Siga-nos nas Redes Sociais

Outras

Justiça mantém prisão preventiva de ex-secretário de polícia do Rio

Publicado

em

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

O delegado Allan Turnowski, ex-secretário de Polícia Civil do Rio, passou por audiência de custódia nesta quarta-feira (7) e teve a prisão preventiva mantida pela Justiça. 

Turnowski foi preso nesta terça-feira (6) por determinação do Tribunal de Justiça, após a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir restabelecer a prisão preventiva do policial. Ele tinha deixado a prisão em 2022 por decisão do ministro do STF Kassio Nunes Marques. 

O juiz Patrick Couto Xerez Sobral, que presidiu a sessão, escreveu, na decisão, “que o mandado de prisão está dentro do prazo de validade e a decisão que gerou a ordem de prisão não foi revogada pelo juízo natural”.

A defesa de Turnowski pediu o relaxamento da prisão, liberdade provisória ou ainda a substituição da prisão em domiciliar. O juiz pediu que o policial fosse encaminhado para atendimento médico e autorizou a entrega ao custodiado da medicação para pré-diabetes.

Histórico

Turnowski foi preso no dia 9 de setembro de 2022, e teve prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele tinha se afastado do cargo para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo Rio, o que não se concretizou.

No dia 25 de novembro de 2022, o juiz da 1ª Vara Criminal Especializada do Tribunal de Justiça, Bruno Rulière, transformou o ex-secretário em réu por obstrução do Judiciário. Na decisão, o magistrado considerou que, mesmo afastado da Polícia Civil, Turnowski ainda influenciava as condutas adotadas pela alta cúpula da instituição. 

Quatro dias depois de ser tornado réu, no dia 29 de setembro, uma decisão do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF) revogou a prisão preventiva de Turnowski. Com a decisão, o delegado deixou a prisão em menos de um mês após a condenação.

Turnowski foi condenado a quase 10 anos de prisão por obstrução da justiça, De acordo com as investigações, ele atuava como agente duplo, em favor dos contraventores Rogério de Andrade e Fernando Iggnácio, este último, assassinado em novembro de 2020, ao descer de helicóptero em um heliporto no Recreio dos Bandeirantes, retornando de sua casa de praia em Angra dos Reis. 

Fonte

A ImprensaBr é um portal de notícias que fornece cobertura completa dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras

Hoje é Dia: combate à mortalidade materna e ao glaucoma são destaques

Publicado

em

© Jas/Pixabay

Esta última semana de maio é fortemente marcada por efemérides de promoção da saúde. Inclusive, temos duas datas que andam juntas e são de grande importância. O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna, ambos celebrados em 28 de maio. No mundo todo, 300 mil mulheres morrem anualmente em decorrências de problemas na gravidez ou no parto, como ressalta esta reportagem da Agência Brasil publicada este ano, e esta da Radioagência Nacional, publicada em 2024. Ouça abaixo:

No Brasil, a mortalidade materna atinge sobretudo as gestantes pretas e pardas, como destaca esta edição do Repórter Brasil, da TV Brasil. Em 2022, o número de óbitos a cada 100 mil nascidos vivos de mães pretas foi de 110,6 – o dobro do índice da população em geral, que é de 57,7 mortes a cada 100 mil nascidos vivos. Esta reportagem da Agência Brasil e esta outra, da Radioagência Nacional, destacam as políticas públicas brasileiras para reduzir a mortalidade de gestantes até 2027.

Este mês também temos a campanha Maio Verde, cujo carro chefe é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado no dia 26. A doença provoca a atrofia do nervo óptico, responsável por conectar o olho ao cérebro, interrompendo a transmissão dos sinais entre esses dois órgãos. A enfermidade é a maior causa de cegueira irreversível no Brasil, e acomete cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma. O diagnóstico precoce, por meio de exames periódicos, é a melhor forma de detectar a doença e iniciar o tratamento do glaucoma, como destaca esta reportagem da Agência Brasil, de 2018, esta outra, publicada pela Agência em 2024, e esta edição do Tarde Nacional, da Rádio Nacional, que foi ao ar em 2021. A TV Brasil também deu destaque ao tema em 2016, nesta edição do Repórter Brasil Tarde

O Dia Mundial sem Tabaco é celebrado em 31 de maio. A efeméride foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que alerta que o tabagismo mata mais de oito milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. E cerca de 1,2 milhão desses óbitos são de não fumantes, expostos ao fumo passivo, como mostra esta reportagem de 2019 da Agência Brasil. Em 2024, a campanha se voltou para o problema dos cigarros eletrônicos, que tiveram um aumento vertiginoso de 600% no consumo nos últimos seis anos, impulsionado pela falsa ideia de que esses dispositivos fazem menos mal do que os cigarros tradicionais. Este foi o enfoque desta reportagem da Agência Brasil e desta outra, publicada pela Radioagência Nacional. O Dia Mundial sem Tabaco também foi destacado pela Rádio Nacional, nesta edição de 2023 do programa Tarde Nacional, e pela TV Brasil, no jornal Brasil em Dia e no Repórter São Paulo, ambos exibidos em 2022. 

Direitos Humanos

Nesta semana temos o Dia Nacional da Adoção, fixado em 25 de maio. A data começou a ser celebrada no Brasil a partir de 1996, com a finalidade de estimular uma reflexão sobre o número considerável de crianças que esperam adoção nos abrigos em todo o país, e promover campanhas de conscientização sobre o tema. Os dados mais recentes do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento apontam que há quase 3.800 crianças e adolescentes esperando por um lar. Na outra ponta, há mais de 46 mil pretendentes cadastrados. A preferência por meninas brancas, com menos de dois anos, é o que gera este descompasso, uma vez que a maioria dos abrigados é composta por crianças pardas ou pretas e mais velhas. Esta reportagem da Radioagência Nacional, de 2024, discutiu o problema, bem como esta outra, da Agência Brasil. A TV Brasil explicou como a preferência pela idade dificulta o acolhimento, nesta reportagem do Repórter DF, exibida em 2022.

Há cinco anos, no dia 25 de maio de 2020, o assassinato do afro-americano George Floyd chocou o mundo. Vítima de uma prisão truculenta, Floyd, de 46 anos, estava desarmado quando foi algemado e postado no chão. Ele morreu por sufocamento, após o policial branco Derek Chauvin pressionar o joelho contra seu pescoço por nove minutos. O assassinato gerou o movimento “Black Lives Matter” (“Vidas Negras Importam”) e virou símbolo de luta contra o racismo e a violência policial, gerando uma onda de protestos nos Estados Unidos, como mostra esta reportagem do Repórter Brasil, da TV Brasil, e esta da Radioagência Nacional. Foi constatado que Derek Chauvin violou o código de ética do departamento de polícia do estado americano de Mineápolis, como mostra esta reportagem da Agência Brasil. Em abril de 2021, o ex-policial foi condenado a 21 anos de prisão, como mostra esta outra reportagem da Agência e esta outra, do jornal Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil

Meio ambiente

O Dia Nacional da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio, com o objetivo de conscientizar a população para sua conservação, recuperação e uso sustentável. Este é o bioma que mais sofreu alterações pela ação humana. Em 38 anos, entre 1985 e 2023, a Mata Atlântica perdeu a maior parte de seu território para atividades agrícolas. Com menos de 30% da cobertura vegetal nativa preservada e 67% de ocupação e atividades humanas na região, o bioma continua perdendo vegetação, com mostra esta reportagem da Agência Brasil de 2024. O programa Natureza Viva, que é veiculado em todas as rádios da EBC, abordou a luta para conservar a Mata Atlântica, nesta edição de 2015. A Agência Gov trouxe uma boa notícia no ano passado, quando destacou uma queda de 27% no desmatamento da Mata Atlântica em um ano. E esta edição do Repórter São Paulo, da TV Brasil, mostra que, apesar do desmatamento, muitos pontos da floresta se mantém preservados, inclusive nos meios urbanos. 

Esporte

Para incentivar a prática de atividades físicas e esportes como forma de manter a saúde e prevenir doenças, foi criado no começo da década de 80, no Canadá, o Dia Mundial do Desafio (Challenge Day), sempre celebrado na última quarta-feira deste mês, que neste ano cai no dia 28 de maio. Em dezenas de países, o Challenge Day passou a ser mais um instrumento antibullying nas escolas, por meio da integração dos alunos, que competem juntos. No Brasil, a data é comemorada em milhares de cidades, com uma extensa programação de atividades para mobilizar a população contra o sedentarismo, como mostra esta reportagem da Agência Brasil de 2017, esta edição de 2024 do Revista Brasília, da Rádio Nacional, e esta do Repórter São Paulo, da TV Brasil, exibida em 2021.

Há 55 anos, no dia 31 de maio de 1970, tinha início a Copa do Mundo do México. O mundial ficou marcado como o último na disputa da Taça Jules Rimet. Inicialmente chamada Copa do Mundo, o troféu recebeu, em 1946, o nome do criador da competição, o francês Jules Rimet. Em 1970, Itália, Uruguai e Brasil só precisavam de mais um título para ficar com a posse definitiva do troféu. O Brasil faturou o tricampeonato na final contra a Itália e trouxe a Jules Rimet para casa. Neste jogo, Pelé fez o centésimo gol da seleção em copas do mundo. Relembre essa conquista do Brasil nesta reportagem especial da Radioagência Nacional, de 2018, e nesta outra, da Agência Brasil, publicada em 2020.

Cultura

Nesta semana, o multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor paraibano Severino Dias de Oliveira, o Sivuca, completaria 95 anos, se estivesse vivo. Para homenagear a data de seu nascimento, no dia 26 de maio, foi criado o Dia Nacional do Sanfoneiro, como mostra essa matéria da Agência Brasil e esta, do Repórter Brasil Tarde, da TV Brasil, ambas de 2021. Sivuca nasceu em Itabaiana, no interior paraibano, e aprendeu a tocar sanfona ainda criança, aos nove anos. Nessa época, começou a se apresentar profissionalmente no interior nordestino, tocando em festas de casamento, batizados e até em circos. Em 1945, com 15 anos, foi a Recife se apresentar em um programa de calouros na Rádio Guararapes. O talento chamou atenção e ele trabalhou em vários programas. Autor dos clássicos “Feira de Mangaio”, “Maria Fulô”, e “João e Maria”, Sivuca lançou mais de 30 discos e se consagrou como um dos grandes músicos brasileiros. Conheça a história do mestre nesta reportagem da Radioagência Nacional, de 2015. Como não poderia deixar de ser, a Rádio Nacional destacou a obra do músico e prestou homenagens a Sivuca em seus programa Memória Musical, veiculado em 2023.

Aniversário da Rádio Nacional 

Fechamos a semana com chave de ouro, com o aniversário de 67 anos da Rádio Nacional de Brasília, um dos veículos mais antigos da EBC. A emissora foi lançada em 31 de maio de 1958, antes mesmo da inauguração de Brasília, com o objetivo de informar o país sobre a construção da nova capital. Funcionando tanto na frequência AM (980) quanto na FM (96.1), a rádio oferece informação confiável e entretenimento aos ouvintes não apenas do Distrito Federal, mas de todo país. As faixas musicais trazem gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira. Conheça mais sobre a programação da emissora no site da Rádio Nacional. Em 2017, quando a emissora completou 59 anos, o portal da EBC trouxe este conteúdo especial, com a história da criação da rádio, perfil dos ouvintes, a evolução para incorporar novas tecnologias e depoimentos dos funcionários que ajudaram a construir essa história. O aniversário de 64 anos foi destaque da TV Brasil em 2022, nos programas Repórter DF e Repórter São Paulo. Já a comemoração de 65 anos, em 2023, recebeu destaque da Agência Brasil e da Radioagência Nacional.  

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia de 25 a 31 de maio de 2025.

*/

Maio de 2025

25

Assassinato de George Floyd em Minneapolis, Estados Unidos (5 anos) – o caso gerou revolta social e uma onda de protestos antirracistas e contra a violência policial, primeiro em Minneapolis, depois por diversos outros estados e cidades do país, e pelo mundo

Criação do Instituto Soroterápico Federal, atual Fundação Oswaldo Cruz (125 anos)

“Extinção do Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP (80 anos) – foi instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo”

Dia do Orgulho Nerd – iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek e que promove a cultura nerd/geek. A data faz referência ao lançamento do filme “Guerra nas Estrelas”

Dia Nacional da Adoção – instituído no Brasil pela Lei nº 10.447, de 9 de maio de 2002

Dia Mundial da África – neste dia, em 1963, foi criada a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano

Dirigível Graf Zeppelin sobrevoa o Rio de Janeiro – procedente da Alemanha, partiu em voo experimental para o Rio de Janeiro, fazendo escalas em Sevilha (Espanha) e Recife (Campo de Jequiá) (95 anos)

26

Morte do compositor, maestro, professor e fagotista gaúcho Antônio de Assis Republicano (65 anos) – autor da orquestração do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Maranhão

Nascimento da cantora de jazz tradicional estadunidense Peggy Lee (105 anos) – ao longo de uma carreira de mais de cinco décadas, Peggy gravou mais de 600 canções e chegou a ser comparada às mais importantes cantoras norte-americanas de sua época, como Billie Holiday e Bessie Smith

Nascimento do multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor paraibano Severino Dias de Oliveira, o Sivuca (95 anos)

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma – comemorado no Brasil, conforme Lei n° 10.456 de 13 de maio de 2002, para alertar sobre essa doença silenciosa

27

Dia Nacional da Mata Atlântica – a data homenageia a “Carta de São Vicente”, escrita em 1560 pelo Padre Anchieta e objetiva conscientizar a população para a conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica

Criação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, a Uesb (45 anos)

28

Dia Mundial do Desafio – celebrado na última quarta-feira do mês de maio. Originalmente, o Challenge Day foi criado no começo da década de 1980, no Canadá. É um workshop interativo com duração de um dia, uma ferramenta para incentivar a prática de exercícios e esportes. Em dezenas de países passou a ser mais um instrumento antibullying nas escolas, pela integração de professores e alunos que competem juntos. Com o passar dos anos, o espírito desse dia se consolidou e se espalhou por todo o mundo

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna

Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher

Dia Internacional do Brincar

29

Tragédia no Estádio Heysel, no final da Taça dos Campeões Europeus entre Liverpool e Juventus, quando 39 torcedores morreram e centenas ficaram feridos quando um muro de contenção caiu (40 anos)

Dia Internacional das Forças de Paz da ONU

Dia do Geógrafo

30

Dia da Mulher Militar – data comemorada mundialmente em homenagem a Joana d’Arc, que foi queimada viva pelos ingleses em 30 de maio de 1431

Nascimento, em 1876, de Mikhail Bakunin, escritor e ativista anarquista russo

31

Início da Copa do Mundo no México (55 anos)

Dia Mundial sem Tabaco – comemoração instituída pela OMS

Inauguração da Catedral Metropolitana de Brasília (55 anos)

Inauguração da Rádio Nacional de Brasília (67 anos)

*As datas são selecionadas pela equipe de pesquisadores do Projeto Efemérides, da Gerência de Acervo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que traz temas relacionados à cultura, história, ciência e personalidades, sempre ressaltando marcos nacionais e regionais. A Gerência de Acervo também atende aos pedidos de pesquisa do público externo. Basta enviar um e-mail para centraldepesquisas@ebc.com.br.

 

Fonte

Continue Lendo

Outras

Edifício no centro de SP será revitalizado e receberá o nome de Tebas

Publicado

em

© Cadu Pinotti/Agência Brasil

A Prefeitura de São Paulo homenageia Joaquim Pinto de Oliveira (1721–1811), conhecido como Tebas, primeiro arquiteto negro paulista, dando o nome Tebas ao Edifício Misericórdia, localizado no centro da capital paulista.

Joaquim era um escravizado que atuava em diversos projetos de construção nas últimas décadas do século 18, na cidade de São Paulo. Ele usava técnicas aprendidas com o seu dono, o mestre pedreiro português Bento de Oliveira Lima.

Na obra do Chafariz da Misericórdia, localizado no terreno do prédio que será revitalizado, Joaquim atuou como engenheiro hidráulico. Em decorrência desta obra recebeu o apelido de Tebas, que significa algo como “homem que tudo faz”, em kimbundu, língua africana.

São Paulo (SP), 21/05/2025 – Joaquim Pinto de Oliveira, Tebas, foi autor do primeiro chafariz público da cidade, construído justamente ali, no Largo da Misericórdia. Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil

Com o novo nome, o Edifício Tebas será destinado a moradias, com 43 apartamentos. A prefeitura arcará com o financiamento de 15% da obra, com uma das unidades destinada ao aluguel social.

Além das moradias, o prédio também contará com um restaurante com foco em alimentos orgânicos e um espaço multiuso com deck aberto ao público, voltado para o calçadão do centro.

Apesar de sua importância, com décadas atuando em obras na capital, o reconhecimento oficial como arquiteto só veio mais de dois séculos depois, em 2018, após documentos localizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comprovarem a autoria de suas obras.

Em 2020 a Prefeitura de São Paulo inaugurou uma escultura em sua homenagem na Praça Clóvis Bevilácqua, na região da Sé, parte de um programa de valorização e reconhecimento da presença negra na cidade.

Programa de revitalização

São Paulo (SP), 21/05/2025 – A prefeitura autorizou as obras de retrofit do antigo Edifício Misericórdia, que será transformado em moradia e rebatizado como Edifício Tebas, em homenagem a Joaquim Pinto de Oliveira, o primeiro arquiteto negro do Brasil. Foto: Cadu Pinotti/Agência Brasil

O programa municipal de retrofits tem hoje 23 projetos aprovados, totalizando 2.112 unidades habitacionais. Parte dos empreendimentos será destinada ao uso residencial, sendo um deles para habitação de interesse social) e quatro para uso comercial.

Ao todo, cinco edifícios receberam certificado de Conclusão de Requalificação, documento que atesta a conclusão de obras de retrofits. Existem outros 33 processos em análise. A medida já foi alvo de críticas na Câmara Municipal por ser mais cara que outros projetos anteriores, como os de aluguel social.

Fonte

Continue Lendo

Outras

Marcha para Jesus reúne milhares de fiéis no centro do Rio de Janeiro

Publicado

em

© Fernando Frazão/Agência Brasil

A Marcha para Jesus, evento religioso que já faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, reuniu na sua 18ª edição milhares de fiéis no centro da capital fluminense, neste sábado (24). A expectativa dos organizadores é que cerca de 300 mil pessoas participem da caminhada.

A tradicional concentração, às 14h, foi na Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade, de onde seguiram até a Praça da Apoteose, no Sambódromo, também na região central. Lá, 40 mil pessoas, número dos organizadores, assistem às apresentações de nomes de destaque da música gospel, que vão se revezar no palco por mais de 8 horas. O evento deve ir até as 23h.

Entre os artistas gospel que se apresentarão estão Aline Barros, Thalles Roberto, Midian Lima, Bruna Karla, Maria Marçal, DJ Marcelo Araújo, Sarah Beatriz, Samuel Messias, Sarah Farias, Renascer Praise, Victin, Sued Silva, Valesca Mayssa, Kemilly Santos, Marcus Salles e Marcados Pagode Gospel.

Rio de Janeiro (RJ), 24/05/2025 – A 18° edição da Marcha para Jesus reúne cristãos em caminhada pela Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil – Fernando Frazão/Agência Brasil

A cantora gospel Sued Silva disse estar alegre por participar pela primeira vez da Marcha para Jesus do Rio de Janeiro, que, segundo ela, é uma referência para todo do Brasil. 

“O nome de Jesus é glorificado através desse evento, muitas pessoas são alcançadas pela presença de Deus. Tenho certeza que hoje não vai ser diferente. O senhor, com certeza, será glorificado através dos louvores e eu estou com meu coração aberto, ansioso e feliz”, disse à Agência Brasil.

A Marcha Para Jesus, que foi reconhecida em 2023, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, é promovida pelo Conselho de Ministros do Rio de Janeiro (Comerj) com patrocínio da prefeitura e do governo do Estado do Rio de Janeiro. O tema deste ano é A Paz é Para Todos.

O presidente do Comerj, o pastor Cláudio Duarte, disse que o tema foi decidido a partir de um olhar sobre a necessidade do povo do Rio de Janeiro. A paz e a segurança pública são o desafio de todos os governantes.

“Somos um só povo, povo do Deus altíssimo. Vamos adorar, vamos engrandecer o nome do senhor e vamos ver a boa mão do nosso senhor agindo em prol do nosso estado”, afirmou o pastor Duarte no palco da Apoteose.

Calendário da Cidade

Parte do calendário oficial da cidade, o evento tem como propósito promover a paz e fortalecer os laços de fé entre os participantes. Além dos momentos musicais, a Marcha é um convite à reflexão sobre a espiritualidade e a unidade dos cristãos.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado em 2023, a Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro assume “o compromisso de estimular, apoiar, preservar e divulgar as manifestações culturais, religiosas e expressões artísticas, inclusive as de iniciativas populares”.

A primeira Marcha no Rio de Janeiro ocorreu em 1998. Em 3 de setembro de 2009 foi instituído o dia nacional e em 11 de janeiro de 2011, o encontro passou a fazer parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.

Esquema

A Prefeitura do Rio montou uma operação especial para o encontro, incluindo agentes de sete órgãos e secretarias que trabalham nas Avenidas Marquês de Sapucaí e Presidente Vargas e ruas do entorno para assegurar tanto o bem-estar dos participantes, como no monitoramento da ordem pública, operação de transporte, fiscalização do trânsito e limpeza da região.

Rio de Janeiro (RJ), 24/05/2025 – A 18° edição da Marcha para Jesus reúne cristãos em caminhada pela Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil – Fernando Frazão/Agência Brasil

A movimentação do público desde a concentração até a Praça da Apoteose é acompanhada por 70 câmeras e dois drones do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio). “Mais de 100 operadores estarão de plantão na Sala de Situação do COR-Rio. O videowall que exibe as imagens das câmeras espalhadas pela cidade terá um layout exclusivo para o evento com o objetivo de acompanhar o deslocamento dos espectadores”, informou a Prefeitura do Rio.

Para garantir a fluidez do trânsito, a CET-Rio interditou o tráfego já desde ontem (23) no entorno da área do encontro. A operação tem a participação de 74 operadores de trânsito, entre agentes da Guarda Municipal, da CET-Rio e apoiadores de tráfego. Eles impedem estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios viários necessários.

A estrutura da Comlurb no evento na área externa do Sambódromo e nas ruas do entorno, conta com 130 garis e 16 fiscais de serviço, divididos em dois turnos. As equipes de limpeza vão acompanhar a caminhada dos participantes da Presidente Vargas até a Marquês de Sapucaí, onde a Marcha terminará na Apoteose.

Rio de Janeiro (RJ), 24/05/2025 – O governador do Estado, Cláudio Castro, na 18° edição da Marcha para Jesus, que reúne cristãos em caminhada pela Avenida Presidente Vargas, no centro da cidade. Foto: Fernando  Fernando Frazão/Agência Brasil

A Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados está presente para ações de conscientização e de enfrentamento ao assédio e à violência contra as mulheres com a distribuição de materiais informativos, orientando o público sobre os tipos de violência e os canais de apoio disponíveis.

“Os banheiros femininos do evento também serão adesivados com peças da campanha, incluindo QR Code que direciona para o site www.mulher.rio, da Prefeitura do Rio, onde é possível acessar informações e localizar o ponto de atendimento mais próximo”, informou a Prefeitura do Rio.

Transporte

Para chegar ao local da concentração o VLT Carioca preparou um esquema para atender o público desde o Terminal Gentileza, na região portuária. Quem chegou pela Central do Brasil também pôde usar esse tipo de transporte. O VLT funcionará até às 23h.

A SuperVia garantiu que os fiéis terão trens extras após a Marcha para Jesus. Na volta para casa haverá viagens para Japeri, Santa Cruz, interligado ao Deodoro e Saracuruna, a partir da estação Central do Brasil. A estação Central do Brasil funcionará para embarque até às 22h15. As demais estações funcionarão apenas para desembarque.

O funcionamento do MetrôRio está previsto para até meia-noite. A linha 2 vai operar entre os bairros da Pavuna e de Botafogo, e as linhas 1 e 4 farão o trajeto das estações Uruguai-Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.

O efetivo de segurança e de operadores de estação nas estações do centro foi reforçado. A concessionária recomendou que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas.

Fonte

Continue Lendo