Siga-nos nas Redes Sociais

Gastronomia

Gastronomia nordestina invade o Mercado Municipal de Niterói

Publicado

em

Imagem Do Whatsapp De 2023 12 07 à(s) 14.11.06 5c499226

Com um mix de lojas que une gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria, lanches rápidos, entre outros serviços, o Mercado Municipal de Niterói acaba de aumentar sua variedade com a chegada do Quinta do Freixo, restaurante de gastronomia nordestina.

Com uma unidade, desde 2020, no Centro Municipal de Tradição Nordestina de São Gonçalo, Camyle Oliveira sentiu a necessidade de expandir seu restaurante para um novo lugar atendendo também o público niteroiense.

“Com o crescimento, os clientes e consumidores começaram a pedir por um lugar maior. Acabei chegando ao Mercado Municipal. Admito que tinha medo, porque o Mercado é um lugar único, por um momento achei que não conseguiria, mas agora que inauguramos estou com as melhores expectativas.” diz Camyle Oliveira, proprietária do restaurante.

Camyle lembra com orgulho que durante a pandemia precisaram se reinventar e começaram a realizar delivery e graças aos clientes fidelizados que continuaram fazendo pedidos, o Quintal do Freixo conseguiu se manter e hoje está expandindo. E não foi só o restaurante que se reinventou, nesse período Camyle se especializou e hoje é chef do seu próprio negócio, não foi à toa a homenageada que recebeu este ano pela Alerj por ser uma pessoa que “Faz Cultura”.

O carro chefe do Quintal do Freixo é o clássico Baião de dois com carne de sol. Porém a chef Camyle preparou uma releitura do Camarão Internacional, batizado de ‘Camarão Danado de Bom’, o prato é servido com arroz cremoso com camarões salteados, presunto ervilha e muito queijo, com batata palha e camarão empanado por cima, que hoje está entre os mais pedidos pelos clientes.

Sobre o Mercado Municipal
O prédio histórico que abrigou, de 1938 a 1976, o mercado municipal de Niterói está todo renovado, mantendo sua personalidade e os traços da arquitetura art déco, mas com uma proposta inédita na cidade. Com 9.700 metros quadrados, o novo Mercado Municipal de Niterói conta com um mix de 172 lojas, que une gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria, lanches rápidos, entre outros serviços. No térreo, uma ótima opção para quem procura produtos de cultivo orgânico, verduras, legumes, produtos tradicionais da região, açougue, empórios especiais, queijos, laticínios, especiarias, adegas e floricultura. Os restaurantes e cervejarias artesanais ficam localizados no mezanino, formando duas praças de alimentações amplas e um Biergarten com mais de 50 tipos de cervejas diferentes.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Gastronomia do Mar chega à Praça Mauá no sábado

Publicado

em

Gastronomia do Mar chega à Praça Mauá no sábado
Fotos: Ulisses Franceschi

Festival Gastronomia do Mar 2024 fecha com chave de ouro sua programação, neste sábado (7), a partir das 10h, na Praça Mauá, entre o MAR e o Museu do Amanhã, produzido pela C Comunicação, sob curadoria da chef Flávia Quaresma.

Depois de passar pelo Jardim Icaraí e pelo Mercado São Pedro, em Niterói, o festival chega ao Porto do Rio de Janeiro, de frente para as águas da Guanabara, onde três chefs e um sommelier de renome darão aulas gratuitas de receitas e de harmonização de vinhos e pescados, no Palco Naturgy.

As aulas começam às 11h, com Monique Gabiatti, chef e proprietária do Polvo Bar. Em seguida, vêm a curadora Flávia Quaresma (12h) e o chef do premiado Gruta de Santo Antônio, Alexandre Henriques (13h). O sommelier Marcelo Copello fecha as aulas, ensinando as melhores harmonizações entre vinhos e pescados, às 14h, mas o festival ainda terá uma apresentação musical, às 15h, no Palco Sesc.

“Fiquei muito feliz em fazer a curadoria deste festival, que é o primeiro voltado para a gastronomia de peixes e frutos do mar, essa riqueza que o Rio de Janeiro e Niterói têm em comum. A nossa ideia é movimentar os restaurantes das duas cidades, movimentar o público, mostrando como comer peixe é bom, além de ser saudável, e, com as aulas, ensinar a praticidade de se fazer peixe”, ressalta a chef Flávia Quaresma, curadora do festival.

Circuito gastronômico reúne mais de 30 restaurantes

Também vai até sábado o Circuito Gastronômico do festival, que acontece todos os dias. São mais de 30 restaurantes, do Rio, de Niterói e região, servindo pratos especiais de pescados, incluindo estabelecimentos premiados, como a Babbo Osteria e a já citada Gruta de Santo Antônio.

A versatilidade do festival se mostra em massas com frutos do mar, como no Ragazza di Pasta, do Centro; e no Mr. Lang, de Itaipu, além de combinações nordestinas, no Canto do Peixe (Centro), Dos Sertões (Icaraí) e Siri (São Francisco), até hambúrguer de salmão do Odashi (Icaraí) e o rosbife de pirarucu do Gurumê (Icaraí).

O lado mais tradicional destaca nomes como o Berbigão Grill, de frente para as colônias de pescadores de Jurujuba; o arroz de polvo da Família Paludo (São Francisco). De Niterói, também participam Armazém São JorgeBoteco ConfrariaCasa Di Lucy, FafelliLucca ForneriaMalbekNamorandoPitangaQueen JardimSalve Simpatia e Torninha (Icaraí); Ancestral (Engenho do Mato), Bicho Papão (Jurujuba), Sagrado Mar (Mercado Municipal) e Único Casa na Praia (Piratininga).

O circuito conta ainda com ArabescoGutas, do Centro do Rio; Polvo Bar, de Botafogo; Espeto Brasileiro, de Copacabana; Tasca do Marquês, no Barra Shopping; e o Malona’s, de Itaipuaçu (Maricá), além do food truck itinerante Sushi Barcellos.

A relação de participantes, além dos endereços dos restaurantes e locais dos eventos de rua, está no site https://gastronomiadomar.com.br.

‘Riquezas do Mar’ tem frutos-do-mar em exposição

Em paralelo aos eventos de rua o festival mostrará a exposição “Riquezas do Mar”, organizada pela Fiperj (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro). Mesclando arte e ciência, a mostra reúne imagens e textos de dez frutos-do-mar comuns à Baía de Guanabara e ao litoral fluminense em geral, como polvo, mexilhão, camarão-rosa e sete espécies de peixes: tamboril, trilha, dourado, tainha, namorado, robalo-flecha e sardinha-verdadeira.

 

Sobre o festival

Criado para movimentar toda a cadeia econômica e produtiva, da rede de pesca ao prato, o Festival Gastronomia do Mar tem patrocínio da Naturgy, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O festival ainda tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, apoio da Fecomércio-RJ e coparticipação do Sesc e parceria educacional do Senac, além de parcerias com SindiRio e da Abrasel – representando os bares e restaurantes – e com as prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.

 

Continue Lendo

Gastronomia

Restaurante Vila Don Patto celebra dezembro com cardápio especial e atrações natalinas

Publicado

em

Restaurante Vila Don Patto celebra dezembro com cardápio especial e atrações natalinas
Divulgação

Com as festas de fim de ano se aproximando, o restaurante Vila Don Patto, referência em gastronomia portuguesa e italiana, preparou uma programação especial para o mês de dezembro, com opções para toda a família e sabores que celebram o Natal e o Ano Novo.

Cardápio de Natal e Programação

A partir do dia 2 de dezembro, o restaurante português passa a atender diariamente, trazendo pratos típicos e receitas tradicionais para os amantes da culinária lusitana. Já o restaurante italiano inicia seu funcionamento no dia 5, de quarta a domingo, com destaque para massas, risotos e outros clássicos da Itália.

Reprodução: Divulgação

No dia 16, a Vila Don Patto adiciona ainda mais diversão à experiência, com a abertura do espaço kids e da loja de artesanato a partir das 12h. Este é o momento ideal para famílias que desejam aproveitar um passeio completo, combinando boa comida, lazer para as crianças e a oportunidade de adquirir produtos únicos e artesanais.

Continue Lendo

Gastronomia

SABORES DA SERRA: CANTO DA GULA – BISTROZIN DA MONTANHA PROPORCIONA EXPERIÊNCIA AFETIVA EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL

Publicado

em

SABORES DA SERRA: CANTO DA GULA – BISTROZIN DA MONTANHA PROPORCIONA EXPERIÊNCIA AFETIVA EM SANTO ANTÔNIO DO PINHAL
Elias Gomes

Com pratos autorais e ingredientes regionais de produtores locais, Canto da Gula ganha destaque pela sua gastronomia afetiva

Localizado no coração da serra, em Santo Antônio do Pinhal, Serra da Mantiqueira, o Canto da Gula – Bistrozin da Montanha é mais do que um simples restaurante: é uma imersão sensorial que transporta os visitantes para um universo de sabores, afetos e tradições familiares. Fundado em 10 de junho de 2000 por Cristina Castro, o endereço nasceu com o propósito de oferecer uma casa especializada em sopas, mas a acolhida e o carinho no preparo de cada prato fizeram com que o restaurante rapidamente ganhasse popularidade e se expandisse, passando a servir receitas autênticas da família.

A trajetória do Canto da Gula começa com uma herança culinária passada de mãe para filha. A matriarca, com seu jeito único de cozinhar, ensinou para Cris, as receitas que são preparadas até hoje no restaurante, mantendo viva a memória afetiva e o sabor autêntico de cada prato. O famoso slogan da casa, “receitas consagradas com o tempero da montanha”, reflete bem esse elo entre o passado e o presente, em que cada prato conta uma história de dedicação e amor à culinária.

A proposta gastronômica do Canto da Gula – o Bistrozin da Montanha é simples, mas sofisticada. Por lá, o frescor e a qualidade dos ingredientes são prioridades. “Os produtos locais e regionais são a base de pratos como o nosso bacalhau e o picadinho da gula, duas especialidades da casa que não podem faltar no menu”, conta Cris.

O restaurante se destaca pela hospitalidade e pelo carinho com que os clientes são recebidos. “A experiência vai muito além de uma refeição comum; é como um abraço acolhedor, que alimenta não apenas o corpo, mas também a alma. Cada prato é preparado na hora e servido individualmente para que o cliente perceba, em cada garfada, nosso carinho e amor pela cozinha”, comenta Cristina.

Seja pela beleza dos pratos, pela qualidade dos ingredientes ou pela imersão emocional que oferece, o Canto da Gula – Bistrozin da Montanha é uma verdadeira celebração da gastronomia regional e da hospitalidade que faz do endereço um lugar único.

RESTAURANT WEEK

O Canto da Gula Bistrozin da Montanha participa até dia 15 de dezembro do festival gastronômico Campos do Jordão Restaurant Week. Com o tema “Diversidade Culinária Regional”, o festival oferece menus com entrada, prato principal e sobremesa por um valor fixo e atrativo. São quatro categorias Tradicional, Plus, Premium e Diamond que podem contemplar almoço e jantar. Os valores partem de R$54,90 até R$149,00. Os restaurantes Alquimia – Serra da Estrela, Kanguru’s e Harry Pisek também fazem parte do festival.

O Menu Week no Canto da Gula acontece no almoço e sai a R$68,90. São duas opções de entradas Crostata servido com pasta de ricota com pinhão e caponata ou Mix da gula mix (Bolinho de truta, bolinho de arroz e pastel de queijo); três opções de prato principal Risoto da Roça, uma releitura caipira do baião de dois com arroz arbóreo, feijão, linguiça fina defumada, queijo da Mantiqueira e couve crocante; Nhoque recheado de pinhão, feito com massa de sêmola recheada com requeijão e pinhão, servida com molho de tomates frescos; e Laranja de Berinjela, fatias de berinjela empanadas, entremeadas com molho de tomates frescos e muçarela, gratinada com parmesão maturado.

É claro que a sobremesa não poderia faltar. O Mousse de queijo com Goiabada, uma releitura do Romeo e Julieta e Sorvete de creme com farofinha crocante de pinhão e calda de nutella. 

“Todos os pratos trazem um pouco da história da nossa região. E o pinhão é o protagonista nas nossas receitas no Menu Week por representar muito bem a Serra da Mantiqueira”, conta Cristina Castro. 

O Canto da Gula – Bistrozin da Montanha fica na Avenida Antônio Joaquim de Oliveira, 646 – Centro, Santo Antônio do Pinhal e funciona de quinta a domingo: quinta-feira das 12h às 16h e das 19h às 22h; sexta-feira e sábado: das 12h às 16h30 e das 19h às 22h30; e domingo das 12h às 17h. 

AÇÃO SOCIAL

Além de estimular o mercado gastronômico da região, o festival também mira na transformação social. A cada menu vendido, o cliente poderá realizar a doação de R$2 para o para o GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer, com sede em São José dos Campos. As doações poderão ser feitas diretamente ao @gaccvale pelo QR Code nos totens do festival encontrados nas mesas das casas participantes.

DICA DE HOSPEDAGEM:

Localizado a poucos passos do charmoso centrinho turístico de Vila Capivari, a pousada D’Biagy Premium, em Campos do Jordão, oferece uma experiência única de luxo e conforto. Com acomodações em estilo provençal, equipadas com piso aquecido nos banheiros, o hotel garante um ambiente aconchegante e sofisticado. Além disso, sua área de lazer conta com um bar exclusivo, spa privativo e uma estrutura elegante para eventos, perfeita para reuniões e encontros de negócios. A Pousada fica na: Avenida. Senador João Sampaio, 187, Campos do Jordão, SP. Reservas: familiadbiagy.com.br

Continue Lendo

Em Alta