Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

Governo federal discute nova Política Nacional de Inteligência

Publicado

em

Governo federal discute nova Política Nacional de Inteligência
© Wilson Dias/Agência Brasil

Pouco mais de um ano após reestruturar todo o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), o governo federal agora discute mudanças na Política Nacional de Inteligência, em vigor desde 2016.

Nesta quarta-feira (4), os membros do Conselho Consultivo do Sisbin (Consisbin) aprovaram uma proposta de texto que a Casa Civil encaminhará para que seja analisado por outras instâncias do governo e que, ao final, servirá de subsídio para a elaboração de um decreto presidencial.

“Superada essa etapa [no conselho], a Casa Civil vai fazer os encaminhamentos. Então, o próximo passo será o decreto presidencial”, explicou Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, órgão central do sistema.

Brasília, 04/12/2024 – Diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luiz Fernando Corrêa, na reunião do Conselho Consultivo do Sistema Brasileiro de Inteligência – Wilson Dias/Agência Brasil

Além da Abin, integram o Consisbin os ministros da Casa Civil (CC), do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e dos ministérios da Defesa; da Justiça e Segurança Pública e das Relações Exteriores. Da reunião desta quarta-feira, a primeira desde a reestruturação do sistema, em setembro do ano passado, participaram, além de Corrêa, o ministro Rui Costa (CCl) e Marcos Antonio Amaro dos Santos (GSI). Os outros foram representados por servidores de alto escalão das respectivas pastas. 

Atualização

De acordo com Corrêa, a iniciativa busca atualizar o atual “marco orientador da atividade de inteligência” no Brasil, de forma a “refletir as atuais necessidades” do sistema nacional, composto por 48 órgãos públicos federais. Entre os fundamentos da proposta estão a garantia da soberania nacional, a segurança da sociedade, a defesa do Estado Democrático de Direito e a proteção de informações e estruturas sensíveis.

“Daí a proteção do Estado Democrático de Direito, o combate ao extremismo violento, a desinformação, a definição do papel da inteligência na produção de conhecimento para assessoramento das decisões, a contrainteligência protegendo dados sensíveis e estratégicos do país”, detalhou o diretor-geral da Abin.

A proposta de uma nova política nacional deve ser acompanhada por uma redefinição da Estratégia Nacional de Inteligência. Para isso, o Consisbin também aprovou, nesta quarta-feira, a criação de um grupo de trabalho encarregado de apresentar uma proposta em até 120 dias.

Ainda segundo Corrêa, “fatos recentes” foram determinantes para que o governo federal discutisse uma nova política mais alinhada às garantias do Estado de Direito, com mais controle social e transparência.

“Temos que estar prontos para as demandas do momento. Lógico que isso tem impactos na formação, no direcionamento, na capacitação”, admitiu Correa, reconhecendo que fatos como o (Executivo, Legislativo e Judiciário), em 8 de Janeiro de 2023, impulsionaram a reformulação de todo o sistema de inteligência e da Abin.

“A agência está toda sendo remodelada. No aspecto de gestão, de produção do conhecimento e de controle interno. Todos os seus atos são transparentes, auditáveis, e, com isso, nós geramos confiança em relação ao que a Abin faz. Além disso, [ficou claro que] o sistema produziu conhecimento durante todo esse momento tenso que vivemos, mas estava desordenado. Então, nós atacamos os pontos onde foram detectadas falhas”, disse Corrêa.

Presente na reunião, o ministro da Casa Civil, Rui Costa destacou a importância de que a Política Nacional de Inteligência seja “reconstruída”. “Temos o desafio de reconstruir instituições e recolocar o nome de algumas delas, como a Abin, no lugar que merecem. Que, mais do que nunca, estas instituições passem a cumprir seu papel [de órgão] de Estado e não o de servir a quem está no governo”, disse Costa, comentando que, nos últimos anos, “a Abin esteve vinculado a ações que não condizem com o Estado Democrático de Direito”.

Brasília, 04/12/2024 – Rui Costa destacou a importância de que a Política Nacional de Inteligência seja “reconstruída” – Wilson Dias/Agência Brasil

“Portanto, este novo sistema, este novo conselho [Consisbin] e este novo [futuro] Plano Nacional garantirão segurança, capilaridade e reafirma o papel [dos órgãos do sistema] como instituições de Estado em defesa da democracia e da lei vigente em nosso país”, finalizou Costa.

Com informações: agenciabrasil.ebc.com.br

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras

Atriz amazonense Jacqueline Oliveira comemora solidez na carreira e antecipa novos projetos

Publicado

em

Atriz amazonense Jacqueline Oliveira comemora solidez na carreira e antecipa novos projetos
Divulgação

Jacqueline Oliveira, uma talentosa amazonense de 39 anos, tem se destacado no meio publicitário e no teatro comercial com sua atuação autêntica e expressiva. Formada em Comunicação Social na área de Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Marketing, Jacqueline alia sua formação acadêmica à paixão pela atuação, que exerce desde a adolescência. Jacqueline começou sua carreira no governo do Amazonas, participando de campanhas institucionais e comerciais, como a campanha “Matrículas”. Desde então, ela acumulou uma vasta experiência em projetos variados, incluindo campanhas institucionais para a UNINORTE e a Prefeitura de Manaus, com destaque para “Manaus na Faixa” e “Carreta da Mulher”. Atuou também como Coordenadora de Marketing no Studio 5 Centro de Convenções, participando de várias campanhas institucionais.

Confira as obras interpretadas pela atriz Jacqueline Oliveira no LINK.

Sua trajetória reúne ainda colaborações com a Secretaria do Idoso e campanhas marcantes para a Amazonas Energia, como “Clicou, Pediu, Chegou”. Jacque também brilhou em campanhas para os Supermercados Nova Era e Lojas Queiroz, comemorando “30 Anos” e a “EXPO BELEZA”. No SEBRAE, contribuiu para a campanha comercial de “Lançamento do Parque Mosaico” e, mais recentemente, participou da campanha institucional de “44 Anos” da Natan Congelados, além de integrar a campanha de 2023 da Hapvida.

Ao longo de sua carreira, Jacqueline se destacou por sua capacidade de integrar suas habilidades em comunicação e marketing com seu talento como atriz comercial. “Sou grata por poder unificar duas áreas que amo, promovendo e potencializando resultados positivos nos projetos em que participo”, afirma a atriz. Ser atriz comercial vai além de atuar em frente às câmeras. Requer a habilidade de transmitir emoções genuínas e conectar-se com o público de forma autêntica. Atrizes comerciais como Jacqueline emprestam sua expressividade e verdade às marcas, ajudando a promover produtos e serviços de maneira eficaz. Além de atuar, Jacqueline utiliza sua expertise em marketing para compreender as necessidades das campanhas e colaborar estrategicamente na criação de conteúdo. Esta sinergia entre comunicação visual e atuação é o que diferencia uma atriz comercial de sucesso no competitivo mercado publicitário.

As experiências mais relevantes de Jacqueline incluem campanhas para o Governo do Amazonas, como a campanha institucional da Secretaria de Cultura: Festival de Ópera e a campanha institucional “Manaus na Faixa”; além da Prefeitura de Manaus e da UNINORTE, onde trabalhou como analista de marketing. Jacqueline também participou de campanhas comerciais para o Diário do Amazonas, foi produtora local de TV, gerente de marketing do Colégio Século e coordenadora de marketing do Studio 5 Centro de Convenções. Em campanhas institucionais, destacou-se na Amazonas Energia e em campanhas comerciais como “Clicou, Pediu, Chegou” para os Supermercados Nova Era e “30 anos” para as Lojas Queiroz, bem como na “EXPO BELEZA” para o SEBRAE e no “Lançamento do Parque Mosaico”. Ela também participou da campanha institucional de “44 anos” da Natan Congelados e na campanha comercial da Hapvida em 2023.

Participações mais recentes de Jacqueline incluem o casting no filme coreano “Amazon Bullseye”, lançado em outubro de 2024; No Amazonas Fashion Day C&A, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Jacqueline ajudou a exaltar a moda autoral manauara e a beleza indígena com desfile, feira e atração musical.

“Gravar para o Programa Eta que teve sua estreia gravada em Manaus e com previsão para ir ao ar em março de 2025, foi uma oportunidade única de trabalhar junto de profissionais conceituados da nossa região e também com grandes nomes reconhecidos em âmbito nacional. Prova que os talentos locais estão mais que preparados, precisamos apenas de oportunidades. Ter a honra de ter sido escolhida entre tantos talentos manauara para um quadro envolvendo a atuação, que ainda está em sigilo, é muito gratificante”, conta Jacque Oliveira.

Recentemente, Jacqueline também contribuiu para campanhas pelo fim da violência contra a mulher realizada pelo Poder Judiciário do Estado de Tocantins, em 5 episódios. Ela está atualmente se preparando para as gravações do filme “Airumã, um encontro nas estrelas”, com roteiro e direção de Chico Moreira, que acontecerá entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.

“Muitos projetos estão em fase de produção e gravação e terão sua estreia em 2025, então o próximo ano promete! Mas estou aberta a desafios! Creio que a atuação vem fazendo parte também de um processo de cura, pois tantos desafios e situações na minha vida particular, fizeram eu ter uma empatia e sensibilidade e poder emprestar isso a arte dar um significado muito maior e profundo para mim”, conclui a atriz Jacque Oliveira.

Continue Lendo

Outras

Uberlândia comemora o sucesso de “Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro”

Publicado

em

Uberlândia comemora o sucesso de “Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro”
Divulgação

O projeto realizado nos dias 20 e 21 de dezembro contou com o patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG)

Nos dias 20 e 21 de dezembro, a Praça Adolfo Fonseca, no coração de Uberlândia, foi palco de um espetáculo inesquecível com o projeto “Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro”. O evento, que reuniu milhares de pessoas, encantou o público com sua rica programação cultural e atrações que exaltaram a magia do Natal.

A iluminação cenográfica e a projeção mapeada transformaram a fachada da Escola Estadual de Uberlândia (Museu) em um show de luzes e cores. O destaque ficou com a conta do espetáculo Janelas Encantadas, que emocionou os presentes com a descida do Papai Noel, a performance do Coral Cidade da Música e apresentações artísticas que celebraram as tradições natalinas.

O projeto Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro é patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Uma realização da Zelo Digital Produções Artísticas Ltda com curadoria e produção artística do renomado Rogério Tibery, idealizador e organizador do Janelas Encantadas, o que garante uma programação rica em tradição e emoção para um público de todas as idades.

Os profissionais envolvidos no projeto “Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro” incluem Wellington Mello, responsável pela coordenação geral; Vitor Lima Duarte, na produção executiva; Rogério Tibery, que assina a direção artística; e Lucas Barbosa, à frente da assessoria de imprensa, garantindo o sucesso e a qualidade do evento.

Mais do que um evento, “Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro” foi uma celebração da cultura e da união. “Nossa proposta foi oferecer um presente à cidade, valorizando nossas tradições e criando momentos inesquecíveis para as famílias”, destacou Vitor Lima Duarte, na produtor executivo do projeto.

Com uma combinação de arte, emoção e tecnologia, o projeto se consolidou como um marco das festividades natalinas da região, deixando um legado de magia e encantamento para Uberlândia.

Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

Continue Lendo

Outras

Uberlândia segue iluminada: “Um Natal de Luz” convida a população para um sábado mágico e emocionante

Publicado

em

Uberlândia segue iluminada: “Um Natal de Luz” convida a população para um sábado mágico e emocionante
Divulgação

Programação de hoje (21) conta com iluminação cenográfica e projeção mapeada na fachada da Escola Estadual de Uberlândia (Museu)

Após uma noite de encanto nesta sexta-feira (20), o projeto “Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro” retorna neste sábado (21) com ainda mais atrações para envolver a população no espírito natalino. Realizado na Praça Adolfo Fonseca, no centro de Uberlândia, o evento promete emocionar quem ainda não teve a oportunidade de prestigiar o espetáculo.

O projeto Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro é patrocinado pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). O evento conta com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Uma realização da Zelo Digital Produções Artísticas Ltda com curadoria e produção artística do renomado Rogério Tibery, idealizador e organizador do Janelas Encantadas, o que garante uma programação rica em tradição e emoção para um público de todas as idades.

Com entrada gratuita, a programação de sábado conta com iluminação cenográfica e projeção mapeada na fachada da Escola Estadual de Uberlândia (Museu), criando um ambiente mágico e inesquecível. O ponto alto da noite será a apresentação do Grupo Pirueta Musical, que transporta melodias natalinas repletas de energia e emoção para toda a família.

“Um Natal de Luz é muito mais do que um espetáculo. É uma oportunidade única de celebrar a magia do Natal, promover encontros e criar memórias que aquecem o coração”, ressalta Wellington Mello, responsável pela coordenação geral.

Os profissionais envolvidos no projeto “Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro” incluem Wellington Mello, responsável pela coordenação geral; Vitor Lima Duarte, na produção executiva; Rogério Tibery, que assina a direção artística; e Lucas Barbosa, à frente da assessoria de imprensa, garantindo o sucesso e a qualidade do evento.

Cemig: a energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.  

Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

Serviço:

  1. O quê: Um Natal de Luz – Iluminando o Triângulo Mineiro
  2. Quando: Sábado, 21 de dezembro de 2024
  3. Horário: Iluminação a partir das 18h; apresentações a partir das 20h
  4. Onde: Praça Adolfo Fonseca, Centro, Uberlândia/MG
  5. Entrada: Gratuita

Continue Lendo

Em Alta