Música
Gabriel o Pensador faz show no Manifesto Bar em SP

Rapper Gabriel o Pensador ultrapassa as barreiras do hip hop e chega a São Paulo para apresentação inédita no templo do rock Manifesto Bar.
Um dos pioneiros do hip hop brasileiro, Gabriel o Pensador, chega a São Paulo para apresentação inédita no Manifesto Bar – conhecido como o Templo do Rock brasileiro em atividade por mais de 30 anos e que recentemente mudou de endereço para um local maior para que pudesse ampliar os gêneros da programação além do tradicional rock’n’roll.
Com estrutura de primeira linha, a casa passará a receber shows que antes o antigo espaço não comportaria e vai diversificar a programação recebendo novas vertentes do rock: a primeira dela será Gabriel o Pensador, rapper que estreia no palco do Manifesto Bar no próximo dia 03 de outubro para uma noite que promete voltar aos anos 1990, quando ficou nacionalmente conhecido quando estourou com a faixa “To Feliz (matei o Presidente)” de 1993 e que logo depois emplacou “Retrato de um Playboy” e várias outros hits que ficaram bons períodos no topo das paradas de sucesso.
Para o próximo show, que acontece no Manifesto Bar, Gabriel também apresenta as faixas do novo álbum Antídoto Pra Todo Tipo de Veneno, onde mostra que, além de tudo, está antenado nas mudanças do hip hop e muitas vezes um passo a frente delas. Os beats atuais trazem influências do trap, com seu peso característico, divisões diferentes nas batidas, sem deixar de lado seu vocal no estilo boom bap, variando os tipos de flow, com a versatilidade de sempre.
A novidade é que esta será a primeira vez que o Manifesto Bar, conhecido nacionalmente como templo do rock – em atividade por mais de três décadas – vai abrir espaço para esta fusão do hip hop com o rock, até então algo nunca imaginado entre os rockeiros habitués da casa paulistana.
Durante a trajetória de mais de três décadas de existência, o Manifesto Bar coleciona histórias inesquecíveis que qualquer fã de música iria amar. Uma delas é a de Mike Dee, do Scorpions, que sempre que está em São Paulo vai ao Manifesto, fica amigo de todo mundo e só encerra a noite quando fecham a casa. Outras boas lembranças são as apresentações históricas de Sisters of Mercy, Whitesnake, Skid Row entre muitas outras bandas que fizeram shows ou deram uma canja com alguns dos integrantes.
Para Silvano Brancati, um dos sócios do Manifesto Bar, o objetivo da mudança, além de poder oferecer uma estrutura melhor para o público, é trazer shows que antes o antigo espaço não comportaria por conta da capacidade e condições. “São vários pontos que merecem destaque, um deles foi ampliar a programação abrindo o palco do Manifesto para todas as vertentes do rock. E o Gabriel será o responsável por esta estreia não rockeira”, pontua.
Ao entrar no Manifesto Bar o público passeia por todas as fases memoráveis do rock, seja pelas fotos dos artistas, bandas, instrumentos musicais e acessórios que ficam expostos pela casa e que foram presentes dos músicos para o dono do bar, seja pela música que sai das caixas de som e até pelo cardápio e carta de drinks, com sanduíches e porções que levam o nome de bandas clássicas ou pelos coqueteis autorais que tiveram receitas criadas pelos próprios músicos roqueiros, como o “Tequila Joe Elliot”, do Def Leppard, que leva tequila, laranja e canela. Dentro da casa, cada material exposto leva um QR code que permite que o público interaja com aquele artista ou conjunto com mais informações e imagens e vídeos inéditos.
Mais sobre o Manifesto Bar
Fundado em 1994 pelos irmãos Silvano e Luís Fernando Brancati como uma possibilidade de trabalhar com aquilo que se ama, o Manifesto Bar desde o início se tornou o ponto acolhedor de todo fã de rock, e durante mais de três décadas de existência, recebeu shows memoráveis e presenças ilustres de músicos nacionais e internacionais que visitaram o bar quando estavam em São Paulo. Bandas como Scorpions, Motörhead, Ramones e Skid Row foram algumas que tocaram ou tiveram alguns dos integrantes na casa. O Manifesto Bar também sempre abriu espaço para novas bandas, acreditando ser este um dos pilares para constante desenvolvimento do gênero e o motivo para continuar recebendo pessoas das mais variadas faixas etárias a partir dos 16 anos até os dias de hoje. Dos mais jovens aos veteranos de cena, o Manifesto Bar pensa em diferentes programações e ambientes para abraçar a diversidade e a todas as idades a partir de 16+, e movimentos culturais.
Serviço
Gabriel o Pensador no Manifesto BarLocal: Manifesto Bar
Data: 03/10/2025
Horário: 20h
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/evento/gabrielopensador-03-10
Valor: A partir de R$ 140
Endereço: Rua Ramos Batista, 207 – Vila Olímpia – SP
Estacionamento: estacionamento particular próximo ao local
Acessibilidade PCD: Sim
Formas de pagamento: C/C e débito todos e dinheiro
Para maiores de 16 anos
Música
Mano Walter traz emoção com lançamento “Waquejada do Mano” em homenagem a Kara Véia

São seis faixas que unem os artistas Sirano & Sirino, Rey Vaqueiro, Siraninho, Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Nonato Neto, Forrozão Baby Som e Limão com Mel; o projeto fica disponível nesta sexta-feira (10)
Após unir no palco grandes nomes da música, Mano Walter prepara o lançamento do “Waquejada do Mano – Especial Kara Véia”, que chega nas plataformas digitais nesta sexta-feira, dia 10 de outubro. O álbum, com regravações de seis faixas do saudoso cantor alagoano Kara Véia, que renovou o forró de vaquejada, também vem com um audiovisual que será compartilhado no canal oficial do artista no YouTube.
Com destaque para a canção “Foi Você”, composição que foi um grande sucesso nos anos 90 através de Kara Véia, o projeto contou com a participação especial, em coro, de nomes como Sirano & Sirino, Rey Vaqueiro, Siraninho, Tarcísio do Acordeon, Iguinho e Lulinha, Nonato Neto, Forrozão Baby Som e Limão com Mel.
Trazendo emoção do início ao fim, Mano Walter e todos os artistas convidados cantaram ainda músicas como “Fim de Semana”, “Outra Vez”, “Sonho da Ilusão”, “Somos Campeões” e “O Boi de Carro”. “Esse EP vem com muita emoção e uma homenagem ao eterno Kara Véia, que tanto contribuiu para a música com seu talento”, acrescenta Mano.
Confira o projeto completo no link: https://ads.somlivre.com.br/Waquejada_do_Mano_Kara_Veia
Waquejada do Mano – Especial Kara Véia:
- Foi Você
- Fim de Semana
- Outra Vez
- Sonho da Ilusão
- Somos Campeões
- O Boi de Carro
Música
UmQuarto mergulha no progressivo com “O Roxo e o Verde” e antecipa nova fase sonora

Passeando entre a psicodelia e o rock progressivo, a banda UmQuarto, de Florianópolis (SC), lança o single “O Roxo e o Verde”, já disponível nas principais plataformas de streaming. A faixa é o primeiro passo do grupo rumo ao novo álbum “Fora de Lugar”, previsto para outubro de 2025. Gravada ao vivo em estúdio, sem metrônomo, a canção reflete uma sonoridade mais orgânica e madura. O quarteto apostou em arranjos coletivos e letras que fogem do padrão comercial. O resultado é uma síntese entre experimentação e autenticidade, marcada pela energia dos palcos e pelo amadurecimento criativo da banda catarinense.
Composta pelo guitarrista Rafael Salib, em parceria com o poeta Fábio Lisbôa, “O Roxo e O Verde” traz arranjos que miram o progressivo e a música melodiosa, com versos e refrões fora do padrão comercial. Diferente dos álbuns anteriores, repleto de camadas de instrumentos, a música mostra a banda como de fato é: guitarra, baixo, bateria e teclas. Toda a canção também foi arranjada de forma mais coletiva, durante diversas sessões de ensaios, trazendo uma nova identidade musical para o UmQuarto.
“Criar músicas que não cabem num reel de um minuto ou num story de quinze segundos, ficou algo completamente fora de lugar. O som novo do UmQuarto é um convite para o anti-horário. O mundo está rápido, cruel, nos atropelando, nos fazendo perder tempo com hábitos digitais irrelevantes. É uma reflexão coletiva sobre isso”, explica Rafael Salib.
“Ao longo da criação fui me inspirando no que estava ouvindo no momento: Steely Dan, Charly García e Serú Girán”, ressalta o guitarrista do UmQuarto.
“O Roxo e O Verde” transforma em música uma noite de show da banda: a introdução se dedica a criar o ambiente antes de um concerto de rock, com a passagem de som e as pessoas chegando para assistir. Na sequência, o single se refere ao momento que as luzes se apagam e a integração de todos por meio da música: som nas alturas, luzes, pessoas escutando, dançando, conversando e compartilhando do mesmo espaço público.
A música mostra amadurecimento na nova direção criativa da banda, já apresentada no single “Café com Leite” (2024). Inspirados pelo som de bandas clássicas do rock progressivo, em “O Roxo e O Verde”, o UmQuarto toca ao vivo no estúdio, com todos juntos, sem click track ou metrônomo, com arranjos mais elaborados e menos instrumentação.
Segundo os integrantes, a nova fase é o momento mais “prog” que a banda já se encontrou. Em “O Roxo e O Verde” eles reúnem a experiência do blues de Rafael Salib (guitarra), a brasilidade e a bossa de Bernardo Flesch (teclado), o jazz de Rafa Nogueira (bateria) e a psicodelia de Mayer Soares (baixo).
A capa do single é pintada à mão e representa uma das personagens da música “O Roxo e O Verde”. Assinada pela artista Josi Santos, conhecida como Vênnus, a arte já é uma inspiração do que será a futura capa de Fora de Lugar, terceiro álbum da banda, com previsão de lançamento para outubro de 2025.
Ficha técnica
Banda UmQuarto: Mayer Soares (baixo e voz), Rafael Salib (guitarra e voz), Rafa Nogueira (bateria), Bernardo Flesch (teclas e voz) | Produção musical: Felippe Pompeo | Captação e gravação: Maurício Peixoto (Bárbaro Estúdio) | Mixagem: Mayer Soares | Assistente de mixagem: João Peters | Edição: Lucas de Sá (Lab de Sá) | Masterização: Xei | Fotografia: Manu d’Eça | Artista gráfica: Vênnus (Josi Santos) | Produção executiva: Emanueli Dalsasso (Dalsasso Produtora) | Assessoria de imprensa: Orbe Comunicação.
Acompanhe o UmQuarto
Linktree: https://linktr.ee/umquarto
Instagram: https://www.instagram.com/umquarto.oficial/
YouTube: https://www.youtube.com/c/UmQuartoBR
Cultura
Da comédia à música, Teatro Nova Iguaçu Petrobras recebe diversas atrações em outubro

Da comédia à música, Teatro Nova Iguaçu Petrobras recebe diversas atrações em outubro
O Teatro Nova Iguaçu Petrobras está com uma programação recheada de atrações. Do humor ao drama, da música à dança, passando por atrações para a criançada, show de ilusionismo e muita diversão para toda família.
Atrações em outubro:
09 de outubro – Diego Besou no show de humor “Nem que Eu Surte no Plantão”, quinta, às 20h
Ingressos de R$ 50 a R$ 120
11 de outubro – Alice Hemery e Victor Meirelles na peça teatral “Além da Vida é Viver!”, sábado, às 20h
Ingressos de R$ 45 a R$ 90
15 de outubro – Cia Tereza Petsold no espetáculo de dança “Poesias”, quinta, às 20h
Ingressos a R$ 30
17 de outubro – “Rio Comedy Club”, com Marcos Rossi, Daniel Curi, Marcos Castro e Bira Thomazi, sexta, às 20h
Ingressos de R$ 40 a R$ 80
18 e 19 de outubro – Pedro Monteiro em “Meus 2 pais”, sábado e domingo, às 15h
Ingressos de R$ 15 a R$ 30
19 de outubro – Rosane Gofman na peça “Eu Sempre Soube…”, domingo, às 19h
Ingressos de R$ 20 a R$ 120
24 de outubro – Lucas Toledo no espetáculo de ilusionismo “Não Pisque”, sexta, às 20h
Ingressos de R$ 40 a R$ 80
30 de outubro – Álvaro Tito no show “44 anos de Louvor”, quinta, às 20h
Ingressos de R$ 60 a R$ 120
31 de outubro – Jhordan Matheus no Stand-Up Comedy “Passando de Fase”, sexta, às 20h
Ingressos de R$ 45 a R$ 90
O Teatro Nova Iguaçu Petrobras fica na rua Coronel Bernardino de Melo, 1081, no Caonze. Para conferir a programação completa e adquirir ingressos antecipados, acesse o link:https://ingressodigital.com/pesquisa.php?busca=S&pg=1&txt_busca=nova+igua%C3%A7u
Instagram: https://www.instagram.com/teatronovaiguacupetrobras/
