Esporte
Inscrições abertas para o Pure Beach, na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL)

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Pure Beach, o evento mais sustentável do mundo de Beach Tennis, realizado na Praia do Francês, entre os dias 2 e 7 de abril. O torneio distribui US$ 35 mil e 470 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.
A competição volta a ser realizada na paradisíaca praia alagoana do Município de Marechal Deodoro e terá novamente os melhores do mundo no que será um dos primeiros grandes eventos da nova temporada.O principal torneio, o ITF, ocorre entre os dias 3 e 6. Nos dias 2, terça-feira, e 7, domingo, serão realizados dois torneios da série BT 10, sem premiação.
As inscrições para o evento profissional estão abertas no site da Federação Internacional de Tênis. Os amadores das categorias A, B, C em Dupla Masculina, Feminina e também Masters 40+, 50+ e 60+ podem se inscrever pelo Tênis Integrado pelo link https://tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/18113 . As categorias de Simples podem se inscrever pelo link https://tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/18116 . Os Juvenis e a categoria D se inscrevem pelo https://tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/18115 .
A novidade para este ano é a realizado de um evento internacional BT 50, com premiação de US$ 4 mil, na Arena Açaí Concept, em Maceió (AL), entre os dias 7 e 10 de março. A competição dará vaga na chave principal do evento da Praia do Francês para as duplas campeãs em formado de convite, o wild-card. As inscrições já estão abertas pelo site da ITF. O torneio também será destinado aos amadores com inscrições no link https://tenisintegrado.com.br/torneio_painel_info/index/18054 .
O Pure Beach conta com os patrocínios da Prefeitura de Marechal Deodoro e do Hotel Ponta Verde Francês.
Esporte
Candidato único, Samir Xaud é eleito presidente da CBF

O médico infectologista e dirigente esportivo Samir de Araújo Xaud, de 41 anos, é o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Candidato único, ele foi eleito neste domingo (25) na sede da entidade, no Rio de Janeiro, por 25 das 27 federações estaduais e por apenas 10 dos 40 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O mandato de Xaud vai até 2029.
Ele comandará a CBF no lugar de Ednaldo Rodrigues, afastado no último dia 15, por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
No início do ano passado, Xaud foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), antes comandada por seu pai por 42 anos seguidos.
Boicote
Diferentemente da eleição anterior, que reelegeu Ednaldo Rodrigues por unanimidade, o pleito deste domingo não contou com os votos de 18 clubes.
Participaram do boicote à eleição da CBF as seguinte agremiações: América-MG, Athletico, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, São Paulo e Sport.
Apenas Cruzeiro, Operário e Santos votaram neste domingo (25). Bragantino e Ferroviária não compareceram ao pleito, assim como a Federação Paulista de Futebol (FPF), a maior do país.
Vale destacar que os votos têm peso diferente de acordo com o estatuto da CBF. O voto das federações tem peso três; os clubes da Série A têm peso dois; e os demais da Série B contam apenas um ponto.
Sendo assim, Xaud totalizou 103 pontos, sendo que o máximo possível seria 141.
A eleição ocorre um dia antes da primeira convocação da seleção brasileira pelo novo técnico Carlo Ancelotti, ex-treinador do Real Madrid. A equipe disputará em junho as Eliminatórias da Copa do Mundo.
“Queremos que o povo volte a se identificar com a seleção canarinho”, afirmou Xaud, no discurso de posse.
“Iniciamos uma nova fase na CBF. Nossa gestão será marcada pelas renovações das ideias e pelo desenvolvimento pleno do esporte. Nosso propósito é construir uma nova CBF, moderna e comprometida com o desenvolvimento da indústria de futebol”.
Além de Xaud, foram eleitos oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
Legalidade em pauta
Nesta semana, volta à pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) a legalidade do processo eleitoral da CBF.
Em fevereiro deste ano, o ministro Gilmar Mendes arquivou a ação do Ministério Público, iniciada em 2017, após homologação do acordo que reconhecia a conformidade do pleito.
No entanto, com a conclusão do pedido de vista solicitado pelo ministro Flávio Dino, o mérito da Ação Civil Pública que questiona as mudanças no estatuto eleitoral da CBF será julgado na próxima quarta-feira (28).
Tais mudanças estabeleceram peso diferente aos votos de federações e clubes do Brasileirão nas eleições à presidência da entidade esportiva.
Esporte
Cross Urbano CAIXA comemora aniversário do Guará (DF) na festa do esporte com 1.000 atletas

Circuito de corridas de rua deu início à edição 2025 neste domingo (25) no tradicional bairro de Brasília, com percurso de 7k, unindo trechos na terra e no asfalto
Maio, 2025 – O Cross Urbano Caixa comemorou com muita festa o aniversário do Guará. O circuito de corridas de rua deu início à edição 2025 neste domingo (25), no tradicional bairro de Brasília (DF). A etapa de abertura contou com a presença de 1.000 atletas, que elogiaram muito o percurso e a prova como um todo.
A largada e chegada foram em frente à arena do Teatro CAVE. No percurso, de 7k, belos locais e vários desafios, em um dia de sol na capital do País. Pela primeira vez, o Cross Urbano CAIXA contou com uma prova mista – na terra (cross country) e em espaços urbanos. E os participantes aprovaram a novidade.
O primeiro quilômetro foi no asfalto, no Kartódromo Ayrton Senna, ao som do Tema da Vitória. Depois, 5k de terra, com toda a beleza do Parque Ezechias Heringer, não sem antes passar ao lado da tradicional Feira do Guará. Do parque, a prova seguiu em direção à Pista de Bicicross, para uma volta completa, no último quilômetro, novamente no asfalto. E os atletas terminaram a corrida destacando o desafio desse trecho final.
A premiação reuniu os participantes na arena do Teatro CAVE, encerrando com muita comemoração essa primeira etapa do Cross Urbano CAIXA. Agora, o evento volta a ser disputado no dia 12 de julho, no Estádio do Mangueirão, em Belém (PA).
Programação oficial de aniversário – Uma corrida inédita no Guará, integrando a programação do aniversário do bairro. Um sucesso junto aos participantes e a quem esteve acompanhando o evento.
“O evento foi um show, sucesso total, seja no bonito parque, seja com o desafio de superar a pista de bicicross, alcançando o objetivo de entrar para o calendário oficial da cidade, com a prova sendo realizada todo ano no mesmo percurso”, destaca o organizador Freddy Carvalho.
O circuito – O Cross Urbano CAIXA foi lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no País, e veio para fomentar a ideia de multiuso das arenas, ficando conhecido como a corrida dos estádios. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito, nas grandes arenas de futebol do País, como Mineirão, Arena Amazônia, Arena Castelão, Estádio Mané Garrincha, Arena Pantanal e Arena Pernambuco, entre outras.
O Cross Urbano CAIXA é organizado pela Corpore Sano e tem o patrocínio da CAIXA e Governo Federal.
Calendário 2025
25/05 – Guará – Brasília (DF)
12/07 – Estádio Mangueirão – Belém (PA)
19/07 – Estádio Albertão – Teresina (PI)
10/08 – Estádio Moisés Lucarelli – Campinas (SP)
06/09 – Arena Castelão – Fortaleza (CE)
04/10 – Estádio Rei Pelé – Maceió (AL)
Etapa de encerramento – Rio de Janeiro (RJ) – Maracanã ou Parque Olímpico da Barra – data a definir
Foto: Cross Urbano CAIXA/Divulgação
Mais informações:
Instagram: @crossurbanocaixa
E-mail: crossurbano2025@gmail.com
Esporte
Calderano é vice-campeão mundial inédito no tênis de Mesa em campanha

Após uma campanha histórica para mesatenistas das Américas, o brasileiro Hugo Calderano ficou com o vice-campeonato mundial neste domingo (25), em Doha (Catar).
Número 3 do mundo, o carioca de 28 anos, foi superado na decisão do título pelo chinês Wang Chuquin, vice-líder do ranking, por 4 sets a 1, com parciais de 12-10, 11-3, 4-11, 11-2 e 11-7.
O brasileiro chegou pela primeira vez a uma final de Mundial, até então dominadas por mesatenistas asiáticos e europeus.
O revés para Chuqin ocorre um mês após o asiático ter sido derrotado de virada por Calderano na semifinal da Copa do Mundo, em Macau, por 4 sets a 3. Agora, no histórico de partidas entre os dois, o chinês lidera com cinco vitórias em sete confrontos.
É o primeiro título mundial de Wang – ele chegou à final em 2023, mas acabou em segundo lugar. A China é a maior potência no tênis de mesa: subiu ao topo do pódio nas última 11 edições do Mundial.
“Não consegui apresentar o meu melhor hoje. Foi mais a parte física que pesou, o jogo de ontem me esgotou. Estou exausto ainda. Tentei me recuperar da melhor maneira. Durante o jogo tentei voltar brigando, fazer o melhor, mas eu não tinha mais nada no tanque”, disse Calderano, após o revés.
A prata inédita para o Brasil também foi motivo de comemoração para o carioca.
“Foi um torneio incrível, antes do torneio se me falassem que eu sairia com uma medalha, eu ficaria muito feliz. No final eu consegui fazer o melhor que dava pra fazer. Tem um significado enorme, pois sempre foi um dos meus grandes objetivos. Alguns anos atrás era muito difícil um brasileiro sonhar com medalha no Mundial, e nós conseguimos”, analisou.
“Claro que fica o gostinho de quero mais, queria sair daqui como campeão mundial, mas com certeza vou ter outras oportunidades. Vou seguir elevando meu nível e me preparando para chegar ainda melhor nas próximas”, concluiu.
Há nove temporadas jogando no Liebherr Ochsenhausen (Alemanha), Calderano agora vai se concentrar para a final da liga alemã de tênis de mesa, contra o Borussia Düsseldorf, em 15 de junho.