Música
João Luiz lança pela Gravadora Rocinante o álbum Os guardiões da Magia: Leo Brouwer por João Luiz com obras inéditas do lendário compositor cubano

O disco inclui duas peças escritas por Leo Brouwer especialmente para o próprio João Luiz
O concertista e professor João Luiz estreia na gravadora Rocinante com um lançamento de peso: o álbum Os Guardiões da Magia: Leo Brouwer por João Luiz, inteiramente dedicado às obras do consagrado compositor cubano Leo Brouwer — incluindo duas peças inéditas escritas especialmente para ele. O disco será lançado no dia 28 de maio, em LP e nas principais plataformas de streaming.
Escute: https://atbq-rocinante.lnk.to/Osguardioesdamagia
Vinil: https://www.rocinantetresselos.com/joao-luiz-os-guardioes-da-magia-lp
A gênese do projeto foi quase acidental. Durante as gravações do álbum de estreia da violonista Gabriele Leite — sua ex-aluna e artista da Rocinante — em Nova York, João conheceu Sylvio Fraga, diretor artístico da gravadora. Ao mencionar que possuía obras inéditas de Brouwer dedicadas a ele, Sylvio reagiu de imediato: “O Leo Brouwer dedicou peças pra você e isso ainda não foi gravado? Vamos resolver isso agora.” Assim nasceram as sessões de gravação, quase em segredo.
Recém-nomeado professor da prestigiada Yale School of Music, João Luiz Rezende é reconhecido por sua abordagem colaborativa, virtuosismo técnico e versatilidade musical, com indicações ao Grammy Latino e apresentações em palcos como o Carnegie Hall e Concertgebouw. Além de expandir o repertório do violão com obras dedicadas por compositores como Leo Brouwer, Sérgio Assad, Ronaldo Miranda e Dusan Bogdanovic, ele também se destaca como compositor, com peças interpretadas por ensembles de prestígio e reconhecimento crítico, como o prêmio da Academia Paulista de Críticos de Arte (APCA). Sua trajetória inclui ainda um forte compromisso com a educação musical, atuando como mentor de jovens músicos e promovendo a acessibilidade da música clássica há mais de duas décadas.
“Tenho cerca de 20 discos em 25 anos de carreira, e este foi, sem dúvida, o que mais me deu prazer em realizar”, afirma João Luiz. O repertório reúne composições recentes de Brouwer, escritas entre 2014 e 2021, como O Arco e a Lira, Os Guardiões da Magia e a Sonata Cubana nº 7. Esta última, inicialmente concebida em três movimentos inspirados em grandes pintores cubanos, ganhou um quarto movimento a pedido de João — uma vibrante homenagem ao changüí e a outras tradições musicais do oriente cubano.
“Minha relação com Leo Brouwer começou em 2009 e se aprofundou com o tempo. Depois de estrear com ele a obra Gismontiana no Brasil, gravei com o Brasil Guitar Duo o álbum com suas obras completas para dois violões, indicado ao Grammy Latino. Nossa amizade e colaboração cresceram tanto que ele me convidou para tocar em Havana ao lado de Yo-Yo Ma e Carlos Prieto, estreando duas de suas grandes obras. Receber composições dedicadas a mim foi uma honra imensa e o resultado natural de uma trajetória construída com admiração mútua”, relembra João.
Em outro momento do processo criativo, João se debruçou sobre os Bocetos para piano de Brouwer. “Notei ali influências afro-cubanas marcantes, com ecos de Chucho Valdés e Gonzalo Rubalcaba, e sugeri ao maestro uma peça para violão baseada nesse universo sonoro”, conta. A partir do Boceto nº 6 — que remete à Toccata da Sonata nº 7 de Prokofiev — Brouwer compôs a Sonata Cubana nº 7, partindo dos esboço, mas criando uma nova obra. “Também pedi que ele se inspirasse em elementos da música folclórica cubana. O resultado foi uma peça sofisticada, com três movimentos cheios de ritmo, personalidade e identidade afro-caribenha.”
Radicado em Nova York, João Luiz é reconhecido internacionalmente por sua atuação como músico e educador, mantendo uma intensa agenda de concertos. A gravação contou com participações de destaque, como os violoncelistas Raman Ramakrishnan e Clancy Newman, além da própria Gabriele Leite.
“Fiquei profundamente honrado quando Leo Brouwer me dedicou Os Guardiões da Magia, uma obra sólida e de grande envergadura. Mais do que um presente, senti que ele compôs pensando nas minhas características como intérprete — especialmente minha abordagem rítmica e o trabalho com polirritmias. Foi um gesto generoso de um dos maiores compositores vivos para violão”, conclui João Luiz.
Mais do que uma estreia na Rocinante, Os Guardiões da Magia é um marco: um documento raro, um gesto de amizade e um tributo à genialidade de Leo Brouwer — um dos compositores mais inventivos da música para violão dos séculos XX e XXI.
Lançamento: 28 de maio de 2025
Disponível em todas as plataformas digitais e também em vinil (LP)
Siga: @rocinantegravadora
LISTA DAS MÚSICAS COM AUTORES
LADO A (19:15)
SONATA CUBANA N. 7 (13:28)
I. Sonera meticulosa (3:21)
II. Solidão do canavial (4:00)
III. Carlos Embale, sem você… (2:11)
IV. Quase Changüí (3:56)
OS GUARDIÕES DA MAGIA (5:47)
João Luiz: violão
LADO B (19:37)
O ARCO E A LIRA (19:37)
Sonata para dois violoncelos e dois violões
I. Encontro e celebração (5:30)
II. Lírica (6:40)
III. O pulso da terra (7:27)
João Luiz: violão
Gabriele Leite: violão
Clancy Newman: violoncelo
Raman Ramakrishnan: violoncelo
As três peças foram compostas por Leo Brouwer e são editadas pela Ediciones Espiral Eterna.
Gospel
Jota T regrava o clássico pentecostal “Canela de Fogo” em versão rock

O cantor Jota T, conhecido por seu trabalho à frente do rock gospel nacional, lançou nesta segunda-feira, 26 de maio, o videoclipe “Canela de Fogo”. A canção, originalmente um forró pentecostal, ganha agora uma nova roupagem no estilo rock’n’roll. O lançamento é também um convite à busca por uma vida de oração e maior intimidade com Deus.
A composição é assinada por Anderson Pontes, que além de autor, foi um incentivador do projeto. “Quando ele ouviu a versão da música, me disse que merecia um videoclipe. Fiquei muito honrado em ver a satisfação do compositor em ver sua música numa versão rock’n’roll”, contou Jota T.
Confira o videoclipe:
https://www.youtube.com/watch?v=PuoVrqMtKzE
Ousadia musical com essência espiritual
A decisão de unir o estilo pentecostal com o rock surgiu de uma antiga vontade do cantor. “Já vinha com essa ideia desde os tempos do Metal Nobre. Sempre quis trazer os corinhos de fogo para o rock, porque tem tudo a ver comigo: é guerra e batalha espiritual purinha”, explicou.
Para ele, regravar um clássico do “reteté” em ritmo pesado é mais do que uma inovação sonora. É uma declaração de fé. “A ideia é mostrar que ser um rockeiro não me impede de ser uma pessoa de oração. Muito pelo contrário, isso me impulsiona a buscar mais e mais de Deus”, afirmou.
O single traz uma mensagem clara sobre preparo espiritual. “Só estaremos aptos para enfrentar as batalhas da vida quando estivermos próximos do Senhor. É isso que ‘Canela de Fogo’ transmite”, destacou o cantor, que espera despertar nos ouvintes mais sede por oração, jejum e leitura da Palavra.
Produção independente e entrega total
A produção foi feita de forma totalmente independente. Thiago Bruno assina a guitarra, direção musical e edição de imagens do clipe. Lincoln (bateria), Leandro (baixo) e o próprio Jota T (vocal e produção executiva) completam o time. “Fizemos tudo. Composição visual, captação, mixagem e edição. Varamos a madrugada selecionando, cortando e editando as imagens. Foi um verdadeiro mover de Deus nos capacitando”, relembra Jota.
A produção do videoclipe de “Canela de Fogo” foi mais uma prova de superação e entrega. Sem patrocínio e com recursos próprios, ele e a equipe arregaçaram as mangas e fizeram tudo por conta própria. Da elaboração do roteiro à gravação, edição e finalização. Segundo Thiago Bruno, responsável pela gravação e edição do clipe, a missão era clara: “Temos que lançar a bola na área, cabecear e correr para defender”. O resultado é um clipe forte, autêntico e repleto de propósito. Vale ressaltar que em breve a faixa estará disponível também em todos os aplicativos de música.
Carreira solo
Apesar dos desafios de manter uma carreira solo no cenário gospel e ainda mais dentro do nicho do rock cristão, Jota T tem encarado esse novo momento com coragem e renovação. “Tem sido um desafio muito grande. Me sinto como se estivesse reiniciando a carreira na música e confesso que, ao mesmo tempo, tem sido muito legal, porque são novos desafios, novas composições novas experiências. Não posso negar que estou curtindo muito e, se for preciso reiniciar tudo de novo, farei sem problema nenhum, pois o Senhor tem renovado minhas forças a cada dia”, declarou.
Para ele, mais do que um lançamento musical, “Canela de Fogo” é uma ferramenta de ministração. “Espero que ao ouvir esse single, as pessoas sintam o desejo de buscar mais de Deus. O rock pode ser barulhento, mas o que move esse som é o Espírito Santo”, finalizou.
Acompanhe o cantor Jota T no Instagram:
https://www.instagram.com/jotat_oficial/
Música
Jota T transforma clássico pentecostal em rock com o single “Canela de Fogo”

Com mais de quatro décadas dedicadas ao rock, o cantor Jota T se prepara para mais um marco em sua trajetória. No dia 26 de maio, ele lançou o single “Canela de Fogo”, uma releitura ousada de um clássico pentecostal popular em diversas igrejas brasileiras. Desta vez, a canção chega com uma nova roupagem: guitarras distorcidas, batidas marcantes e toda a energia do rock’n’roll.
A composição é de Anderson Pontes, autor conhecido no meio gospel, que abraçou a proposta de reinterpretação com entusiasmo. “Ele não apenas liberou a gravação como também incentivou a produção de um videoclipe. Isso mostra como a união entre estilos pode fortalecer a mensagem da música”, destaca Jota T.
Um novo fôlego ao som das igrejas
A canção, originalmente escrita no estilo forró pentecostal, ganhou novos contornos ao ser reinterpretada em uma linguagem sonora completamente diferente. “O rock caiu como uma luva”, afirma o cantor. A ideia de adaptar “corinhos de fogo” — músicas com forte apelo espiritual — para o rock não é nova para ele, mas só agora ganhou forma em carreira solo.
Jota T explica que a letra de “Canela de Fogo” fala sobre força interior e conexão com algo maior. “É sobre buscar preparo espiritual para enfrentar os desafios da vida. A mensagem, mesmo em um ritmo pesado, continua sendo sobre fé, superação e foco”, resume o artista.
Esse tipo de fusão entre o pentecostal e o rock representa, para Jota, uma forma de mostrar que estilo musical e espiritualidade podem andar juntos. “A proposta é quebrar estereótipos. O rock pode ser profundo, reflexivo e cheio de propósito”, defende.
Experiência e reinvenção
O projeto é totalmente independente e contou com um time enxuto. Thiago Bruno assina a produção musical, as guitarras e a edição do clipe. Lincoln (bateria), Leandro (baixo) e o próprio Jota T nos vocais completam a formação. “Fizemos tudo com as próprias mãos. Da gravação ao clipe, foi na raça, com criatividade e muito suor”, conta.
A produção do videoclipe foi um verdadeiro exercício de criatividade e resiliência. Com zero patrocínio e muita garra, Jota T e sua equipe assumiram todas as etapas: roteiro, captação de imagem, direção, edição e finalização. “A gente varou a madrugada dando conta de tudo. Foi na raça mesmo”, revela o artista. O produtor Thiago Bruno, responsável também pelas guitarras e edição do clipe, resume a rotina da equipe: “Temos que lançar a bola na área, cabecear e correr para defender”. O resultado é um videoclipe enérgico e com identidade, à altura da força que a faixa “Canela de Fogo” carrega, e que em breve estará disponível também em todos os aplicativos de música.
Carreira solo
Jota T se destacou nacionalmente como vocalista da banda Metal Nobre, referência no rock cristão no Brasil. Agora em carreira solo, ele encara o desafio de recomeçar. “Tem sido um desafio muito grande. Me sinto como se estivesse reiniciando a carreira na música e confesso que, ao mesmo tempo, tem sido muito legal, porque são novos desafios, novas composições novas experiências. Não posso negar que estou curtindo muito e, se for preciso reiniciar tudo de novo, farei sem problema nenhum, pois o Senhor tem renovado minhas forças a cada dia”, afirma.
Embora enfrente as dificuldades típicas de quem produz sem grandes recursos, o artista mantém o foco no que considera essencial: o impacto da mensagem. “Queremos que a música alcance as pessoas e mostre que é possível ter som pesado e conteúdo transformador ao mesmo tempo”, diz.
Com uma pegada que remete ao hard rock clássico, “Canela de Fogo” promete agradar tanto os admiradores do estilo quanto o público interessado em novas sonoridades na música brasileira. “É uma experiência diferente, mas muito sincera. O objetivo é emocionar e levantar quem estiver ouvindo”, conclui Jota T.
Acompanhe o cantor Jota T no Instagram:
https://www.instagram.com/jotat_oficial/
Música
Cantor Daniel Afonso cria projeto itinerante para crianças carentes no Sul do Brasil

O renomado cantor e compositor Daniel Afonso, conhecido por suas letras emocionantes e melodias envolventes, anunciou um novo projeto cultural que promete transformar a vida de muitas crianças na região Sul do Brasil. A iniciativa consiste em uma escola de música itinerante, destinada a ensinar música a crianças carentes, proporcionando a elas a oportunidade de explorar e desenvolver seu talento musical.
O projeto, batizado de Escola sobre rodas”, foi idealizado por Afonso em resposta à sua preocupação com a falta de acesso à educação musical em áreas menos favorecidas. “A música tem o poder de transformar vidas. Quero que essas crianças tenham a chance de sonhar e se expressar através da arte”, afirmou o cantor.
A escola de música itinerante percorrerá 8 cidades ao longo do Sul do país, levando aulas gratuitas de violão a 160 crianças carentes. Além das aulas práticas, os alunos terão a oportunidade de participar de um show de encerramento, apresentando a comunidade o resultado do seu aprendizado!
O projeto tem o intuito de estimular não apenas o aprendizado técnico, mas também a criatividade e a autoexpressão, correção pisco motora, disciplina, fortalecer valores e formação de caráter e abrir uma nova oportunidade para o mercado de trabalho.
Daniel Afonso que tem mais de 20 anos de experiência no meio musical como, multiinstrumentista, produtor e professor de violão, ministrará as aulas pessoalmente, além de uma equipe experiente, que acompanharã o desenvolvimento das atividades da escola.
O projeto que já foi aprovado em lei de incentivo fiscal federal, busca parcerias com empresários e patrocinadores, já que está em fase de captação de recursos para dar início das atividades.
Com este projeto, Daniel Afonso não apenas reafirma seu compromisso com a cultura e a educação, mas também oferece uma nova esperança para crianças que, muitas vezes, veem seus sonhos limitados pelas circunstâncias socioeconômicas. Através da música, o cantor busca não apenas ensinar, mas também empoderar as novas gerações, mostrando que o talento pode florescer em qualquer lugar, desde que haja oportunidades e apoio.
A iniciativa de Daniel Afonso tem recebido apoio de diversos artistas e personalidades, que reconhecem a importância da música como ferramenta de inclusão social. “É inspirador ver um artista tão talentoso usar sua voz e sua influência para fazer a diferença”, comentou um dos apoiadores do projeto, Palestrante Motivacional, Nando Pinheiro.
O projeto tem o apoio cultural da Silvio Maia Assessoria de imprensa
E da renomada agência de publicidade e marketing MÓDULO IT
https://www.instagram.com/danielafonsooficial?igsh=MXVrbDZpOGc2azhqYQ==