Cultura
Inscrições abertas para o PAC 2024: Capacitação gratuita para artistas independentes
Para quem deseja impulsionar sua carreira musical com uma base sólida de autogestão, o PAC 2024 – Pilares da Autogestão de Carreira na Música chega em sua 2ª edição trazendo workshops gratuitos e on-line, entre 4 e 7 de novembro. Voltado a artistas independentes, o programa explora temas como direção de arte, estratégias de lançamento no streaming e acessibilidade, com traduções em Libras e orientação de especialistas do mercado catarinense. Link de inscrição: https://forms.gle/76AknUcmArgatw4Q7
Ministrado por profissionais atuantes no mercado musical catarinense, o programa oferecerá insights sobre o panorama atual da indústria musical no Brasil e em Santa Catarina. O foco principal das aulas será no mercado local, mas a atividade encontra-se aberta aos interessados de todo o país.
“O projeto PAC 2024 tem como objetivo fornecer ferramentas para que os profissionais que trabalham com música possam abordar suas carreiras não apenas do ponto de vista musical, mas também do aspecto empresarial, visando alcançar um equilíbrio entre a criatividade e as demandas burocráticas de suas atividades, com o intuito de promover a independência e o controle mais amplo de seu trabalho”, ressalta Emanueli Dalsasso, produtora executiva do PAC e ministrante de um dos workshops.
E reforça o convite aos iniciantes na carreira: “Não precisa ter prática, nem experiência na área musical. Os workshops são, justamente, para quem está começando”, explica Emanueli.
A proposta foi selecionada no Edital Lei Paulo Gustavo D+ / SC 2023, executada com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
Conheça os workshops
“Direção de arte: imagem na Música”, com a diretora de arte Rafaella Piazza
Os participantes recebem insights sobre o processo criativo por trás da concepção e execução de direção de arte, incluindo o desenvolvimento de conceitos visuais, design de capas de álbuns, figurino, criação de arte promocional e estratégias de branding visual.
“Os Pilares da Autogestão de Carreira na Música”, com a produtora cultural Emanueli Dalsasso
A ministrante apresenta ponto a ponto as diversas frentes de trabalho dentro do mercado da música. Com um foco criativo, estratégico e administrativo, esse workshop explora, desde os processos de formação musical, até a gestão de negócios, marketing digital, legislação e aspectos logísticos de shows e produção artística. Os participantes aprendem a planejar sua carreira de forma abrangente, compreendendo desde a criação de repertório até a distribuição digital e estratégias de comunicação eficazes. A atividade é voltada para músicos, bandas e produtores com foco em reciclar e conhecer novas frentes dentro da carreira musical, de forma profissional e estratégica.
“Lançando minha música no streaming”, com a produtora cultural Cacá Neves
A produtora apresenta os caminhos para o lançamento de músicas em plataformas de streaming. Será falado sobre ECAD, associações de gestão coletiva, obras x fonogramas, ISRC, ISWC, distribuidora, agregadora, selos, gravadoras, entre outros pontos importantes para o lançamento musical em streaming.
“Acessibilidade em projetos culturais”, com a consultora em acessibilidade Thuanny Galdino
Pensando na crescente necessidade de inclusão de pessoas PCDs em projetos culturais, a ministrante irá apresentar medidas de acessibilidade, sendo elas para projetos digitais, gravados e ao vivo. O objetivo principal é capacitar os participantes com as ferramentas e conhecimentos necessários para integrar a acessibilidade em seus projetos culturais, promovendo assim a igualdade de acesso e participação na experiência cultural, envolvendo todos os públicos.
Ficha técnica
Produtora executiva: Emanueli Dalsasso | Realização e produção: Dalsasso Produtora | Assistente de produção: Arthur Paim | Projeto gráfico: Leo Saconatto |Técnico de transmissão: Willian de Souza |
Ministrantes: Rafaella Piazza, Emanueli Dalsasso, Cacá Neves, Thuanny Galdino | Intérpretes de Libras: Traduz Libras | Assessoria de imprensa: OrBe Comunicação e Livia Gomes.
Serviço
PAC 2024 – Pilares da Autogestão de Carreira na Música
Workshop 1 – “Direção de arte: imagem na Música” com a diretora de arte Rafaella Piazza
Dia 4 de novembro, segunda-feira, às 19h
Workshop 2 – “Os Pilares da Autogestão de Carreira na Música” com a produtora cultural Emanueli Dalsasso
Dia 5 de novembro, terça-feira, às 19h
Workshop 3 – “Lançando minha música no streaming” com a produtora cultural Cacá Neves
Dia 6 de novembro, quarta-feira, às 19h
Workshop 4 – “Acessibilidade em projetos culturais” com a consultora em acessibilidade Thuanny Galdino
Dia 7 de novembro, quinta-feira, às 19h
Transmissão via plataforma Zoom
Duração de cada workshop: 1h30
Recurso de acessibilidade: tradução em Libras
Link de inscrição: https://forms.gle/76AknUcmArgatw4Q7
(o link para acessar a sala de exibição será enviado três dias antes do workshop, no e-mail cadastrado pelo participante)
Acompanhe a Dalsasso Produtora: https://www.instagram.com/dalsassoprodutora/
Cultura
Espetáculo em tributo aos Bee Gees está de volta ao Teatro RioMar Recife
Neste domingo, dia 16 de novembro, o Teatro RioMar Recife vai ser palco para um tributo que promete emocionar. Uma Noite com Os Bee Gees presta homenagens aos ícones da música que marcaram o imaginário de milhares de pessoas ao redor do mundo. A apresentação vai acontecer às 21h.
Com uma trajetória marcada por sucessos, o grupo Bee Gees se consagrou como um dos maiores da história da música mundial. Formado pelos irmãos Barry, Robin e Maurice Gibb, o trio britânico conquistou o público com vozes encantadoras. Donos de hits como “Stayin’ Alive”, “How Deep Is Your Love” e “Night Fever”, os Bee Gees marcaram gerações e se tornaram ícones da era disco, acumulando prêmios, recordes de vendas e uma legião de fãs que atravessa décadas.
Para celebrar esse legado, o espetáculo “Uma Noite com Bee Gees” traz uma apresentação especial que revive os grandes sucessos do grupo em um show repleto de emoção e nostalgia. Com produção cuidadosa, arranjos fiéis e interpretações envolventes, o espetáculo recria a energia e o carisma dos irmãos Gibb no palco.
Os ingressos custam a partir de R$ 110, e estão disponíveis no site do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br) ou na bilheteria, localizada no Piso L4 do RioMar Recife.
Cultura
Instituto Periferia do Futuro inaugura nova sede na cidade de Salvador
Projeto se consolida na formação, criação e valorização da cultura afro-brasileira via a promoção de ações voltadas à educação, tecnologia, arte e empreendedorismo social
O Instituto Periferia do Futuro, organização que passou a transformar a realidade da juventude negra e periférica de Salvador, na Bahia, celebra um marco histórico neste “Novembro Negro”: a inauguração de sua nova sede, situada no Edifício Brulio Xavier, no coração da capital baiana.
Com um pouco mais de uma ano e meio de atuação no campo da responsabilidade social, o Instituto se consolida como um espaço de formação, criação e valorização da cultura afro-brasileira, via a promoção de ações voltadas à educação, tecnologia, arte e empreendedorismo social.
Além das atividades na nova sede, o Instituto mantém suas formações semanais em outros espaços da cidade, como as Aulas na Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), aos sábados, e Oficinas no Boca de Brasa, às terças-feiras, às 16h.
Durante a inauguração do novo espaço, realizada na última semana, o Instituto fez o anúncio para o início da preparação para o Concurso de Beleza Negra Periferia do Futuro, que será realizado no próximo dezembro. O evento busca valorizar a estética, a identidade e o protagonismo da juventude negra, reafirmando o compromisso da instituição com a promoção da autoestima e da representatividade.
Com sede no centro histórico de Salvador, o Instituto Periferia do Futuro segue como um ponto de encontro, articulação e inspiração, com intuito de oferecer o papel das juventudes negras como protagonistas das transformações sociais. “Inaugurar nossa sala no mês da Consciência Negra é um marco simbólico. É a periferia ocupando o centro, afirmando que o futuro é negro, diverso e periférico”, destaca o presidente e idealizador do projeto Carlos Cruz.
Serviço:
Local: Edifício Brulio Xavier – Rua Chile, 22, Sala 1506, Centro, Salvador – BA
Aulas: FUNCEB (sábados) | Boca de Brasa (terças, às 16h)
Cultura
Artista plástico Gerson Fogaça leva sua arte e talento aos salões do Museo Carlos Alonso, em Mendoza
Goiano estreia no circuito cultural argentino com apresentação da mostra “Caos In Itinere”, que reúne 39 obras marcadas pelo expressionismo e abstracionismo
Na última sexta-feira (7), o Museo Carlos Alonso, localizado na região central do destino, inaugurou para visitação pública, a exposição “Caos In Itinere”, do artista plástico goiano Gerson Fogaça. Ao todo 39 obras compõem a mostra, sendo distribuídas nos três pisos do museu, que transitam pela produção artística de Fogaça, entre 2007 e 2025, evidenciando o diálogo constante entre gesto e cor, matéria e tempo — eixo poético que estrutura sua pesquisa.
“Estamos trabalhando nesta exposição há três anos e estou encantado com Mendoza. A cidade se parece muito com minha, bastante arborizada, com um povo muito feliz. Quero agradecer muito em poder estar neste belo museu e poder ter contado com a colaboração de todos os envolvidos para atingirmos o resultado deste projeto. Sou um artista autodidata e desde de pequeno me envolvi com a arte, mas quando cheguei à cidade de Goiânia, com 16 anos de idade, tive a oportunidade de entrar pela primeira vez em um museu e desde de então passei a pesquisar e a desenvolver arte. E hoje tenho muita sorte em poder estar aqui com vocês”, agradeceu o artista plástico Gerson Fogaça, durante a vernissage da mostra que marca sua estreia no circuito de artes plásticas da Argentina.
Com curadoria assinada pela franco-argentina Patrícia Avena Navarro, a mostra apresenta um recorte da trajetória do artista. “As pinturas de Fogaça são marcadas por energia e vitalidade e configuram um “balé urbano” em que as formas se libertam dos contornos e transitam entre o figurativo e o abstrato, tensionando o humano e o transitório. Sua poética combina espontaneidade do gesto e construção cromática rigorosa, compondo paisagens simbólicas situadas entre o real e o imaginário — entre o que passa e o que permanece”, pontua Patrícia.
Entre os destaques está a obra “La Sangre en la vasija” (O Sangue no Alguidá), apresentada em 2019, que compõe um diálogo com a literatura do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez. “A obra foi censurada no Brasil e fizemos questão de apresentá-la aqui em Mendoza. Acho que o contexto apresentado reproduz nossa cidade, pela liberdade e direito de expressão. A obra reafirma essa liberdade existente em Mendoza. O povo mendocino está muito sensível à liberdade de expressão e espero que todos os visitantes apreciem este lindo trabalho”, completa a curadora.
A abertura especial para convidados contou com a presença do Cônsul Geral adjunto do Consulado-Geral do Brasil em Mendoza, José Gilberto Jungblut; da diretora de atividades artísticas de Mendoza, Laura Beningazza; da coordenadora de espaços culturais de Mendoza, Marcela Lucero, e apreciadores de artes plásticas. A produção da exposição conta assinatura de Malu da Cunha e da KA Produções Culturais, com realização do Instituto Cultural Urukum e a viabilização do Programa Goyazes do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
Agenda internacional
Após Mendoza, o artista apresenta a mostra “Na Curva do Tempo”, com curadoria de Dayalis González Perdomo, no Centro Cultural Lecrac (Palência, Espanha). A mostra integra o circuito cultural que celebra a irmandade entre Palência e o Rio de Janeiro, simbolizada pelos monumentos Cristo del Otero e Cristo Redentor. A abertura oficial acontece no próximo dia 18 de novembro, com a presença de Gerson Fogaça e ficará aberta para visitação do público até 8 de dezembro de 2025.
Serviço
Exposição: Caos In Itinere – Gerson Fogaça
Curadoria: Patrícia Avena Navarro
Abertura: 7 de novembro de 2025, às 20h
Local: Museu Carlos Alonso
Endereço: Av. Emilio Civit, 348 – Mendoza, Argentina
Visitação:Até 30 de dezembro de 2025


