Esporte
Governo decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Zagallo

O Brasil está oficialmente em luto pelo falecimento de Mário Jorge Lobo Zagallo. O decreto foi anunciado neste sábado (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado em edição extra no Diário Oficial.
O tetracampeão Zagallo morreu às 23h41 desta sexta-feira (5), por falência múltipla dos órgãos, aos 92 anos. Ele estava internado desde o final do ano passado no Hospital Barra D’Or.
“Em memória do eterno Mário Jorge Lobo Zagallo, está decretado luto oficial de 3 dias no país”, postou Lula, nas redes sociais.
Mais cedo, o presidente da República já havia comentado a morte do Velho Lobo. Lula lembrou que, além de ser um dos maiores jogadores e técnicos de futebol de todos os tempos, Zagallo foi “um grande vencedor e símbolo de amor pela seleção brasileira e pelo Brasil”.
Fonte: Agência Brasil
Esporte
Geração Z vê a prática de atividade física como estilo de vida, aponta estudo

Cada geração tem sua própria maneira de se conectar com o esporte e os eventos esportivos. Enquanto alguns buscam performance e superação pessoal, outros valorizam bem-estar, longevidade, socialização ou simplesmente o prazer do movimento. Para entender melhor essas diferenças e como elas impactam o setor, o Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, lança o estudo “Gen XYZ: um estudo através das gerações”.
O levantamento revela tendências, motivações e comportamentos dos diferentes perfis de atletas, destacando um crescimento expressivo da participação da Geração Z no cenário esportivo. O objetivo do estudo de gerações é compreender essas motivações para oferecer experiências mais completas, inclusivas e alinhadas às expectativas de cada público. O levantamento reuniu 4.158 respostas de atletas – amadores e profissionais – de todo o Brasil.
De acordo com os dados, os Baby Boomers, se destacam como heavy users de eventos esportivos (quase 30% participou de mais de 12 eventos em 2024). Isso ocorre porque, com um estilo de vida já consolidado, há mais espaço para priorizar atividades que fazem parte da rotina. A Geração Z, em particular, vê o esporte como um estilo de vida (55,6%), indo além da saúde e se conectando diretamente com identidade e bem-estar. Para esse público, o aspecto competitivo também tem um papel fundamental, tornando o desafio e a performance elementos centrais da prática esportiva. Essa tendência se reflete nos números do estudo “Perfil do Atleta Brasileiro”, divulgado no começo do ano. A pesquisa revela um aumento significativo na participação de jovens entre 15 e 25 anos em eventos esportivos, com esse grupo passando a representar quase 11% dos inscritos em 2024 – um crescimento expressivo em relação aos 7,9% registrados anteriormente.
“O aumento na participação dos jovens pode ser atribuído a diversos fatores”, explica Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports. “Essa pesquisa foi quase obrigatória depois que detectamos um crescimento significativo de jovens na base de dados Ticket Sports em 2024. Como lidamos com diferentes comportamentos de consumo inter geracionais, se mantendo relevante e com discursos ajustados a todas as necessidades. Essa pesquisa é mais um marco informativo que pode ajudar a corrigir rotas de comunicação, trazer insights e adicionar dados inéditos ao setor esportivo, em especial, das experiências e eventos esportivos.”, comenta.
As gerações mais velhas, especialmente os Baby Boomers (de 61 a 79 anos), veem a prática esportiva como essencial para a saúde e longevidade. 69,1% deles praticam atividades físicas há mais de 11 anos. Interessante notar que, os motivos que cada geração participa de eventos esportivos são variados como competitividade, longevidade e incentivo de grupos/assessorias, todos eles podem oscilar conforme o tempo.
“Participar de eventos se torna uma motivação crescente para manter a prática esportiva conforme a idade avança. Já a competitividade, por outro lado, tende a diminuir ao longo dos anos, dando lugar a objetivos como bem-estar e saúde.Para manter o esporte acessível e atrativo para todas as idades, é essencial variar a abordagem na comunicação. A mensagem precisa ser democrática, equilibrando diferentes motivações”, explica Gabriela Donatello, Head de Marketing do Ticket Sports e responsável pela coordenação da pesquisa.
Ela também destaca outro dado interessante: explorar novos lugares é uma motivação comum a todas as gerações, representando 19,8% das respostas. “Independentemente da faixa etária, a experiência e a vivência esportiva continuam sendo fatores decisivos na escolha dos eventos”, acrescenta.
Na pesquisa, os Baby Boomers são os mais disciplinados, com uma alta taxa de frequência de 5 a 6 dias por semana. Já a Geração Z tem um número maior de praticantes ocasionais, sugerindo uma oportunidade para estimular a prática mais regular. A Geração Y – Millennials aparece como a mais equilibrada, distribuindo bem os dias de treino ao longo da semana.

Foto: Divulgação
Redes Sociais
Influenciadores têm sido fundamentais na promoção do esporte e na inspiração para corredores de diferentes níveis. Na pesquisa de Gerações, 74% dos entrevistados da Geração Z preferem as redes sociais para buscar informações sobre o universo esportivo. Embora seu uso diminua gradualmente entre as gerações mais velhas, as redes sociais seguem como a principal fonte de informação esportiva.
Os aplicativos esportivos também ganham mais espaço conforme a idade avança, com 12% dos Baby Boomers utilizando algum deles para monitorar treinos e desempenho, enquanto os mais jovens preferem conteúdos mais dinâmicos e menos técnicos.
Marcas mais lembradas
Quando questionados sobre suas marcas esportivas favoritas, os entrevistados demonstraram uma forte preferência pela Adidas, que liderou o ranking, seguida de perto pela Nike. A Asics também se destacou, consolidando sua popularidade entre corredores e atletas. Olympikus aparece em quarto lugar e a opção “Indiferente” vem logo em seguida. Fila, Mizuno e New Balance também aparecem logo depois, refletindo a diversidade de preferências no universo esportivo. Outras marcas citadas: Track&Field, Authen, Puma e Hoka.
Esporte
Goiânia e São Luís sediarão Jogos Universitários Brasileiros Atléticas

A terceira edição dos Jogos Universitários Brasileiros Atléticas (JUBs Atléticas) já tem data e locais confirmados. Pela primeira vez a competição será disputada de forma simultânea em duas sedes. Entre os dias 21 e 25 de maio, estudantes de agremiações de todo o país medem forças em Goiânia (GO) e em São Luís (MA). Serão, ao todo, disputas em 16 modalidades: basquetebol, beach tennis, cabo de guerra, cheerleading, desafio de bateria, futsal, futvôlei, handebol, natação, poker, sinuca, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez. O JUBs Atléticas é o segundo evento do calendário do esporte universitário. Antes, entre os dias 11 e 18 de maio, o estado de Goiás recebe o JUBs Futebol nas cidades de Goiânia, Goianira e Trindade.
O JUBs Atléticas e o JUBs Futebol serão as primeiras competições de Alim Maluf Neto como presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Ele assumiu a presidência da entidade no fim de março, substituindo Luciano Cabral. A chapa de Neto, nomeada Inovação e Experiência, é uma continuidade do trabalho anterior, e foi eleita por aclamação. São quatro anos de mandato e os primeiros desafios pela frente.
“É uma honra assumir a presidência da CBDU. Fruto de um trabalho de uma equipe que desenvolve o esporte universitário no país. Nossa missão é seguir o trabalho que vem sendo feito nos últimos anos. Temos muito trabalho e uma responsabilidade muito grande. Vamos agora para nossas atividades esportivas, começando com o JUBs Fut, em Goiânia, Goianira e Trindade. De lá saímos direto para São Luís e Goiânia, para o JUBs Atléticas, e ainda teremos as seletivas do JUBs em maio, que serão em Brasília. Agosto será a vez do JUBs Praia e em outubro o ‘Jubão’ em Natal [RN]. Mais um grande ano que pretendemos fortalecer ainda mais o esporte universitário nacional”, declarou Alim Maluf Neto.
Quem tem experiência no JUBs Atléticas é o curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Halterada é a atual bicampeã da competição, e o presidente Bruno Oliveira deixou claro que vai em busca do tri: “Claro que vamos com tudo para mais um título. Podem esperar. Mas também sabemos que o JUBs Atléticas é um local de confraternização entre as universidades de todo o país. Além disso, como ocorre no curso de Educação Física da UFPE, o crescimento do esporte universitário auxilia na inserção do profissional no mercado de trabalho. É comum ex-alunos nossos se tornarem técnicos dos nossos times, por exemplo. Isto dá experiência para o profissional de Educação Física”.
Bruno Oliveira representou a Halterada em Brasília, na última semana de março, quando a Confederação Brasileira do Desporto Universitário abriu o calendário de 2025 na CBDU Week, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Na ocasião, a entidade promoveu o Summit do Esporte Universitário, com palestras e debates sobre o universo profissional para além da carreira de atleta. No mesmo evento, destaques do ano de 2024 no esporte universitário foram premiados pela CBDU. Atletas, patrocinadores, instituições de ensino e órgãos governamentais foram homenageados no Melhores do Ano, que encerrou a CBDU Week. A equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) recebeu um prêmio pela cobertura do esporte universitário durante todo o ano de 2024.
Esporte
Amazônia Open Sunset em Tucuruí (PA) amplia capacidade de público e já alcança 80% da venda de ingressos em poucas horas

Visando uma maior comodidade, o ITF BT 400 Amazônia Open Sunset 2025 ampliou a capacidade da quadra central e iniciou, nesta segunda-feira, a venda de ingressos ao público para um dos maiores eventos do mundo de Beach Tennis que acontece entre os dias 16 e 22 de junho em Tucuruí (PA). A competição terá premiação total de US$ 35 mil e distribuirá 470 pontos para cada dupla campeã.
A partir de agora a quadra central crescerá para duas mil pessoas (até 1.500 em 2024). Os jogos passarão a ser jogados a partir do final da tarde. O torneio começa na segunda, 16, com o BT 10 sem premiação. O ITF BT 400 terá início com o quali na terça-feira, 17. A chave principal ganhou mais um dia e começará na quarta-feira, 18, com toda a primeira rodada masculina e feminina. Na quinta-feira, 19, serão jogadas as oitavas, na sexta, 20, as quartas e no sábado, 21, semis e finais. No domingo, 22, um novo torneio BT 10 sem premiação será realizado. Ao longo da semana também será realizado uma etapa juvenil ITF BJ 100.
“As arquibancadas estão sendo ampliadas, aumentando a capacidade de público. No entanto, a área VIP foi reduzida e permanecerá apenas de um lado da quadra, onde, no final da tarde, não haverá presença do sol’, destaca Luan Constantini, um dos organizadores do evento: “Uma mudança significativa é a transformação do antigo lounge, que agora será denominado Hospitality Center. Aqueles que adquirirem esta área poderão desfrutar de um Open Bar com chopes, água, refrigerantes e drinks de gin gaseificados em horários especiais. Além disso, haverá cadeiras com vista privilegiada em uso rotativo na frente do Hospitality Center onde os usuários desse ingresso poderão acessar, proporcionando uma experiência ainda mais exclusiva. É importante ressaltar que não haverá acesso gratuito a nenhum dos jogos do ITF BT400. Será necessário um ingresso específico para as arquibancadas das quadras auxiliares. Aqueles que adquirirem qualquer categoria de ingresso para a quadra central terão acesso também às auxiliares”.
Em poucas horas de vendas de ingressos, abertas no final da manhã desta segunda-feira, 80% dos bilhetes já foram vendidos. Os últimos bilhetes finais podem ser adquiridos pelo Sympla pelo link https://www.sympla.com.br/evento/itf-bt400-amazonia-open-sunset/2903734 .
A terceira edição do ITF BT400 WORLD TOUR AMAZÔNIA OPEN não é apenas uma competição esportiva, mas uma experiência rica em emoção e beleza natural, atraindo turistas e gerando impacto positivo na economia local. A data de início da venda de ingressos será divulgada em breve. A expectativa é que o evento volte a atrair os melhores do mundo do esporte assim como o fez nas edições anteriores.