Esporte
Jogos Mundiais Universitários: Brasil é prata, o 4º pódio no taekwondo

O taekwondo garantiu mais uma medalha para o Brasil nos Jogos Mundiais Universitários de 2025 na cidade de Essen, no oeste da Alemanha. Vinícius Matos conquistou a prata na categoria até 74 quilos após ser superado na final pelo georgiano Zurab Kintsurashvili por 2 a 0 (10/10 e 16/3), no complexo esportivo de Messe Essen. Foi a quarta medalha do Brasil na competição, sendo três na modalidade (um bronze, uma prata e um ouro). Apesar da decepção inicial ao perder a luta pelo título, Vinícius reapareceu orgulhoso durante a cerimônia de premiação e reconheceu a grande campanha feita.
“Eu sou vice-campeão do mundo. É uma trajetória que vem de muito tempo, quando eu era criança, aos nove anos de idade e fui faixa preta em 2016. Sempre com o mesmo técnico, com ajuda da minha família, apoio e sacrifício dos meus pais. Quando eu vi que poderia fazer diferença na minha vida e na vida das pessoas ao meu redor com o esporte, foi uma virada de chave pra mim. Eu decidi que aquilo ali era para eu ser e fazer a diferença”, disse o estudante.
Vinícius fez questão de dividir a conquista da medalha com seu primeiro e único técnico até hoje.
Vinícius Matos enfrentou na final dos 74 quilos o georgiano Zurab Kintsurashvil no complexo esportivo de Messe Essen. O brasileiro foi prata ao ser superado por 2 a 0 (10/10 e 16/3)- Célio Júnior/CBDU/Direitos Reservados
“Eu fui acolhido como um filho pelo meu mestre, meu técnico. Ele que estava na cadeira hoje. Eu tenho a honra de ter meu técnico como o da seleção brasileira universitária e principal. Ele acreditou em mim, eu acreditei nele. Ele me fez acreditar no meu sonho”.
Agora, o vice-campeão mundial universitário vai atrás do sonho de uma medalha olímpica nos Jogos de Los Angeles 2028, e do ouro no próximo mundial universitário. Ele lembra o caminho que trilhou até chegar à elite do taekwondo.
“O esporte brasileiro é escasso em questão de apoio financeiro. As competições de alto rendimento são de muito gasto financeiro, para você chegar em um campeonato de nível alto. Mas eu sempre pensei grande, mesmo sendo de família muito humilde. Meus pais sempre acreditaram. Minha mãe já me levou em competição em Minas Gerais, deixando de almoçar para eu poder viajar e comer na competição. Meu pai já fez empréstimos, sujou o nome para realizar meu sonho. Não posso deixar de mencionar minha família e tudo o que fizeram por mim. Eu luto todo o dia para conseguir retribuir o que eles fizeram por mim”, completou.
No último quarto da partida, o time masculino do Brasil virou o placar contra a República Tcheca e assegurou presença nas quartas de final dos Jogos Mundiais Universitários – Célio Júnior/CBDU/Direitos Reservados
Brasil avança às quartas no basquete
Ainda pela primeira fase, o Brasil fez uma partida emocionante contra a República Tcheca, também em Essen. Foi a reedição da final dos últimos Jogos Mundiais Universitários, disputados em Chengdu, na China, em 2023. Na ocasião, os tchecos levaram a melhor e ficaram com o ouro.
Na noite desta segunda-feira (21), a seleção brasileira ficou praticamente toda a partida atrás do placar, mas com um último período perfeito, o Brasil virou, venceu por 74 a 70 e garantiu classificação para as quartas de final.
Boas estreias no vôlei de praia
No vôlei feminino, em Berlim, a equipe brasileira perdeu a semifinal contra o Japão por 3 set a 2 (29/31, 25/17, 20/25, 25/16, 15/10). O Brasil agora enfrenta a Alemanha na disputa pelo bronze. As anfitriãs perderam para a Itália por 3 sets a 0.
No vôlei de praia, duas boas estreias do Brasil. No masculino, Denilson e Wesley derrotaram a dupla neozelandesa formada por McManaway e Sadlier por 2 sets a 0 (21/18 e 21/19). No feminino, vitória de Mafe e Luiza por 2 sets a 0 (21/15 e 21/18) sobre as espanholas Marta Carro e Sofía Izuzquiza.
* Maurício Costa viajgou à Alemanha a convite da CBDU.
Esporte
Zé Roberto relaciona 14 atletas para duelo de quartas contra Alemanha

Vice líder na fase classificatória da Liga das Nações, a seleção brasileira feminina de vôlei está a três vitórias do título inédito na competição. Nesta terça-feira (22), o técnico José Roberto Guimarães definiu as 14 jogadoras que disputarão as quartas de final contra a Alemanha, na próxima quinta (24), às 15h (horário de Brasília), em Lodz (Polônia). As equipes estiveram frente a frente na primeira semana da Liga, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Foi um embate acirrado com cinco sets, que terminou com vitória da amarelinha por 3 a 2.
A principal ausência na lista de Zé Roberto é a ponteira Ana Cristina, maior pontuadora da primeira fase, com 167 acertos. Ela passou por cirurgia na semana passada devido a uma lesão no menisco do joelho esquerdo, sofrida durante partida contra a França, a 10ª da primeira fase. A recuperação deve levar, aproximadamente, quatro meses.
Zé Roberto relacionou as mesmas atletas que derrotaram o Japão (3 sets a 0) na última partida classificatória: Macris e Roberta (levantadoras), Jheovana, Kisy, Rosamaria e Tainara (opostas), Gabi, Helena e Júlia Bergmann (ponteiras), Diana, Júlia Kudiess e Lorena (centrais) e Laís e Marcelle (líberos). Já a central Luzia foi poupada pelo treinador e poderá retornar nos próximos jogos.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Volleyball World Brasil (@volleyballworldbrasil)
A seleção brasileira encerrou a primeira fase com 11 vitórias e uma derrota em 12 partidas. O único revés foi para a atual campeã olímpica Itália, líder na tabela da Liga das Nações. Já a Alemanha terminou em sétimo lugar a fase classificatória, com sete vitórias e cinco derrotas. Além da vitória sobre as alemães na primeira semana da Liga, o Brasil soma outras quatro vitórias em jogos oficiais contra as adversárias europeias.
Em caso de vitória do Brasil, a seleção enfrentará na semifinal a vencedora do duelo entre Japão e Turquia.
Quartas de final
QUARTA-FEIRA (23)
11h30 – Itália x Estados Unidos
15h – Polônia x China
QUINTA (24)
11h30 – Japão x Turquia
15h – Brasil x Alemanha
Esporte
Redes Sociais: Botafogo-SP entra no top 30 de clubes brasileiros com mais de 1 milhão de seguidores

O Botafogo-SP alcançou em julho uma marca histórica: entrou no grupo dos 30 principais clubes do Brasil que ultrapassaram 1 milhão de seguidores somados em suas plataformas digitais. Esse feito não só o coloca no topo entre os times do interior paulista em presença online, como também o destaca entre os clubes que disputam a Série B do Campeonato Brasileiro. Conforme o levantamento de junho de 2025 do Ibope Repucom, o Pantera teve um crescimento de 6% em sua base nos últimos seis meses, com 59.427 novos seguidores.
Esse resultado confirma uma tendência já observada nos relatórios anteriores, nos quais o Botafogo-SP vem mantendo a maior torcida do interior do estado e aparece em posições de destaque no cenário nacional, superando inclusive equipes da Série A em alcance nas redes. A consolidação no meio digital reflete uma estratégia de longo prazo, voltada para o fortalecimento da identidade regional, para o investimento em conteúdo exclusivo e para a criação de uma relação mais próxima com os torcedores.
Para Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo SA, esse crescimento não é fruto do acaso, mas sim consequência de uma visão bem definida sobre a importância da torcida na construção do clube dentro e fora das quatro linhas.
“A torcida é o maior bem do Botafogo. Estamos investindo para que ela se sinta cada vez mais conectada ao clube. Os números nas redes mostram que estamos no caminho certo. O próximo passo é transformar esse alcance em novas fontes de receita e iniciativas, mantendo o clube em expansão dentro e fora do gramado”, afirma.
A conquista digital do clube é resultado de ações consistentes nos últimos anos, desde a valorização da história até a realização de campanhas participativas, que aproximam a instituição dos torcedores e da cidade de Ribeirão Preto.
A responsável pelo marketing do Botafogo-SP, Laura Lousada, enfatiza que o trabalho é constante e colaborativo, envolvendo o clube, seus parceiros e os próprios torcedores.
“Ampliar nossa presença online é uma das metas que temos trabalhado com cuidado ano após ano. A valorização da nossa trajetória, o vínculo com a cidade e a região e várias campanhas voltadas ao engajamento da torcida — nosso maior patrimônio — nos trazem esses frutos. É um projeto construído a muitas mãos: clube, Attitude Esportiva e torcedores. E, nos últimos três anos, nossos resultados no Ibope Repucom comprovam que estamos no caminho certo e com grande capacidade de atrair novos projetos”, destaca.
Com esse progresso, o Botafogo-SP transformou suas redes sociais em um ativo institucional estratégico. Mais do que um simples meio de comunicação, elas se tornaram uma plataforma de conexão, influência e geração de oportunidades — seja no esporte, no comércio ou no âmbito social. O marco de 1 milhão de seguidores representa, portanto, um indicativo claro de que o clube vive uma nova era de protagonismo também fora dos campos. As iniciativas de comunicação do time contam com o suporte da agência Attitude Esportiva, parceira desde 2019.
“Além da responsabilidade na criação dos conteúdos e do compromisso com informações relevantes, há também o aspecto criativo. O propósito é reforçar a ligação direta com os torcedores e o orgulho de ser botafoguense”, explica Fernando Cury, sócio-diretor da agência.
Para além do sucesso digital, o crescimento nas redes reflete o aumento da popularidade do Botafogo-SP em âmbito nacional. Segundo a pesquisa Pulso do Torcedor 2024, publicada em agosto pela Atlas Intel em colaboração com o Estadão, o Botafogo-SP consolidou-se como o time com a maior torcida do interior paulista.
É importante lembrar que, em 2022, o Tricolor também foi apontado como o detentor da maior torcida do interior de São Paulo, conforme pesquisa realizada pelo jornal O Globo, em parceria com o Ipec, instituto composto por ex-diretores do Ibope.
Esporte
Governo federal autoriza leilão de terreno do CT Rei Pelé, do Santos

A Secretaria do Patrimônio da União, ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, autorizou a venda do terreno onde atualmente funciona o Centro de Treinamento Rei Pelé, utilizado pelo Santos Futebol Clube. O terreno fica localizado no bairro Jabaquara, em Santos, no litoral paulista.
A decisão foi publicada no dia 15 de julho, no Diário Oficial da União. A data para a realização do leilão ainda não foi informada.
O terreno tem quase 40 mil metros quadrados e está localizado próximo ao estádio da Vila Belmiro. A área pertence à União, mas está sob responsabilidade do Santos Futebol Clube desde 1996, por meio de concessão pública.
Segundo o clube, o CT Rei Pelé é utilizado para as movimentações físicas, técnicas e táticas de todo o departamento de futebol do clube. Além disso, o local também é sede de amistosos e jogos oficiais dos times amadores.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Em janeiro deste ano, em uma publicação em suas redes sociais, o Santos divulgou interesse na compra definitiva do terreno.
“O Santos Futebol Clube, conforme prevê a legislação em vigor, exerceu o direito de compra da área onde foi implantado o CT Rei Pelé, no bairro do Jabaquara, em Santos. A opção de aquisição foi feita eletronicamente no site da Secretaria de Patrimônio da União. Com essa manifestação oficial, o Santos Futebol Clube inicia uma nova etapa para compra definitiva da área, ampliando seu patrimônio e assegurando moderna infraestrutura para o Departamento de Futebol, tanto para o profissional como para as categorias de base”, diz comunicado.
O Santos Futebol Clube também planeja construir um novo centro de treinamento profissional na cidade de Praia Grande, no litoral paulista. Após a inauguração desse novo espaço, o CT Rei Pelé será destinado para a base e o futebol feminino.