Esporte
Festival Vamos Passear tem recorde de 31.515 participantes na edição 2025
Foram oito etapas pelo País, com Passeio de Bike, Caminhada, Corrida Infantil e várias atrações gratuitas para o público em geral, assim como ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade, que resultaram em 758 quilos de recicláveis e 80 metros cúbicos de areia doada
Setembro, 2025 – A edição 2025 do Festival Vamos Passear percorreu o País durante três meses, levando esporte e saúde, com muito lazer e diversão para os participantes, assim como para quem acompanhou o evento em suas oito etapas. E, ao final, bateu recorde de inscritos: foram 31.515 no total, passando por Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), entre os meses de junho e agosto.
Em todas as etapas, o evento contou com Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil. As bikes percorreram 10 km. A Caminhada foi de 4 km e a Corrida Infantil teve distância de até 400 metros, de acordo com a idade. Paralelamente, foram várias atrações gratuitas nas arenas montadas especialmente para o evento em cada uma das cidades, abertas ao público em geral. Participantes de todas as idades, de crianças a idosos, viveram momentos de lazer ao ar livre.
As atividades gratuitas levaram às arenas esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia: torneios e aulas de beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete. Sem falar em yoga, pilates e dança no palco principal e uma minipista de skate para a garotada. Professores acompanharam as ações.
O recorde de 2025 em uma etapa ficou com Salvador, que reuniu 7.100 inscritos no evento. Recife teve 5.634 e, São Paulo, 4.920. O Rio de Janeiro contou com 4.576 participantes, Brasília com 3.500, Belo Horizonte com 2.750, Belém com 2.255 e Porto Alegre com 780.
Nas arenas foram montados, ainda, Espaço Kids e diversas atividades pensadas especialmente para as crianças, Espaço Saúde, voltado ao bem-estar, além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. E cada etapa teve uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.
Evento recicla 758 quilos nas oito etapas – Apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, o Festival Vamos Passear realizou ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade nas oito etapas de 2025, com todos os resíduos separados para reciclagem ou compostagem. Foram 758 quilos reciclados – papelão, plástico, orgânico, rejeitos, ferro e vidro.
Em todas as cidades, o Festival Vamos Passear trabalhou desde a não geração até a destinação correta de todos os resíduos gerados. A equipe da cooperativa Eccaplan, parceira do evento, começou a separação dos resíduos durante cada etapa e, após as atividades, recolheu todo o material, já separado e pesado, para fazer a reciclagem. Ao final das etapas, foi emitido o certificado Sou Resíduo Zero.
Assim, foram realizados o planejamento e o gerenciamento dos resíduos recicláveis com a destinação final para cooperativas parceiras: Cooperativa Bariri, em Salvador (105,7 quilos); Cooperativa ProRecife, no Recife (168); Cooperativa COOTARAL, em Belém (42); Cooperativa CEFOPEA, em São Paulo (161); Cooperativa Reciclo de Brasília (81); CTVP, em Porto Alegre (64,8); Coopersol Leste de Belo Horizonte (73,4); e Cooperativa Ambienta Coop, no Rio de Janeiro (62,4). A campanha Sou Resíduo Zero gerou renda extra direta para os catadores a partir da destinação dos resíduos reciclados.
O evento contou ainda com doação de areia utilizada nas quadras das diferentes etapas: foram 20 metros cúbicos em São Paulo (para a CSV Reciclagem), assim como em Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte, onde foi doada para os parques que receberam o Festival Vamos Passear, totalizando 80 metros cúbicos (136 toneladas).
Inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida, o Festival Vamos Passear ofereceu também estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.
Etapas 2025
08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek – realizada
27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil – realizada
10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek – realizada
31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo – realizada
O Festival Vamos Passear 2025 foi apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.
Mais informações:
Site: www.vamospassearbr.com
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Foto: Luiz Doro / @dorofoto
Esporte
Depay e Yuri Alberto desequilibram e Corinthians vence Majestoso
O Corinthians contou com o brilho do holandês Memphis Depay e do centroavante Yuri Alberto para derrotar o São Paulo por 3 a 1, na noite desta quinta-feira (20) em Itaquera, em jogo válido pela 34ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

VENCE O SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA!!! 🏴🏳️🦅
AO LADO DA FIEL, O TIME DO POVO SOMOU ➕3️⃣ NO BRASILEIRÃO NO MAJESTOSO!
Corinthians 3 🆚 1 São Paulo
⚽⚽ Yuri Alberto
⚽ Memphis#VaiCorinthians pic.twitter.com/fwf5ELXV8P— Corinthians (@Corinthians) November 21, 2025
A vitória no Majestoso foi importante para o Timão alcançar os 45 pontos, assumindo a 10ª colocação da classificação e se afastando da zona do rebaixamento. Já o Tricolor Paulista viu diminuírem as possibilidades de classificação para a próxima edição da Copa Libertadores, pois permaneceu com 45 pontos, mas na 9ª posição.
Corinthians dominante
Jogando em casa, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior foi muito melhor na etapa inicial, aplicando uma grande pressão na defesa adversária, que, aos 25 minutos, vacilou e cometeu um pênalti. Yuri Alberto foi para a cobrança e não falhou diante do goleiro Rafael para abrir o placar.
Logo nos primeiros movimentos da etapa final a equipe de Hernán Crespo mudou sua postura e deu a impressão de que poderia buscar uma virada, em especial após o gol de cabeça do atacante chileno Tapia aos oito minutos.
Os artilheiros do Majestoso! 🤳🏼😄😘#VaiCorinthians pic.twitter.com/WnYRbdk9ps
— Corinthians (@Corinthians) November 21, 2025
Porém, o Timão contava no banco com o talento de Memphis Depay. E o holandês entrou no gramado aos 17 minutos e não demorou a desequilibrar o confronto. Aos 38 minutos, o camisa 10 do Corinthians aproveitou falha da defesa adversária para dominar a bola, se livrar da marcação de Sabino com um drible desconcertante e bater colocado para marcar um belo gol.
O tento do holandês animou de vez o time do Parque São Jorge, que chegou ao terceiro aos 43 minutos, quando Yuri Alberto aproveitou bola que sobrou viva na área para dar números finais ao marcador.
Outros resultados:
Juventude 3 x 3 Cruzeiro
Bahia 2 x 3 Fortaleza
Esporte
Palmeiras derrota Ferroviária e conquista Copa do Brasil feminina
O Palmeiras conquistou pela primeira vez na história o título da Copa do Brasil de futebol feminino. O feito foi garantido graças a uma vitória de 4 a 2 sobre a Ferroviária, na tarde desta quinta-feira (20) na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

A equipe comandada pela técnica Rosana Augusto criou as melhores oportunidades nos primeiros minutos do confronto. A oportunidade inicial das Palestrinas foi obra da zagueira Pati Maldaner, que finalizou de primeira após a bola ser levantada na área aos sete minutos do primeiro tempo.
Dois minutos depois Amanda Gutierres recebeu na intermediária, avançou e soltou uma bomba para levar perigo ao gol defendido por Luciana. Aos 11 minutos quem deu trabalho à goleira da Ferroviária foi Tainá Maranhão.
Porém, aos 21 minutos, Luciana nada pôde fazer para impedir o primeiro gol palmeirense. A meio-campista Raíssa Bahia levantou a bola na área e Amanda Gutierres se antecipou à defesa para cabecear com força. Gol das Palestrinas.
O BRASIL É ALVIVERDE! AS PALESTRINAS SÃO CAMPEÃS DA COPA DO BRASIL FEMININA 2025! 🏆💚
🏆 Ferroviária 2×4 Palmeiras
⚽ Amanda Gutierres, Brena, Taina Maranhão e Greicy.#AvantiPalestrinas #FERxPAL #FimDeJogoSEP pic.twitter.com/P12N20WZ7F— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) November 20, 2025
Aos 37 minutos a Ferroviária chegou a igualar o marcador, quando a meio-campista Duda Santos cobrou falta em direção à área e a zagueira Andressa subiu mais do que a defesa palmeirense para marcar de cabeça.
Mas o Palmeiras voltou a ficar em vantagem antes do intervalo. Aos 47 minutos a artilheira Amanda Gutierres aproveitou vacilo da defesa da Ferroviária para finalizar. Luciana defendeu parcialmente e Brena ficou livre para bater para o fundo do gol.
Qualquer chance de reação das Guerreiras Grenás foi afastada logo nos primeiros minutos da etapa final. Com um minuto de jogo a técnica Rosana Augusto pediu o desafio em lance dentro da área envolvendo Tainá Maranhão. E a juíza marcou a penalidade máxima. A própria camisa 29 do Palmeiras foi para a cobrança e acertou o ângulo para superar Luciana.
A partir daí as oportunidades apareceram de lado a lado, mas quem voltou a mostrar eficiência para mudar o marcador foi o Palmeiras. Aos 34 minutos Diany recuperou a posse de bola na entrada da área e tocou para Greicy, que bateu colocado para superar a goleira Luciana. Já nos acréscimos a volante Raquel marcou o segundo da Ferroviária, mas a vitória final, e o título, ficou mesmo com as Palestrinas.
Esporte
Gabriel Medina retorna ao Circuito Mundial de Surfe em 2026
A WSL (Liga Mundial de Surfe) anunciou, nesta quinta-feira (20), que o brasileiro Gabriel Medina retornará ao Circuito Mundial em 2026. No início de 2025, o medalhista olímpico de bronze e três vezes campeão mundial sofreu uma lesão no ombro esquerdo, durante um treino na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), que o afastou das competições durante todo o ano.

ELE ESTÁ DE VOLTA! 🏆🏆🏆@gabrielmedina está confirmado para 2026.
Veja Gabriel de volta entre a elite do surf, 1 de abril de 2026, enquanto a temporada começa em Bells Beach.#WSLBrasil pic.twitter.com/ZukGi9n9lU
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) November 20, 2025
“Gabriel Medina retorna ao Tour em 2026 pronto para escrever um novo capítulo [em sua carreira]. O tricampeão chega com fome, foco e aquela presença que muda o clima no lineup. Se tem Medina na água, tem expectativa lá em cima e a busca pelo tetra já começou”, publicou a WSL em suas redes sociais.
Em razão da lesão, em janeiro de 2025, Medina foi submetido a uma cirurgia para reconstruir o tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo.


