Evento
I Seminário ” A Desjudicialização da Saúde Suplementar”

Ministros de tribunais superiores, juristas e especialistas renomados se reunirão para um dia intenso de debates no seminário “Desjudicialização da Saúde Suplementar”, coordenado pelo Ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça.
Promovido pela Revista Justiça & Cidadania, o encontro acontece de forma presencial no dia 9 de maio na Escola Paulista da Magistratura. O objetivo é debater soluções para a redução dos processos relacionados à saúde na Justiça.
O seminário discutirá temas como os desafios e as reflexões da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde; o combate às fraudes; a desjudicialização e o sistema NatJus.
Inscrição: https://www.institutojc.com.br/eventos/i-seminario-desjudicializacao-da-saude/
PROGRAMAÇÃO
9H – ABERTURA
Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Gilson Delgado Miranda, Desembargador; Diretor da Escola Paulista de Magistratura
Daiane Nogueira de Lira, Coordenadora do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde
Ludhmila Hajjar, Professora Titular da Disciplina de Emergências da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Tiago Santos Salles, Diretor-Executivo da Revista Justiça e Cidadania
9h30 | 11h – INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE: DESAFIOS E REFLEXÕES
Joel Ilan Parciornik, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Luciene Bonan, Diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde no Ministério da Saúde
Alexandre Fioranelli, Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde
Denizar Viana, Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Daniel Wang, Professor Fundação Getulio Vargas
11h | 12h – DESAFIO DAS FRAUDES NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Daniela Teixeira, Ministra do Superior Tribunal de Justiça
Vanessa Mateus, Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo
Vera Valente, Diretora-Executiva da Federação Nacional da Saúde Suplementar
Rodrigo Falk Fragoso, Advogado, Doutor em Direito Penal pela USP e Professor na Pós-Graduação da PUC-Rio
14h30 – ALMOÇO
14h30 | 16h – DESJUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE SUPLEMENTAR
Antonio Saldanha, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Daniel Tostes, Procurador-Geral da Agência Nacional da Saúde Suplementar
Breno Monteiro, Presidente da Confederação Nacional de Saúde
Glauce Carvalhal, Diretora Jurídica da Confederação Nacional das Seguradoras
Angélica Carlini, Coordenadora da Área de Direito da Escola de Negócios e Seguros
16h | 17h – NATJUS, NOTAS TÉCNICAS, AVALIAÇÕES E PERÍCIA PRÉVIAS
Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Carolina Morozowski, Juíza Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Vanessa Teich, Diretora de Economia da Saúde do Hospital Israelista Albert Eisntein
17H | 17h15 – ENCERRAMENTO
Paulo Dias de Moura Ribeiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Antonio Saldanha Palheiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça
Gilson Delgado Miranda, Desembargador; Diretor da Escola Paulista de Magistratura
Vera Valente, Diretora-Executiva da Federação Nacional da Saúde Suplementar
Arnaldo Hossepian, Diretor-Presidente da Fundação Faculdade de Medicina
Por Adriana Ayres
Evento
Conexão Rio traz três dias de música, esporte, gastronomia e cultura com entrada gratuita na Barra da Tijuca

O Conexão Rio transforma o Parque Rita Lee, na Cidade do Rock (Barra da Tijuca), em um grande ponto de encontro cultural entre os dias 22, 23 e 24 de agosto. Serão três dias de programação gratuita reunindo música, esporte, gastronomia, empreendedorismo e inclusão social, com atividades para todas as idades.
Além das oficinas de basquete, skate, boxe, jiu-jitsu e MMA Drill, o festival contará com área kids para a diversão das crianças e o aguardado sorteio de uma guitarra autografada pelos Detonautas. O público também poderá visitar a Feira de Empreendedorismo, com expositores de artesanato, moda autoral, perfumaria, bijuterias, acessórios, roupas pet e muito mais.
Na parte gastronômica, serão 26 espaços com pratos típicos da culinária nordestina, oriental, mineira, brasileira, mediterrânea e outras montados próximos ao palco principal.
A programação musical reúne artistas consagrados e novos talentos da cena independente, com apresentações confirmadas de Detonautas, Tiago Millores, intérprete do Fred Mercury, Guilherme Lemos, Intérprete do Renato Russo , VA’A Surf Band, Banda Notturnia, Salnaveia, Ultra Hertz, Gleison Túlio, BPU, entre outros nomes que vão embalar o festival com muito som e energia.
Mais do que um evento, o Conexão Rio é um manifesto pelo acesso democrático à arte, ao lazer e à convivência comunitária. O festival reforça a potência da cultura carioca e convida todos a viver o Rio em sua versão mais inclusiva, afetiva e transformadora.
—
SERVIÇO
Local: Parque Rita Lee – Cidade do Rock, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Funcionamento:
- Sexta-feira (22/08): 16h às 23h
- Sábado (23/08)
- domingo (24/08): 12h às 23h
Contato para imprensa: count.eventos@gmail.com
Evento
João Pessoa recebe Caravana Judiciária

Com edições já realizadas em Belém/PA, Recife/PE, Curitiba/PR, Maceió/AL e Goiânia/GO, a próxima parada da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária será em João Pessoa/PB, no dia 22 de agosto, às 15h, no plenário do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB).
O projeto, idealizado pela Revista Justiça & Cidadania, busca sensibilizar e capacitar magistrados, assessores jurídicos de tribunais de todo o país, advogados e estudantes sobre os impactos do fenômeno no sistema de Justiça com o apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), ambos vinculados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A proposta da Caravana é percorrer diversas capitais brasileiras promovendo debate sobre os efeitos negativos da litigância abusiva na duração dos processos, nos custos operacionais do Judiciário e na credibilidade do sistema judicial. Os setores mais afetados incluem instituições financeiras, operadoras de telecomunicações e planos de saúde.
O evento contará com a presença de autoridades como o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Leandro Santos; o coordenador do Centro de Inteligência, Inovação e Governança do TJPB, juiz de Direito Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; a diretora de governança, compliance e estratégia corporativa da Conexis Brasil, Danielle Crema; e a advogada especialista em fraudes, Viviane Ferreira.
Para o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, “sem dúvida, a Caravana Nacional da Cooperação Judiciária se mostra exitosa desde o início. Precisamos replicar as boas práticas que devem nortear nossa atuação nesse tema. Refiro-me às chamadas demandas sem lastro, ou, como costumo denominar, à litigância predatória. O objetivo é garantir uma sintonia fina com a magistratura de ponta, preparando juízas e juízes em início de carreira para lidarem com esse tipo de prática”.
Segundo o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles, a Caravana tem como principal objetivo promover o compartilhamento de diretrizes eficazes para combater a litigância abusiva e, assim, melhorar a prestação jurisdicional no país. “Nossa expectativa é conscientizar os magistrados, suas equipes e os advogados na compreensão de que a litigância abusiva prejudica não só o funcionamento do sistema de Justiça como um todo mas também a sociedade. Ao incentivar boas práticas e qualificar o debate, contribuímos para o fortalecimento do Judiciário e para uma prestação jurisdicional mais eficiente”, afirmou Salles.
A litigância abusiva desvia recursos públicos que deveriam ser destinados ao processamento e à decisão de casos legítimos, provocando aumento considerável do tempo médio de tramitação processual.
Com agenda nacional paralela à da correição realizada pelo CNJ, a Caravana pretende realizar outras quatro edições por todo o país, no decorrer do ano de 2025, visando fomentar o intercâmbio de boas práticas e estratégias que tornem o Judiciário brasileiro mais eficiente, acessível e preparado para enfrentar os desafios crescentes relacionados ao uso indevido da máquina judiciária.
Serviço:
⚖ 6ª Caravana Nacional da Cooperação Judiciária
📍 Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, (Praça João Pessoa, s/n, João Pessoa)
📆 22 de agosto, às 15h
Serão concedidas 3 horas de atividades complementares
🔗 Inscreva-se em: https://lnk.bio/s/jc_revista/caravana_22agosto
☎ Para mais informações ou dúvidas entre em contato (61) 99119-5391
Evento
Advogada Karla Karina Lemos embarca para Goiânia para receber homenagem ao lado de grandes nomes do país

Na manhã desta terça-feira, 19 de agosto de 2025, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi palco de um embarque que promete marcar história. A advogada Karla Karina Lemos, referência nacional em Direito Tributário e Desenvolvimento Empresarial, seguiu rumo a Goiânia ao lado do empresário Max Cherman, para participar do evento do ano, que acontecerá amanhã, 20 de agosto, na capital goiana.
Karla será uma das grandes homenageadas da noite, em uma celebração que reunirá celebridades, empresários de destaque e líderes que têm transformado o cenário brasileiro. O reconhecimento vem por sua atuação incansável na defesa das empresas e no fortalecimento da economia do país através da estratégia tributária, área em que se consolidou como uma das maiores especialistas do Brasil.
“Desenvolver empresas por meio de uma gestão tributária inteligente é investir diretamente no crescimento do país. Meu propósito sempre foi mostrar que o Direito não é um obstáculo, mas sim um aliado para prosperidade dos negócios”, afirma a advogada, que será entrevistada ainda hoje pela Rede Bandeirantes de Goiânia e pela BandNews FM 90.7.
A homenagem de amanhã promete ser marcante: autoridades, personalidades da mídia e grandes nomes do empresariado brasileiro estarão presentes em uma noite de reconhecimento ao talento e à dedicação de quem transforma vidas e empresas com conhecimento e visão estratégica.
Não é à toa que Karla Karina Lemos vem sendo chamada de “a advogada das empresas do Brasil”. Seu nome, associado à inovação, coragem e resultados, transcende o meio jurídico e inspira mulheres e homens que sonham em crescer, empreender e liderar.
Amanhã, em Goiânia, o país verá mais uma vez a consagração de uma trajetória construída com ética, inteligência e paixão pelo que faz.