Esporte
Ítalo Ferreira vence etapa de Abu Dhabi e assume liderança da WSL

Primeiro surfista campeão olímpico na história, o brasileiro Ítalo Ferreira conquistou neste domingo (16) o título em Abu Dabhi, etapa no Oriente Médio que estreou este ano na Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês). Na final, o potiguar, campeão mundial em 2019, levou a melhor sobre o indonésio Rio Waida, com somatóio de 17.27 contra 14.50 obtido pelo asiático na maior piscina do mundo de ondas artificiais. O título na segunda etapa da WSL alçou o potiguar à liderança na temporada, com 16,085 pontos. Em segundo lugar está o havaiano Barron Mamiya (11,330) e em terceiro o paulista Miguel Pupo (9,490).
O PRIMEIRO CAMPEÃO DE ABU DHABI! 🔥
Ítalo Ferreira garantiu o título nas duas primeiras ondas! Inclusive, com esse 8.60 para a esquerda! 🇧🇷
Gigantesco! 💪#WSLBrasil pic.twitter.com/A71iALSgS6
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) February 16, 2025
Emocionado, Ítalo saiu do mar nos braços dos torcedores e comemorou com a bandeira do brasil.
“É estilo Senna aqui! Lancei um Senna ali na [onda de] esquerda. É um orgulho representar o Brasil, um país que tem grandes guerreiros, grandes histórias. Isso me motiva muito. Graças a Deus venci essa competição. É um campeonato [em piscina] que alguns anos atrás fiquei em segundo, e isso me motivou a vencer essa competição, me fez treinar muito mais, me dediquei 100% a isso. Fiquei muito grato por essa oportunidade”, dissse Ítalo ementrevista após o título em Abu Dhabi, referindo-se ao vice-campeonato na piscina Surf Ranch, na Califórnia (Estados Unidos), em 2023.
Ítalo sobrou logo no início da final, com notas 8.67 nas ondas para o lado direito, e 8.60 para o esquerdo. Já o adversário indonésio, obteve notas inferiores: 7.83 e 6.67.
Outros dois brasileiros surfaram neste domingo (16) nas ondas artificiais de Abu Dhabi mas pararam nas quartas de final, superados por australianos. O paulista Miguel Pupo perdeu para Ethan Ewing e o catarinense Yago Dora para Jack Robinson.
VOOU TANTO QUE POUSOU NO TOPO! 🏆🚀
Como é bom te ver sorrindo, meu campeão! 💙#WSLBrasil pic.twitter.com/Q9DODy10B7
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) February 16, 2025
Na disputa feminina, quem levantou o tróféu foi a norte-americana Caitlin Simmers que totalizou 16.13 (8.67 + 7.43) na final contra a australiana Molly Picklun , com somatório de 15.70 (8.00 + 7.70).
A terceira de 11 etapas regulares da WSL será em Peniche (Portugal), com início em 15 de março.
Esporte
115ª edição do Aberto de Tênis da CAASP reúne advogados em Catanduva (SP)

Evento teve como objetivo incentivar a interação entre os advogados e seus familiares.
Entre os dias 15 e 16 de fevereiro, o Clube de Tênis de Catanduva foi o palco da 115ª edição do Aberto de Tênis, evento realizado pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, a CAASP.
Ao todo, 41 advogados do estado de São Paulo participaram da competição, que reuniu profissionais da classe em um ambiente de esporte, lazer e confraternização.
A competição na quadra de saibro do interior paulista contou com jogos acirrados, nos quais os atletas demonstraram técnica, espírito esportivo e superação, enfrentando o forte calor característico da cidade. Homens e mulheres de diversas idades participaram das disputas.
Além de promover a prática esportiva, o evento teve como objetivo incentivar a interação entre os advogados na CAASP e seus familiares. O torneio reforçou a importância do esporte como ferramenta de bem-estar e integração, proporcionando momentos de descontração e networking entre os participantes.
“O fim de semana foi bem legal, foi a primeira vez que eu participei do torneio, então toda a integração com os colegas foi bem legal e certamente participarei de outras competições e das próximas edições do torneio”, destacou Andressa Alves, vencedora da categoria Feminino Iniciante.
O Aberto de Tênis da CAASP é uma das principais competições do calendário esportivo da entidade e reforça o compromisso com a promoção da qualidade de vida dos advogados.
“Estamos tentando aumentar o número de eventos esportivos promovidos pela CAASP e fazer com que essas festividades cresçam, especialmente para promover a convivência entre os advogados. São 15 anos realizando esse evento aqui em Catanduva e nossa vontade é que essa iniciativa perdure por muitos anos, cada vez com mais força e participantes”, comentou Fábio Mariz, diretor de esportes da CAASP.
Os patrocinadores foram Movida e Seguros MDS, Devito, Casa Salamanca, Alfatek, KinBrasil e São Domingos.
Confira os resultados
Categoria 29-30
Campeão: André Manzano
Vice-Campeão: Kim Ribeiro
Categoria 40-49
Campeão: Leonardo Sousa
Vice-Campeão: Alexandre Magosso
Categoria 50-59
Campeão: Oclair Silva
Vice-Campeão: Daniel Follador
Categoria Acima de 60
Campeão: Mairton Cândido
Vice-Campeão: Euripedes Martins
Categoria Feminino
Campeão: Luciana Calcavara
Vice-Campeão: Renato Castro
Categoria Feminino Iniciante
Campeão: Andressa Alves
Vice-Campeão: Luísa Follador
Categoria Masculino Iniciante
Campeão: Romeu Neto
Vice-Campeão: Fabrício Castellan
Torneio de Duplas
Categoria A
Campeão: André Manzano e Alan Flor
Vice-Campeão: Marcelo Carvalho e Mairton Cândido
Categoria B
Campeão: Carla Chiarella e Romeu Neto
Vice-Campeão: Frederico Oliveira e Bruno Frediani
Sobre a CAASP
A CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo) é um órgão vinculado à OAB/SP, criado em 1936 para oferecer benefícios e assistência aos advogados e estagiários regularmente inscritos na Ordem.
Seu funcionamento está previsto no Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/1994) e sustenta-se por contribuições estatutárias da categoria. Como entidade beneficente sem fins lucrativos, possui autonomia administrativa e financeira, contando com sede em São Paulo e atuação em todo o estado. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da CAASP.
Foto: Beatriz Barbosa | On Board Sports
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez
flavio@onboardsports.net
+55 11 99949-8035
Esporte
Botafogo perde para o Racing e se complica na Recopa Sul-Americana

O Botafogo ficou em situação complicada na disputa pelo inédito título da Recopa Sul-Americana, pois foi derrotado por 2 a 0 pelo Racing (Argentina), nesta quinta-feira (20) no estádio El Cilindro, em Buenos Aires, na partida de ida da competição que coloca frente a frente o atual campeão da Copa Libertadores e o vencedor da Copa Sul-Americana.
🏆🤩 ¡Fiesta de @RacingClub en el Cilindro!
🔝 Venció a @Botafogo por la ida de la CONMEBOL #Recopa y viaja con venta a Río de Janeiro. pic.twitter.com/VQETaIiSyn
— CONMEBOL Recopa (@ConmebolRecopa) February 21, 2025
Desta forma, o Alvinegro de General Severiano terá que vencer, na próxima quinta-feira (27) no estádio Nilton Santos, pela diferença de três ou mais gols para ficar com o título no tempo regulamentar. Um triunfo por dois gols leva para a disputa de pênaltis. Já o Racing é campeão com um empate ou até mesmo com uma derrota por um gol de diferença.
O Botafogo não fez uma boa apresentação fora de casa. Diante de um estádio lotado, cometeu erros que não podem ser cometidos em uma decisão. E um deles permitiu que o Racing abrisse o placar. Aos 24 minutos do primeiro tempo o zagueiro argentino Barboza derrubou Adrián Martínez dentro da área. E o juiz marcou pênalti. Vietto foi para a cobrança e não falhou.
💙🤍 ¡Festeja, @RacingClub! ¡El gol de Luciano Vietto!
🏆 CONMEBOL #Recopa 2025 pic.twitter.com/kAMFnbsFd4
— CONMEBOL Recopa (@ConmebolRecopa) February 21, 2025
O Alvinegro até começou melhor na etapa final, mas qualquer chance de reação foi por água abaixo aos 17 minutos, quando o Racing encaixou rápido contra-ataque que terminou com um toque por cobertura de Adrián Martínez que deixou o goleiro John sem reação.
Esporte
Rafael Matos e Marcelo Melo alcançam semifinal do Rio Open

Os brasileiros Rafael Matos e Marcelo Melo se garantiram nas semifinais do torneio de duplas do Rio Open após derrotarem o português Francisco Cabral e o holandês Jean-Julien Rojer por 2 sets a 0 (parciais de 6/4 e 6/3), nesta quinta-feira (20) no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
BRASIL NA SEMIFINAL DE DUPLAS 💚💛
🇧🇷 Melo/Matos 🇧🇷 eliminam Cabral/Rojer 6/4 6/3 e pegam Darderi/Navone na semi!#RioOpen pic.twitter.com/G5dbbynj2P
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 20, 2025
“Hoje foi um belo jogo para nós, [pois] conseguimos imprimir bem nosso jogo. Eu usando as minhas armas, o Rafa usando as deles da melhor maneira possível. O jogo era duríssimo hoje, jogamos contra eles na semana passada e ganhamos por 10-8 no super tie-break. Hoje [foi] muito mais controlável. Jogar em casa, no Brasil, dá inconscientemente mais energia e acho que foi um jogo praticamente perfeito para nós”, declarou Marcelo Melo.
Agora os brasileiros medirão forças com o italiano Luciano Darderi e o argentino Mariano Navone para buscarem uma vaga na decisão da disputa de duplas do maior torneio da América do Sul.
“São dois jogadores bem sólidos de fundo, gostam bastante do saibro. Acho que teremos que montar bem a tática. Também será um jogo diferente das duas primeiras rodadas. Mas será um jogo duro, eles estão na semi por grande mérito, também ganharam dois bons jogos”, afirmou Rafael Matos.