Siga-nos nas Redes Sociais

Comércio

Gasto médio no Natal deve superar o último ano em 26%

Publicado

em

photo of woman holding white and black paper bags
Photo by freestocks on Unsplash

8 a cada 10 empresários do comércio varejista serão impactados pela data

Pesquisa de expectativa de vendas para o Natal realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio MG em todo o estado mostra que a data impacta 77,2% do comércio varejista mineiro.


Neste ano, 40,0% dos empresários esperam melhores resultados frente ao ano passado; 20,1% acham que serão piores e 17,2% esperam resultados iguais a 2022, quando 61,4% deles disseram ter ficado satisfeitos com as vendas. A expectativa de 68,1% dos empresários é que a maior movimentação se dê às vésperas da data, na segunda quinzena de dezembro.


Entre os diversos motivos apresentados para as expectativas de melhora nas vendas, os que mais se destacam são expectativa ou confiança, aquecimento do comércio e o valor afetivo da data. Os motivos listados para a expectativa de pior resultado nas vendas de Natal são: comércio fraco/queda nas vendas, endividamento do consumidor e a situação econômica do país.


Os produtos para compras em lojas físicas que devem ter mais saída de acordo os segmentos abordados na pesquisa são: produtos alimentícios (carnes, panetone, vinhos, cervejas, entre outros), roupas, móveis, acessórios e calçados. Nas vendas on-line, roupas aparecem em primeiro lugar seguidas de produtos alimentícios, móveis e calçados. A modalidade de pagamento que vai se destacar, conforme os comerciantes, será o crédito.


Contando com a preparação para a data, 32,2% dos comerciantes mineiros já receberam todas as encomendas e 43,7% já fizeram os pedidos e estão aguardando-os chegar.


Para 46,3% dos empresários, o último trimestre deverá fechar com melhores resultados se comparado ao ano anterior. Para 19,6% dos entrevistados, o último trimestre terá resultados iguais aos do ano passado quando 75,0% deles obtiveram fechamento satisfatório. Para 25,7%, os resultados do quarto trimestre de 2023 serão piores.

Olhar Econômico, por Gilson Machado – Economista da Fecomércio MG
No mês que encerra o ano, ocorre a data comemorativa de maior apelo emocional – o Natal que, por sua vez, movimenta o comércio varejista com o aumento da procura de produtos e serviços para o período, sejam para presentes ou até mesmo para consumo próprio.


No ano corrente, é esperado que a data impacte 8 em cada 10 empresários do comércio varejista, sendo que 40% desses preveem que as vendas em 2023 serão melhores que as do último ano. Esse apontamento é bem-visto, pois nota-se no histórico da pesquisa que há um crescimento após crescimento para os empresários que foram impactados pela data. Adicionado a isso, 17% dos empresários acreditam que o período será marcado por vendas iguais as do ano passado, dos quais mais de 60% destacaram que os resultados de 2022 haviam sido satisfatórios.


Essa boa expectativa é atrelada a melhora do ambiente econômico que conta com uma desaceleração da inflação, queda na taxa básica de juros, melhora no mercado de trabalho formal, aumento dos rendimentos médio mensal das pessoas, além do incremento do 13º salário que deve injetar cerca de 27,5 bilhões de reais na economia mineira (DIEESE, 2023).


Vale destacar que os empresários estão antenados para a melhor data comemorativa do ano, visto que 75,9% já providenciaram o estoque para o Natal (32,2% já estão em posse do volume das mercadorias e 43,7% já realizaram os pedidos e aguardam o recebimento dos produtos).


Essa programação dos empresários do comércio varejista é em função de 20,5% acreditar que os consumidores vão às compras nos primeiros 15 dias de dezembro. Já 68,1% esperam que as compras sejam realizadas as vésperas da data, e isso converge com o recebimento da segunda parcela do 13º que deve ser paga até dia 20 de dezembro.


Vale destacar que pensando na melhora do ambiente econômico e com o fim da pandemia da Covid-19, decretada em maio desse ano, o comércio varejista acredita que os consumidores vão desembolsar cerca de R$ 234,26 na data – um aumento de 26% em relação ao Natal de 2022, que contou com uma expectativa de gasto de R$ 185,62.


Com isso, 52,5% dos empresários mineiros, acreditam que a data comemorativa que encerra o ano de 2023 pode ter um incremento nas vendas de até 20,0%. Se somados aqueles que esperam ter um incremento nas vendas de até 40,0%, este percentual chega a 71,1% dos comerciantes impactados pela data.
É imprescindível destacar que 46,3% dos empresários esperam que o último trimestre desse ano seja melhor que ao de 2022. Ainda, 19,6% acreditam que o período será idêntico ao último ano, dos quais 75,0% frisaram que o período foi satisfatório.


Desta forma, pode-se frisar que a expectativa para o fechamento do ano corrente é otimista, uma vez que os empresários estão confiantes tanto para o Natal, quanto para a expectativa referente ao último trimestre do ano frente ao mesmo período de 2022.

Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.
Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comércio

Milon, famosa marca de roupa infantil, reinaugura loja no BarraShopping(RJ) com desfile exclusivo da coleção Outono Inverno 2025

Publicado

em

Divulgação

Evento contará com 110 crianças desfilando as novidades da marca infantil para o público do empreendimento fluminense

A Milon, referência em moda infantil com inspiração europeia e pertencente ao Grupo Kyly, anuncia a reinauguração de sua unidade no BarraShopping, um dos principais centros de compras do país, localizado no Rio de Janeiro capital. Reformulada sob o moderno conceito open front, sem vitrines que privilegia a acessibilidade e a visualização dos produtos, a loja oferece uma experiência de compra ainda mais fluida e acolhedora para as famílias. Atualmente são 118 lojas da rede em operação, oferecendo ao público infantil um portfólio completo que alia sofisticação, conforto e excelente custo-benefício, destaca Feliphe Silva, supervisor regional da marca no estado do Rio. A operação é gerenciada pela empreendedora e administradora de empresas Rita de Cássia da Silva Vieira.

Sua trajetória com a Milon se deu como colaboradora da loja nos tempos em que a marca ainda não fazia parte do sistema de franchising. Com o surgimento das franquias da rede, três anos depois de integrar o time, Rita enxergou uma oportunidade de investimento e se candidatou para assumir a loja, desta vez como franqueada. Atualmente, a empresária tem duas unidades sob sua gestão. “Desde que entrei na empresa, desenvolvi muita afinidade com o universo infantil. Quando surgiu a chance de fazer parte da rede, agora como empresária, não perdi tempo em me disponibilizar a assumir a gestão do negócio. Após sete anos à frente da loja, a reforma e reinauguração no BarraShopping é um marco importante, pois reforça a presença da marca em um dos corredores mais estratégicos do shopping, que agora conta com várias opções oferecendo um portfólio completo para as crianças, proporcionando ainda mais visibilidade e atratividade ao empreendimento”, afirma a franqueada.

Para celebrar este momento, em parceria com o shopping, a marca realiza um desfile exclusivo no domingo, dia 27 de abril, das 10h às 12h, apresentando a nova coleção Outono Inverno 2025. O evento, que chega à sua 10ª edição, será nas dependências do BarraShopping e contará com a participação de 100 crianças, já cadastradas para desfilar os looks e as principais tendências da nova temporada. A nova coleção Milon que será apresentada durante a iniciativa é marcada por peças atemporais com acabamento refinado, tecidos aconchegantes como o algodão e uma cartela de cores que aposta em tons terrosos que aparecem tanto em peças femininas, quanto em masculinas. Para as meninas, o destaque fica por conta dos vestidos com florais delicados, maxi laços e golas bordadas. Já os meninos ganham versões modernas de listras e blocos de cor, coordenando marrom, verde, azul e laranja.

Além disso, a franqueada explica que a reinauguração com esse novo formato trará mais visibilidade para as peças que estão em alta na loja. “A ideia do desfile surgiu da percepção do quanto os pequenos gostam dessa experiência, geralmente restrita a quem já está inserido no universo das agências de modelos. Quisemos democratizar esse momento, oferecendo a crianças que não são profissionais a chance de viverem algo único, lúdico e inesquecível. Para esta edição, temos o orgulho de contar com 110 crianças, todas vestindo looks completos da Milon, das roupas aos acessórios e calçados”, finaliza.

Sobre a Milon

No mercado desde 2006, a marca é conhecida pela inspiração europeia e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14. Fabricados com tecidos e detalhes exclusivos, os produtos Milon possuem alto valor agregado e excelente custo-benefício. Atualmente, são 118 lojas físicas em operação.

Continue Lendo

Comércio

Promoção dos sonhos: Cartão de TODOS oferece 30 dias grátis de acesso a benefícios e sorteios de casa e carro

Publicado

em

Divulgação Cartão de TODOS
Divulgação Cartão de TODOS

Entre os dias 22 e 28 de abril, novos clientes terão isenção da taxa de adesão, acesso gratuito a todos os benefícios por 30 dias e ainda poderão concorrer a uma casa por mês e um carro zero km por semana

 

Conquistar a casa própria é o maior sonho de grande parte dos brasileiros, isso porque segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, 38,8% das pessoas no país têm esse desejo. Diante desse cenário, o Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do Brasil, acaba de lançar a “Promoção dos Sonhos”, que além dos benefícios do Cartão de TODOS, dá aos clientes a chance de concorrer a uma casa por mês e um carro zero por semana.

Com a Promoção dos Sonhos, entre os dias 22 e 28 de abril, novos clientes que aderirem ao Cartão de TODOS terão isenção da taxa de adesão e 30 dias gratuitos para aproveitar os benefícios da rede. A campanha é uma das mais completas já realizadas pela empresa, que soma mais de 20 milhões de clientes ativos em todo o país. 

“O nome ‘Promoção dos Sonhos’ faz juz ao que estamos oferecendo, pois se trata de um pacote completo: zero custo na entrada, um mês inteiro de uso gratuito do Cartão e ainda a chance de mudar de vida com os sorteios de itens tão desejados pelos brasileiros como o carro e a casa”, afirma Mariana Rangel, diretora de Marketing do Cartão de TODOS.

Os sorteios de casas e carros são uma novidade no Cartão de TODOS. O benefício faz parte do novo serviço lançado pela empresa em abril, o Cartão de TODOS Sonhos, um formato do serviço que dá direito a sorteios semanais de grandes prêmios. Por R$ 34,90 mensais, além de todos os benefícios usuais do Cartão de TODOS, como acesso à saúde com descontos por meio das clínicas parceiras AmorSaúde e cashback em milhares de parceiros pelo aplicativo, os clientes também vão ter acesso a uma plataforma de livros digitais e poderão concorrer a um carro por semana e a uma casa por mês.  Além disso, os filiados também podem enviar suas histórias pessoais de vida e superação para terem a chance de serem escolhidos para ter um sonho realizado. 

Os ganhadores dos sorteios são anunciados todos os sábados às 20h30, durante o programa Sabadão de TODOS na TV Band. Apresentado por Renato Ambrosio, o programa tem alcance nacional e, além disso, os filiados também podem enviar suas histórias pessoais de vida e superação para terem a chance de serem escolhidos para ter um sonho realizado. 

 

Como participar da Promoção dos Sonhos

Para participar da “Promoção dos Sonhos”, basta fazer a adesão ao Cartão no período entre 22 e 28 de abril. O processo pode ser feito pelo site www.cartaodetodos.com.br, pelo telefone 0800 880-0881, via WhatsApp (11) 4003-7537, ou presencialmente em uma das 400 unidades espalhadas pelo país.

O Cartão de TODOS possui 400 unidades presentes em todo o território nacional — nas cidades com mais de 100 mil habitantes — e permite que os filiados acessem serviços de saúde, educação e lazer com desconto e preços reduzidos. Ao aderir ao Cartão, o titular, seu cônjuge e seus filhos, com até 21 anos, podem acessar uma série de vantagens como consultas médicas a partir de R$ 30, compra de medicamentos com até 35% de desconto, gás de cozinha com 12% de cashback, compra de itens essenciais com desconto em milhares de estabelecimentos em todo o país, além de cashback, no aplicativo, ao comprar em empresas parceiras.

 

Sobre o Cartão de TODOS

O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 450 clínicas médico-odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 20 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.

Continue Lendo

Comércio

Comece com o pé direito: como montar sua primeira cartela de clientes

Publicado

em

As primeiras conexões fazem toda a diferença para quem está dando os primeiros passos como empreendedor

Iniciar um negócio próprio é um misto de empolgação e incerteza. Há quem pense que o mais difícil está na burocracia ou no investimento inicial, mas a realidade é que o verdadeiro desafio começa quando chega a hora de atrair os primeiros clientes.

Ter uma cartela bem estruturada logo no início faz diferença no ritmo do crescimento. São esses primeiros contatos que vão gerar os primeiros retornos, indicar novos nomes e abrir caminho para o boca a boca funcionar de verdade. Mas como conquistar essa base?

A rede mais próxima pode ser o ponto de partida

Antes de gastar energia tentando alcançar quem ainda não te conhece, olhe ao redor. Amigos, familiares, vizinhos e colegas de profissão podem ser as primeiras pessoas a testar o seu serviço ou produto. Não tenha vergonha de contar que está começando, de enviar mensagens diretas ou até pedir um compartilhamento.

Um simples post no grupo da família ou aquele aviso informal no grupo da academia pode gerar os primeiros orçamentos. Indicações vindas de quem já tem alguma relação com você costumam ter mais força do que anúncios frios na internet.

Marque presença nas redes sociais — e seja constante

Criar um perfil para seu negócio no Instagram, Facebook ou TikTok é um passo esperado hoje em dia. Mas mais do que estar presente, é preciso alimentar esses canais com frequência. Gente se conecta com gente — por isso, mostre o que faz, conte histórias, compartilhe bastidores e converse com quem te segue.

Use os stories para tirar dúvidas e os comentários para interagir. Curtir publicações de parceiros, responder mensagens rapidamente e manter um tom acessível fazem diferença. Redes sociais são relacionamento antes de serem vitrine.

Use plataformas que aproximam você do público

Existem canais em que as pessoas já estão ativamente buscando por serviços e produtos — e é lá que seu negócio precisa estar. Plataformas como OLX e o Marketplace do Facebook permitem divulgar de forma gratuita e segmentada por região. Um anúncio bem escrito, com boas fotos e resposta rápida pode atrair atenção em pouco tempo.

Seja claro na descrição, evite prometer demais e mantenha seus dados sempre atualizados. A confiança começa quando o cliente percebe que está lidando com alguém sério, mesmo nas primeiras interações.

Cadastros estratégicos aumentam a visibilidade

Estar presente em diretórios online é outro jeito de ser encontrado por quem já está procurando. Cadastrar sua empresa em plataformas como o Guia Fácil ajuda a posicionar melhor o seu negócio nas buscas locais, fortalecendo sua presença digital.

Além da visibilidade, esses guias passam uma sensação de credibilidade. Muitos clientes ainda usam essas ferramentas para filtrar empresas por área de atuação e localização, o que torna seu cadastro uma ponte direta com potenciais interessados.

Atendimento de qualidade desde o início

Mesmo que o volume de atendimentos ainda seja pequeno, é importante tratar cada contato com atenção. Responder rápido, explicar com clareza, ser gentil e demonstrar interesse real pela necessidade do cliente já coloca o seu negócio à frente de muitos concorrentes.

Uma boa experiência no primeiro atendimento pode render não só a venda, mas também novas indicações. No início, cada cliente satisfeito tem o potencial de multiplicar seu alcance — e isso vale mais do que qualquer anúncio pago.

Parcerias locais fortalecem sua base

Buscar parcerias com negócios complementares pode render bons frutos. Um artesão pode se unir a um fotógrafo local. Uma confeiteira pode fechar parceria com uma decoradora de festas. Um prestador de serviço pode oferecer condições especiais para clientes de um salão ou barbearia da vizinhança.

A troca de indicações e a divulgação cruzada ajudam a criar uma rede de apoio entre pequenos empreendedores, algo que fortalece todos os envolvidos — e atrai novos públicos.

Organize seus contatos desde o começo

À medida que os atendimentos aumentam, é importante manter os dados dos clientes organizados. Nome, telefone, data da compra ou serviço prestado, preferências — tudo isso ajuda na hora de manter o relacionamento.

Ter essa base permite enviar novidades, lembrar de datas especiais e até montar promoções direcionadas. Clientes que se sentem lembrados têm mais chance de voltar e indicar você para outros.

Todo começo tem seus desafios, mas também muitas oportunidades

A construção de uma cartela de clientes não acontece de uma hora para outra. Mas com constância, atenção e uso inteligente das ferramentas disponíveis — como as redes sociais, os marketplaces e plataformas como o Guia Fácil — é possível crescer de forma consistente.

O segredo está em valorizar cada cliente, cuidar do atendimento, marcar presença onde o público está e não deixar passar as oportunidades de parceria. A cada novo nome, você fortalece a base do seu negócio e constrói um caminho mais sólido para o futuro.

Continue Lendo