Imperatriz (MA) se prepara para sediar a 25ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023


Nos dias 8 e 9 de novembro, a cidade de Imperatriz (MA), recebe a 25ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023. Nestas datas, o frigorífico Fribal local planeja receber aproximadamente mil animais. A realização do evento é possível graças à parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN) com a Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), e é organizada pelo Fribal, com o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.


“A realização desta etapa do Circuito em Imperatriz não apenas reconhece a dedicação e o empenho dos criadores locais, mas também, oferece uma oportunidade valiosa para a troca de conhecimentos, experiências e boas práticas entre os pecuaristas da região”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.


Com uma população bovina de mais de 8,5 milhões de cabeças, o Maranhão assume uma posição de destaque na produção de carne no Brasil, sendo o principal estado do Nordeste na pecuária. A cidade de Imperatriz possui extrema importância no cenário pecuário estadual, com o segundo maior contingente bovino, o município trabalha com mais de 1,6 milhão de animais.


“A ACNB está comprometida em promover a seleção e a produção de animais de alto padrão genético, capazes de contribuir para o aumento da produtividade e a qualidade da carne bovina no Brasil. A participação de Imperatriz reforça nossa missão e valores, e tenho certeza de que será um evento marcante para todos os envolvidos”, finaliza Locateli.


Contatos para inscrições  
Para participar do Circuito Nelore de Qualidade em Imperatriz, os pecuaristas devem entrar em contato com a unidade Fribal local pelo telefone (99) 99211-0574, para falar com Renato.


Novidades do campeonato 
O campeonato de 2023 conta com duas modificações promovidas pela ACNB. A primeira é a faixa de peso de carcaça em que os machos julgados recebem a pontuação máxima. Até 2022, os bovinos que pesassem de 18 a 25 arrobas recebiam nota 10. Em 2023, o limite mínimo para alcançar tal nota sobe duas arrobas. Agora, apenas as carcaças de machos que pesam de 20 a 25 arrobas recebem a nota máxima. Os bovinos que pesam de 18 a 20 arrobas recebem nota 9. Para as fêmeas, não há alteração: as que tiverem de 14 a 18 arrobas de peso seguem recebendo nota máxima na avaliação dos técnicos em cada etapa. 


Outra novidade é a criação de prêmio específico para o Melhor Lote de Carcaça de Machos e/ou Fêmeas Terminado em Pastagens. Antes, a premiação era entregue apenas ao fim do campeonato, de forma nacional, na cerimônia de premiação do Nelore Fest. Agora, o reconhecimento está sendo entregue em cada etapa. 

Calendário 
As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas: 
•       14/11 – Friboi de Redenção (PA) 
•       16/11 – Frisa de Teixeira de Freitas (BA) 
•       17/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA) 
•       21 e 22/11 – Friboi de Diamantino (MT) 
•       23/11 – Friboi de Marabá (PA) 
•       29/11 – Friboi de Itapetinga (BA) 
•       30/11 – Friboi unidade II de Campo Grande (MS) 


Circuito Nelore de Qualidade 
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 


Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Compartilhe este artigo
Segue:
A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.
Deixe um comentário