Social
Itaú Social abre inscrições para curso sobre avaliação econômica de políticas públicas e projetos sociais
Formação é gratuita, certificada e contará com aulas on-line; interessados têm até o dia 18 de dezembro para se cadastrar
Conteúdo destinado a estudantes de pós-graduação e profissionais pós-graduados das áreas Economia, Administração Pública e atividades correlatas
Curso já formou mais de 400 especialistas
O Itaú Social está com inscrições abertas para o “Curso Avançado de Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais”. A formação é gratuita, totalmente virtual e destinada a estudantes de pós-graduação (mestrado, doutorado ou especialização lato sensu), graduados e profissionais das áreas Economia, Administração Pública e atividades correlatas. Os interessados devem se cadastrar no site polo.org.br até o dia 18 de dezembro.
O conteúdo é direcionado para o aprendizado de técnicas avançadas para a realização de uma avaliação de impacto de um projeto social ou política pública, em áreas como educação, saúde, segurança ou outros temas relacionados à política pública. Previsto para iniciar em janeiro de 2024, o curso terá duração de dois meses, com aulas no período das 9h às 13h. A formação existe desde 2010 e já certificou mais de 400 especialistas.
Serão considerados para a seleção os seguintes requisitos:
- Histórico escolar do curso atual ou do último curso de pós-graduação;
- Carta de recomendação de professor da instituição de ensino em que o estudante se formou;
- Currículo que contenha informações de experiências profissionais e acadêmicas, contendo atuações como professor ou monitor, se houver.
Na seleção, será dada preferência a candidatas mulheres, pessoas negras e indígenas e moradores das regiões Norte e Nordeste.
O certificado será disponibilizado aos alunos que entregarem o trabalho final do curso e registrarem frequência mínima de 80%. A carga horária é de 100 horas e as aulas ocorrerão no ambiente online.
Para cumprir a programação, recomenda-se que o participante dedique aproximadamente 24 horas por semana, sendo 14 horas destinadas às aulas teóricas, seis horas para o trabalho em grupo (incluindo a participação em monitorias) e quatro horas para estudos individuais.
Curso Avançado de Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais
Período de inscrição: até 18 de dezembro
Público-alvo: estudantes de pós-graduação, mestres, doutores e especialistas em Economia, Administração Pública e áreas afins
Inscrições: cadastro no site polo.org.br
Social
Família Bigucci entra na quarta geração
Dante Muniz Bigucci é o primeiro bisneto do empreendedor Milton Bigucci, presidente da construtora MBigucci
Os patriarcas da Família Bigucci, Milton e Sueli, tornaram-se bisavós. O primeiro membro da quarta geração dos Bigucci’s, Dante Muniz Bigucci, nasceu no dia 21 de outubro de 2025, cheio de saúde e fofura, pesando 3,535 kg e medindo 46,5 cm. Dante é filho de Felipe Bigucci e Bruna Muniz.
As vovós, Roberta Bigucci e Solange Muniz, não cabem em si de tanta alegria com o primeiro neto. E se depender do carinho dos vovós, titios, primos e colaboradores da MBigucci, Dante será muito amado e paparicado.
TRADIÇÃO FAMILIAR – Como tradicionalmente faz no nascimento de cada membro da família Bigucci, Milton Bigucci presenteou o bisneto Dante com um pacote de jornais do dia do nascimento (21/10) e jornais do dia posterior (22/10). A tradição familiar, que se iniciou com o nascimento da primeira filha, Roberta, tem como objetivo registrar os fatos mais importantes que aconteceram no Brasil e no Mundo no dia do nascimento e também incentivar a leitura de recordação para quando os pequenos crescerem. A bisavó, Sueli, também tem a tradição de escrever uma carta para cada neto e a carta do Dante, como primeiro bisneto foi mais que especial!
💙 Bem-vindo, Dante!
Social
‘Força em Rede 2025’ reúne mais de 100 lideranças sociais no Rio
Gerando Falcões promove segunda convenção regional para fortalecer organizações do terceiro setor
A Gerando Falcões realiza no dia 11 de novembro de 2025 a segunda Convenção Regional no Rio de Janeiro. O Força em Rede 2025 será realizado no Centro de Convenções do Nova América Offices e vai reunir cerca de 120 organizações sociais engajadas no combate à pobreza em diferentes regiões do estado.
Com o tema “Um impacto sustentável, uma transformação real”, o evento quer inspirar, capacitar e unir lideranças que estão na linha de frente das comunidades. O encontro é produzido pela Associação Prover, Organização da Sociedade Civil que atua como gerência regional da Gerando Falcões no Rio de Janeiro desde de 2023.
“A convenção é a celebração de um ano de dedicação e aprendizado. Como educadora, vejo neste encontro a materialização do nosso processo de formação contínua e da união da nossa rede”, afirma Flavia Silva, fundadora da Associação Prover e gerente regional da Gerando Falcões. “É um dia especial onde nossas lideranças se reúnem para debater sustentabilidade, inovação e estratégias de superação da pobreza”, completa.
Programação e convidados
O evento acontece das 9h às 17h30 e conta com a presença de Lemaestro, cofundador e diretor de operações da Gerando Falcões, e Leo Martins, fundador e CEO do Instituto O Grito e líder nacional da rede Gerando Falcões. A programação aborda temas essenciais para organizações sociais, incluindo gestão e liderança, sustentabilidade financeira para ONGs, modelos de negócios sociais e estratégias para superação da pobreza no Brasil.
Diana Bonar, especialista em Estudos da Paz e diretora da Peaceflow, trará o tema “Cultura de Paz como Estratégia de Transformação Social”. Diana colaborou com a Gerando Falcões na conclusão do pilar de construção da paz na Favela Marte, auxiliando na paz social com desenvolvimento sustentável das comunidades.
Empreendedorismo social em destaque
A convenção sediará dois painéis sobre empreendedorismo social, conduzidos por Flavia Silva e Leo Martins. Os painéis são modelados a partir do Programa de Excelência, que impulsionou projetos de negócio social de organizações parceiras. Participam dos painéis líderes das organizações Apisco, Origem Amorim, Estrela do Amanhã e Obra Social Filhos da Razão e Justiça, que transformaram seus empreendimentos sociais em fontes de renda e sustentabilidade.
O evento também celebra o impacto do Programa Educacional, que promoveu encontros mensais durante o ano com temas centrais para desenvolvimento de gestão e liderança. Este programa está diretamente ligado à tecnologia educacional da Falcons University. As 120 organizações sociais presentes passaram pela Falcons University e continuam se desenvolvendo na rede.
Cultura e consciência negra
Em sintonia com o mês da Consciência Negra, a convenção terá apresentações culturais realizadas por instituições da própria rede. As manifestações visam destacar e valorizar as raízes que estruturam e fortalecem as comunidades, reforçando a importância da cultura no processo de transformação social.
O Grupo de Dança Mineiro Pau Valdemar Madalena, da Obra Social Filhos da Razão e Justiça, apresentará celebração da tradição e ancestralidade com participação de crianças e adolescentes de Santa Cruz e do Quilombo. A Cia 2 Banquinhos, da instituição Viva Zona Oeste de Jacarepaguá, trará a arte da palhaçaria como palco de resistência. A companhia, que celebra 17 anos em 2025, inclui elementos de cultura popular e manifestação do Jongo em sua performance.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que nasceu na favela e tem a missão de transformar a pobreza das favelas em peças de museu. A estratégia é atuar em rede, acelerando o poder de impacto de líderes de favelas em todo o Brasil. A organização investe em educação, desenvolvimento econômico e cidadania, utilizando tecnologia e gestão de ponta para gerar impacto sistêmico e duradouro.
Para entrar em contato:
Flavia Ferreira da Silva Telefone: 21 976383681
E-mail: flavia.silva@gerandofalcoes.com
SERVIÇO
Gerando Falcões apresenta: Força em Rede 2025
Dia: 11 de novembro
Horário: 09 às 17h30
Local: Centro de Convenções do Nova América Offices
Endereço: Avenida Pastor Martin Luther King Jr., 126, Del Castilho – no Shopping Nova América
Social
Pernambuco tem 25 projetos sociais para crianças, adolescentes e idosos apoiados pelo Santander
Está em andamento a 23ª edição do Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, campanhas anuais do Santander Brasil que se consolidaram como uma das maiores iniciativas de destinação de Imposto de Renda para fins sociais no País. A expectativa para 2025 é arrecadar R$ 34 milhões até o dia 21 de novembro, apoiando 104 projetos em 21 estados e beneficiando diretamente mais de 16 mil crianças, adolescentes e idosos.
Neste ano, 20 municípios em Pernambuco têm juntos 25 projetos (veja os nomes deles ao fim do texto) beneficiados nos programas do Santander: Caruaru, Glória do Goitá, Gravatá, Ibimirim, Lagoa de Itaenga, Moreno, Palmares, Paulista, Salgueiro, São Caetano, São José da Coroa Grande, Serra Talhada e Triunfo, no Amigo de Valor; No Parceiro do Idoso, as cidades são: Belo Jardim, Glória do Goitá, Ibimirim, Inajá, Lagoa de Itaenga, Mirandiba, Palmares, Pesqueira, Poção, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada.
O cenário atual do país reforça a urgência dessa mobilização. No Brasil, 44% das denúncias de violações de direitos humanos envolvem crianças e adolescentes; os casos de maus-tratos cresceram 8%; a violência doméstica aumentou 7,8%; e, a cada hora, cinco crianças de até 14 anos sofrem violência sexual. Entre os idosos, a realidade também preocupa: apenas nos três primeiros meses de 2024, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania recebeu mais de 42 mil denúncias de violações de direitos, número superior ao registrado no mesmo período de 2023 e 2022.
“A cada edição, reforçamos que solidariedade e cidadania andam juntas. Ao facilitar o processo de destinação do Imposto de Renda, possibilitamos que clientes e colaboradores contribuam diretamente para o fortalecimento das comunidades e para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma Bibiana Berg, head de Experiência, Cultura e Impacto Social do Santander Brasil.
A participação é simples e sem custo adicional. Pessoas físicas que fazem a declaração pelo modelo completo podem destinar até 6% do imposto devido, enquanto aquelas que optam pelo modelo simplificado podem contribuir a partir de R$ 25. Já as empresas tributadas pelo lucro real podem direcionar até 1% do imposto para o Amigo de Valor e mais 1% para o Parceiro do Idoso, com dedução no imposto a pagar.
Os recursos são destinados diretamente ao projeto escolhido pelo doador, por meio de uma plataforma online criada pelo Santander, que apresenta descrições, imagens, metas de arrecadação e o número de beneficiários de cada iniciativa. Empresas também podem realizar suas doações pelo Internet Banking.
Todos os projetos apoiados seguem as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Estatuto do Idoso, e são desenvolvidos em cidades com IDH de até 0,739. Entre as frentes de atuação estão: acolhimento de crianças e adolescentes, inclusão de pessoas com deficiência, combate a maus-tratos, ao trabalho infantil e à violência sexual, além de ações socioassistenciais e de empoderamento feminino.
Ao longo de sua história, o Amigo de Valor e o Parceiro do Idoso já arrecadaram juntos mais de R$ 363 milhões, apoiaram 1.328 iniciativas sociais em mais de 500 municípios e transformaram a vida de cerca de 1,7 milhões de pessoas.
Contexto
De acordo com o Atlas da Violência 2025 (Ipea/FBSP), mais de 115 mil crianças e adolescentes foram vítimas de violência física, psicológica, sexual ou negligência em 2023 — um aumento de 36% em relação ao ano anterior, sendo a maioria dos casos registrados dentro de casa. Esse dado evidencia a urgência de ampliar redes de proteção e apoio social.
Ao contribuir com projetos sociais por meio do Amigo de Valor, a sociedade ajuda a quebrar ciclos de violência e a enfrentar fenômenos como a adultização de crianças e adolescentes — quando responsabilidades e situações para as quais não estão preparados lhes são impostas precocemente, comprometendo seu desenvolvimento. As iniciativas apoiadas pelo programa oferecem acolhimento, segurança, atividades socioeducativas e oportunidades de lazer, garantindo que meninas e meninos vivam plenamente a infância e a adolescência.
Cidades e projetos beneficiados:
Amigo de Valor
Caruaru
Projeto: Tecendo Saberes na Vida da Meninada e na Comunidade
Glória do Goitá
Projeto: Educação e Vivências Inclusivas
Gravatá
Projeto: Mãos que Acolhem
Ibimirim
Projeto: Rede Umburanas
Lagoa de Itaenga
Projeto: Teia de Proteção, Acolhimento e Inclusão
Moreno
Projeto: Família Acolhedora Moreno
Palmares
Projeto: ConVivência Feliz
Paulista
Projeto: Por uma Juventude em Paz e Segura
Salgueiro
Projeto: Cultivando Valores
São Caetano
Projeto: Família Acolhedora – Cuidado que Garante Direitos
São José da Coroa Grande
Projeto: Gerando Laços
Serra Talhada
Projeto: Sementes do Amanhã
Triunfo
Projeto: Caravana Adolescência sem Gravidez
Parceiro do Idoso
Belo Jardim:
Projeto: NAPI – Núcleo de Apoio à Pessoa Idosa
Glória do Goitá
Projeto: Vida Feliz
Ibimirim
Projeto: Cidadania e Autonomia – Direitos da População Idosa
Inajá
Projeto: Seguindo em Frente
Lagoa de Itaenga
Projeto: Vamosimbora?
Mirandiba
Projeto: Qualidade de Vida na Terceira Idade
Palmares
Projeto: Bem-Estar Social à Pessoa Idosa Residente em ILPI
Pesqueira
Projeto: Pessoa Idosa – Um Novo Retrato para a Sociedade
Poção
Projeto: Renovação Renascente – Pontos e História
Salgueiro
Projeto: Envelhe (SER)
Santa Cruz da Baixa Verde
Projeto: Novos Horizontes
Serra Talhada
Projeto: Envelhecer com Dignidade – Direitos e Autonomia



