Exposição
Galeria Victor Hugo inaugura nova sede em Pinheiros com presenças ilustres

Apostando na arte contemporânea, a galeria Victor Hugo, no charmoso bairro de Pinheiros, se firma no cenário cultural da cidade.
No último dia 27 de setembro, Pinheiros foi palco de um evento cultural marcante: a inauguração da Galeria Victor Hugo com a exposição “Artista Vivo”, reunindo renomados artistas contemporâneos. A vernissage, que atraiu um público diversificado, celebrou a nova fase da galeria e proporcionou aos visitantes uma imersão no universo da arte contemporânea.
Ao transitarmos pela Teodoro Sampaio, nos deparamos de um lado com lojas de móveis e antiquários, de outro, instrumentos musicais. A arte norteia o bairro de Pinheiros. Em sua nova sede, a Galeria Victor Hugo se estabelece e abre as portas com a Exposição: “Artista Vivo”, aberta ao público até o dia 6 de outubro. Na inauguração, artistas passaram pela galeria com suas artes expostas.
Entre as presenças ilustres que abrilhantaram a noite, destacaram-se o renomado artista Inos Corradin, a atriz e diretora Barbara Bruno, a atriz Vanessa Goulartt, e a atriz e produtora cultural Alexia Annes, que trouxeram ainda mais brilho ao evento.
Bárbara Bruno
A exposição “Artista Vivo” é um tributo à diversidade e vitalidade da arte contemporânea, oferecendo um panorama rico e dinâmico do trabalho de artistas que exploram diferentes formas, técnicas e discursos. Com obras de pintura e escultura, a exposição celebra o que há de mais inovador e expressivo na produção artística atual.
A Galeria Victor Hugo se posiciona como um novo ponto de encontro para amantes da arte e colecionadores, prometendo ser um espaço de vanguarda para a promoção de talentos e tendências artísticas.
“Artista Vivo” ficará em exibição até o 06 de outubro, e o público é convidado a prestigiar esta coleção única de obras que celebra o vigor e a relevância da arte brasileira.
Sobre a Galeria Victor Hugo:
A Galeria é uma casa que aposta em artistas contemporâneos e no colecionismo.
Inaugurada em 2012, a Galeria Victor Hugo tem a preocupação de manter em seu acervo os reflexos das transformações da arte e da sociedade.
Acreditando na arte em movimento e na arte como expressão do melhor da vida, e segue marcando presença no cenário artístico da capital.
Sediada em São Paulo, a Galeria Victor Hugo acumula um acervo de mais de 12 mil obras. Uma coleção que ganha, a cada dia, um maior protagonismo de ícones da Street Art, como Kobra, Crânio e Mr. Brainwash e também de artistas contemporâneos de renome como Claudio Tozzi, Yuli Geszty, Marysia Portinari,Yugo Mabe e Kenji Fukuda.
Instagram: @galeriavhoficial
Site: www.galeriavictorhugo.com.br
Serviço:
O quê: Exposição: “Artista Vivo”
Artistas:
Águia, Alemão, Ammer Jácome, Antônio Carlos Germano, Binho Ribeiro, Cecília Macedo, Clayton Silva, Clóvis Camargo, Cris Azuos, Enrique Aravena, Fernando Durão, Gabriel Gombossy, Henrique Geraldes, Inos Corradin, Ivânia Tanaka, Izís Kosta, Joarez Filho, José Luís Pilotto, Levy, Livia Burchianti, Luana Z, Marly Genuíno, Meio Killo, Nove – Digital e Orgânico, Pri Lorusso, Samuel Caixeta, Sandro Corradin, Sérgio Free, Thinello, Vespa, Victor Pinheiro, Vinicius Paoli, Wander Melo e Zi Facella.
Curadoria: Renata Rosa e Oscar D’Ambrosio
Onde: Galeria Victor Hugo – Sede Teodoro Sampaio
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 1248, Pinheiros – São Paulo
Quando: De 27 de setembro a 06 de outubro de 2024
Entrada: Gratuita
Horários: De segunda à sexta das 10h às 18h. Sábados das 10h às 14h
Exposição
Entre o interior e o litoral, a arte de Fernando Marques ecoa a força e a fragilidade da Mata Atlântica

A Cena Espaço Cultural recebe a exposição Atlânticas, novo trabalho do artista Fernando Marques, que dá continuidade à sua pesquisa no campo da gravura e das artes visuais contemporâneas. A mostra abre nesta sexta-feira (10/10), às 19h, com uma noite de vernissage e segue em cartaz nos dias 11, 12, 18, 19, 22, 23, 25 e 26 de outubro, sempre das 15h às 19h, na Cena Espaço Cultural, em Domingos Martins (ES). A entrada é gratuita.
Em Atlânticas, Fernando Marques explora o diálogo entre o interior e o litoral capixaba, propondo uma reflexão poética e crítica sobre a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. Mais do que uma representação simbólica da natureza, o artista parte de uma vivência direta com o ambiente, marcada pelo período em que seu Fresta Atelier esteve instalado em plena mata, na zona rural de Domingos Martins. Essa imersão sensorial e cotidiana com a terra e a vegetação tornou-se elemento central na construção de sua linguagem visual.
Ao mesmo tempo, o artista investiga as tensões entre a vida rural e o espaço urbano litorâneo, entre o silêncio da floresta e o ruído da cidade. O resultado é uma série de gravuras que traduzem a matéria viva do território, integrando gesto, textura e memória ambiental em composições que evocam tanto a resistência da floresta quanto a vulnerabilidade de seus ecossistemas.
No dia 17 de outubro, a exposição receberá alunos da rede pública para uma visita mediada por Ana van den Bergen Marques e um bate-papo com o artista, reforçando o caráter educativo e de difusão cultural do projeto, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Domingos Martins.
Com produção de Ana van den Bergen Marques e Carla van den Bergen, a exposição reafirma o compromisso da Cena Espaço Cultural em descentralizar a produção artística, fortalecendo o interior como polo criativo. Para Fernando Marques, a proposta é também uma extensão natural da pesquisa que vem desenvolvendo no Fresta Atelier, voltada às linguagens da gravura contemporânea e à relação entre arte e território.
Atlânticas é um convite à contemplação e à consciência – um encontro entre arte, ambiente e comunidade, onde a mata deixa de ser paisagem e passa a ser presença.
Serviço
Exposição Fernando Marques
Abertura: 10 de outubro de 2025, às 19h
Visitação: 11, 12, 18, 19, 22, 23, 25 e 26 de outubro, das 15h às 19h
Entrada: gratuita
Local: Cena Espaço Cultural
Endereço: Rua Karl Gerhart, nº 22 – 1º andar – Domingos Martins (ES)
Classificação: livre
Exposição
AVA Art Festival homenageia os 130 anos de amizade entre Brasil e Japão no Enokojima (Japão), com exposição de fotógrafos e artistas plásticos

Fundada em 2005, a AVA Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea, que funcionou em Helsinki por 18 anos e que, agora, está localizada na Cidade de Varkaus. A AVA Galleria organiza exposições em importantes Espaços Culturais e Galerias das principais capitais, como: Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Lisboa, Helsinki, Nova Iorque, Paris e São Paulo. Também organiza a BELA Bienal (Bienal Europeia e Latina Americana de Arte Contemporânea), em Helsinki e no Rio de Janeiro.
1-34 2-chome, Enokojima, Nishi-ku, Osaka-shi, Osaka 550-0006 Japão
Site: www.enokojima-art.jp
Exposição
A Galeria Dobra e a Artnova apresentam AGORA, coletiva que reúne exposição e rodas de conversa entre os artistas e convidados, para falar sobre espaço e tempo.

A Galeria Dobra e a Artnova apresentam AGORA, coletiva que reúne exposição e rodas de conversa entre os artistas e convidados, transformando o espaço expositivo em arena crítica e relacional. Cada obra funciona como dobra de tempo, com passado e futuro se entrelaçando no instante do presente.
A palavra AGORA irradia múltiplos sentidos: espaço, tempo e presságio. Da ágora grega, herda a dimensão pública, lugar do encontro e da palavra; no presente, é urgência e instante; em português, ecoa ainda como prenúncio e oráculo. Inspirada por essa tríplice ressonância, a mostra propõe um território contemporâneo de atravessamentos, diálogos e tensões, aberto a diferentes linguagens artísticas — pintura, escultura, instalação, fotografia, vídeo e performance.
AGORA acontece na Fábrica Bhering, nas galerias Dobra e ARTNOVA, com abertura no próximo dia 04 (sábado) e pode ser visitada até o dia 25 de outubro, de 4a. a 6a., das 12h30 às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h, na Rua Orestes, 28 , 2. andar – Santo Cristo – RJ.
Produção: Marcelo Rezende e Bruno Castaing
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem