Exposição
Jérôme Poignard celebra o Ano da França no Brasil com a exposição ‘RIO’, na Galeria Gilson Martins Ipanema, com aquarelas inéditas que unem arte e design.

“RIO” é o nome da nova exposição de aquarelas do artista franco-carioca Jérôme Poignard, com curadoria de Michel Provost. Mais do que uma exposição tradicional, é uma ação cultural franco-brasileira que materializa o espírito de troca entre os dois países — algo que só poderia nascer no contexto do Ano França-Brasil, que em 2025 completa 200 anos de relações diplomáticas. O projeto convida o público a redescobrir o Rio de Janeiro sob novas formas: nas telas, nas vitrines e nas ruas.
O grande destaque da mostra é seu formato inédito, que une artes visuais e design em uma colaboração criativa com o renomado designer Gilson Martins. As aquarelas de Poignard — que retratam com leveza, cor e espontaneidade a alma urbana do Rio — ganham vida também fora das molduras: foram estampadas em bolsas e acessórios da grife Gilson Martins, criando uma ponte vibrante entre pintura, moda e identidade cultural.
Com paisagens carregadas de luz, emoção e movimento, Jérôme transforma cenas do cotidiano carioca em experiências imersivas. Ao lado de Gilson Martins, amplia o alcance da arte para além da galeria — direto para o corpo dos admiradores, em uma celebração visual do Rio, da França e da criação conjunta.
Artista: Jérôme Poignard
Abertura: 05 de setembro
Dias e horários: Seg-Sex 9h-20h, Sáb 9h-19h
Local: Galeria Gilson Martins Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 462 – Ipanema – RJ
A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, turistas, estudantes e público em geral.
Exposição
O Instituto Cultural Europeu e Latino-Americano (ICELA) apresenta o 1º Salão Internacional de Pinturas sobre Cavalos no Jockey Club de SP

O Instituto Cultural Europeu e Latino-Americano (ICELA), com apoio da AVA Galleria e do Arte Vida Arte, apresentam o 1º Salão Internacional de Pinturas sobre Cavalos, dando continuidade às homenagens aos 150 anos do Jockey Club de São Paulo, com curadoria de Edson Cardoso. O evento pretende homenagear esse animal que tem a determinação e a persistência como características, além de beleza, elegância e uma força inspiradora.
Exposição
Saphira & Ventura Gallery apresenta a exposição Transições Urbanas: Arte & Arquitetura, mostrando a relação criativa e inclusiva entre ambas

SAPHIRA & VENTURA GALLERY – NEW YORK
Assessoria de Imprensa Paula Ramagem
4 W 43rd Street, Suite 416 – New York, NY – 10036
Exposição
Fátima Vollú apresenta a exposição de aquarelas “Pachamama: Entre Cores e Texturas”, no Ateliê Pluralistas, na Fábrica Bhering

A artista plástica Fátima Vollú apresenta a exposição de aquarelas “Pachamama: Entre Cores e Texturas”, no Ateliê Pluralistas, onde cada uma é um mergulho no universo da artista, mas também uma provocação visual para quem observa. O espectador é convidado a sentir as obras, atribuindo novos significados a cada mancha, a cada montanha, rocha e elementos naturais da América Latina, transformando-as em experiências únicas.
As aquarelas da Cordilheira dos Andes nascem do olhar atento da artista, que transforma a experiência de voar, em instantes de introspecção, quando a conexão com o externo conforta o interno. Desse diálogo, revelam-se cores, texturas e formas que instigam o olhar: o fluir da água esculpindo veios nas montanhas e manchas testemunhando o passar do tempo.
Belezas que passariam despercebidas por quem apenas passa pelos lugares. Nas trilhas, pedras empilhadas dão indícios da passagem humana, quase invisível diante da grandeza da natureza. Essa, revelada tanto pela sua forma monumental, quanto por flores que desabrocham em pedras, delicadas e resistentes, símbolo da persistência da vida. Nas montanhas coloridas do Cerro Hornocal (Humahuaca), nos barrancos da Chapada Diamantina e nas pedras de argila colorida da Praia da Gamboa, em Morro de São Paulo, a natureza se revela em camadas, testemunhas do que foi e do que permanece. As pedras, com sua aparência imóvel, tornam-se guardiãs de histórias compartilhadas entre os seres.
A exposição abre no sábado (2), durante o Circuito Bhering, no 2º andar da Fábrica Bhering – Ateliê Pluralistas, e pode ser visitada até o dia 16 de agosto.
Sobre PACHAMAMA | Entre Cores e Texturas – AQUARELAS
Pachamama – Mãe Terra – Entidade feminina sagrada das culturas andinas, símbolo de proteção à terra, às montanhas e à natureza em geral. Os povos andinos comemoram o dia da Pachamama no dia 01 de agosto, com festas e rituais agradecendo pela fertilidade da terra, estimulando harmonia entre a ação humana e a natureza, promovendo a consciência ambiental.
O respeito e carinho por ela é tão grande nesses povos, que Pachamama ou Pacha, “assina” placas indicadoras de locais, pedindo a conservação de montanhas e trilhas na região de Salta e Jujuy, na Argentina.
“De certa forma, sinto-me conectada a ela, ao observar formas e cores de montanhas formadas há mais de 65 milhões de anos, um presente para admirarmos, respeitarmos e conservarmos”, diz Fátima.
Sobre Fátima Vollú
Fátima Vollú é aquarelista e membro do Ateliê Pluralistas, na Fábrica Bhering. Artista plástica, professora titular de Artes Visuais do CAp UFRJ (aposentada), com Mestrado em Educação na UERJ e Doutorado em Artes Visuais na UFRJ. Em sua trajetória, já participou de exposições coletivas no Brasil e no exterior.
Desde 2017, se dedica exclusivamente à pintura de aquarelas, realizando um trabalho de pesquisa de linguagem expressiva e da técnica. Professora de aquarela do Curso FaVollú, no Ateliê Pluralistas, busca o desenvolvimento técnico e poético dos alunos, além de estimular o caminho investigativo no processo de pintura.
Serviço
Exposição:Pachamama: Entre Cores e Texturas | Aquarelas
Artista: Fátima Vollú
Período: 02 a 16 de agosto de 2025
Visitação: quartas e quintas, das 14hs às 18hs , e sábados, das 10hs às 19hs
Local: Ateliê Pluralistas – Fábrica Bhering
R. Orestes, 28 – 2º andar – Santo Cristo – Porto Maravilha – RJ
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Entrada gratuita