Esporte
Geração Z vê a prática de atividade física como estilo de vida, aponta estudo

Cada geração tem sua própria maneira de se conectar com o esporte e os eventos esportivos. Enquanto alguns buscam performance e superação pessoal, outros valorizam bem-estar, longevidade, socialização ou simplesmente o prazer do movimento. Para entender melhor essas diferenças e como elas impactam o setor, o Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, lança o estudo “Gen XYZ: um estudo através das gerações”.
O levantamento revela tendências, motivações e comportamentos dos diferentes perfis de atletas, destacando um crescimento expressivo da participação da Geração Z no cenário esportivo. O objetivo do estudo de gerações é compreender essas motivações para oferecer experiências mais completas, inclusivas e alinhadas às expectativas de cada público. O levantamento reuniu 4.158 respostas de atletas – amadores e profissionais – de todo o Brasil.
De acordo com os dados, os Baby Boomers, se destacam como heavy users de eventos esportivos (quase 30% participou de mais de 12 eventos em 2024). Isso ocorre porque, com um estilo de vida já consolidado, há mais espaço para priorizar atividades que fazem parte da rotina. A Geração Z, em particular, vê o esporte como um estilo de vida (55,6%), indo além da saúde e se conectando diretamente com identidade e bem-estar. Para esse público, o aspecto competitivo também tem um papel fundamental, tornando o desafio e a performance elementos centrais da prática esportiva. Essa tendência se reflete nos números do estudo “Perfil do Atleta Brasileiro”, divulgado no começo do ano. A pesquisa revela um aumento significativo na participação de jovens entre 15 e 25 anos em eventos esportivos, com esse grupo passando a representar quase 11% dos inscritos em 2024 – um crescimento expressivo em relação aos 7,9% registrados anteriormente.
“O aumento na participação dos jovens pode ser atribuído a diversos fatores”, explica Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports. “Essa pesquisa foi quase obrigatória depois que detectamos um crescimento significativo de jovens na base de dados Ticket Sports em 2024. Como lidamos com diferentes comportamentos de consumo inter geracionais, se mantendo relevante e com discursos ajustados a todas as necessidades. Essa pesquisa é mais um marco informativo que pode ajudar a corrigir rotas de comunicação, trazer insights e adicionar dados inéditos ao setor esportivo, em especial, das experiências e eventos esportivos.”, comenta.
As gerações mais velhas, especialmente os Baby Boomers (de 61 a 79 anos), veem a prática esportiva como essencial para a saúde e longevidade. 69,1% deles praticam atividades físicas há mais de 11 anos. Interessante notar que, os motivos que cada geração participa de eventos esportivos são variados como competitividade, longevidade e incentivo de grupos/assessorias, todos eles podem oscilar conforme o tempo.
“Participar de eventos se torna uma motivação crescente para manter a prática esportiva conforme a idade avança. Já a competitividade, por outro lado, tende a diminuir ao longo dos anos, dando lugar a objetivos como bem-estar e saúde.Para manter o esporte acessível e atrativo para todas as idades, é essencial variar a abordagem na comunicação. A mensagem precisa ser democrática, equilibrando diferentes motivações”, explica Gabriela Donatello, Head de Marketing do Ticket Sports e responsável pela coordenação da pesquisa.
Ela também destaca outro dado interessante: explorar novos lugares é uma motivação comum a todas as gerações, representando 19,8% das respostas. “Independentemente da faixa etária, a experiência e a vivência esportiva continuam sendo fatores decisivos na escolha dos eventos”, acrescenta.
Na pesquisa, os Baby Boomers são os mais disciplinados, com uma alta taxa de frequência de 5 a 6 dias por semana. Já a Geração Z tem um número maior de praticantes ocasionais, sugerindo uma oportunidade para estimular a prática mais regular. A Geração Y – Millennials aparece como a mais equilibrada, distribuindo bem os dias de treino ao longo da semana.

Foto: Divulgação
Redes Sociais
Influenciadores têm sido fundamentais na promoção do esporte e na inspiração para corredores de diferentes níveis. Na pesquisa de Gerações, 74% dos entrevistados da Geração Z preferem as redes sociais para buscar informações sobre o universo esportivo. Embora seu uso diminua gradualmente entre as gerações mais velhas, as redes sociais seguem como a principal fonte de informação esportiva.
Os aplicativos esportivos também ganham mais espaço conforme a idade avança, com 12% dos Baby Boomers utilizando algum deles para monitorar treinos e desempenho, enquanto os mais jovens preferem conteúdos mais dinâmicos e menos técnicos.
Marcas mais lembradas
Quando questionados sobre suas marcas esportivas favoritas, os entrevistados demonstraram uma forte preferência pela Adidas, que liderou o ranking, seguida de perto pela Nike. A Asics também se destacou, consolidando sua popularidade entre corredores e atletas. Olympikus aparece em quarto lugar e a opção “Indiferente” vem logo em seguida. Fila, Mizuno e New Balance também aparecem logo depois, refletindo a diversidade de preferências no universo esportivo. Outras marcas citadas: Track&Field, Authen, Puma e Hoka.
Esporte
Flamengo goleia no Maracanã para liderar o Campeonato Brasileiro

Com direito a gols do atacante Pedro, o Flamengo goleou o Juventude por 6 a 0, na noite desta quarta-feira (16) no estádio do Maracanã, e assumiu a liderança da Série A do Campeonato Brasileiro. A Rádio Nacional transmitiu ao vivo.
FIM DE JOGO NO MARACA.
EXPERÍ 6 X 0 JUVENTUDE.
Erick, Plata, Danilo, Arrasca e Pedro (x2) fizeram os gols do Mengão!#VAMOSFLAMENGO! pic.twitter.com/WTSZ0olABs— Flamengo (@Flamengo) April 17, 2025
Empurrado por sua apaixonada torcida, o Rubro-Negro da Gávea teve uma grande atuação coletiva para vencer e assumir a liderança com dez pontos, mesma pontuação do Palmeiras, que bateu o Internacional por 1 a 0, mas que tem pior saldo de gols na competição.
A equipe comandada pelo técnico Filipe Luís mostrou força desde o primeiro tempo, no qual abriu uma vantagem de 3 a 0 graças a gols de Pulgar, aos 12 minutos, de Plata, aos 17, e de Danilo, aos 21. Porém, o melhor ficou para a etapa final. Arrascaeta marcou o quarto aos 10 minutos e depois Pedro, que saiu do banco, marcou duas vezes para dar números finais ao marcador. O detalhe é que o atacante marcou o primeiro gol após um hiato de sete meses, após se recuperar de uma grave lesão.
Vitória do Palmeiras
Quem também triunfou para chegar aos dez pontos na competição foi o Palmeiras, que bateu o Internacional por 1 a 0 em pleno estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e ocupa a vice-liderança da classificação.
PORCO ALEGRE? VITÓRIA NO RIO GRANDE DO SUL E MAIS TRÊS PONTOS NA BAGAGEM! 🧳➕3️⃣
🏆 Internacional 0x1 Palmeiras
⚽ Facundo Torres pic.twitter.com/6fMG763zWp— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 17, 2025
O único gol da partida foi marcado pelo atacante Facundo Torres aos 18 minutos do segundo tempo. Já o Colorado permaneceu com cinco pontos, ocupando a 9ª colocação.
Flu bate Corinthians
Outra equipe a triunfar fora de casa foi o Fluminense, que bateu o Corinthians em Itaquera por 2 a 0 e ocupa a 3ª colocação com nove pontos. Os gols do Fluminense foram marcados pelo lateral Renê e pelo meio-campista Arias. Após o revés, o Timão ocupa a 13ª posição com quatro pontos.
VEEEEEEEEENCEEEEEEEEE O FLUMINEEEEEENSE! COM GOLS DE RENÊ E ARIAS, #TIMEDEGUERREIROS BATE O CORINTHIANS POR 2 A 0 E CHEGA NA VICE-LIDERANÇA DO @BRASILEIRAO! NEEEENNSEEEEE! 🇭🇺🇭🇺🇭🇺 pic.twitter.com/w87NHEC64C
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 17, 2025
Outros resultados
Botafogo 2 x 2 São Paulo
Mirassol 4 x 1 Grêmio
Sport 0 x 1 Bragantino
Santos 2 x 0 Atlético-MG
Vitória 2 x 1 Fortaleza
Esporte
BR Feminino: Ferroviária vence 3B da Amazônia e retoma liderança

A Ferroviária foi até a Arena Amazônia, na noite desta quarta-feira (16), e derrotou o 3B da Amazônia por 1 a 0 para reassumir a liderança da Série A1 do Campeonato Brasileiro de futebol feminino.
Com a vitória fora de casa, em partida válida pela 5ª rodada da competição, as Guerreiras Grenás chegaram ao total de 13 pontos, ultrapassando o Palmeiras, que até então liderava a competição após derrotar o Flamengo por 5 a 2. Já a equipe da Amazônia permanece na lanterna da competição sem ponto algum.
O único gol da partida saiu aos 47 minutos do primeiro tempo, quando a atacante Millene recebeu passe da zagueira Camila e bateu forte para superar a goleira Katy.
Outros resultados:
Bahia 2 x 0 Real Brasília
América-MG 0 x 0 Grêmio
Juventude 1 x 0 Bragantino
São Paulo 2 x 1 Sport
Esporte
São Paulo recebe próximo jogo da seleção pelas Eliminatórias

A cidade de São Paulo será a sede do próximo compromisso da seleção brasileira em casa pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, anunciou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na noite desta quarta-feira (16). O Brasil medirá forças com o Paraguai no dia 10 de junho, a partir das 21h45 (horário de Brasília), na Neo Química Arena.
“Definimos há pouco o jogo do Brasil contra o Paraguai, no dia 10 de junho, na Neo Química Arena, em São Paulo. O centro de treinamento do Corinthians servirá também como base da preparação da seleção neste período. Vamos contar com uma logística confortável para ir e retornar do Equador”, declarou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Antes da partida contra o Paraguai, a seleção brasileira mede forças com o Equador no dia 5 de junho em Quito.
A seleção brasileira, que está sem técnico desde a demissão de Dorival Júnior após a derrota de 4 a 1 para a Argentina em seu último compromisso pelas Eliminatórias, ocupa a quarta posição da classificação com 21 pontos, dez a menos que os Hermanos (líderes da tabela), que já garantiram a presença no próximo Mundial de seleções.