Outras
Hoje é Dia: datas, fatos e feriados de julho de 2025

Mês de férias escolares em muitos locais do Brasil, julho (ao contrário dos meses anteriores) não terá nenhum feriado nacional. Depois do ponto facultativo do Corpus Christi, que ocorreu no dia 20 de junho, o próximo feriado será apenas em 7 de setembro. Isso não significa que o mês não tenha uma série de datas comemorativas, que servem para conscientização e/ou celebração da ciência, da cultura e das relações humanas.
O mês em si é chamado de Julho Amarelo. Trata-se de uma campanha dedicada à conscientização e combate às hepatites virais, que têm vacinas e tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A ação foi tema de conteúdos do Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil em 2023 e do programa Viva Maria, da Rádio Nacional da Amazônia, em 2024:
Ainda em relação à conscientização sobre temas importantes, temos o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial em 3 de julho. A data rememora a aprovação da Lei Afonso Arinos (Lei nº 1.390 de 1951), que tornou contravenção penal a discriminação racial no Brasil. Em 2017, o Viva Maria falou sobre a data, que também foi tema de uma matéria do Repórter Brasil em 2021.
Já o dia 11 de julho é uma data para pensarmos nos desafios relacionados ao crescimento populacional no mundo. É o Dia Mundial da População. A data, que é comemorada desde o “Dia dos 5 Bilhões” em 1987 (data em que o mundo alcançou 5 bilhões de pessoas), foi tema de entrevistas no Viva Maria em 2024 e de um episódio do Rádio Animada em 2021.
Pesquisadores, amigos e avós
O mês também tem uma data em homenagem aos pesquisadores. É o 8 de julho, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador. A data, que celebra a produção científica brasileira, foi tema de matéria no Repórter Brasil em 2020 e de uma edição do Tarde Nacional em 2021.
O dia 20 é o “Dia do Amigo” em alguns países (como Brasil, Argentina e Uruguai). A data, como mostra este vídeo do Repórter Brasil de 2015, foi criada em homenagem à chegada do homem à Lua.
Curiosamente, julho tem uma data parecida: é o Dia Internacional da Amizade, data que foi instituída pela ONU em 2011. Neste caso, a efeméride é comemorada em 30 de julho.
Entre duas as datas que celebram a amizade, há o Dia dos Avós em 26 de julho. A data, que celebra a sabedoria, a experiência e o carinho dos avós, é uma homenagem a Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus. No ano passado, o História Hoje contou detalhes sobre a data. Em 2017, o Repórter Brasil já havia feito um especial sobre o assunto.
Rock e Voz do Brasil
No dia 13 de julho, o mundo celebra o Dia Mundial do Rock. O ritmo, que já foi símbolo de rebeldia no passado, é homenageado desde 1985. Naquele ano foi realizado o Live Aid, festival beneficente histórico que recolheu fundos para combater a fome na Etiópia. A data e o festival foram assunto de matérias no Repórter Brasil em 2020 e da Radioagência Nacional em 2023.
Para fechar a semana, temos o aniversário de um dos programas mais tradicionais do rádio brasileiro. No dia 22 de julho, a primeira transmissão da Voz do Brasil (na fundação, chamado de A Hora do Brasil) completa 90 anos. No ano passado, a Radioagência Nacional contou a história do programa, que já havia sido homenageado pelo Repórter Brasil em 2022.
*Confira a lista completa de efemérides de Julho de 2025
*/
Julho de 2025
1
Intensificação dos incêndios que destroem área do Pantanal (5 anos) – mais de 21 mil focos de fogo devastaram quase um terço da área do bioma
Operadoras de telefonia celular começam testes no Brasil da tecnologia de quinta geração 5G (5 anos)
Primeiro recorde mensal de mortes, por Covid-19, no Brasil (5 anos)
Julho Amarelo – Mês de luta contra as hepatites virais
Primeira greve nacional dos entregadores de aplicativos, movimento se autodenominou “Breque dos Apps” (5 anos)
Nascimento do poeta repentista pernambucano Rogaciano Leite (105 anos)
Morte do compositor e pianista francês Éric Alfred Leslie Satie, o Erik Satie (100 anos) – foi o precursor de movimentos artísticos como minimalismo, música repetitiva e teatro do absurdo
Nascimento do violonista e compositor fluminense Guilherme Bauer (85 anos) – participou da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC
Morte do cantor português Alberto Fortuna Vieira de Azevedo, o Albertinho Fortuna (30 anos) – estreou ainda menino na Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Em 1940, ingressou na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, emissora na qual integrou o “Trio Melodia”, formado para o lançamento do programa “Um milhão de melodias”, atuando ao lado de Nuno Roland e Paulo Tapajós
Morte do sambista e bicheiro fluminense Luizinho Drumond (5 anos) – presidiu a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e a escola de samba Imperatriz Leopoldinense
Estreia do programa “Sem Censura” na TVE Brasil, atual TV Brasil (40 anos)
2
Criação do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (ICr/HCFMUSP) (55 anos)
Congresso Nacional oficializa o adiamento das eleições municipais de 2020 em meio a pandemia do novo coronoavírus (5 anos)
Publicação da Lei nº 14.019, que determinou o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos e privados, como forma de combater a pandemia de covid-19 (5 anos)
Desastre na mina de jade de Hpakant em Myanmar (5 anos) – considerado o acidente mais mortal da industria do setor, pois um deslizamento de terra matou pelo menos 172 pessoas em um local de mineração
3
Sancionada a Lei nº 14.019/2020, que tornou obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos (5 anos)
Morte do ator paulista Leonardo Villar (5 anos) – conhecido internacionalmente pelo filme “O Pagador de Promessas (1962)”
Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial – celebra a aprovação da Lei n° 1.390, a Lei Afonso Arinos, de 1951
4
Morte da primeira Miss Brasil e modelo baiana Martha Rocha (5 anos) – segundo lugar do Miss Universo, sendo que jornalistas brasileiros se uniram na divulgação da lenda que ela teria perdido porque tinha duas polegadas a mais nos quadris
Lançamento da obra clássica “Alice no país das maravilhas”, pelo britânico Charles Lutwidge Dodgson, o Lewis Carrol (160 anos)
Consagração, pelo Papa João Paulo II, da Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida (SP) (45 anos)
5
Morte do escritor e dramaturgo paulista Antônio Bivar (5 anos) – ganhador do Prêmio Molière de melhor autor com a peça “Abre a Janela”, “Deixa Entrar o Ar Puro” e “O Sol da Manhã”
Dia Internacional das Cooperativas – data reconhecida pela ONU, sempre ocorre no primeiro sábado de julho
Dia Mundial da Capoeira – comemoração internacional, prevista no Artigo 10 da Convenção Internacional de Capoeira
6
Nascimento do líder espiritual tibetano Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso, o 14º e atual Dalai-lama (90 anos)
Nascimento do músico de rock and roll estadunidense William John Clifton Haley, Bill Halley (100 anos) – ele é creditado por muitos como primeiro a popularizar este tipo de música no início dos anos 1950, com seu grupo Bill Haley & His Comets e a canção “Rock Around the Clock”
Morte do músico, compositor, arranjador e maestro italiano Ennio Morricone (05 anos) – compôs partituras para cinema e televisão
7
Morte do cantor, compositor e violonista mineiro Nuno Soares, o Carlos Alberto (05 anos) – também chamado de “Rei do Bolero”
Morte do escritor e médico britânico, nascido na Escócia, Arthur Ignatius Conan Doyle (95 anos) – mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal
Nascimento do dramaturgo, poeta, contista, prosador, comediógrafo, crítico e jornalista maranhense Artur de Azevedo (170 anos) – ao lado de seu irmão, o escritor Aluísio Azevedo, foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras
Nascimento do cantor e compositor fluminense Luís Barbosa (115 anos)
Morte do cantor, compositor, poeta e letrista fluminense Agenor de Miranda Araújo Neto, o Cazuza (35 anos)
Morte do jornalista, bibliotecário e produtor musical mineiro Ezequiel Neves (15 anos)
Nascimento do músico, compositor e ator britânico Sir Richard Starkey, o Ringo Starr (85 anos) – ganhou fama como baterista dos Beatles
A primeira performance dos Três Tenores – Luciano Pavarotti, José Carreras e Plácido Domingo – que ocorreu nas Termas de Caracala, em Roma, Itália (35 anos)
Em Brasília, uma cobra da espécie naja picou um estudante de veterinária, desencadeando uma investigação policial sobre tráfico de animais silvestres (5 anos)
Estreia da faixa infantil da TV Brasil Animada (08 anos)
Primeira transmissão do programa “Som Infinito”, na MEC FM (40 anos)
8
Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador
Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia (205 anos)
9
Morte do poeta, dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor fluminense Vinicius de Moraes (45 anos)
Morte da cantora, compositora e instrumentista fluminense Marília Batista (35 anos) – integrou o elenco da Rádio Nacional, desde a sua inauguração, em 12 de setembro de 1936, onde passou a integrar o grupo vocal As Três Marias
Criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA (55 anos)
Início da realização da primeira edição global e digital da Campus Party, um dos maiores festivais de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo (5 anos) – por conta da pandemia de covid-19, o evento foi realizado de forma totalmente online, com transmissões simultâneas da Campus Party Digital Brasília, além das edições da Amazônia e Goiás. O evento foi gratuito e teve como objetivo fortalecer Brasília no cenário tecnológico, promovendo debates, palestras e arrecadação de doações para a organização Médicos sem Fronteiras
10
Criação da Academia da Força Aérea (AFA) da Força Aérea Brasileira, situada em Pirassununga (SP) (65 anos)
Morte do jornalista, escritor e político fluminense Alfredo Sirkis (5 anos)
Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, do Museu Nacional e da Universidade Regional do Cariri apresentaram um fóssil de dinossauro de uma espécie inédita encontrado em 2008 na unidade geológica Formação Romualdo, no Ceará, o Aratasaurus museunacionali, animal terrestre e carnívoro (5 anos)
Dia Mundial da Saúde Ocular
Dia Nacional da Pizza
11
Dia Mundial da População – comemoração sugerida pelo Conselho de Governadores do UNDP (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) da ONU após o “Dia dos 5 Bilhões” de 11 de julho de 1987, quando o planeta teria alcançado a então quantidade recorde de 5 bilhões de pessoas
12
Morte do jornalista, escritor e treinador de futebol gaúcho João Saldanha (35 anos) – trabalhou nas rádios Nacional, Globo, Tupi e Jornal do Brasil, TVs Rio, Manchete e Globo e assinou colunas nos jornais Última Hora, O Globo, Jornal do Brasil e revista Placar
Morte do maestro, compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista paulista de choro, samba e jazz Paulo Moura (15 anos) – considerado um dos principais nomes da música instrumental do Brasil
Dia de Malala – a ONU declara o Dia de Malala, em homenagem à ativista paquistanesa Malala Yousurfzai
13
Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (35 anos)
Início da primeira Copa do Mundo, no Uruguai (95 anos)
Realização do Festival de rock “Live Aid” (40 anos) – organizado por Bob Geldof e Midge Ure, com o objetivo de arrecadar fundos a fim de combater a fome na Etiópia
Morte do músico gaúcho Luiz Cosme (60 anos) – atuou como violinista na Orquestra da Rádio Nacional, e na década de 1940 assumiu a organização de programas radiofônicos na Rádio do Ministério da Educação e Cultura (atual Rádio MEC)
Dia Mundial do Rock
Fundação da Casa de Portugal em São Paulo (SP) (90 anos) – importante polo da Associação de imigrantes portugueses
14
Criação da Academia Brasileira de Música por Heitor Villa-Lobos (80 anos)
15
Morte do político pernambucano Severino Cavalcanti (5 anos)
A sonda Mariner 4 transmitiu as primeiras fotos de Marte (60 anos)
Golpe de bitcoin no Twitter (5 anos) – crime coordenado, comprometendo contas verificadas e oficiais
Dia Mundial das Habilidades dos Jovens – data reconhecida pela ONU
Primeira transmissão do programa “Sala de Concerto”, na MEC FM (39 anos)
16
Morte do compositor fluminense Sidney Miller (45 anos)
Criação do Programa de Integração Nacional (PIN) (55 anos)
Nascimento do pianista erudito fluminense Artur Moreira Lima (85 anos)
Nascimento da cantora fluminense Elizeth Cardoso (105 anos)
Morte do advogado, escritor, historiador, ensaísta, jornalista e político pernambucano Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho (25 anos)
Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Padroeira do Brasil, pelo Papa Pio XI (95 anos)
17
Registrada precipitação durante quase todo o dia de neve na cidade de Curitiba (PR) (50 anos) – conhecida como a Nevada em Curitiba
Morte do jornalista, radialista e apresentador de TV paulista José Paulo de Andrade (5 anos)
Dia de Proteção às Florestas no Brasil
Inauguração do Elite Clube, depois Gafieira Elite (95 anos)
18
Morte do bispo alagoano Dom Henrique Soares da Costa (5 anos)
Dia Internacional Nelson Mandela – instituído pela Assembleia Geral da ONU em apoio à data comemorativa iniciada em 2009, pela Fundação Nelson Mandela, para incentivar as pessoas a dedicarem 67 minutos de seu tempo na ajuda ao próximo. Nelson Mandela dedicou 67 anos de sua vida a serviço da humanidade
Nascimento do compositor popular capixaba Jair Amorim (110 anos)
Encerramento das atividades da TV Tupi (45 anos)
20
Nascimento do cantor e intérprete de samba-enredo fluminense Dermeval Miranda Maciel, o Roberto Ribeiro (85 anos)
Morte do compositor fluminense Haroldo Lobo (60 anos)
Morte do cantor e compositor acreano Osny Silva (30 anos)
São Paulo inicia testes da vacina CoronaVac (5 anos)
Dia do Amigo – é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai, Argentina e Moçambique a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem à lua
Dia Nacional do Tatuador – instituída pelo SETAP-SP (Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing de São Paulo), para marcar a data em que o tatuador dinamarquês, Knud Harald Lykke Gregersen, chegou em São Paulo dando início à tatuagem artística profissional feita com máquina elétrica no Brasil
21
Nascimento da cantora e compositora cearense Amélia Cláudia Garcia Collares, a Amelinha (75 anos)
22
Nascimento do compositor fluminense Haroldo Lobo (115 anos)
Morte do escritor argentino Manuel Puig (35 anos) – seu livro “O Beijo da Mulher Aranha” teve versões para o cinema. Através do filme homônimo, dirigido por Héctor Babenco, a obra do escritor ganhou notoriedade mundial
Nascimento do compositor, cantor, produtor musical e radialista fluminense Elton Medeiros (95 anos)
Dia do Cantor Lírico
Primeira transmissão da Hora do Brasil, hoje “A Voz do Brasil” (90 anos) – programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda em transmissão
23
Morte do músico, compositor, cineasta e cantor paulista João Lutfi, o Sérgio Ricardo (5 anos)
24
Nascimento do advogado, jornalista, heraldista, crítico de cinema, poeta, ensaísta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (135 anos) – em 1958, foi coroado o quarto “Príncipe dos Poetas Brasileiros”
25
Tragédia na França com o voo Air France 4590 (25 anos)
Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana, Afro-Caribenha e da Diáspora / Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra
Dia Nacional do Escritor – data instituída em 25 de julho de 1960, quando houve a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). À época, a UBE era presidida por Jorge Amado e João Peregrino Júnior, que propuseram a oficialização anual da data como celebração desses profissionais
Dia do Motorista
26
Morte do instrumentista e compositor fluminense Dom Um Romão (20 anos) – ligado ao começo da Bossa Nova
Falecimento do violonista e compositor paulista Laurindo de Almeida (30 anos)
Dia dos Avós – dia festivo em louvor a Santa Ana e São Joaquim, venerados como pais de Santa Maria e avós do Menino Jesus
Dia da Recepcionista
Dia do Jongo – data estadual oficializada no Rio de Janeiro. A manifestação é considerada, desde 2005 pelo IPHAN, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Trata-se da herança cultural dos grupos bantos da África Meridional presente em diversos estados brasileiros
Criação da Universidade Federal do ABC (UFABC) (20 anos)
Nascimento do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung (150 anos) – fundou a psicologia analítica e propôs o desenvolvimento dos conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia, ciência da religião, literatura e áreas afins
Nascimento do economista paraibano Celso Furtado (105 anos)
Morte da pintora pernambucana Tereza Costa Rêgo (5 anos) – sua pintura retrata o imaginário popular pernambucano, com um estilo em que o escritor Ariano Suassuna identificou marcas do Barroco e em que a própria artista confessa uma influência do espanhol Francisco Goya
27
O personagem “Pernalonga” aparece na televisão pela primeira vez (85 anos)
28
Morte do jornalista esportivo, músico e escritor fluminense Rodrigo Rodrigues (5 anos)
Morte do músico fluminense Renato Barros (5 anos) – fundador e vocalista da banda Renato e seus Blue Caps
Dia Mundial de Combate à Hepatite – data instituída pela Organização Mundial de Saúde
Dia do Agricultor – a data foi criada em 1966 – em razão do centenário da fundação do Ministério da Agricultura – pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek
Morte do compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico Johann Sebastian Bach (275 anos)
Morte do futebolista fluminense Jair Rosa Pinto (20 anos)
29
Nascimento do cantor e compositor baiano do estilo romântico bolero Anísio Silva (105 anos)
Lançamento do filme “Help!” pelo grupo “The Beatles” (60 anos)
Morte do cantor, compositor e ator capixaba Paulo Sérgio de Macedo (45 anos)
Fundação do jornal “O Globo” (100 anos)
30
Dia Internacional da Amizade – em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade
Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – instituído pela ONU
Criação do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo (AACPG) (40 anos)
Nascimento do compositor e passista fluminense Aquiles Medeiros (100 anos)
Morte do compositor sergipano José Prudente de Carvalho, o Carvalhinho (55 anos)
Rubens Barichello conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 (25 anos)
Lançamento da missão Perseverance da NASA para estudar Marte (5 anos)
31
Morte do cineasta britânico Alan Parker (5 anos) – realizou uma série de filmes relacionados com a música, entre os quais, “Fame”, em 1980; “Pink Floyd – The Wall”, em 1982; “The Commitments”, em 1991; e “Evita”, em 1996
Morte do compositor fluminense Francisco da Silva Fárrea Júnior, o Paquito (50 anos) – lançou grandes sucessos de carnaval e algumas de suas marchas e sambas tornaram-se clássicos de nossa música
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e AstraZeneca assinam acordo de parceria em vacina contra a Covid-19 (05 anos)
*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.
Outras
Polícias do Rio e Espírito Santo atuam contra crimes de consumo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta sexta-feira (11) a Operação Dois Irmãos, em parceria com a polícia do Espírito Santo. A ação de combate a fraudes digitais e crimes contra o consumidor cumpriu mandados de busca e apreensão nos municípios de São Fidélis e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e em Vila Velha, no Espírito Santo. Uma influenciadora digital e seu irmão foram presos em uma área nobre da cidade capixaba.
A Delegacia do Consumidor da Polícia Civil, a Secretaria de Defesa do Consumidor, o Procon-RJ e o Procon-ES trabalharam em parceria. Os investigados tiveram R$ 1 milhão sequestrados pela Justiça, implicando no bloqueio de contas bancárias, desativação dos sites e perfis nas redes sociais da empresa, além da obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica.
Venda pela internet
Os proprietários da empresa investigada vendiam, pela internet, tênis de luxo a preços atrativos, mas a maioria dos produtos nunca foi entregue ou era falsificada. O esquema enganou mais de 1 mil pessoas em diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Tocantins e Rondônia e no Distrito Federal.
As investigações começaram a partir de uma denúncia encaminhada à Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro. Os alvos da operação foram uma influenciadora digital e seu irmão, proprietários do e-commerce. Entre os consumidores que chegaram a receber produtos relataram que os itens eram falsificados, usados ou danificados.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“Não há mais espaço para criminosos que se escondem no ambiente digital. O consumidor precisa saber que o Estado está atuando fortemente para garantir seus direitos”, disse o secretário de Defesa do Consumidor do Rio, Gutemberg Fonseca.
Uma vítima contou que, após abandonar uma compra no site, foi procurada por um suposto atendente que ofereceu “ajuda” para concluir a transação. O pagamento, exigido via Pix, não teve comprovante, e o produto nunca foi entregue. Casos semelhantes foram registrados em todo o país.
Durante a ação também foram apreendidos mais de 10 celulares, notebooks, CPU, 15 cartões de crédito de diferentes instituições e mais de 100 relógios com indícios de falsificação. Todo o material será analisado e periciado pela Decon-RJ para aprofundar as investigações.
O secretário de Polícia Civil do Rio, delegado Felipe Curi, disse que o combate aos crimes contra o consumidor é prioridade absoluta.
“Estamos atuando para que os responsáveis sejam punidos e para que a população esteja cada vez mais consciente dos riscos das compras em plataformas não confiáveis”, declarou.
Outras
União de Moradores de Paraisópolis critica ação da PM na comunidade

A população da comunidade de Paraisópolis, na zona sul paulistana, já se acostumou com a violência policial. “Ao longo de dois anos isso é normal. Isso nem assusta mais a gente”, disse Janilton Jesus Brandão de Oliveira, mais conhecido como China.
O vice-presidente da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis, em entrevista nesta sexta-feira (11) à reportagem da Agência Brasil, criticou mais uma operação da Polícia Militar na comunidade que terminou com duas mortes e um policial ferido.
“A verdade é que não podemos falar mais em operação [policial] porque isso já é rotineiro”, afirmou o vice-presidente da associação. “Eles estão executando e estão matando aleatoriamente, só que é aquela história: é a palavra do Estado contra a palavra da população ou de quem perdeu o seu ente. Não é de hoje que o 16 Batalhão [responsável pela região] mata e executa”, afirmou.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a polícia realizou uma operação em Paraisópolis nessa quinta-feira (10) motivada por uma denúncia sobre a presença de homens armados em um ponto de venda de drogas em Paraisópolis. Ao chegarem ao local, os policiais teriam visto quatro homens com mochilas, que fugiram correndo e entraram em uma casa. Nessa residência, três deles foram presos e um deles foi morto pelos policiais.
Na manhã de hoje, em entrevista à imprensa, a Polícia Militar confirmou que as câmeras corporais dos policiais demonstraram ilegalidade na ação e que o jovem Igor Oliveira de Moraes Santos, de 24 anos, estava rendido quando foi morto pelos agentes policiais. A polícia também negou que a residência onde o jovem foi morto se tratasse de uma casa bomba, como havia sido informado inicialmente pela corporação.
São Paulo (SP), 11/07/2025 – O coronel da Polícia Militar, Emerson Massera, fala na coletiva de imprensa sobre a ação da PM em Paraisópolis no quartel general da Polícia Militar. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil – Rovena Rosa/Agência Brasil
Segundo o coronel Emerson Massera, porta-voz da Polícia Militar de São Paulo, dois dos policiais envolvidos nessa ação foram presos em flagrante por homicídio doloso (intencional).
“Visualizamos, pelas câmeras, que os dois policiais que atiraram no Igor o fizeram já com o homem rendido. Por conta disso, a providência tomada foi a prisão em flagrante”, completou. “Não havia nada que justificasse, nesse momento, o disparo por parte da força policial. Em razão disso, os policiais foram presos em flagrante por homicídio doloso”, disse Massera.
Para o vice-presidente da associação, no entanto, isso só demonstrou que a polícia mentiu durante a realização da operação na comunidade.
“Tiraram mais uma vida. Foi mais uma mãe enterrando seu filho”, disse.
“Eles [policiais] soltaram para a imprensa ontem que eles tinham estourado uma casa bomba, que essa casa tinha droga e que o suspeito tinha revidado e, nessa troca de tiro, eles haviam matado o suspeito. A gente sabia que não tinha acontecido isso: os rapazes realmente fugiram porque já tinham passagem pela polícia. Eles correram, entraram numa casa e lá se renderam. Mas a polícia escolheu um deles e o executou. Hoje eles admitiram [que o rapaz estava rendido] por causa da repercussão do caso, senão ia ser mais uma fala da comunidade contra outra fala deles [dos policiais]”, disse China.
“E ontem foi uma gota d’água, né? Mais uma mentira, os policiais debochando, dando risada, comemorando. Vamos ver se eles vão comemorar agora estando presos”, completou.
Logo após a morte de Igor, houve protesto dos moradores de Paraisópolis. E, durante o protesto, houve mais uma morte.
Segundo o porta-voz da PM, essa segunda morte, de um rapaz identificado como Bruno Leite, ocorreu após “uma intensa troca de tiros”. Um policial acabou ferido neste episódio e uma pessoa foi presa em flagrante por ter incendiado um carro.
“Nós tivemos um sargento da Rota [tropa de elite da PM] que foi baleado no ombro e a munição acabou se alojando na clavícula. Ele está internado. Ele foi socorrido imediatamente ali ao hospital Albert Einstein e agora foi removido para o Hospital das Clínicas. Ele está bem e está fora de perigo, mas a equipe médica está avaliando a necessidade de uma cirurgia nas próximas horas”, informou Massera.
“Nesse confronto nós tivemos uma pessoa atingida também, que foi o Bruno Leite, e que tinha passagens por tráfico de drogas, furto e roubo e era egresso do sistema prisional. Esse homem morreu em confronto com policiais da Rota”, acrescentou.
Após mais um episódio violento na comunidade, a União de Moradores informou que deverá se reunir, já na próxima semana, com diversas entidades de direitos humanos para discutir a violência policial.
“O Estado precisa colocar a polícia dentro da legalidade. Ninguém está dizendo que a polícia não tem que fazer ações ostensivas ou que não tem que fazer operação. Mas ela tem que cumprir a lei. A lei não manda você pegar um suspeito já rendido e executar ele. A lei não manda você pegar uma droga e plantar na casa de uma moradora e aí uma reportagem estampar que essa é uma casa bomba, enquanto a pessoa trabalhadora e dona dessa casa estava em seu serviço. Ninguém tem direito de tirar vida de ninguém”, afirmou China.
Cancelamento de ação de direitos humanos
Por causa da violência desses últimos dias, uma ação de direitos humanos que seria desenvolvida neste sábado (12) na comunidade de Paraisópolis precisou ser cancelada. A ação iria reunir órgãos como a Receita Federal, o Ministério da Saúde, Tribunal Regional Eleitoral e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para facilitar a emissão de documentos e vacinar os moradores da localidade.
“A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, em conjunto com a União dos Moradores de Paraisópolis e o Legado Paraisópolis, informa que, por motivos de força maior, a atividade do programa Direitos em Movimento – Ouvidoria Itinerante, prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de julho, em Paraisópolis, São Paulo, foi cancelada.
A decisão foi tomada em razão do agravamento do contexto de segurança no território, após a atuação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 16º Batalhão, que resultou na morte de cidadãos e na prisão de dois policiais militares, além do indiciamento de outros dois agentes”, diz trecho da nota sobre o cancelamento da ação.
Outras
Polícia prende 2 suspeitos de matar estudante em Ilha Solteira, em SP

A Polícia Civil do município de Ilha Solteira, no interior de São Paulo, prendeu nesta quinta-feira (10) dois suspeitos de participação do assassinato da estudante Carmen de Oliveira Santos, de 25 anos. A jovem, trans e negra, está desaparecida desde o dia 12 de junho, quando foi vista pela última vez nas proximidades do Campus II da Universidade Estadual Paulista, onde estudava zootecnia.
Nesta sexta-feira (11), a Polícia Civil fez buscas na casa de um dos suspeitos, chamado Marcos Yuri Amorim, que supostamente tinha um romance com a jovem. Em entrevista ao site Ilha News, o delegado responsável pelo caso, Miguel Rocha, disse que foi feita perícia na casa de um dos suspeitos e que drones e cães estão sendo usados na busca pelo corpo de Carmen no lote onde fica a casa, em uma área rural.
“A gente chamou o auxílio da guarda municipal e do canil da Polícia Militar. A gente esta fazendo uma varredura nessa are do lote, um lote rural, uma área extensa”. O mesmo será feito na casa do outro suspeito, Roberto Carlos Almeida.
De acordo com o delegado, a hipótese é de que a motivação para o crime foi que Carmen montou um dossiê com crimes cometidos por Marcos Yuri, como roubo e furto de cabos.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“Estão sendo analisadas imagens, colhidos depoimentos de testemunhas, verificadas denúncias e informações, além da realização de vistorias em diversos locais de interesse. O procedimento policial está em fase avançada, com a adoção de todas as medidas legais cabíveis para o esclarecimento dos fatos”, disse a Polícia Civil por meio de nota. O delegado responsável disse que ainda pediu ajuda à Marinha para fazer buscas nas margens dos rios próximos.
“Precisamos do corpo, ou de onde que ela esteja, para a gente ficar em paz. E que punam as pessoas que fizeram essa brutalidade com ela”, disse Gerson, o pai de Carmen, em vídeo no perfil de Instagram, @carmenondeesta, criado para mobilizar a população em busca da estudante.
Manifestação
Nesta quinta-feira, parentes e amigos da estudante fizeram uma manifestação pedindo esclarecimentos sobre o desaparecimento dela. “Queremos respostas, onde está Carmén”, dizia o grupo. “Nossa luta é por respostas para que esse caso não seja esquecido”, disse Lucas Oliveira, irmão de Carmen, ao convocar o ato em frente à Unesp.
A Unesp divulgou nota em que manifesta solidariedade à família e aos amigos da estudante e disse que acompanha o caso com muita apreensão.