Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

Fifa define árbitros e inclui câmeras corporais no Mundial de Clubes

Publicado

em

© Cesar Greco/Ag Palmeiras/Direitos reservados

A edição inaugural do Super Mundial de Clubes da Fifa contará com um total de 35 árbitros, entre eles estarão o catarinense Ramon Abatti Abel e o goiano Wilton Pereira Sampaio. Além dos nomes divulgados nesta segunda-feira (14), a Fifa anunciou novidades como o uso de câmeras corporais pelos árbitros e aplicação de regras mais rígidas aos goleiros. O Super Mundial, o primeiro com 32 times – incluindo Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras – . ocorrerá de 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.

“Achamos que é uma boa chance de oferecer aos espectadores uma nova experiência, em termos de imagens feitas de uma perspectiva, de um ângulo de visão nunca oferecido antes”, esclareceu Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da Fifa. “Também tem um propósito em termos de treinamento de árbitros porque, é claro, ver o que o árbitro vê é importante na revisão pós-jogo.”

Congratulations to the 117 match officials who will be heading to the @FIFACWC! 👏#TakeItToTheWorld pic.twitter.com/FeOMqBEDx1

— FIFA (@FIFAcom) April 14, 2025

O Super Mundial será a primeira competição profissional da Fifa na carreira do catarinense Ramon Abatti Abel, de 35 anos. Em 2023, ele entrou em campo em quatro partidas do Mundial Sub 20, na Argentina. Já o goiano Wilton Pereira Sampaio, de 43 anos, já apitou quatro jogos da Copa do Mundo do Catar (2022), entre eles, o duelo França x Inglaterra, nas quartas de final, vencido pelos Les Blues  por 2 a 1. Antes, Wilton Pereira já trabalhara em  uma partida do Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes Unidos, em 2018.

O árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio, de 43 anos, já apitou quatro jogos da Copa do Mundo do Catar (2022), entre eles, a vitória da França sobre a  Inglaterra (2 a 1)  nas quartas de final. – Cesar Greco/Ag.Palmeiras/Direitos Reservados

A arbitragem do Mundial terá ainda 58 árbitros assistentes, sendo quatro deles brasileiros: Rafael Alves, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Bruno Pires. Já na relação de árbitros de vídeo, estão 24 profissionais, nenhum do Brasil.

“Dentre os selecionados estão aqueles que têm o privilégio de fazer parte disso pela primeira vez, por isso tenho certeza de que todos os árbitros ficarão entusiasmados”, afirmou Pierluigi Collina.

Quanto às novas normas estabelecidas aos goleiros, está a proibição de segurarem a bola por mais de oito segundos na reposição. Caso desrespeitem a regra haverá punição: o time adversário ganhará o direito de cobrar um escanteio.

* Com informações da Reuters.

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Inscrições abertas para programa educacional com lendas do esporte

Publicado

em

Mark Allen, Ronaldo da Costa, Joanna Maranhão, Mijaín López, Formiga, Jerusa Geber e Joaquim Cruz estão no projeto voltado para atletas profissionais e amadores

para novas turmas. O programa educacional é o primeiro do mundo a reunir atletas reconhecidos em suas modalidades para mostrar como a mente, o corpo e a ciência podem ajudar a superar metas individuais quando conectados. Mark Allen, Joanna Maranhão, Ronaldo da Costa, Joaquim Cruz, Formiga, Mijaín López estão entre os professores.

Em um dos módulos, teremos a nadadora Joanna Maranhão, com quatro participações em jogos olímpicos, coordenando um grupo de natação. Ronaldo da Costa, vencedor da Corrida de São Silvestre e medalhista pan-americano de atletismo, irá coordenar o grupo de corrida. Eles farão encontros com sessões técnicas e acompanhamento dos inscritos.

“Esses atletas superaram limites físicos e mentais para chegarem ao topo. Nosso objetivo é fornecer as ferramentas e os conhecimentos necessários para que cada aluno, seja ele amador ou profissional, possa alcançar seu máximo potencial, com segurança e eficiência,” explica Eduardo Moreira, economista e idealizador do projeto.

Durante o programa, os alunos recebem planilhas de treinamento e conteúdos com as últimas atualizações científicas. Além dos materiais e brindes exclusivos, os alunos participam de grupos exclusivos de acordo com a sua modalidade de interesse. A trilha principal com grandes atletas terá uma duração de 4 meses. O acompanhamento e aulas ao vivo duram um ano.

O maior campeão olímpico da história, Mijaín López, também está no time selecionado para o programa, que ainda conta com a craque Formiga, meia-campista da seleção brasileira feminina e recordista de participações em Copas do Mundo. Joaquim Cruz, campeão olímpico dos 800 metros em Los Angeles, e Jerusa Geber, com seis medalhas em paralimpíadas, completam a lista.

Além dos atletas, o programa conta com a participação de especialistas, como o psiquiatra Roberto Nicola, a nutricionista comportamental Taiza Oliveira e o psicólogo do esporte Matheus Vasconcelos, que participarão de encontros quinzenais focados no desenvolvimento esportivo, saúde e bem-estar. O especialista em meditação e desenvolvimento humano, Marco Schultz, também terá participações mensais.

Para todas as idades

O programa foi desenvolvido para atender a todas as idades. Para as pessoas 60+, por exemplo, serão oferecidas aulas personalizadas sobre saúde física e mental, além da recomendação de exercícios. Durante a jornada, serão selecionados cinco atletas que receberão uma bolsa que inclui ajuda financeira e consultas com especialistas em diversas áreas relacionadas ao esporte de alto rendimento.

Continue Lendo

Esporte

Trestles será palco da disputa do surfe na Olimpíada de Los Angeles

Publicado

em

© WSL/JEREMIAH KLEIN/direitos reservados

Mais conhecida por receber o Finals (evento final) da temporada da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês), a praia de Trestles foi escolhida como palco das competições de surfe da Olimpíada de Los Angeles 2028 (LA28). Sinônimo da cultura calilforniana, Trestles é especial para os brasileiros. Foi lá que Gabriel Medina faturou o tricampeonato mundial de surfe em 2021 e, na sequência, Filipe Toledo levou o bicampeonato 2022/2023. A praia fica na cidade de San Clemente, a 120 quilômetros de Los Angeles, na Califórnia (Estados Unidos).

O anúncio de Trestles e de outros locais de disputa de 19 modalidades foi feito nesta terça-feira (15) pelo Comitê Organizador de LA28.  Entre as principais características das ondas de Trestes estão a uniformidade: elas quebram tanto à esquerda quanto à direita. A variação é outro ponto positivo: além de ondulações curtas e íngremes, Tretles também tem ondas longas.

LA is ready to shine. 🌞 ​

More updates to our venue plan are here, celebrating the very best of Los Angeles while highlighting the breadth and depth of what Southern California has to offer. ​

Head to the link below to read all about the latest updates to the LA28 Olympic… pic.twitter.com/xoPmsQZpcJ

— LA28 (@LA28) April 15, 2025

O Brasil é o maior medalhista olímpico do surfe, desde que a modalidade estreou no Jogos de Tóquio 2020. O potiguar Ítalo Ferreira foi o primeiro campeão olímpico da história do surfe na praia de Tsurigasaki (Japão). Na edição seguinte, em Paris 2024, a gaúcha Tatiana Weston-Webb faturou a prata e Medina o bronze.

A Olimpíada de Los Angeles será realizada entre 4 e 30 de julho de 2028.

Cidades sedes de competições na Califórnia

LOS ANGELES

Basquete 3×3 na Área de Recreação da Bacia de Sepulveda 

Beisebol no Dodger Stadium no centro de Los Angeles 

Boxe no Teatro Peacock no centro de Los Angeles (preliminares), Arena no centro de Los Angeles (finais) 

Ciclovia em Venice Beach (ponto de partida)  

Maratona em Venice Beach (ponto de partida) 

Pentatlo Moderno na Área de Recreação da Bacia de Sepulveda 

Ginástica Rítmica no Centro Esportivo da USC 

Squash no Universal Studios Lot 

Triatlo em Venice Beach 

CARSON 

Tiro com arco no estádio em Carson 

LONG BEACH 

Vôlei de praia na praia de Alamitos 

Remo costeiro na orla de Long Beach 

Tiro ao alvo no centro de convenções em Long Beach 

Escalada esportiva no estacionamento do Centro de Convenções em Long Beach

ANAHEIM 

Vôlei na Arena em Anaheim 

ARCÁDIA  

Hipismo no Parque Santa Anita em Arcádia 

POMONA 

Críquete (T20) no recinto de feiras em Pomona 

SAN CLEMENTE  

Surfe em Trestles Beach 

SOUTH EL MONTE 

Tiro com espingarda no Shotgun Center em South El Monte 

Fonte

Continue Lendo

Esporte

Campeonato Brasileiro de Oceano reúne quase 30 barcos em edição 2025

Publicado

em

Brasileiro de Oceano apresentado por Asa Alumínio e Energisa Búzios Sailing Week 2025 serão de 17 a 20 de abril

De 17 a 20 de abril, Búzios (RJ) será palco do Campeonato Brasileiro de Vela de Oceano apresentado por Asa Alumínio em paralelo ao Energisa Búzios Sailing Week, uma das competições mais tradicionais da vela de oceano no país, realizada há mais de três décadas.

Organizado pelo Iate Clube Armação de Búzios (ICAB), o evento tem coordenação técnica da ABVO – Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

Com 27 embarcações já confirmadas, a edição deste ano contará com a participação de campeões mundiais e olímpicos, além de nomes consagrados da vela brasileira, como Torben Grael, Haakon Lorentzen e Samuel Albrecht. Jovens talentos e equipes tradicionais estarão na raia. A competição reunirá barcos das classes ORC e BRA-RGS.

“Este campeonato será marcante. A vela de oceano é o único esporte que nos permite competir de igual para igual com ícones do esporte, campeões mundiais e olímpicos, além de velejadores experientes com passagens por diversas classes e categorias”, afirmou Bayard Neto, comodoro da ABVO e comandante do Inaê Transabrasa.

Búzios (RJ) é conhecida por suas águas desafiadoras, ventos constantes e proximidade com o clube, é considerada uma das mais eficientes para treinamento e realização de regatas. Durante a preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016, diversas equipes nacionais e internacionais escolheram Búzios como base.

A lista de participantes inclui embarcações de ponta na classe ORC, como Crioula (TP 52), Inaê Transbrasa (Soto40), Rudá (First 40) Dona Bola (Oceanis 41), Saravah (Carabelli 54), Steamboat (Dehler 41), Ventaneiro 3 (Dufour 50) e Xamã (Grand Soleil 46).

Pela classe BRA-RGS, estão confirmados barcos como Beleza Pura 2 (Farr 38), Bierkaal (Peterson 32) e Tangará II La Borie (Farr 44).

Ambas as regras possuem subdivisões: na ORC, as categorias Performance e Cruiser/Race; na BRA-RGS, a flotilha é dividida em A e B, de acordo com critério técnico.

Os campeões brasileiros de cada regra serão conhecidos após a realização das sete regatas programadas.

O atual campeão brasileiro da classe ORC, o +Bravíssimo, já zarpou de Vitória (ES) com destino ao litoral fluminense para participar da competição. Em 2024, o título foi conquistado durante a Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval. Na BRA-RGS, o Kaluanã defende sua conquista na divisão B.

Brasileiro de Oceano apresentado por Asa Alumínio

Classe ORC – 17 barcos confirmados

Bicho Grilo – One Off

Bravíssimo – Felci 315

Bravo – Skipper 30

Crioula – TP 52

Dona Bola – Oceanis 41

Duma – Farr 11S

Eurus 30 – ILC 30

Inaê Transabrasa – Soto 40

Maestrela IV – Felci 315

Magia IV – ILC 30

Rudá – First 40

Saravah – Carabelli 54

Steamboat – Dehler 41

Ventaneiro 3 – Dufour 50

Vesper/Ambipar – Soto 40

Xamã – Grand Soleil 46

Absoluto – Farr 360

Classe BRA-RGS B – 8 barcos confirmados

Beleza Pura 2 – Farr 38

Bierkaal – Peterson 32

Kaluanã – Delta 32

Nativo 3 – Delta 32

O Agreste – Farr 38

Santeria – Fast 260

Sossegado – Delta 41

Tangara II La Borie – Farr 44

 

Classe BRA-RGS A – 2 barcos confirmados

Sossegado – Delta 41

Tangara II La Borie – Farr 44

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Fred Hoffmann

Continue Lendo