Google e Coursera lançam o curso AI Essentials para ajudar alunos a aumentar sua produtividade e prosperar

A Google e Coursera firmaram parceria para lançar o novo curso Fundamentos de IA , focado  em ajudar profissionais de vários setores a desenvolver habilidades essenciais para trabalhar nas  ferramentas com inteligência artificial. A ideia é ajudar essas pessoas a aumentar a produtividade e avançar nas respectivas carreiras. A experiência completa do curso, incluindo legendas de vídeos de palestras, leituras, questionários, avaliações, tarefas, instruções, sugestões de discussão, descrições e programas de estudos, agora está disponível em português.

A pesquisa da McKinsey mostra que a IA generativa poderá permitir a automação de até 70% das atividades empresariais em quase todas as profissões até 2030 e poderá acrescentar até 4,4 trilhões por ano  à economia em ganhos de produtividade. A IA se tornou um catalisador de inovação e mudança, com potencial para proporcionar novas oportunidades aos profissionais de quase todos os setores.

- Publicidade -

Além de ensinar conceitos básicos, este novo curso mostra aos alunos como realmente usar a IA como uma ferramenta de colaboração no trabalho diário. O curso é ministrado por especialistas em IA do Google, que estão trabalhando para tornar a tecnologia útil para todos.

“Estamos entusiasmados em colaborar com um líder do setor como o Google para oferecer o curso Fundamentos de IA na Coursera”, diz Marni Baker, diretora de conteúdo da Coursera. “Esta iniciativa não só possibilita aos alunos uma compreensão sólida da IA, mas também fornece ferramentas práticas para utilizar eficazmente a tecnologia nas suas tarefas diárias e no desenvolvimento da carreira. Trata-se de preparar os alunos para o futuro do trabalho hoje.”

“A educação STEM (acrônimo de science, technology, engineering and mathematics – ciências, tecnologia, engenharia e matemática, em português) abre um mundo de oportunidades digitais para todas as gerações e promove o progresso das comunidades. Assim, o Google está empenhado, pelo terceiro ano consecutivo, em criar mais espaços que permitam às pessoas na América Latina não apenas explorar novos conhecimentos na área tecnológica, mas também se profissionalizar nela, abrindo assim novas oportunidades de trabalho”, explica Ramiro Sanchez, Diretor Sênior de Marketing do Google para a América Latina.

“O Google tem orgulho de lançar o curso Fundamentos de IA para ajudar pessoas de todos os níveis de habilidade a aproveitar o poder e o potencial positivo da IA”,  diz Lisa Gevelber, fundadora da Grow with Google. “Quer as pessoas procurem aumentar a sua produtividade no trabalho ou estejam curiosas sobre como usar a IA para agilizar as tarefas diárias, estamos entusiasmados em ajudar todos, em qualquer lugar, a ter acesso a competências fundamentais de IA que podem ter um impacto nas suas vidas e carreiras.

Ao longo do curso de nível iniciante, os alunos irão:

- Publicidade -
  • ganhar experiência prática usando IA generativa para desenvolver conteúdo e ideias, tomar decisões conscientes e acelerar tarefas rotineiras;
  • praticar escrever instruções eficazes para gerar resultados úteis;
  • aprender a usar a IA de forma responsável, identificando possíveis preconceitos da IA e evitando danos;
  • desenvolver estratégias para se manter atualizado no cenário emergente da IA.

Após a conclusão, os alunos receberão um certificado do Google para compartilhar com sua rede e possíveis empregadores.

Os alunos podem visitar a Coursera para se inscrever no AI Essentials do Google.

Sobre a Coursera

A Coursera foi lançada em 2012 por dois professores de Ciência da Computação de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, com a missão de fornecer acesso universal ao aprendizado de classe mundial. É agora uma das maiores plataformas de aprendizagem online do mundo, com 148 milhões de alunos inscritos  até 31 de março de 2024. A Coursera faz parceria com mais de 325 universidades e parceiros líderes da indústria para oferecer um amplo catálogo de conteúdo e credenciais, incluindo cursos, especializações, certificados profissionais, projetos orientados, bacharelado e mestrado. Instituições em todo o mundo usam a Coursera para aprimorar e requalificar seus funcionários, cidadãos e estudantes em áreas como ciência de dados, tecnologia e negócios. A Coursera se tornou uma empresa de utilidade pública de Delaware e uma B Corp em fevereiro de 2021.

Compartilhe este artigo
Segue:
Jornalista e especialista em marketing e redes sociais