Um incêndio iniciado na última quinta-feira (5) já destruiu cerca de 10 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A área afetada, segundo estimativa da administração do parque, está localizada entre o Paralelo 14 e a Cachoeira Simão Correia.
Segundo o site da Agência Brasil, ainda não se sabe a causa exata do incêndio, mas há suspeitas de que ele tenha sido criminoso. Desde o início das chamas, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o PrevFogo, do Ibama, mobilizaram equipes para combater o fogo, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás.
Além disso, organizações como a Rede Contrafogo e o Instituto Biorregional do Cerrado (IBC) estão auxiliando nas ações de combate. Em Alto Paraíso de Goiás, o lixão também foi atingido, e moradores criticam a falta de fiscalização e ação da prefeitura.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até o dia 7 de setembro, foram registrados quase 49 mil focos de queimadas no Cerrado, número que só fica atrás da Amazônia. A reportagem não obteve retorno de órgãos como o ICMBio, Ibama e a prefeitura local até o fechamento da matéria.