Teatro
Gabi Amaral brilha e emociona na estreia em D.P.A. 2 – A Peça

O roteiro que antecedeu a estreia de Gabi Amaral na versão para o teatro da série de sucesso do canal Gloob é uma daquelas histórias inspiradoras e de finais felizes.
A jovem atriz está terminando o ensino médio e já decidiu que vai cursar faculdades de cinema e artes cênicas. E para enriquecer essa formação, não perde uma chance de trabalhar nos bastidores dos espetáculos que participa. Foi assim que ela se aproximou da produção de D.P.A. 2, se oferecendo para trabalhar como estagiária. Dedicada, acompanhou os ensaios do elenco enquanto fazia seu trabalho.
Nos bastidores decorou falas e movimentos cênicos dos personagens e, em pouco tempo, já tinha todas as falas na cabeça.
Como essa temporada do espetáculo vai percorrer capitais brasileiras, a direção preparou substitutos para eventuais faltas no elenco principal. Gabi foi selecionada para ser a substituta da personagem Anabel, interpretada pela atriz Luísa Perissé. E a oportunidade veio devido aos compromissos profissionais de Luísa.
Em Curitiba, mais uma vez Gabi vai substituir Luísa Perissé
“Meus pais me ensinaram que no teatro como na vida nós precisamos sempre nos preparar para as oportunidades que surgirem. Quando entrei para estagiar na peça, não tinha ideia que essa oportunidade fosse surgir. Mas quando ela veio eu agarrei com toda a força”, destaca a atriz.
Quem acompanha de perto o esforço da jovem nos estudos e a dedicação com que se entrega aos trabalhos sabe bem o quanto o aplauso do público e o reconhecimento dos artistas que contracenam com ela são importantes na sua formação. “Na peça, a personagem Anabel é filha da personagem de Heloísa Perissé. Está sendo mágico estar no mesmo palco dessa diva da comédia e tenho aproveitado cada cena para aprender o máximo possível”, afirma.
Gabi Amaral, vem se destacando por sua versatilidade e seu talento nas artes cênicas, não só atua como canta e dança com desenvoltura. Ela já gravou 6 singles que continuam inéditos e devem ser lançados no próximo ano, além disso, tem convites para participar de séries no streaming e na TV. “Eu amo todas as expressões de arte e me envolvo em cada projeto que participo. Mas devo confessar a paixão que tenho pelo palco e pelo teatro musical”, conclui a atriz.
Sobre Gabi Amaral:
A atriz Gabi Amaral estreou em “D.P.A. A peça 2 – um Mistério musical em Magowood” substituindo a atriz Luísa Perissé em uma apresentação no Rio de Janeiro e também estará em Curitiba no Teatro Ópera de Arame nos dias 25 e 26 de novembro.
Ainda pelo Canal Gloob, Gabi Amaral, participou da série “Fuja se for capaz” .
A atriz esteve recentemente na montagem da versão carioca do musical “13”, sucesso da Broadway, no Teatro Nathalia Thimberg, na Barra da Tijuca, no RJ e já participou de sete musicais, entre eles a versão carioca do musical da Broadway “Annie”.
No cinema, Gabi contracenou ao lado de Isabel Filardis e do cantor Bochecha no filme “Love, Rock & Blues – o filme”, baseado na web série premiada. Essa participação rendeu a Gabi uma indicação ao prêmio de revelação infanto-juvenil e a oportunidade de representar o Brasil no Festival de Miami.
Gabi começou com pé direito na música comandando o palco Kids do Festival Internacional Play For Change no Teatro Municipal de Niterói, no Rio. Hoje, está na Gravadora Midas, onde lançará no ano que vem seu primeiro single.
A jovem atriz escreveu roteiros para a plataforma Kwai e está finalizando um livro sobre o folclore nacional, com previsão de lançamento para 2024.
Redes sociais:
Instagram: www.instagram.com/gabiamaraloficial
TikTok: tiktok.com/@agabiamarall
YouTube: youtube.com/gabiamaral
Cultura
“Macacos”, aclamado espetáculo de Clayton Nascimento, chega ao Teatro Nova Iguaçu Petrobras

No solo, o ator enfrenta o desafio de retratar o preconceito a partir do relato de um homem negro que busca respostas para o racismo do cotidiano
Criado, dirigido e atuado por Clayton Nascimento, o aclamado monólogo “Macacos” chega ao palco do Teatro Nova Iguaçu Petrobras nos dias 26 e 27 de julho, sábado, às 20h, e domingo, às 19h. No solo, o ator enfrenta o desafio de retratar o preconceito contra os povos pretos a partir do relato de um homem negro que busca respostas para o racismo do cotidiano, além de trazer pontos importantes da história de sua comunidade. A dramaturgia foi criada a partir do caso do goleiro Aranha, do Grêmio, ofendido pela torcida tricolor gaúcha em 2014.
O título do espetáculo faz referência a uma das formas de ofensa racista mais usadas para atacar pessoas negras no mundo todo. A peça se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cena, tendo como pano de fundo a história do Brasil e situações de violência racial vividas por grandes artistas negros, de Elza Soares a Machado de Assis e Bessie Smith, até os relatos e estatísticas de jovens presos e executados pela polícia em dados coletados pelo Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, cruzados com os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com matéria publicada no site da Revista Piauí em julho de 2024 (sob o título “Eu só tinha um sonho, um batom e uma bermuda”, de autoria do jornalista Gilberto Porcidonio) a respeito do artista, um desses casos de morte violenta citadas na peça é a “de Eduardo de Jesus Ferreira, filho de Terezinha Maria de Jesus. O menino de 10 anos foi assassinado pela Polícia Militar com um tiro na cabeça enquanto brincava na porta de casa, no Complexo do Alemão, em abril de 2015. No ano de 2023, um advogado que estava na plateia, terminado o monólogo, procurou Terezinha para conversar. Tornou-se seu representante legal. Um mês depois, unindo as forças da arte, de uma mãe lutadora e de um advogado conseguiu-se fazer com que a investigação da morte fosse desarquivada pelo Ministério Público do Rio.”
Macacos começou a ser escrita em 2015 e surgiu primeiro como cena curta em 2016, tendo estreado no seu formato longo em 2022. Desde então, a peça já participou de festivais em Fortaleza, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Pernambuco e Amazonas, além de temporadas internacionais por países como Rússia, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai e Chile. Na temporada carioca, em 2023, ganhou o reconhecimento da classe artística, sendo elogiada por atrizes como Fernanda Montenegro, Renata Sorrah, Deborah Bloch, Camila Pitanga, Neusa Borges e pelo ator Caio Blat. O espetáculo acumula mais de uma dezena de premiações, entre elas “Prêmio Especial do Júri por Relevância Temática e Proposição Cênica” do IX Festival Niterói em Cena, do XIV Festival de Esquetes de Cabo Frio, do XX Festival de Teatro do Rio de Janeiro e do VIII Festival de Teatro do Amazonas, além dos Prêmios Shell, APCA, Associação de Produtores de Teatro, e Deus Ateu de Teatro, estes na categoria de melhor ator.




Clayton Nascimento
Ator, dramaturgo, diretor e professor brasileiro. Vencedor do Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator em 2023. Sua peça MACACOS foi aclamada pelo público e pela crítica, sendo considerada um importante documento histórico e dramático pelo jornal O Globo. Graduado pelo Teatro Escola Célia Helena, pela Escola de Arte Dramática, e em Educomunicação pela USP, onde é mestrando na Escola de Comunicação e Artes, estudou também na SP Escola de Artes e na Casa do Teatro. É professor de graduação do Teatro Escola Célia Helena. Na TV, ele participou da série Carcereiros, Selvagem, Dois Tempos (Disney Plus), A Caverna de Petra (Globoplay), As Five e da novela Fuzuê (Rede Globo). Atuou também como preparador de elenco na Rede Globo e no filme Erva do Gato, de Novíssimo Edgar, com Gracê Passô e Jup do Bairro. Em 2024 roteirizou, dirigiu e apresentou o especial Falas Negras pela Rede Globo, que teve uma ampla aceitação e comoção pública. No programa, trouxe em formato de experimento social, uma denúncia sobre o sistema de reconhecimento facial, utilizado pelo estado para condenar injustamente, em sua maioria corpos negros, acusados por crimes não cometidos.
No início de 2025 apresentou ao lado da atriz Renata Sorrah, o 35º Prêmio Shell de Teatro.
Ficha técnica:
Clayton Nascimento – Diretor, Ator e Dramaturgo
Cyntia Monteiro/Lúcio Bragança Junior – Iluminação
Terezinha Maria de Jesus – Part. Especial
Alex Junior – Diretor de Produção
Beatriz de Franco – Assistência de Produção
Cia do Sal – Produção
Programação recheada de atrações
O Teatro Nova Iguaçu Petrobras está com a programação recheada de atrações. Confira a agenda completa e adquira seu ingresso em https://ingressodigital.com/pesquisa.php?busca=S&pg=1&txt_busca=nova+igua%C3%A7u
Serviço:
“Macacos”
Dia e hora: 26 e 27 de julho, sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: Teatro Nova Iguaçu Petrobras – Rua Coronel Bernardino de Melo, 1081, Caonze, Nova Iguaçu – RJ
Ingressos: de R$ 45 a R$ 90, vendas pelo site https://ingressodigital.com/evento/16474,16475/macacos
Rede social:
Teatro Nova Iguaçu Petrobras – https://www.instagram.com/teatronovaiguacupetrobras/
Teatro
Concerto Candlelight tem duas apresentações nesta quinta no Teatro RioMar Recife: Melhor de Vivaldi e Coldplay x Imagine Dragons

O Teatro RioMar Recife recebe, nesta quinta-feira, dia 24 de julho, duas novas edições do projeto Candlelight, que leva concertos intimistas para espaços simbólicos da cidade, sempre sob a luz de centenas de velas. A programação do dia contempla tanto o repertório clássico de Vivaldi, às 19h, quanto os sucessos de duas bandas que marcaram a cena pop contemporânea: Coldplay e Imagine Dragons, às 21h.
Na primeira apresentação, o público poderá redescobrir a obra-prima “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, interpretada pelo Quarteto de Cordas Monte Cristo. O programa contempla os quatro concertos que compõem a obra: Primavera, Verão, Outono e Inverno, em uma experiência sensorial marcada pela música e pela atmosfera cênica criada pela iluminação especial das velas.
Na sequência, a emoção segue com o espetáculo “Candlelight: O Melhor de Coldplay e Imagine Dragons”, também com o Quarteto Monte Cristo. O repertório inclui hits como “Viva La Vida”, “Fix You” e “Sky Full of Stars”, além de faixas marcantes da banda Imagine Dragons, como “Believer”, “Radioactive” e “Bad Liar”.
Candlelight, a série de concertos à luz de vela, é apresentado pela Fever e integra a agenda cultural do Teatro RioMar Recife. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever: O Melhor de Vivaldi (https://feverup.com/m/127585) e Coldplay x Imagine Dragons (https://feverup.com/m/160526).
Cultura
Para improvisar e se divertir: 3ª edição da IMPRO GRAND PRIX agita o RJ com Teatro de Improviso

Mostra de Improvisação Teatral apresenta diversas atrações de 01 a 31 de agosto no Teatro Glauce Rocha
A Mostra de Improvisação Teatral IMPRO GRAND PRIX chega à sua 3ª edição com diversas apresentações competitivas e premiações de 01 a 31 de agosto, no Teatro Glauce Rocha, no Centro, espaço que pertence à Fundação Nacional de Artes (Funarte). Com o apoio do Programa Funarte Aberta, a edição de 2025 abrirá espaço para 12 espetáculos. A programação terá o improviso como base estrutural para todos os espetáculos, no entanto, com muitas linguagens cênicas sendo entrelaçadas, tais como: máscaras balinesas, melodrama, realismo fantástico, reality show, contação de histórias, palhaço, teatro infantil, teatro de rua, teatro gestual e o teatro esporte.
A Mostra é uma oportunidade para que artistas desenvolvam suas habilidades de criatividade, adaptabilidade e espontaneidade, além de proporcionar ao público uma experiência teatral única. O teatro de improviso valoriza o momento presente, tanto para atrizes e atores quanto para o público, criando uma experiência compartilhada e autêntica. Destacando a beleza da improvisação, incentivando a liberdade criativa e a expressão genuína, sem a rigidez e as marcas de um texto pré-determinado. Tornando assim, a arte teatral improvisada mais acessível ao público e proporcionando momentos únicos e divertidos.
– O nosso desejo é ampliar para o grande público uma linguagem que existe há mais de 20 anos no Brasil – conta Andre Garcia Alvez, do Grupo Konga, idealizador do evento.
Em julho de 2023, o Grupo Konga estreou a primeira Mostra de Improvisação Teatral IMPRO GRAND PRIX. Já em 2024, a Mostra foi realizada em todos os finais de semana do mês de agosto. Segundo Garcia Alvez, a intenção era trazer à cena o teatro de improviso como linguagem, pesquisa cênica e difundir a técnica teatral improvisada. Dar visibilidade aos espetáculos de improviso, não somente aos jogos improvisados.
– A Mostra também serve de fomento para experimentação e descoberta, além de possibilitar um espaço de estreia para novos grupos e espetáculos. E as novidades desse ano incluem as apresentações de espetáculos de improviso adultos, infantis e de rua na mesma programação – revela Garcia Alvez.
Premiação
Cada espetáculo realizará duas apresentações, pois serão assistidos e indicados para prêmios. Esses espetáculos são acompanhados por um júri especializado em improviso e, no último dia da mostra, serão divulgados os vencedores dos prêmios nas seguintes categorias: Melhor Espetáculo Adulto; Espetáculo Infantil; Melhor Improvisador; Melhor Improvisadora; Melhor Coletivo; Melhor Trilha; Melhor Luz; Melhor Formato; Melhor Figurino; Prêmio Especial.
– Não é uma mostra competitiva. Esses prêmios são para estimular e impulsionar cada vez mais a pesquisa e a criação de novos espetáculos improvisados. Acreditamos que o teatro de improviso vai ter sempre o cheiro de pipoca quente, roupa limpa, livro novo, o frescor e a alegria do sorriso de uma criança feliz – explica Garcia Alvez.
Serviço:
“3ª Mostra de Improvisação Teatral Impro Grand Prix”
Apresentações: sextas, sábados e domingos, de 01 a 31 de agosto
Local: Teatro Glauce Rocha – Av. Rio Branco, 179, Centro, Rio de Janeiro – RJ
Espaço cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte
Horários: sextas e sábados, às 19h (espetáculos para adultos), sábados e
domingos, às 16h (espetáculos infantis)
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada), vendas no local ou no site https://www.sympla.com.br/eventos/rio-de-janeiro-rj?s=impro%20grand
Lotação: 200 lugares
Idealização / Realização / Curadoria: Grupo Konga (Andre Garcia Alvez, Pedro
Garcia Alves e Ronaldo Camelo)
Produção: Bigorna Cultural e Barco Cultural
Apoio: Programa Funarte Aberta
Rede social: https://www.instagram.com/imprograndprix/
Programação:
Espetáculo Adultos (Sextas e Sábados, 19h)
• Dias 01 e 02/08 – RêalitxiStár / Cia. Patacoada
• Dias 08 e 09/08 – Melodrama da Meia-Noite / Cia. Melodramática
• Dias 15 e 16/08 – Rio de Histórias / Grupo Teatro do Nada
• Dias 22 e 23/08 – Novelo / Grupo Bolas do Dragão
• Dias 29 e 30/08 – Pequena Máquina de Histórias Fantásticas / Grupo I.N.
Espetáculo Infantil (Sábados e Domingos, 16h)
• Dias 02 e 03/08 – Era Uma Vez… / Grupo Konga
• Dias 09 e 10/08 – A Batalhinha de Improvisação com Máscaras para Crianças /
Cia. Bondrés
• Dias 16 e 17/08 – Biografia / Grupo Os Pedros
• Dias 23 e 24/08 – Coisas Coisadas / Direção: Luana Proença
• Dias 30 e 31/08 – Os Curiosos Causos da Cidade Desenhada / Dir: Pedro Ivo
Maia
Espetáculo de Rua (Sextas, 16h30) *Na calçada em frente ao teatro
• Dias 01, 08, 15, 22 e 29/08 – Pit Stop / Grupo Konga
Desportivo Impro (Domingos, 18h) *Teatro Esporte entre equipes
• Dias 03, 10, 17 e 24/08
Debates IGP25 – (Sábados, 17h e 20h, após apresentação)
• Dias 02, 09, 16, 23 e 30
Premiação IGP25 (Domingo, 18h)
• Dia 31/08 – Encerramento com entrega dos Prêmios