Ilustrações de Orlando Pedroso em dois volumes repletos de bom-humor

Lançamento da editora Almedina Brasil compila trabalhos de um dos maiores cartunistas do país

Em 1978, quando a redemocratização batia à porta, Orlando Pedroso publicou suas primeiras charges no extinto jornal Em Tempo. De lá para cá, ele se tornou um dos mais conceituados cartunistas do Brasil, tendo colaborado com veículos de todo o país e ilustrado mais de 80 livros.

- Publicidade -

Com 45 anos de carreira consolidados em 2023, a arte de Pedroso ganha destaque em um lançamento duplo publicado pelo selo Minotauro da editora Almedina Brasil. A coletânea Charges, cartuns e ilustrações – VOL. I e II celebra o humor irreverente e sempre sagaz do ilustrador.

O primeiro volume reúne ilustrações feitas a mão, com pincéis e tintas, publicadas em grande parte na Folha de S. Paulo entre 1985 e 2011, desde o tempo em que o mundo ainda era analógico. As charges abordam especialmente as movimentações dos governos de Fernando Collor de Mello e Itamar Franco.

O outro volume, mais recente, traz cartuns com temas livres, desenhados à mão, mas já finalizados no computador, confirmando que Orlando Pedroso não parou no tempo. A obra, formatada no estilo 2 em 1 ou “vira-vira”, tem prefácios do quadrinista Spacca e da jornalista Mariliz Pereira Jorge.

Em cada página, é possível perceber que as metodologias de desenho empregadas e os resultados alcançados são extremamente variados. Algumas das ilustrações mais complexas soam até mesmo poéticas e convidam os leitores a explorar detalhes e texturas. Tudo isso sem perder a piada, claro.

Duas vezes finalista do Prêmio Jabuti – com a ilustração das obras “Não vou dormir”, em 2007, e “Filosofias baratas me são as mais caras”, em 2015, o cartunista concorreu ainda ao Prêmio AEILIJ de Literatura e venceu do Prêmio HQ Mix de Melhor Ilustrador três vezes.

- Publicidade -

Charges, cartuns e ilustrações – VOL. I e II reverencia não apenas o talento de Orlando como ilustrador, mas também sua maneira de fazer rir e pensar. Isso porque suas charges não deixam de capturar o cotidiano com doses iguais de sarcasmo e reflexão, seja qual for o contexto sociocultural.

Ficha técnica
Livro: Charges, cartuns e ilustrações – VOL. I e II
Autor: Orlando Pedroso
Editora: Almedina Brasil, Minotauro
ISBN: 9788563920683
Páginas: 220
Formato: 23x23x1,9
Preço: R$ 119,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon

Sobre o autor
Orlando Pedroso é artista gráfico, cartunista e ilustrador, nasceu em São Paulo, em 1959. Foi colaborador do jornal Folha de S. Paulo de 1985 a 2011 e de vários veículos de imprensa do Brasil, além de Artista Homenageado no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) de Belo Horizonte, de 2007. Produz eventualmente séries de desenhos inéditos para mostras individuais, como “Como o diabo gosta (1997)”, “Olha o passarinho! (2001)”, “Uns desenhos e Ôtros desenhos (2007)”. É membro do conselho da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB).

Sobre a editora
Fundada em 1955, em Coimbra, a Almedina orgulha-se de publicar obras que contribuem para o pensamento crítico e a reflexão. Líder em edições jurídicas em Portugal, a editora publica títulos de Filosofia, Administração, Economia, Ciências Sociais e Humanas, Educação e Literatura. Em seu compromisso com a difusão do conhecimento, ela expande suas fronteiras além-mar e hoje traz ao público brasileiro livros sobre temas atuais, em sintonia com as necessidades de uma sociedade em constante mutação.

Compartilhe este artigo
Segue:
Editora e criadora da Rede Brasileira de Notícias. Fazendo também parte da redação do Imprensabr. Sempre com comprometimento com a imparcialidade na informação.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *