Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Jovens gremistas de escolas públicas participantes da Academia Educar se reúnem em Campinas

Publicado

em

Jovens gremistas de escolas públicas participantes da Academia Educar se reúnem em Campinas
divulgação_ Renan_Inquerito_Fundação_Educar

Hoje, 14 de outubro, aproximadamente 560 estudantes, professores e diretores estarão reunidos no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas, para celebrar o sucesso do projeto Academia Educar em Rede, da Fundação Educar. O evento marca o encerramento do ciclo de trabalho e transformação para 1035 estudantes gremistas de escolas públicas de Campinas. 

O tema escolhido para 2024 é ‘Desenvolvimento Integral: Ações que Fortalecem a Cultura da Boa Convivência’. O evento contará apresentações culturais de jovens gremistas e terá a presença do rapper Renan Inquérito, que é considerado um ‘mago da palavras’, pois as articula com maestria, seja nas letras de suas músicas, nas rimas de seus poemas ou na força de sua voz.

Também estará presente a jovem contadora de histórias Majori Silva, que é um exemplo de protagonismo juvenil e fundou na comunidade Chico Amaral em Campinas, a Biblioteca Comunitária Lugar de Fala.

“Estamos muito felizes com os resultados alcançados pela Academia Educar em Rede. Nosso objetivo é contribuir para que os jovens se reconheçam como cidadãos e exerçam a liderança em suas escolas e comunidades, contribuindo positivamente com a sociedade”, destaca a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.

Juliana Correia da Silva, professora especialista em currículo e ponto focal do Grêmio Estudantil na Diretoria de Ensino Campinas Oeste, destaca que a Academia Educar atua com temas muito relevantes tanto para a prática gremista quanto para aplicação no dia a dia da escola. “A linguagem utilizada aproxima os estudantes e é muito importante trazer assuntos como a Comunicação Não Violenta, Valores Humanos e Ética, levando em consideração que dentro do Grêmio Estudantil há uma comissão de Direitos Humanos que atua com esse viés na escola, melhorando as questões de convivência e combatendo principalmente o bullying”, destaca.

A representante da Diretoria de Ensino Campinas Oeste acrescenta que o encontro presencial é muito esperado pelos estudantes e articuladores. “Os gremistas se conhecem, trocam boas práticas, apreciam o trabalho dos colegas, discutem pautas importantes e, principalmente, se sentem valorizados e motivados a continuar sendo protagonistas na escola”, diz.

Para Joel Roberto Tridico, Professor Especialista no Currículo (PEC), que faz parte da equipe da Diretoria de Ensino Campinas Leste, a parceria com a Fundação Educar é muito relevante. “Tem gerado em nosso público adolescente habilidades socioemocionais devido ao trabalho com os temas das formações. Estes temas são muito importantes para acrescentar conhecimento na convivência de cada um, não apenas na vida escolar, mas também na vida profissional, trazendo impactos positivos e transformadores para a comunidade”, afirma.

Ele destaca ainda que os temas atuais sobre protagonismo, competências socioemocionais, valores humanos e ética, como comunicar na sociedade e comunicação não violenta, preparam os alunos para os desafios do futuro. “Estas formações, que são significativas para jovens estudantes e que têm como resultado o aumento na autoconfiança e a melhoria no desempenho escolar, são realizadas com alunos do grêmio, mas são desdobradas entre pares, onde as ações e conteúdos aprendidos nas formações são multiplicados entre os estudantes”, explica.

Expansão e impacto

Durante todo o ano de 2024, a Academia Educar em Rede/Academia Educar para Grêmios atuou com aproximadamente 3.500 estudantes gremistas. Neste ano, o projeto atuou no estado de São Paulo, nas seguintes cidades: Franca, Campinas, Sorocaba, Sumaré e em Patrocínio, Minas Gerais.

Este é o terceiro ano que a Academia em Rede atua em diversas cidades do Brasil. Nesta formação, a Fundação Educar compartilha sua tecnologia social, visando fortalecer a atuação nos grêmios estudantis. Os encontros são híbridos e ocorrem por meio de parcerias que são realizadas com as Secretarias de Educação. Os temas trabalhados passam pelo protagonismo estudantil, competências socioemocionais; comunicação e comunicação não violenta, direitos humanos, metodologia de projetos, engajamento e culminância.

Sobre a Fundação Educar

A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.

O estreito relacionamento com a mídia tradicional e a expertise em agroeconomia são os diferenciais da Carol Silveira Assessoria de Comunicação. Temos uma estrutura otimizada que garante respostas rápidas e eficientes. Somos jornalistas profissionais aptas a construir a presença do cliente na mídia.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Inscrições para certificador de provas do Inep terminam nesta segunda

Publicado

em

© Paulo Pinto/Agência Brasil

As inscrições individuais para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) terminam nesta segunda-feira (7). Somente os servidores públicos do Poder Executivo federal, regidos pela Lei nº 8.112/1990, e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência neste ano, podem se inscrever pelo Sistema RNC.

Os selecionados poderão atuar durante a aplicação de um ou dois dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, em 9 e 16 de novembro, e da Prova Nacional Docente (PND) 2025, também chamada de CNU dos Professores, em 26 de outubro, de acordo com o edital.

Excepcionalmente, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, a aplicação do Enem 2025 para os participantes dos municípios paraenses de Ananindeua, Belém e Marituba ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro de 2025.

Critérios

Os interessados precisam ter formação mínima de ensino médio. É vetada a inscrição de voluntários que tenham cônjuge, companheiro ou quaisquer parentes de até terceiro grau inscritos no Enem ou na PND 2025.

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Facebook 

Após a inscrição, o candidato a certificador terá acesso a sua página de acompanhamento para ter notícias sobre os exames e avaliações, informes sobre a capacitação, demandas de atividades e o relatório que deverá ser preenchido.

Remuneração

A remuneração dos servidores selecionados pela Rede Nacional de Certificadores será de R$ 510 por dia de trabalho.

Em casos de atuação em municípios com número insuficiente de certificadores, com deslocamento superior a 150 quilômetros do município de origem, a diária será de R$ 864.

CNU dos Professores

O Inep esclarece que a inscrição na Rede Nacional de Certificadores não impede que os professores sejam candidatos na Prova Nacional Docente, no período de 14 a 25 de julho.

Porém, neste caso, a atuação como certificador de provas será restrita à prova do Enem 2025. O candidato não poderá trabalhar na certificação da PND. “É possível se inscrever na RNC 2025 para atuar no Enem e na PND, mas não poderá atuar na PND se estiver inscrito(a), como candidato(a), na PND”, diz o aviso do Inep.

Tarefas

Os certificadores selecionados terão a responsabilidade de acompanhar presencialmente, nos locais de prova, de forma independente, o cumprimento de todos os procedimentos operacionais definidos pelo Inep para as aplicações dos dois exames.

Os certificadores não aplicam as provas. Entre as funções deles, estão o acompanhamento da entrega, guarda, integridade e a abertura dos malotes com os cadernos de questões, bem como a observação da atuação das equipes aplicadoras, incluindo a vistoria eletrônica, o cumprimento dos horários estabelecidos para a abertura e o fechamento dos portões, além do início e o término das provas.

A atuação do certificador inclui, ainda, o monitoramento das salas extras, a identificação dos participantes, a contagem do número de ausentes, a substituição de provas e cartões-resposta, além da devolução dos malotes de provas aos Correios.

Curso de capacitação

A divulgação dos inscritos confirmados e convocados para o curso de capacitação será feita em 14 de julho, na Página de Acompanhamento dos certificadores, no Sistema RNC.

Quem não tiver a inscrição confirmada pela rede poderá entrar com recurso administrativo de 15 a 22 de julho.

Os interessados com inscrição confirmada precisam completar o curso de capacitação promovido pelo Inep e obter rendimento mínimo de 70%.

A data do início da capacitação ainda será divulgada.

Convocação

O Inep pode convocar para o curso de capacitação pela plataforma virtual até três vezes a quantidade estimada necessária para cada município, usando como critério a ordem de inscrição confirmada.

Caso a quantidade de certificadores aptos a receber a demanda excepcional exceda o quantitativo necessário no município de aplicação, a seleção do certificador adotará os seguintes critérios de prioridade:

  1. Atuação como certificador na edição do ano anterior do Enem;
  2. Maior rendimento no curso de capacitação;
  3. Em caso de empate nos critérios definidos, a demanda será gerada por sorteio realizado no sistema da RNC.

Cronograma

  1. Inscrições no Sistema RNC: 5 de junho a 7 de julho;
  2. Divulgação dos inscritos confirmados e convocados para capacitação: 14 de julho;
  3. Período para recursos das inscrições não confirmadas: 15 a 22 de julho;
  4. Resultado dos recursos: 11 de agosto.
  5. Aplicação do Enem: 9 e 16 de novembro.
  6. Aplicação da Prova Nacional Docente (PND): 26 de outubro.

Fonte

Continue Lendo

Educação

ProUni: divulgado o resultado da primeira chamada do segundo semestre

Publicado

em

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O resultado da primeira chamada da edição do segundo semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi disponibilizado, nesta segunda-feira (7), no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

O Prouni oferece aos estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior bolsas integrais (100%) e parciais (50%), em que o governo federal paga metade do valor da mensalidade.

Documentação comprobatória

De acordo com o edital, o prazo para apresentar as documentações necessárias na Instituição de Ensino Superior privada onde foi pré-selecionado, para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição vai até 18 de julho.

A entrega da documentação poderá ser realizada presencialmente na faculdade ou encaminhada por meio virtual/eletrônico.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo (R$ 2.277, por pessoa em 2025). Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos (R$ 4.554, por pessoa em 2025).

Prouni 2/2025

Nesta edição, referente ao segundo semestre de 2025, o MEC oferta mais de 211 mil bolsas. Desse total, mais de 118 mil são integrais e mais de 93 mil parciais.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

O resultado da segunda chamada será divulgado em 28 de julho e o período para comprovação das informações vai até o dia 11 de agosto.

Bolsas federais

 O Prouni ocorre duas vezes ao ano e tem como público-alvo estudantes sem diploma de nível superior. 

Em 2025, o Prouni comemora 20 anos e contabiliza mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados desde a primeira edição, em 2005.  

 

Fonte

Continue Lendo

Educação

CNU 2025: pedidos de isenção da taxa de inscrição vão até terça-feira

Publicado

em

© Paulo Pinto/Agência Brasil

As pessoas interessadas em pedir isenção da taxa de inscrição para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) devem fazer a solicitação até 23h59 desta terça-feira (8), no horário de Brasília.

A taxa única é de R$ 70 para os cargos de nível médio e superior e deve ser paga até o dia 21 de julho. 

O pedido de gratuidade deve ser feito online, no momento da inscrição, exclusivamente no sistema da Fundação Getulio Vargas, banca examinadora do certame, com login único da conta no portal do governo federal, o Gov.br.

O endereço eletrônico é o mesmo para anexar a documentação que comprove as situações que dão direito à gratuidade da taxa de inscrição.

Quem tem direito

De acordo com as condições previstas no edital do CNU 2025, têm direito à isenção da taxa as pessoas que:

  • têm inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico);
  • comprovem ser doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde;
  • são bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação;
  • têm o curso superior financiado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O candidato que prestar declarações falsas será excluído do concurso, em qualquer fase, e responderá legalmente pelo ato.

A participação anterior em programas sociais ou isenção em outros concursos não garante isenção automática no segundo CNU. 

Documentação

A retificação do edital do chamado Enem dos Concursos, publicada na quinta-feira (3), dispensa os inscritos no CadÚnico de preencherem o Número de Identificação Social (NIS) no momento de solicitar a isenção da taxa.​​

​Os candidatos que são ou tenham sido bolsistas do Prouni ou receberam financiamento do Fies devem indicar a opção de solicitação correspondente a essa modalidade no sistema de inscrição.

No caso de doador voluntário de medula óssea, o candidato deverá fazer upload da documentação que comprove a situação declarada: o documento de identidade com foto; o comprovante da doação, com data da coleta e de emissão do documento, assinatura da pessoa responsável pelo órgão emissor; com nome legível de quem assina; ou apresentar a certidão ou cartão de doador voluntário de medula óssea, expedidos por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Somente serão aceitos arquivos no formato JPG, JPEG, PNG e PDF, no tamanho máximo de 5MB. A organização do certame avisa que não serão aceitos documentos enviados por fax, correio eletrônico, meio postal, entregues pessoalmente na sede da FGV ou no dia da aplicação das provas.

Resultados

A simples solicitação não garante a isenção. Todos os pedidos passarão por análise da Fundação Getulio Vargas (FGV).

A FGV consultará os órgãos gestores do CadÚnico, do Prouni e do Fies, além do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Os resultados preliminares de todos os pedidos serão divulgados no dia 10 de julho, no site do concurso.

Em caso de indeferimento, o candidato poderá entrar com recurso contra a decisão em dois dias úteis após a divulgação. O resultado final dos recursos está previsto para 18 de julho.

CNU 2025

A segunda edição do CPNU oferece 3.652 vagas para 32 órgãos, com provas aplicadas em dois dias – a primeira fase, de questões objetivas, em outubro; e a segunda, as dissertativas, em dezembro, apenas para os aprovados na etapa anterior.

Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, com a possibilidade do candidato se inscrever para diferentes cargos dentro do mesmo bloco e definição de sua lista de preferência pelas vagas​.

 

Fonte

Continue Lendo