Esporte
Fluminense e Boca concordam em apelo conjunto contra violência
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) realizou, nesta sexta-feira (3), uma reunião com representantes do Fluminense, do Boca Juniors (Argentina), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Associação Argentina de Futebol (AFA) para debater a questão da segurança da final da Copa Libertadores, que será disputada no próximo sábado (4), a partir das 17h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã.
O encontro foi convocado após ser registrada, na última quinta-feira (2), uma confusão entre torcedores do Boca Juniors e do Fluminense atrás da Fan Fest montada em frente ao Hotel Belmont Copacabana Palace, o que levou policiais militares a dispersarem as pessoas presentes no local com o uso de balas de borracha e gás.
No encontro desta sexta a Conmebol informou que “os clubes e as federações concordaram em fazer um apelo conjunto para evitar atos de violência”.
Logo após a reunião, o Fluminense divulgou uma nota na qual declarou que “repudia qualquer tipo de violência, verbal ou física, de todas as torcidas”. O clube das Laranjeiras também afirmou que “o foco dos torcedores deve ser exclusivamente o futebol e a festa, na arquibancada e nas ruas da cidade, com os tricolores aproveitando esse momento especial da história do clube”.
Já o presidente do Boca Juniors, Jorge Amor Ameal, disse, em vídeo divulgado pela Conmebol, que “a partida vai ser realizada com público. Não vai haver nenhum problema. Peço às pessoas que respeitem ao rival. Isto não é uma guerra. Isso é uma partida de futebol. Amamos muito o público brasileiro, e queremos que nos amem também”.
Na reunião os presentes também revisaram a logística de acesso dos torcedores ao estádio, as áreas destinadas a cada clube, os planos e o perímetro ao redor do Maracanã. “Como os dois clubes têm uma torcida enorme, é essencial tomar precauções extremas para evitar excessos e minimizar ao máximo o contato entre os torcedores”, concluiu a Conmebol.
Fonte: Agência Brasil
Esporte
Ex-jogador Romário estreia como colunista do Jornal O DIA
Ídolo do futebol brasileiro assume espaço semanal no veículo carioca
O ex-jogador Romário, considerado um dos maiores atacantes da história do futebol, passa a integrar o time de colunistas do Jornal O DIA. A partir deste domingo, o eterno camisa 11 da seleção brasileira estreia a Coluna do Baixola, que será publicada semanalmente nas edições impressa e digital do jornal.
Atualmente senador pelo Rio de Janeiro, Romário celebra a novidade como uma oportunidade de diálogo direto com os torcedores. “Assinar essa coluna é ter um espaço para falar com o torcedor, que sempre caminhou comigo. Aqui não tem roteiro nem frescura. Vou escrever como sempre falei: direto, sem medo de opinião e com respeito por quem ama futebol”, afirma o craque.
Na nova coluna, o Baixinho promete análises sem rodeios sobre os principais acontecimentos do futebol e do cenário esportivo brasileiro. A parceria entre o ídolo e o jornal tem sintonia natural com o perfil do jornalismo carioca.
As publicações acontecerão sempre aos domingos, permitindo que os leitores acompanhem a visão privilegiada de quem viveu o futebol de perto e agora atua também na política representando o estado do Rio.
Esporte
Duplas do Brasil estreiam com 6 vitórias no Mundial de Vôlei de Praia
O Brasil cravou seis vitórias por 2 sets a 0 na primeira rodada da fase de grupos do Mundial de vôlei de praia em Adelaide (Austrália). As campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda abriram a rodada na noite de quinta (13) com triunfo sobre a dupla anfitriã Phillips e Mears por 21/16 e 21/19, pelo Grupo F. Na sequência, a dupla número 1 do ranking Thamela e Vic derrotaram as peruanas Gaona e Allcca 21/19 e 25/23, pelo Grupo A. 

“A gente já sabia que seria um jogo difícil. Eu, principalmente, né, por ser a minha primeira Copa do Mundo, eu ainda não tinha vivido isso aqui. Então, realmente, é outra energia, é outro torneio, mas eu acho que a gente conseguiu se manter ali sempre consciente, consistente, buscando a nossa tática, que faz a diferença, né, no final do set”, analisou Thamela.
![]()
![]()
Líderes do ranking mundial, Thamela e Vic voltam a competir às 2h30 (horário de Brasília) deste sábado (15). Elas enfrentarão as paraguaias Michelle e Corrales em jogo da segunda rodada do Grupo A – Divulgação/FIVB
As brasileiras seguiram dominantes na madrugada desta sexta (14). Atuais vice-líderes do ranking, Carol Solberg e Rebecca sobraram diante da dupla egípcia Marwa e Nada: aplicaram 21/7 e 21/18, em jogo de estreia do Grupo B. Depois, Vitória e Hegê superaram as holandesas Emi van Driel e Bekhuis por 21/19 e 21/16, pelo grupo C.
Acompanhe a cobertura completa da EBC na COP30
Na disputa masculina, Evandro e Arthur Lanci (quarta melhor dupla no ranking) levou a melhor sobre os nicaraguenses Mora e Lopez, por 21/17 e 21/19, na primeira rodada do grupo C. Fechando as estreias da Amarelinha no Mundial, duas duplas do país duelaram na estreia pelo Grupo C: George e Saymon ganharam dos compatriotas André e Renato por 21/17 e 21/19.
“É o primeiro jogo, e ainda mais jogar Brasil contra Brasil, eu acho que o nervosismo é um pouquinho maior. E jogar uma Copa do Mundo, acho que o primeiro jogo também deixa um pouco nervoso. Mas eu e George conversamos muito aqui dentro do banco também. A gente falou: a gente está nervoso dentro da quadra, mas vamos tentar sempre um ajudar o outro. E jogar um jogo caseiro, foi o que eu falei para ele, é, é sempre lá em cima. Brasil contra Brasil é praticamente quase uma semifinal, né? E a nossa chave está sendo a mais forte do torneio”, pontuou Saymon, referindo-se aos atuais campeões olímpicos Åhman e Hellvig (Suécia), que também estão na chave C.
O Mundial vai até 23 de novembro, com transmissão ao vivo online na Volleyball World TV. A competição reúne ao todo 96 duplas: 48 em cada gênero, divididas em 12 chaves de quatro. Na fase de grupos, as equipes competem entre si. As duas melhores após três rodadas se classificam direto à fase eliminatória (32 avos de final), assim como os quatro melhores terceiros colocados. O regulamento prevê ainda repescagem com as outras oito equipes que terminarem em terceiro lugar (apenas quatro avançarão). A decisão do título mundial está programada para 23 de novembro (um domingo).
Programação
SEXTA (14)
21h30 – Carol/Rebecca x Konink/Poiesz (Países Baixos) – Grupo B
SÁBADO (15)
0h30 – George/Saymon x Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
0h30 – Ana Patrícia/Duda x Okla/Lunio (Polônia) – Grupo F
2h30 – Åhman/Hellvig (Suécia) x André/Renato – Grupo C
2h30 – Thâmela/Vic x Michelle/Corrales (Paraguai) – Grupo A
3h30 – Evandro/Arthur Lanci x Amieva/Bueno (Argentina) – Grupo D
19h30 – Nuss/Brasher (EUA) x Vitória/Hegê – Grupo C
21h30 – Ana Patrícia/Duda x Svozilova/Stochlova (República Tcheca) – Grupo F
DOMINGO (16)
3h30 – André/Renato x Burnett/Hodges (Austrália) – Grupo C
8h00 – Åhman/Hellvig (Suécia) x George/Saymon – Grupo C
19h30 – Carol/Rebecca x Davidova/Khmil (Ucrânia) – Grupo B
20h30 – Evandro/Arthur Lanci x Henning/Wüst (Alemanha) – Grupo D
20h30 – Vitória/Hegê x Pamela/Esther M (Nigéria) – Grupo C
21h30 – Thâmela/Vic x Lazarenko/Romaniuk (Ucrânia) – Grupo A
Esporte
Luigi Vanzella disputa pela primeira vez a World Triathlon Cup neste domingo (16), em Florianópolis
Triatleta paulista já está recuperado de uma queda, na Americas Cup, no Chile, e treinando para a prova na capital catarinense, com largada às 10h30, em Jurerê Internacional
Novembro, 2025 – A etapa brasileira da World Triathlon Cup será realizada neste domingo (16), em Florianópolis (SC). E o paulista Luigi Vanzella estará lá, participando pela primeira vez da competição. Inédita na capital catarinense, a prova terá largada às 10h30, em Jurerê Internacional, reunindo triatletas de destaque do Brasil e do exterior.
“É uma oportunidade que eu sempre almejei na minha carreira. Então, vou aproveitar cada momento. Sinto que com meu nível de natação e bike consigo enfrentar de igual pra igual com a maioria dos atletas. Tenho a meta de sair no primeiro grupo na água e conseguir me manter nele na bike. Na corrida, sei que meu nível ainda é um pouco abaixo para a prova, mas venho em ótima forma e acho que consigo brigar”, afirma Luigi, que conta com o apoio principal do SESI-SP, além de Hydy, Scatt Bikes e Roda Chopp.
Luigi voltou ao País após duas disputas da Americas Triathlon Cup, no Chile. O triatleta competiu na Playa Cavancha, em Iquique, ficando com a 25ª colocação. Depois, em Viña del Mar, perdeu o controle da bike por causa de um buraco, caiu e não conseguiu terminar a prova, após boa performance na natação.
“Graças a Deus não tive nenhum machucado mais sério. Porém, minha bike quebrou. A missão foi cuidar dos ralados e conseguir uma bike nova a tempo de competir em Florianópolis. Felizmente, voltei ao Brasil e resolvi a troca da minha bike. Cuidei bem dos ralados e já estou pronto para a World Cup”, explica o triatleta.
Treinos, provas e estudo – Luigi é considerado uma das revelações do esporte. O triatleta mora em São Carlos, no interior paulista, onde treina e cursa Análise de Desenvolvimento de Sistema (ADS), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Começou no triatlo em 2020 e, desde 2021, é integrante da equipe de triathlon de alto rendimento do SESI. Em 2024, iniciou sua participação em competições internacionais.
Mais informações:
Instagram: @LUIGI_VANZELLA
ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports



