosto garantem resíduo zero, além de reaproveitamento de lona e doação de areia
Em todas as cidades, o Festival Vamos Passear trabalha desde a não geração até a destinação correta de todos os resíduos gerados. A equipe da cooperativa Eccaplan, parceira do evento, começa a separação dos resíduos durante cada etapa e, após as atividades, recolhe todo o material, já separado e pesado, para fazer a reciclagem. Ao final das etapas, é emitido o certificado Sou Resíduo Zero.
Assim, nessas quatro etapas foram realizados o planejamento e o gerenciamento dos resíduos recicláveis com a destinação final para cooperativas parceiras: Cooperativa Bariri, em Salvador; Cooperativa ProRecife, em Recife; Cooperativa COOTARAL, em Belém; e Cooperativa CEFOPEA, em São Paulo. A campanha Sou Resíduo Zero gerou renda extra direta para os catadores a partir da destinação dos resíduos reciclados.
Na edição de 2024, um total de 782,75 quilos de resíduo gerado no evento foi corretamente destinado. Foram doados 144 mil quilos de areia. E 100 m² de lona transformados em 200 necessaires.
Oito etapas em 2025 – Apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, o Festival Vamos Passear está percorrendo o Brasil entre os meses de junho e agosto, com um total de oito etapas e expectativa de mais de 30 mil participantes em 2025, de todas as idades.
O evento conta com Passeio de Bike de 10 km, Caminhada de 4 km e Corrida Infantil com até 400 metros de distância, de acordo com a idade.
Há, também, diferentes atividades gratuitas, abertas ao público em geral, sem necessidade de se inscrever, com esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia, minipista de skate, yoga, pilates e dança.
A arena tem, ainda, Espaço Kids e Espaço Saúde, além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. É montada uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.
O evento é inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, oferece estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.
Etapas 2025
08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek
27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil
10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek
31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo
O Festival Vamos Passear 2025 é apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.
Mais informações:
Site: www.vamospassearbr.com
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/
Esporte
Handebol: Brasil fecha 1ª fase do Mundial com 100% de aproveitamento
A seleção brasileira derrotou a Suécia por 31 a 27, na tarde desta segunda-feira (1) na Porsche-Arena em Sttutgart (Alemanha), pela primeira fase do Mundial de Handebol feminino. Desta forma, o Brasil garantiu 100% de aproveitamento em seus primeiros três compromissos na competição, somando seis pontos (dois por cada vitória).

ELAS VENCEM E VENCEM! 💪🔥
Já classificada para a segunda fase do Mundial, a seleção feminina de handebol derrotou a Suécia e garantiu a melhor campanha do Grupo G!
Três jogos, três vitórias! Seguimos em busca do nosso sonho! 🇧🇷
📸 Bruno Ruas/ RuasMidia/CBHb#TimeBrasil… pic.twitter.com/TDLNq03TfV
— Time Brasil (@timebrasil) December 1, 2025
Na estreia do Mundial, a seleção de Cristiano Silva derrotou Cuba por 41 a 20. Depois o compromisso foi com a República Tcheca, com a seleção brasileira triunfando pelo placar de 28 a 22.
No confronto entre Brasil e Suécia, o grande destaque foi a brasileira Mari Fernandes, que marcou seis gols na partida.
Agora, na próxima etapa do Mundial, que será disputado em Dortmund, a seleção brasileira medirá forças com as seleções da Coreia do Sul, da Angola e da Noruega.
Esporte
São Paulo conquista edição 2025 das Paralimpíadas Escolares
A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares chegaram ao final, e o estado de São Paulo garantiu o título do maior evento esportivo do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, que contou com a participação de 316 atletas de todo o Brasil.

Esta é a 13ª oportunidade na qual o estado conquista a competição organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na verdade São Paulo é o maior vencedor do evento, com os títulos de 2006, 2009, 2011, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025.
Para conquistar a edição 2025 das Paralimpíadas Escolares, São Paulo somou o total de 725 pontos. Já a segunda posição é de Minas Gerais, com 336 pontos, enquanto Santa Catarina é a terceira colocada com 330 pontos.
“Realizar mais uma edição das Paralimpíadas Escolares é motivo de enorme orgulho para o Comitê Paralímpico Brasileiro. Esta foi a primeira edição sob a minha gestão, o que torna este momento ainda mais especial. Estamos diante de algo muito maior do que um evento esportivo: estamos fortalecendo oportunidades, ampliando horizontes e construindo futuros. As Paralimpíadas Escolares representam a base do nosso movimento. É aqui que muitos jovens descobrem seu potencial, encontram suporte, criam laços e começam a trilhar um caminho que pode levá-los ao alto rendimento”, declarou o presidente do CPB, José Antônio Freire.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A edição 2025 das Paralimpíadas Escolares foram divididas em duas etapas. Na primeira, de 17 a 21 de novembro, os atletas competiram no atletismo, no tênis em cadeira de rodas, no halterofilismo, no futebol de cegos, no basquete em cadeira de rodas 3×3, no goalball, no taekwondo e no rúgbi em cadeira de rodas. Já entre 26 e 28 de novembro foi a vez de os atletas entrarem em ação na natação, no vôlei sentado, no futebol PC [paralisados cerebrais], no judô, no badminton, no tênis de mesa e na bocha.
Esporte
SESP renova parceria com a SLS e garante realização do Super Crown Championship 2025 em São Paulo
A Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo (SESP) e a SLS renovam sua parceria para a realização do SLS Super Crown World Championship 2025, a grande final do Championship Tour. O circuito internacional é composto por sete etapas disputadas em diferentes países e, pelo terceiro ano consecutivo, a decisão mundial será realizada em São Paulo, no Brasil.
A cidade receberá a grande final, consagrando os campeões da temporada, reunindo os melhores skatistas do mundo e se consolidando como referência internacional no esporte. Essa posição ganha ainda mais força com a edição de 2025, que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, no Ginásio do Ibirapuera, e contará com transmissão global, ampliando a projeção de São Paulo no cenário esportivo e levando o nome da cidade a milhões de fãs de skate street em todo o mundo.
A relevância do Super Crown vai além do aspecto esportivo. O evento também movimenta a economia local e impulsiona setores estratégicos. Em 2024, a competição reuniu 16,5 mil pessoas ao longo do fim de semana, sendo 9,5 mil apenas no domingo da grande final e mais de 14 milhões de pessoas foram alcançadas pelas transmissões ao vivo da Globo e YouTube. Hotéis, restaurantes, serviços de transporte e o comércio em geral sentiram diretamente os efeitos da mobilização, evidenciando o potencial de São Paulo como destino não apenas esportivo, mas também turístico e cultural, e o impacto econômico foi de mais de 23 milhões de reais somente no final de semana do evento, no ano de 2024.
Esse impacto positivo reforça o compromisso do Governo do Estado, por meio da SESP, em apoiar iniciativas que unem esporte, lazer e desenvolvimento econômico. Ao sediar novamente a grande final da SLS, São Paulo reafirma sua posição de destaque no calendário internacional de grandes eventos, fortalecendo o skate e ampliando as oportunidades para skatistas, fãs e para toda a cadeia envolvida.
“É uma grande satisfação receber novamente a final do SLS Super Crown aqui no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Este é o maior evento de skate street do mundo, que movimenta a economia, atrai turistas e inspira nossos jovens atletas. O Estado de São Paulo está preparado para, mais uma vez, ser palco dessa celebração do esporte e da cultura urbana”, disse a secretária de Esportes do Estado de São Paulo, coronel Helena Reis.
O SLS Super Crown World Championship 2025 é apresentado pela BB Seguros, com patrocínios de Stake, Monster Energy, Samsung Galaxy, Dios Azul Tequila, Skate., 10x Health, Banco do Brasil, Heineken 0.0, Vivo, Brawl Stars, Vale, G-Shock, Wolfpak, True Skate. Conta com o apoio de Seven Boys, Royal Enfield, Baw, SanDisk e New Era, além do apoio institucional do Ministério do Esporte do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo. O evento tem ainda JCDecaux, SporTV, 89 FM e o Shopping Light como parceiros de mídia oficiais e é realizado pela AEESB – Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil.
Para outras notícias da Street League Skateboarding, incluindo atualizações do Championship Tour, informações de transmissão, e muito mais, acesse www.streetleague.com. Siga a SLS no Instagram e Facebook. Conheça também o Instagram da SLS Brasil.



