Entretenimento
Lady Gaga, Michelle Obama e outras celebridades tiveram a identidade de gênero questionada; entenda o preconceito por trás dos boatos

Cultura
“Macacos”, aclamado espetáculo de Clayton Nascimento, chega ao Teatro Nova Iguaçu Petrobras

No solo, o ator enfrenta o desafio de retratar o preconceito a partir do relato de um homem negro que busca respostas para o racismo do cotidiano
Criado, dirigido e atuado por Clayton Nascimento, o aclamado monólogo “Macacos” chega ao palco do Teatro Nova Iguaçu Petrobras nos dias 26 e 27 de julho, sábado, às 20h, e domingo, às 19h. No solo, o ator enfrenta o desafio de retratar o preconceito contra os povos pretos a partir do relato de um homem negro que busca respostas para o racismo do cotidiano, além de trazer pontos importantes da história de sua comunidade. A dramaturgia foi criada a partir do caso do goleiro Aranha, do Grêmio, ofendido pela torcida tricolor gaúcha em 2014.
O título do espetáculo faz referência a uma das formas de ofensa racista mais usadas para atacar pessoas negras no mundo todo. A peça se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cena, tendo como pano de fundo a história do Brasil e situações de violência racial vividas por grandes artistas negros, de Elza Soares a Machado de Assis e Bessie Smith, até os relatos e estatísticas de jovens presos e executados pela polícia em dados coletados pelo Atlas da Violência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, cruzados com os do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
De acordo com matéria publicada no site da Revista Piauí em julho de 2024 (sob o título “Eu só tinha um sonho, um batom e uma bermuda”, de autoria do jornalista Gilberto Porcidonio) a respeito do artista, um desses casos de morte violenta citadas na peça é a “de Eduardo de Jesus Ferreira, filho de Terezinha Maria de Jesus. O menino de 10 anos foi assassinado pela Polícia Militar com um tiro na cabeça enquanto brincava na porta de casa, no Complexo do Alemão, em abril de 2015. No ano de 2023, um advogado que estava na plateia, terminado o monólogo, procurou Terezinha para conversar. Tornou-se seu representante legal. Um mês depois, unindo as forças da arte, de uma mãe lutadora e de um advogado conseguiu-se fazer com que a investigação da morte fosse desarquivada pelo Ministério Público do Rio.”
Macacos começou a ser escrita em 2015 e surgiu primeiro como cena curta em 2016, tendo estreado no seu formato longo em 2022. Desde então, a peça já participou de festivais em Fortaleza, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Pernambuco e Amazonas, além de temporadas internacionais por países como Rússia, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Uruguai e Chile. Na temporada carioca, em 2023, ganhou o reconhecimento da classe artística, sendo elogiada por atrizes como Fernanda Montenegro, Renata Sorrah, Deborah Bloch, Camila Pitanga, Neusa Borges e pelo ator Caio Blat. O espetáculo acumula mais de uma dezena de premiações, entre elas “Prêmio Especial do Júri por Relevância Temática e Proposição Cênica” do IX Festival Niterói em Cena, do XIV Festival de Esquetes de Cabo Frio, do XX Festival de Teatro do Rio de Janeiro e do VIII Festival de Teatro do Amazonas, além dos Prêmios Shell, APCA, Associação de Produtores de Teatro, e Deus Ateu de Teatro, estes na categoria de melhor ator.




Clayton Nascimento
Ator, dramaturgo, diretor e professor brasileiro. Vencedor do Prêmio Shell de Teatro como Melhor Ator em 2023. Sua peça MACACOS foi aclamada pelo público e pela crítica, sendo considerada um importante documento histórico e dramático pelo jornal O Globo. Graduado pelo Teatro Escola Célia Helena, pela Escola de Arte Dramática, e em Educomunicação pela USP, onde é mestrando na Escola de Comunicação e Artes, estudou também na SP Escola de Artes e na Casa do Teatro. É professor de graduação do Teatro Escola Célia Helena. Na TV, ele participou da série Carcereiros, Selvagem, Dois Tempos (Disney Plus), A Caverna de Petra (Globoplay), As Five e da novela Fuzuê (Rede Globo). Atuou também como preparador de elenco na Rede Globo e no filme Erva do Gato, de Novíssimo Edgar, com Gracê Passô e Jup do Bairro. Em 2024 roteirizou, dirigiu e apresentou o especial Falas Negras pela Rede Globo, que teve uma ampla aceitação e comoção pública. No programa, trouxe em formato de experimento social, uma denúncia sobre o sistema de reconhecimento facial, utilizado pelo estado para condenar injustamente, em sua maioria corpos negros, acusados por crimes não cometidos.
No início de 2025 apresentou ao lado da atriz Renata Sorrah, o 35º Prêmio Shell de Teatro.
Ficha técnica:
Clayton Nascimento – Diretor, Ator e Dramaturgo
Cyntia Monteiro/Lúcio Bragança Junior – Iluminação
Terezinha Maria de Jesus – Part. Especial
Alex Junior – Diretor de Produção
Beatriz de Franco – Assistência de Produção
Cia do Sal – Produção
Programação recheada de atrações
O Teatro Nova Iguaçu Petrobras está com a programação recheada de atrações. Confira a agenda completa e adquira seu ingresso em https://ingressodigital.com/pesquisa.php?busca=S&pg=1&txt_busca=nova+igua%C3%A7u
Serviço:
“Macacos”
Dia e hora: 26 e 27 de julho, sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: Teatro Nova Iguaçu Petrobras – Rua Coronel Bernardino de Melo, 1081, Caonze, Nova Iguaçu – RJ
Ingressos: de R$ 45 a R$ 90, vendas pelo site https://ingressodigital.com/evento/16474,16475/macacos
Rede social:
Teatro Nova Iguaçu Petrobras – https://www.instagram.com/teatronovaiguacupetrobras/
Entretenimento
Uma noite para celebrar Elton John: Tributo com Rafael Dentini na Arena Tatuapé

O maior tributo a Elton John da América Latina
No dia 1º de agosto, a Arena Tatuapé será palco de uma noite especial e repleta de memórias com o show “Tributo a Elton John by Rafael Dentini”, uma homenagem cheia de carinho e respeitosa a um dos maiores ícones da música mundial.
Reconhecido por sua impressionante semelhança vocal, performance cênica e presença marcante de palco, Rafael Dentini conduz o público por uma verdadeira viagem pela carreira de Elton John, interpretando clássicos como Rocket Man, Tiny Dancer, Your Song, Crocodile Rock e muitos outros sucessos que marcaram época e continuam emocionando fãs ao redor do mundo.
“Com figurinos marcantes, o piano em destaque no centro do palco e toda a energia que consagrou Elton John como um dos maiores nomes da música, o espetáculo promete encantar públicos de todas as idades. Cada detalhe da apresentação é pensado com carinho, uma produção feita por fãs e para fãs, movida por paixão e profundo respeito pela obra do artista britânico.”
Localizada na Zona Leste de São Paulo, a Arena Tatuapé conta com uma estrutura completa e ambiente acolhedor, ideal para receber esse tributo à altura da grandiosidade de Elton John. Um convite imperdível para reviver grandes momentos da música em uma noite que promete ser inesquecível.
Fotos créditos: Divulgação
Assessoria de Imprensa – Fernanda Lara Rocca
Para saber mais acesse;
https://www.youtube.com/@eltonrafaeldentini
https://www.facebook.com/eltoncoverbr
https://www.instagram.com/eltonjohncover/
https://www.instagram.com/rafaeldentini/
Serviço:
Tributo a Elton John By Rafael Dentini
01/08/2025
Horário: 21h
Rua Uriel Gaspar, 149, no Belenzinho, em São Paulo
https://bileto.sympla.com.br/event/107129/d/322452
Teatro
Concerto Candlelight tem duas apresentações nesta quinta no Teatro RioMar Recife: Melhor de Vivaldi e Coldplay x Imagine Dragons

O Teatro RioMar Recife recebe, nesta quinta-feira, dia 24 de julho, duas novas edições do projeto Candlelight, que leva concertos intimistas para espaços simbólicos da cidade, sempre sob a luz de centenas de velas. A programação do dia contempla tanto o repertório clássico de Vivaldi, às 19h, quanto os sucessos de duas bandas que marcaram a cena pop contemporânea: Coldplay e Imagine Dragons, às 21h.
Na primeira apresentação, o público poderá redescobrir a obra-prima “As Quatro Estações”, de Antonio Vivaldi, interpretada pelo Quarteto de Cordas Monte Cristo. O programa contempla os quatro concertos que compõem a obra: Primavera, Verão, Outono e Inverno, em uma experiência sensorial marcada pela música e pela atmosfera cênica criada pela iluminação especial das velas.
Na sequência, a emoção segue com o espetáculo “Candlelight: O Melhor de Coldplay e Imagine Dragons”, também com o Quarteto Monte Cristo. O repertório inclui hits como “Viva La Vida”, “Fix You” e “Sky Full of Stars”, além de faixas marcantes da banda Imagine Dragons, como “Believer”, “Radioactive” e “Bad Liar”.
Candlelight, a série de concertos à luz de vela, é apresentado pela Fever e integra a agenda cultural do Teatro RioMar Recife. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever: O Melhor de Vivaldi (https://feverup.com/m/127585) e Coldplay x Imagine Dragons (https://feverup.com/m/160526).