Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Junior Rostirola emociona o público no Palco Apoteose da Bienal do Livro do Rio com relato de superação e fé

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Autor levou o público às lágrimas ao compartilhar sua história marcada por violência, traumas e como a fé e a família foram essenciais para quebrar ciclos e transformar dores em projetos sociais

O silêncio tomou conta do Palco Apoteose na Bienal do Livro do Rio na tarde deste domingo. Não por falta de palavras, mas pela força delas. O escritor Junior Rostirola emocionou centenas de pessoas ao compartilhar, sem filtros, uma história marcada por dor, traumas e superação.

Com a voz embargada, relembrou sua infância marcada pelo alcoolismo do pai, agressões físicas e psicológicas, perdas familiares devastadoras e episódios de bullying que o levaram a abandonar a escola aos 13 anos. “Meu avô era imigrante italiano, alcoólatra e extremamente violento com a minha avó. Ele queimava as pernas dela. Ela faleceu aos 26 anos, em decorrência da violência sofrida durante o casamento”, revelou, arrancando lágrimas da plateia.

A dor atravessa gerações na família de Junior. Seu pai ficou órfão aos 9 anos e, sem qualquer referência de afeto ou proteção, cresceu reproduzindo os mesmos padrões de violência. “Ele se tornou um homem extremamente agressivo. A violência dele desfigurava minha mãe”, contou o autor.

Sua mãe viveu um histórico devastador de perdas. “Minha mãe apanhou grávida. Um bebê nasceu prematuro e morreu. O segundo filho resistiu por oito meses, ficou internado, recebeu alta e morreu dias depois. A terceira gravidez foi minha irmã Rosana, que ficou no hospital por nove meses, mas também não resistiu”, relatou, visivelmente emocionado.

Entre abusos, surras e episódios constantes de violência doméstica — com a polícia sendo presença frequente em sua casa —, Junior cresceu se sentindo rejeitado, invisível e deslocado. “Cheguei ao ponto de tentar arrancar meus próprios olhos. Acreditava que meu pai não me amava porque eu tinha os olhos claros, como os da minha mãe. Na minha cabeça de criança, se meus olhos fossem diferentes, talvez eu fosse aceito, talvez eu fosse amado. Eu não entendia por que não recebia amor”, relembrou, emocionando a plateia.

A virada na vida veio aos 13 anos, quando uma vizinha o convidou para ir à igreja. “Eles cantavam uma canção que dizia: ‘Para te adorar foi que eu nasci. Meu prazer é te louvar. Meu prazer é estar na casa de amor.’ E aquilo foi um bálsamo para mim. Porque até aquele momento, eu não sabia o que era ter uma casa, muito menos amor.”

Foi ali que, segundo ele, começou seu processo de cura. Um caminho longo e doloroso, que se estendeu até os 22 anos. “Deus me falou quem eu era, quem eu não era e quem eu iria me tornar”, disse. “Meu pai foi tão vítima quanto eu. A diferença é que eu tive um encontro com Deus e pude quebrar essa maldição.”

A jornada de superação também teve um pilar fundamental: a esposa Michele, com quem está casado há 23 anos e que esteve ao seu lado durante a palestra. “Eu perguntei para ela: ‘O que você viu em mim? Eu era muito esquisito.’ E ela respondeu: ‘Eu vi um homem de Deus.’”
Michele, que também participa da Bienal com os livros “Autêntica” e “21 Chaves para uma Vida Autêntica”, compartilha com Júnior uma história de fé, resiliência e autenticidade. Ela mesma enfrentou 27 cirurgias ao longo da vida. “Se a cura vier ou não, precisamos entender que vivemos em um mundo de aparências, mas o que realmente importa é a essência”, declarou.

Das feridas, nasceram propósitos

Na palestra, Júnior destacou que decidiu transformar toda dor em missão. “Pessoas feridas ferem. Mas pessoas curadas curam. Todas as minhas feridas se transformaram em projetos sociais, que são, na verdade, curas para as minhas próprias feridas”, afirmou.
Essa decisão deu origem à Associação Escolhi Amar, que hoje mantém diversos projetos sociais no Brasil e no exterior, levando acolhimento, dignidade e esperança para quem mais precisa. Entre as ações estão:

  • Lar da Criança Feliz, que acolhe crianças de 0 a 12 anos em situação de vulnerabilidade;
  • Lar do Adolescente, que oferece abrigo e suporte a jovens de 12 a 18 anos;
  • Centro de Recuperação Feminino Conviver, que acolhe mulheres dependentes químicas e portadoras do vírus HIV/AIDS, oferecendo tratamento, acolhimento e reinserção social;
  • Mercado Solidário, onde famílias em situação de vulnerabilidade podem adquirir alimentos a preços simbólicos, preservando sua dignidade e direito de escolha — uma iniciativa que já distribuiu centenas de toneladas de alimentos;
  • Projetos esportivos, que oferecem acesso gratuito a diversas modalidades, criando oportunidades para crianças e jovens que, assim como ele no passado, muitas vezes se sentem excluídos;
  • Atendimentos psicológicos gratuitos para pessoas de baixa renda, além de visitas regulares a presídios, levando apoio emocional e espiritual aos encarcerados;
  • E a Missão Haiti, que abraça uma nação inteira. Além de fornecer alimentação física e espiritual, a missão mantém uma escola construída em um terreno próprio, que hoje garante acesso à educação para mais de 200 crianças haitianas. “Você opera por quem você é, não pelas circunstâncias”, reforçou o autor, sendo ovacionado.

Autor de best-sellers e incansável missionário

De um menino que abandonou a escola aos 13 anos, Júnior se tornou hoje um autor de sete livros, incluindo o best-seller “Café com Deus Pai”, referência quando o assunto é fé, superação e transformação de vidas.

Além da palestra emocionante, ele participa da Bienal do Livro do Rio autografando todos os seus livros — entre eles os lançamentos e relançamentos como “Encontrei um Pai” (com nova capa), “30 Dias – Corpo, Alma e Espírito”, “Os Desafios de Júnior” (para o público pré-adolescente de 9 a 13 anos), “Expressinho” (para crianças até 8 anos) e “Entre Cores”, um livro interativo de colorir, pensado para momentos em família e para aliviar o estresse.

“Deus me deu uma família linda, uma esposa maravilhosa e um propósito. Aquele menino que abandonou a escola aos 13 anos, quis Deus que se tornasse autor de best-sellers e agente de transformação na vida de muitas pessoas”, declarou.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

GEEK SINFÔNICO com maestro Adriano Machado: uma viagem musical de Star Wars a Harry Potter em uma noite épica

Publicado

em

  • Orquestra Sinfônica Villa Lobos dá vida às trilhas que marcaram gerações em um espetáculo imersivo de heróis, magos e galáxias, dia 09 de agosto, no Multiplan Hall ParkShopping São Caetano
  • No repertório, trilhas inesquecíveis de séries, filmes e games como Star Wars, Harry Potter, The Legend of Zelda, Marvel, DC, Game of Thrones, Senhor dos Anéis, Gladiadores, entre muitos outros.

Você se lembra da primeira vez que ouviu a marcha imperial de Star Wars? Do arrepio ao som da abertura de Harry Potter? Ou da emoção crescente ao subir no cavalo com Link em Zelda ou assistir à batalha final em Game of Thrones?

Agora imagine viver tudo isso de novo — com uma orquestra completa, ao vivo, em um espetáculo que vai mexer com a sua memória afetiva e tocar todas as gerações da sua família.

No dia 9 de agosto, o Multiplan Hall – ParkShopping São Caetano será palco de um dos espetáculos mais aguardados por fãs de todas as idades: GEEK SINFÔNICO, um concerto sinfônico grandioso que une a força da música orquestral às trilhas mais épicas da cultura pop mundial. Uma apresentação que une o melhor da música clássica, da tecnologia visual e do universo geek.

Sob a regência do aclamado Maestro Adriano Machado e com direção artística da Tacatinta Group, a Orquestra Sinfônica Villa Lobos apresenta trilhas de filmes, séries, games e animações que marcaram nossas vidas — de Senhor dos Anéis, Marvel e DC, Gladiador, Harry Potter, Zelda, Star Wars, e muito mais.

Tudo isso em uma só noite, com projeções visuais de alto impacto e uma orquestra ao vivo que vai emocionar do primeiro ao último acorde. Será uma viagem no tempo, uma celebração da sua história com os personagens que fizeram você sonhar.

GEEK SINFÔNICO é para os apaixonados por música, para os fãs de cinema e séries, para as crianças que estão conhecendo esse mundo e para os adultos que nunca deixaram de acreditar na magia.

É para ir de mãos dadas com quem você ama, sorrir com os olhos brilhando, se emocionar com cada nota e sair com o coração leve — como se tivesse acabado de sair de um filme.

Se você já se emocionou ao ver Harry levantar sua varinha, vibrou com a batalha final dos Vingadores, ou se arrepia só de ouvir a abertura de Star Wars, chegou a hora de viver tudo isso ao vivo, como nunca antes.

UM ESPETÁCULO PARA OS FÃS DE VERDADE

É um presente para quem cresceu sonhando com universos mágicos, galáxias distantes, heróis lendários e jornadas épicas. É para os fãs que sabem cada trilha de cor, que choram ouvindo as primeiras notas e que nunca deixaram de acreditar na magia.

Uma produção pensada para todas as gerações — dos pais que viveram essas sagas no cinema aos filhos que as descobriram nos streamings e videogames.

Será um espetáculo imperdível. Uma experiência para guardar na memória — e no coração.

 O QUE ESPERAR:

●     Trilha sonora de clássicos como Star Wars, Harry Potter, The Legend of Zelda, Marvel, DC, Game of Thrones, Senhor dos Anéis, Gladiadores, entre muitos outros.

 ●     Regência poderosa de Adriano Machado, um dos maiores e mais respeitados maestro do país.

●     Orquestra Sinfônica Villa Lobos com mais de 40 músicos em cena

●     Projeções visuais imersivas e tecnologia de alto impacto

●     Público de todas as idades – de geeks a avós

●     Emoção garantida do começo ao fim

SOBRE ADRIANO MACHADO

Adriano Machado é um dos maestros mais respeitados e ativos da cena sinfônica brasileira.

Artista multifacetado e empreendedor musical, fundou e há 25 anos lidera a Orquestra Sinfônica Villa Lobos (OSVL), contribuindo para a democratização da música clássica, rompendo barreiras e levando a orquestra além dos palcos tradicionais, conectando milhões de pessoas a experiências inesquecíveis.

Vencedor do Latin GRAMMY (álbum Amizade Sincera II), colaborou com personalidades nacionais e internacionais, de Sarah Brightman a John Legend, de Dionne Warwick ao DJ Alok, de orquestras sinfônicas a bandas de rock e artistas sertanejos. Já colaborou com Il Divo, Il Volo, Roupa Nova, Fábio Jr., Bruno & Marrone, Elba Ramalho, Padre Fábio de Melo, Vanessa da Mata, Fernanda Abreu, Edu Falaschi Matheus & Kauan.

Foi o primeiro maestro a reger um cine-concert oficial no Brasil, o inovador “La La Land in Concert”, e, desde então, conduziu mais de 51 projetos como “Star Wars”, “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter” e “Magia & Sinfonia Disney”.  Sua versatilidade também se revela em musicais de grande sucesso como “Cantando na Chuva” e projetos como “Tribute of Nirvana”“Elvis in Concert” e “Uma Noite em Buenos Aires”, expandindo os limites entre o clássico, o pop, o rock e o espetáculo ao vivo.

SERVIÇOS: Geek Sinfônico no Multiplan Hall ParkShopping São Caetano

 Show:  Geek Sinfônico no Multiplan Hall ParkShopping São Caetano

Data:  09 de agosto de 2025 (sábado)

Abertura da casa: 19h

Início do espetáculo: 21h

Local:   Multiplan Hall ParkShopping São Caetano (Alameda Terracota, 545 – 09531-190 – Piso L2 – Cerâmica, São Caetano do Sul – SP, 09531-190) – no Shopping São Caetano

Acesso para deficientes: sim

Classificação etária: Livre. 

Ingressos:  podem ser adquiridos através do @multiplanhallscs | Linktree

Formas de Pagamento: Internet: Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American. Bilheteria: Dinheiro, Pix, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American. Parcelamento no cartão de crédito: até 1x sem juros, de 2x até 12x com juros de 1,99%

Continue Lendo

Cultura

“Altemar Canta Sinatra” com SP Pops Jazz Band no Teatro B32

Publicado

em

Altemar Dutra Jr – Foto de Marcelo Macaue

Dia 29 de julho, às 20h30 Altemar Dutra Jr apresenta “Altemar Canta Sinatra” com SP Pops Jazz Band, sob a regência do Maestro Ederlei Lirussi, no Teatro B32, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.

 “Altemar Canta Sinatra” é uma homenagem que o interprete Altemar Dutra Jr, entrega com toda sua intensidade em cada acorde resultando em um espetáculo repleto de emoção dedicado ao fantástico cantor Frank Sinatra, que é eterna referência de canto, romantismo, bom gosto e repertório sofisticado.

 Para o show “Altemar Canta Sinatra” foram cuidadosamente escolhidas músicas que retratam a obra desse intérprete que encantou plateias ao redor do mundo, reis e rainhas se dobraram diante deste talento incomparável.

 Na apresentação Altemar Jr. se entrega profundamente em cada interpretação vocal, com afinação impecável, e sua habilidade em transitar da potência à suavidade, do grave ao agudo, com a Big Band da Corporação Musical Villa-Lobos.

 O repertório inclui clássicos eternizados por Sinatra, como “The Lady Is a Tramp”, “My Way”, “Let Me Try Again”, “New York, New York”, entre outras, com um novo olhar sobre a obra do ícone.

 “Cantar Frank Sinatra é mergulhar num universo de elegância, é reverenciar um dos maiores ícones da música mundial. Em cada nota, cada palavra, sinto-me em diálogo com um legado imortal. É um privilégio raro e precioso para qualquer cantor – mais que uma performance, é uma experiência que nos exige respeito e entrega.

 Dividir o palco com essa Big Band tão repleta de talentos é uma grande experiência musical. Cada instrumentista acrescenta sua alma e faz o som vibrar, transportando o público e a mim mesmo a um tempo mágico da música. São músicos brilhantes, de uma energia inigualável.

 Que este show seja uma noite de emoções intensas, uma noite para recordarmos juntos o inestimável legado de Sinatra”, reflete o cantor.

Mais do que uma homenagem, “Altemar Canta Sinatra” é um registro histórico e a celebração do que há de melhor na canção romântica de todos os tempos. A música brasileira sempre foi rica de grandes intérpretes e este show vem para comprovar, mais uma vez, que esta tradição de grandes cantores permanece viva na nossa cultura, não só pela qualidade do trabalho de Altemar Jr, mas pelo resgate do melhor que a música internacional já teve, destacando a riqueza e a qualidade de sua própria interpretação.

 Altemar Canta Sinatra e a Big Band

Teatro B32

Rua Lício Nogueira, 92 – Itaim Bibi, São Paulo – SP.

Capacidade: 490 pessoas

Terça-feira, 29 de julho, às 20h30

Duração: 60 minutos

Ingressos: A partir de R$ 50,00
Vendas online: Teatro B32 (https://teatrob32.byinti.com/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwurS3BhCGARIsADdUH53gAFKLdQf2iVvf_8nUt-HpgUfASLaQD3DYUQcyTCUCfarfyIxFtEAaAmnMEALw_wcB#/event/altemar-canta-frank-sinatra-com-sp-pops-jazz-band )

Classificação: Livre

Acessibilidade: Além dos espaços para cadeirantes, o teatro oferece outras facilidades para pessoas com mobilidade reduzida.

Banheiros adaptados: O teatro possui banheiros acessíveis para garantir o conforto de todos os visitantes.

 Repertório:

The Lady Is A Tramp

I’ve Got You Under My Skin

The Way You Look Tonight

Cheek To Cheek

Let Me Try Again

All The Way

Night And Day

The Shadow Of Your Smile – Em

Autunm Leaves – Dm

My Funny Valentine – Bm

Smile

Moon River – C

For Once In My Life

Fly Me To The Moon

All Of Me

Strangers In The Night

My Way

Mack The Knife

New York, New York

Altemar Canta Sinatra: https://youtu.be/ZL5BtV5UYaI

Siga Altemar Dutra Jr nas redes: @altemardutrajr

Continue Lendo

Cultura

Sucesso de público e crítica, o musical “A Incrível Viagem do Quintal”, com os personagens do programa Quintal da TV Cultura, chega ao interior paulista.

Publicado

em

Fotos: Caio Gallucci e Priscila Prade
Fotos: Caio Gallucci e Priscila Prade

Vencedor do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) como melhor musical de 2024, “A Incrível Viagem do Quintal” se apresenta em Limeira, no mês de julho.

Vencedor do Prêmio APCA como “Melhor Programa Infantil de 2014” e finalista do “Festival ComKids – Prix Jeunesse Iberoamericano em 2015”, o programa “Quintal da Cultura” conquistou grande audiência e se tornou referência no entretenimento infantil desde sua estreia na TV. O mesmo acolhimento do público se refletiu no musical, que estreou em agosto de 2024, levando quase 60 mil espectadores ao Teatro do SESI-SP em cento e vinte e quatro sessões esgotadas.

Além dos integrantes originais do programa, exibido há 13 anos na TV Cultura, a montagem, que tem texto de Fernanda Maia – também responsável pela direção musical – e direção cênica de Bete Rodrigues, conta com um elenco convidado que participa ativamente da encenação, atuando e tocando diversos instrumentos ao vivo, promovendo uma experiência envolvente para toda a família.

O espetáculo tem apoio institucional da TV Cultura e produção da Morente Forte Produções Teatrais.

Exaltando o Brasil

No enredo, as personagens do Quintal embarcam em uma viagem repleta de descobertas, onde, a cada parada, exploram as riquezas culturais e as tradições de cada região do nosso país. Em cena, o palco se transforma no próprio roteiro da jornada, levando o público a diferentes cenários e encontros com figuras marcantes da cultura popular brasileira. Com uma cenografia simples e imaginativa, a peça estimula a criatividade e a imersão dos espectadores.

“As personagens do Quintal ainda exercem forte influência no imaginário das crianças. A valorização do teatro e da música como ponte de desenvolvimento de crianças e adolescentes é importante porque favorece o contato deles com a identidade cultural do nosso país. Além de entretenimento, no espetáculo a gente traz referências musicais de todas as regiões do Brasil”, complementa Bete Rodrigues, diretora cênica.

As produtoras Selma Morente e Célia Forte explicam que “o espetáculo estimula o interesse dos espectadores por temas variados, incentiva o aprendizado por meio de expressões artísticas pouco oferecidas às crianças e contribui para formar espectadores e apreciadores da música e do teatro. Escrito por Fernanda Maia e pensado em agradar um público diverso. E trouxemos a diretora e criadora do Programa da TV Cultura, Bete Rodrigues, para que o lúdico da TV, que arrebata o público, também conquistasse o espectador sedento por uma grande história no teatro”.

“E se a gente combinar de brincar de outra maneira, trocar tudo de lugar e mudar a brincadeira…”.

Prontos para embarcar nessa incrível viagem?

SERVIÇO

Onde: Teatro Vitória – Limeira

Quando: Sábado e domingo às 15h

Quanto: De R$ 40,00 a R$ 100,00

Temporada: 26 e 27 de julho de 2025

Classificação: Livre

Duração: 75 minutos

Link de vendas:

https://teatrovitoria.eleventickets.com/#!/apresentacao/15c3938be5821805f8479fa70ee487539282548e

FICHA TÉCNICA

Texto, canções originais e direção musical: Fernanda Maia

Direção geral: Bete Rodrigues

Direção de movimento e coreografia: Zuba Janaína

Produtoras: Selma Morente e Célia Forte

Elenco original:

Helena Ritto

Jonathan Faria

José Eduardo Rennó

Mafalda Pequenino

Fernanda Ventura e Rafael Boese (alternantes)

Elenco convidado:

Abner Debret

Beatriz Amado

Jana Figarella

Marília Lopes

Thiago Mota

Diretora assistente: Ana Minehira

Preparação vocal e direção musical assistente: Rafa Miranda

Cenografia: Marco Lima

Figurinos elenco original: Edson Braga

Figurinos elenco convidado: Sonia Ushyama

Visagismo: Fernanda Mourão

Iluminação: Túlio Pezzoni

Desenho de som: João Baracho

Assistente de cenografia: César Costa

Aderecista de cenário: Douglas Vendramini

Confecção de perucas: Adriana Almeida

Fotos: Caio Gallucci e Priscila Prade

Designer gráfico: Vicka Suarez

Assessoria de imprensa: Thais Peres

Vídeos: Bia Capelas

Social media e conteúdo: Isabella Pacetti

Operador de luz: Hugo Peake

Operador de som: João Baracho

Microfonista: Yago Coelho

Maquinista: Daniel Santos

Contrarregras: Matheus França e Luiz Carlos Ferreira

Camareiras: Juliana de Melo e Silvia Lopes

Assistente administrativa: Alcení Braz

Produção executiva e administração: Martha Lozano

Coordenação de projeto: Egberto Simões

Apoio institucional: TV Cultura

Produção original: FIESP/SESI-SP

Realização: Morente Forte Produções Teatrais

Continue Lendo