Esporte
Ítalo, Yago e Miguel Pupo avançam às quartas do Surf Abu Dhabi Pro

O sábado (15) foi de classificação dos brasileiros Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Yago Dora às quartas de final da segunda etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL, na sigla em inglês), disputada em piscina de ondas artificiais em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). Eles venceram suas respectivas baterias e serão os únicos representantes do país na reta final do evento a partir de 0h (horário de Brasília) de domingo (15).
Quem parou nas oitavas foi o bicampeão mundial Filipe Todedo quando competia com japonês Kanoa Igararashi. O brasileiro se chocou com um fotógrafo dentro d’água ao surfar a segunda onda de direita que o deixou transtornado. Também ficaram pela caminho ambém Deivid “DVD” Silva e Matheus Herdy.
O primeiro a avançar neste sábado (15) foi o paulista Miguel Pupo, classificado às oitavas na repescagem. Pupo eliminou o sul-africano Jordy Smith da etapa de Abu Dhabi. Pupo somou 13,24 pontos – levou nota 7.17 em uma onda de esquerda, e 6,17 na direita. Já o adversário sul-africano totalizou apenas 11,50 pontos.
Italo nas alturas! 🔥🚀
Quando ele decola, a gente já sabe que vem espetáculo!
Ítalo Ferreira cravou um 8.50 nas oitavas do Surf Abu Dhabi Pro com um aéreo insano! 🤯🌊
Segue na briga e promete mais voos pela frente! ✈️💥#WSLBrasil pic.twitter.com/4ExKOJABrY
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) February 15, 2025
Em uma disputa 100% nacional, o potiguar Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico da história, levou a melhor sobre o catarinense Matheus Herdy. Destaque da bateria cinco, Ítalo somou 15,17 pontos muito em parte ao arriscar uma bem sucedida manobra aérea que lhe valeu nota 8,5. Já Mateus Herdy somou 12,60 pontos.
Na oitava e última bateria do dia, o catarinense Yago Dora despachou o australiano Joel Vaughan. Mesmo não indo bem nas tentativas de direita – levou nota 5,90 – Dora brilhou na esquerda com um aéreo (7,77 pontos), totalizando 13,67, contra 12,67 pontos do australiano.
Quartas de final
Bateria 1 – Ethan Ewing (Austrália) x Miguel Pupo
Bateria 2 – Jackson Bunch (Havaí) x Rio Waida (Indonésia)
Bateria 3 – Italo Ferreia x Kanoa Igarashi (Japão)
Bateria 4 – Jack Robinson (Austrália) x Yago Dora
Disputa feminina
O primeiro dia do torneio feminino com 18 surfistas em Abu Dhabi não foi bom para as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva. Elas não conseguiram avançar direto da primeira fase para as quartas de final e foram buscar a vaga na repescagem. No entanto, também não passaram no round eliminatório decisivo, com 12 competidoras brigando por duas vagas`para quem obtivesse as maiores notas.
Vice-campeã olímpica em Paris, Tati totalizou 12,74 com notas 6,47 (onda de direita) e 6,27 (esquerda) e acabou na quinta posição na repescagem. A compatriota Luana Silva, recém-campeã mundial júnior (Sub 20) encerrou na 10ª posição, com 5,17 pontos. A líder repescagem foi a norte-americana Sawyer Lindblad (somatório de 7,00 pontos) e a francesa Vahine Fierro (6,70).
Esporte
Números provam que o Arnold Sports Festival South America é o maior encontro multiesportivo da América Latina

Evento será entre os dias 4 e 6 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A expectativa é que receba mais de 100 mil visitantes.
O Arnold Sports Festival South America 2025, organizado pela Savaget Group, está marcado entre os dias 4 e 6 de abril, no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo (SP). Considerado o maior evento multiesportivo da América Latina, atrai atletas, profissionais da área e entusiastas do esporte de diversas partes do mundo. A edição 2025 deve reunir cerca de 10 mil atletas competindo em mais de 30 modalidades, como fisiculturismo, levantamento de peso, jiu-jitsu e karatê.
Além das competições, o evento é formado pela tradicional feira de nutrição esportiva e fitness, com direito a ativações de produtos e degustações. A previsão é que mais de 200 expositores estejam presentes. “Trata-se de um espaço de vendas para aumentar a visibilidade de uma marca e, como sempre digo, de sonhos e de oportunidades para se fazer grandes negócios’’, conta Ana Paula Leal Graziano, CEO da Savaget Group. A edição 2024 registrou 7016 CNPJs credenciados e meio bilhão de reais em negócios, consolidando-se como ponto de encontro essencial para empresas do setor.
O evento abriga, ainda, congressos voltados para profissionais do bem-estar, como médicos, educadores físicos e nutricionistas, e para o mercado pet. Segundo Ana Paula Leal Graziano, a organização sempre pensa em inovações capazes de transformar a experiência do público “Conhecendo bem as necessidades do setor fitness e de nutrição, criamos diversos fóruns com especialistas e temas importantes’’, explica ela. “A ideia é transmitir cada vez mais conhecimento para o segmento. Nossa proposta é desafiar os limites do convencional e provocar momentos únicos, que incentivem o rendimento físico, a criatividade e a inovação’’.
A edição 2024 do Arnold Sport Festival South America, também realizada no Expo Center Norte, recebeu 100 mil visitantes em três dias, além de 7.600 congressistas e mais de 22.000 lojistas e proprietários de academias. A expectativa é que todos esses números sejam superados em abril.
Algumas das modalidades esportivas já confirmadas do Arnold Sports Festival South America 2025
Bodybuilding profissional
Bodybuilding amador
Mas wrestling
Power biceps
Parajiu-jitsu
Cheerleading
Strongman pró
Strongman amador
Jiu-jitsu
Karate
Muay-thai
Sambo
Festival olímpico
Sanda
Sumo
Powerlifting
Octógono
Calistenia
Luta de braço
Jump rope
Sobre a Savaget Group.
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar vários dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país. O Arnold Sports Festival South America, que completou dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses carros-chefes, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, agitando, em feiras e competições, uma legião de apaixonados por saúde.
Esporte
BTG Pactual realiza parceria com Bike Series e amplia o incentivo aos esportes

Evento que promove o ciclismo em autódromos e estradas fechadas passa a se chamar “BTG Pactual Bike Series” a partir de 2025 e conta com novidades
O BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, está apoiando o Bike Series, série de provas de ciclismo realizada em autódromos e estradas fechadas, que a partir da próxima edição se chamará “BTG Pactual Bike Series”.
Com esse movimento, o banco dará suporte a experiências que unem a busca por um estilo de vida mais saudável e a superação de desafios.
A primeira etapa acontece no dia 23 de fevereiro, no autódromo Fazenda Capuava. O BTG Pactual Bike Series contará com outras cinco provas ao longo do ano: em 13 de abril, no CP Ford, em Tatuí-SP; 11 de maio, no Autódromo de Interlagos; 15 de junho – local a definir; 31 de agosto, no Circuito Pan Americano; e 19 de outubro, no Campo de Provas Goodyear, em Americana-SP. O evento busca proporcionar uma experiência única para ciclistas de diferentes níveis, incentivando-os a superarem seus limites em trajetos seguros e desafiadores.
Além da entrega de kits antes de cada etapa, todos os participantes que concluírem a prova recebem a Medalha Finisher, enquanto os cinco primeiros colocados de cada uma das 34 categorias são premiados com troféus. O BTG Pactual Bike Series também promove um Family Day, com espaço lúdico para crianças, mini circuito infantil e diversas atividades para interação entre participantes, familiares e convidados.
“Nossas pesquisas de marca indicam que o ciclismo é um dos esportes mais praticados por nossos clientes. Por isso, a parceria com o Bike Series representa um passo importante para o BTG Pactual. Acreditamos que o esporte tem um papel fundamental na vida das pessoas e, com essa iniciativa, reforçamos nossa presença no segmento e nos aproximamos ainda mais da comunidade de ciclistas”, afirma André Kliousoff, CMO do BTG Pactual.
“Desde o início do BTG Pactual Bike Series nosso objetivo sempre foi proporcionar aos ciclistas a oportunidade de pedalar em locais exclusivos, como autódromos, campos de provas e aeroportos, garantindo a máxima segurança. Estamos comprometidos em continuar oferecendo eventos de alta qualidade, onde a segurança e a satisfação dos participantes são nossas prioridades”, disse Decio Rodrigues, idealizador do BTG Pactual Bike Series ao lado de Dennis Rolim.
O Programa de Incentivo PCD, que cobre 50% do valor da inscrição para atletas com deficiência, também é um grande destaque do evento. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão social, incentivar a prática esportiva e contribuir para a saúde física e mental dos participantes.
O BTG Pactual Bike Series Base é um programa de incentivo aos jovens atletas federados de 15 a 22 anos das categorias Juvenil, Junior e Sub-23 (feminino e masculino) que participam das provas com os custos de inscrição absorvidos pela organização. A cada prova, 80 vagas são disponibilizadas para estes atletas.
Sobre o BTG Pactual
O BTG Pactual (BPAC11) é o maior banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Asset Management, Wealth Management e Banking. O BTG Pactual se consolidou como uma das plataformas de investimentos mais inovadoras do País, com um banco transacional completo para apoiar o momento de vida e a construção da história de seus clientes. Além disso, é pioneiro na agenda ESG, com produtos financeiros que apoiam a transição para uma economia mais verde e sustentável. A instituição é reconhecida e premiada internacionalmente, e conta com mais de 6 mil colaboradores no Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Luxemburgo e Reino Unido.
Esporte
João Fonseca perde para Alexandre Müller e dá adeus ao Rio Open

Apesar de toda a expectativa criada em torno do seu nome, em especial após o título do ATP 250 de Buenos Aires (Argentina) no último domingo (16), o brasileiro João Fonseca foi desclassificado do Rio Open após ser derrotado pelo francês Alexandre Müller por 2 sets a 0, parciais de 1/6 e 6/7 (4/7), na noite desta terça-feira (18).
Após o revés, na partida válida pela primeira rodada daquele que é considerado o maior torneio de tênis da América do Sul, o carioca de 18 anos agradeceu o apoio da torcida que lotou o Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro: “Não foi o jogo que eu gostaria. Mas não poderia deixar de agradecer esta torcida maravilhosa. Foi uma honra”.
Zverev estreia com vitória
Já o cabeça de chave número um da competição, o alemão Alexander Zverev, superou o chinês Bu Yunchaokete por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (7/4) e 6/4). O próximo compromisso do tenista número dois do mundo na competição será contra o cazaque Alexander Shevchenko.
Quem também iniciou a competição com vitória foi o argentino Sebastian Baez. O atual campeão do Rio Open superou o seu compatriota Roman Burruchaga por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/5.