Esporte
IEE promove formação sobre proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade

O encontro, realizado esta semana, reuniu 73 profissionais da equipe do Instituto, em formato presencial e on-line
Julho, 2025 – O Instituto Esporte e Educação (IEE), em parceria com o SBSA Advogados, realizou nesta semana uma importante formação interna sobre “Criando Espaços Seguros”, com participação de 73 colaboradores e colaboradoras em formato híbrido (presencial e on-line).
A iniciativa teve como objetivo fortalecer as políticas internas de proteção e salvaguarda, reforçando o compromisso do IEE com ambientes seguros para crianças, adolescentes e pessoas em situação de vulnerabilidade em todas as suas atividades.
Os advogados Camila Gbur Haluch e Pedro Henrique Monteiro de Barros da Silva Néto conduziram o encontro, revisando a política de proteção já implementada no IEE e apresentando situações práticas sobre prevenção de assédio moral e sexual, exploração, abuso, negligência e bullying.
A alta participação da equipe demonstra o engajamento institucional com uma cultura de proteção, ética e responsabilidade social – valores fundamentais para o desenvolvimento integral das pessoas atendidas pela organização.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
O Instituto Esporte Educação conta com os seguintes parceiros: Mercado Livre, Itaú, BTG Pactual, SHELL Brasil, VALE, Instituto CCR, Novelis, Bank Of America, Grupo HDI e HDI Global Seguros, Cogna Educação, Aché, Zurich, Comgás, Pfizer, Polimix, CTC-Centro de Tecnologia Canavieira, Concessionária Aeroportos Amazonia, BIC Amazonia, Grupo Eaton, Verde Asset Management, Grupo ABBOTT, Astrazeneca, Grupo Eternit, Grupo SIMPAR, Grupo SEMP, PRAGMA Gestão de Patrimonio, Banco ABC, Grupo Mobile, Grupo Omnicom, WALLERSTEIN, Santil, TrackAndField, Localiza&CO e Instituto Localiza via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal, ROCHE e Bloomberg e BARUEL e NIKE.
Foto: IEE / Divulgação
Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram : https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/
Linkedin : https://www.linkedin.com/company/institutoesporteeeducacao/
Esporte
Adaptação à altitude refletirá no desempenho da seleção, diz Elias

O técnico Arthur Elias acredita que a seleção feminina estará um pouco mais adaptada à altitude de Quito, capital do Equador, no próximo compromisso pela fase de grupos da Copa América, na quarta-feira (16), às 18h (horário de Brasília), contra a Bolívia. A TV Brasil transmite a partida ao vivo.
Para o treinador, a equipe verde e amarela sentiu o impacto dos 2.850 metros acima do nível do mar da capital equatoriana na vitória do último domingo (13), por 2 a 0, sobre a Venezuela, no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, que também sediará o duelo de quarta (16). Arthur avaliou que detalhes como a questão física e a maior velocidade da bola, devido à altitude, deram trabalho à seleção, que sofreu com impedimentos: foram oito, contra um das rivais.
“A Venezuela tinha uma linha de zaga que parava bastante, para forçar o impedimento. Caímos diversas vezes nessa armadilha. Mas foi algo interessante para que a gente consiga, no próximo momento, sincronizar melhor as corridas e o último passe. Esperava essas dificuldades. Foram diferentes preparações, no sentido de que não estávamos adaptados à altitude. Acredito que no próximo jogo [a equipe] talvez ainda sinta um pouco, mas já para a terceira partida [contra o Paraguai] estaremos super adaptados”, disse Arthur, em entrevista coletiva. “Tem a velocidade da bola, o campo… Falei para elas [atletas] que são muito melhores do que foram hoje [domingo], com certeza. Agora, é se adaptar e o que conseguimos fazer nesse jogo, fazermos no outro melhor ainda”, emendou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Seleção Feminina de Futebol (@selecaofemininadefutebol)
O comandante também comentou a diferença de atuação nos dois tempos do jogo de domingo. A Venezuela controlou os 30 minutos iniciais, não cedeu finalizações e chutou cinco vezes, tendo como melhor chance um quase gol por cobertura de Dayana Rodríguez, aos 20 minutos. O Brasil, porém, foi eficiente e marcou logo na primeira oportunidade que teve, com Amanda Gutierrez. Já na etapa final, o time canarinho se reorganizou e conseguiu neutralizar a equipe dirigida pelo brasileiro Ricardo Belli, além de ampliar o placar com Duda Sampaio.
“Dentro do que a gente pôde analisar a Venezuela, houve algumas alterações, não de sistema [de jogo], mas de comportamentos, para conseguir trazer dificuldade para nossa seleção. Achei que o jogo foi muito interessante no aspecto tático. No primeiro tempo, essas variações que a Venezuela fez, com trocas de posição, muitos podem tentar fazer contra a gente”, avaliou Arthur. “Erramos bastante tecnicamente, ficamos menos tempo com a bola do que precisaríamos, mas, de maneira geral, houve uma evolução grande no segundo tempo, com ajustes para marcarmos melhor, e criamos chances de gol”, concluiu o treinador.
O Brasil ocupa o segundo lugar do Grupo B da Copa América, com os mesmos três pontos do Paraguai, que fica à frente pelo saldo de gols, já que estreou goleando a Bolívia por 4 a 0, no mesmo estádio. Os dois primeiros colocados de cada chave (são duas, com cinco times em cada) avançam às semifinais. Os dois finalistas garantem vaga à Olimpíada de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
Esporte
Ticket Sports participa da Corrida de Negócios em Ribeirão Preto

Nos dias 15 e 16 de julho, Ribeirão Preto, interior de São Paulo, será palco da primeira edição da Corrida de Negócios, evento inédito que conecta organizadores, marcas, assessorias e profissionais do universo das corridas de rua e esportes outdoor. Entre os principais destaques da programação está a Ticket Sports, maior plataforma de inscrições para eventos esportivos da América Latina, que será representada pela Head de Marketing, Gabriela Donatello e ainda por um estande da marca no evento.
No painel “Além da linha de chegada”, Gabriela apresentará dados atualizados, tendências globais, oportunidades de crescimento e os impactos reais do setor no Brasil.
“A presença da Ticket Sports no evento simboliza não apenas sua liderança no mercado, mas também seu papel fundamental como agente de inovação e transformação no ecossistema esportivo. Nosso propósito é ir além da tecnologia. Queremos contribuir com inteligência de mercado, soluções práticas e uma visão estratégica que ajude a desenvolver o setor como um todo”, comentou Donatello.
Com mais de 25 mil eventos atendidos e recentemente atingido a marca de 10 milhões de inscrições vendidas na plataforma, a Ticket Sport oferece soluções completas para organizadores, desde inscrições e gestão de dados até ferramentas de marketing e relatórios analíticos.
A Corrida de Negócios, promovida pela ChipTiming Ribeirão Preto, acontecerá no espaço A Fábrica, reunindo nomes relevantes do esporte, da comunicação e do marketing. Serão dois dias intensos de palestras, painéis, mesas-redondas, demonstrações tecnológicas e ativações interativas. A programação inclui ainda temas como captação de patrocínio, posicionamento de marca, monetização com fotografia esportiva, marketing digital e os desafios da gestão de eventos em um mercado cada vez mais competitivo e profissionalizado.
Serviço
Evento: Corrida de Negócios
Data: 15 e 16 de julho de 2025
Local: A Fábrica – Ribeirão Preto (SP)
Inscrições e informações: www.corridadenegocios.com.br
Esporte
Brasil inicia Copa América com vitória de 2 a 0 sobre a Venezuela

O Brasil derrotou a Venezuela por 2 a 0, na noite deste domingo (13) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito (Equador), em sua estreia na Copa América de futebol feminino, que contou com a transmissão da TV Brasil. Após este resultado a seleção brasileira ocupa a 2ª colocação do Grupo B da competição com três pontos conquistados.
La alegría es Brasileña en el debut 😀#CopaAmericaFEM pic.twitter.com/5h5p0caXbX
— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) July 14, 2025
Claramente afetadas pelos efeitos dos 2.850 metros de altitude, as jogadoras do Brasil não conseguiram dominar as ações no primeiro tempo, e permitiram que as venezuelanas chegassem com perigo em algumas oportunidades, como aos 23 minutos, quando a volante Dayana Rodríguez acertou chute que passou muito perto da meta defendida pela goleira Lorena.
Porém, a seleção brasileira mostrou eficiência quando a chance de abrir o placar se apresentou. Aos 31 minutos a zagueira Isa Haas lançou Gio na ponta direita. A atacante partiu em velocidade e cruzou para o meio da área, onde a artilheira Amanda Gutierres só teve o trabalho de escorar para o fundo do gol.
Jogo Bonito 🪄🇧🇷#CopaAmericaFEM pic.twitter.com/jd5aC6ZLWM
— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) July 14, 2025
Na etapa final o técnico Arthur Elias realizou várias mudanças na equipe brasileira, e o Brasil conseguiu ampliar o placar aos 43 minutos, com a volante Duda Sampaio. Agora, a seleção brasileira volta a entrar em ação na próxima quarta-feira (16), quando enfrenta a Bolívia a partir das 18h (horário de Brasília).
Goleada do Paraguai
O líder da chave do Brasil é o Paraguai, que, também neste domingo, goleou a Bolívia pelo placar de 4 a 0. As paraguaias foram superiores na partida e, logo aos 23 minutos do primeiro tempo, abriram o placar com a jovem atacante Claudia Martínez, de apenas 17 anos. A atacante do Olimpia (Paraguai) voltou a deixar a sua marca aos 40 minutos, com um chute de direita após cruzamento de Bareiro.
Brillante debut de la @Albirroja 🔝🇵🇾#CopaAmericaFEM pic.twitter.com/rPd4T985S7
— CONMEBOL Copa América™️ (@CopaAmerica) July 13, 2025
O terceiro gol do Paraguai saiu já na etapa final. Aos 15 minutos a defesa da Bolívia falhou e Martínez ganhou na velocidade para marcar seu terceiro gol no confronto. Já aos 45, Lice Chamorro marcou para dar números finais ao marcador.