Siga-nos nas Redes Sociais

Esporte

L’Étape Rio divulga briefing técnico de 2024

Publicado

em

439692 1113171 Juliana Cipriano Easy Resize.com (3)
Juliana Cipriano competindo o L'Étape (Foto: L'Étape Brasil/Divulgação)

O L’Étape Rio by Tour de France realizou o tradicional briefing técnico para os cerca de 2.200 atletas amadores no seu canal oficial nas redes sociais. As largadas serão realizadas no próximo domingo (30), às 6h, na Marina da Glória, famoso ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os ciclistas estarão divididos em várias categorias e competir no percurso curto (59 km) ou longo (102 km).

O briefing teve como objetivo esclarecer as principais dúvidas dos ciclistas, como detalhes e dicas do percurso, pontos de retorno, segurança na prova, instruções para chegada e largada na Marina da Glória. Também houve informações sobre o Village, o ponto de encontro entre ciclistas, torcedores, imprensa e patrocinadores, que também será na sede da prova.

O vídeo foi muito aguardado pelos participantes e pelo público. O bate-papo foi apresentado por Leandro Pricoli e contou com comentários de Fernando Cheles, diretor técnico e de operações, e Wagner Romão, atleta e educador físico.

“O novo percurso do RJ tem a subida da Vista Chinesa, passando pela Mesa do Imperador. É uma das subidas mais famosas da cidade, tanto por ser um ponto turístico, mas também por permitir pedalar em uma estrada de altíssima qualidade dentro de um parque nacional encravado na cidade do Rio de Janeiro. Agora, o percurso ficou ainda mais dinâmico. Todos os atletas sobem e descem a outra face da montanha, chegando na Praia de São Conrado. Essa dinâmica melhorou ainda mais a prova, fazendo com que mais ciclistas se interessem por ela,” analisou Fernando Cheles, do L’Étape Brasil by Tour de France.

Leia mais aqui

Katarine Monteiro é jornalista especializada em esportes olímpicos e em saúde. Com cobertura de grandes eventos internacionais, como Jogos Pan-Americanos em Lima 2019, Qatar Total Open 2020, Qatar ExxonMobil Open 2019 - tênis em Doha (QT), Semana de Vela de Ilhabela, Transat Jacques Vabre 2019 (França-Brasil), L'Étape Brasil by Tour de France, também já fez coberturas de natação, maratona aquática, vôlei, polo aquático, Fórmula E, vela, skate e boxe, além de eventos esportivos como assessora de imprensa, relações públicas e social media. 

Esporte

Caravana do Esporte, do IEE, reúne 1.200 crianças e jovens de Canoas e Esteio a partir desta terça-feira (25)

Publicado

em

IEE Divulgação
IEE Divulgação

Serão diferentes ações do projeto do Instituto Esporte e Educação, ao longo de quatro dias, reunindo também mais de 100 profissionais dos dois municípios, levando esporte educacional, inclusão e aprendizagem
Novembro, 2025 – Oficinas esportivas e cursos de formação vão movimentar quatro escolas das cidades de Canoas e Esteio, no Rio Grande do Sul. A partir desta terça-feira (25) e até a sexta-feira (28), a Caravana do Esporte, do Instituto Esporte e Educação (IEE), levará as ações do projeto para mais de 1.200 crianças e adolescentes e mais de 100 profissionais dos dois municípios gaúchos, transformando esses espaços em ambientes de esporte educacional, inclusão e aprendizagem.

Nesta terça e na quarta-feira (26), a Caravana estará em Canoas e, na quinta-feira (27) e na sexta, chegará em Esteio, com atividades entre 8h e 17h, planejadas e alinhadas com as Secretarias Municipais das duas cidades.

As estações esportivas foram planejadas com cuidadoso olhar inclusivo e as formações pedagógicas buscarão fortalecer competências, metodologias e habilidades profissionais alinhadas ao esporte educacional seguro e inclusivo.

Nesta edição, a Caravana do Esporte atuará com ainda mais profundidade no campo da inclusão, ampliando a compreensão das escolas e dos municípios sobre: adaptação de espaços; criação de práticas pedagógicas esportivas diversificadas e mais acessíveis; estratégias para participação efetiva de crianças com deficiência e neurodivergentes; e ocupação esportiva dos espaços escolares.

Além dos alunos e profissionais das escolas, serão mobilizados pais, mães e famílias de estudantes neurodivergentes e com deficiência; profissionais de apoio escolar; e equipes que atuam diretamente com educação inclusiva nos municípios. O objetivo é ampliar a rede de cuidado, pertencimento e participação, fortalecendo uma cultura escolar verdadeiramente inclusiva por meio do esporte.

Oficinas e formações – Em cada escola – EMEF Paulo VI e EMEF Prefeito Edgar Fontoura, em Canoas, e EMEB Santo Inácio e EMEB Maria Lygia Andrade Haack, em Esteio – serão montadas estações esportivas desenvolvidas para promover a participação plena de todos os alunos, incluindo estudantes com deficiência e neurodivergentes.

Estarão sendo atendidos 300 crianças e adolescentes por escola, em cada dia – 150 no período da manhã e 150 à tarde -, com ações simultaneamente em todas as estações esportivas instaladas em suas dependências.

Enquanto as oficinas movimentam os estudantes, serão realizados cursos de formação para educadores e educadoras, gestores escolares, profissionais de Educação Física e profissionais de educação inclusiva e de outras áreas das escolas.

O tema central da formação será “Esporte Educacional e Inclusão”, com foco no aprofundamento de práticas seguras, acessíveis, diversificadas e capazes de promover participação, pertencimento e autonomia para todos os estudantes.

Encontro com a Dra. Raquel Del Monde – A programação em Esteio contará com um encontro de formação com a Dra. Raquel Del Monde, médica e mãe de jovem autista, com atuação clínica e estudos sobre as condições do neurodesenvolvimento. Formada na USP Ribeirão Preto (1993), possui residência em Pediatria pela Unicamp (1996) e treinamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência também pela Unicamp (2013). Ela falará na quarta–feira (26), entre 17h30 e 19h30.

A comunidade escolar, famílias de crianças e adolescentes neuroatípicos, grupos organizados pelo direito da pessoa com deficiência e instituições que atuam com inclusão estão entre os convidados para o encontro, que contará com o tema “Transtornos do Neurodesenvolvimento e adaptações escolares”.

Depois de ter seu primeiro filho diagnosticado com autismo aos 8 anos de idade, a Dra. Raquel direcionou seu trabalho e estudos para o universo do neurodesenvolvimento. Atua na área da educação por meio de formação de professores e outros profissionais, visando a inclusão no ambiente escolar. Além de ser referência no atendimento de pessoas neurodiversas, tornou-se ativista da luta anticapacitista.

“O encontro com a Dra. Raquel é uma grande oportunidade de ampliação de conhecimento, fortalecimento de vínculos a alinhamento com a proposta da Caravana de inclusão a partir das linhagens de esporte e arte”, destaca Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.

A Caravana do Esporte é uma parceria entre UNICEF e Instituto Esporte e Educação (IEE) e conta com os patrocínios do Itaú, BTG Pactual e EATON, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.

Sobre a Caravana do Esporte – A Caravana do Esporte é um projeto de educação que viaja o Brasil e leva aos municípios as metodologias da Pedagogia do Esporte Educacional para capacitação de educadores e gestores públicos. Desde 2005, foram mais de 160 municípios atendidos, com participação voluntária de atletas convidados. A partir de 2020, o projeto implantou uma plataforma para formação de professores em formato EaD.

Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já impactou 7,7 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 65 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em cerca de 27% dos municípios brasileiros (1.548).

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Saiba mais sobre o IEE:
Site: www.esporteeducacao.org.br/
Facebook: https://www.facebook.com/esporteeducacao/
Instagram: https://www.instagram.com/instituto.esporteeducacao/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br – 11 991628967

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Continue Lendo

Esporte

Nova Linha Caloi Explorer 2026: evolução, tecnologia e orgulho brasileiro

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A linha Explorer, uma das mais emblemáticas da história da Caloi, consolidou-se como sinônimo de descoberta, superação, conquistas e independência. Presente nas trilhas, nas estradas e até nas ruas, as bicicletas da linha Explorer se integraram de forma natural ao cotidiano do ciclista brasileiro. E é nesse espírito de transformação, crescimento e evolução que a Caloi lança a linha Explorer 2026, que conta com novos grupos de transmissão e novas cores. Assim como o ciclista que se desafia a cada pedalada, a Explorer também se reinventa com os três modelos: Sport, Comp e Expert.

Um dos principais destaques da linha está no upgrade dos grupos Shimano Cues. A versão Sport agora chega equipada com Cues de 9 velocidades, enquanto a Comp recebeu um salto de desempenho, passando de 9 para 10 velocidades. Já a Expert evoluiu ainda mais, deixando o antigo conjunto de 10v para adotar o Cues de 11 velocidades, oferecendo trocas mais precisas e maior performance.

Criada há quase dez anos, a linha Explorer sempre se destacou pela combinação de tecnologia atualizada e excelente custo-benefício, tornando-se referência entre iniciantes e entusiastas do mountain bike.

A performance é reforçada com pneus Vittoria 29×2.25, reconhecidos pela robustez, além de freios a disco hidráulicos em todos os modelos. As versões avançadas contam ainda com suspensões RockShox e aros WTB tubeless ready, ampliando a confiabilidade nas trilhas mais desafiadoras.O quadro das bikes eleva o nível das bicicletas de entrada e intermediárias da marca, incorporando recursos antes restritos a modelos de alta performance.

Visualmente, a linha Explorer 2026 chega com novas cores vibrantes e modernas, inspiradas nas tendências internacionais do setor. O quadro de todos os modelos adota tubos com perfis aerodinâmicos e rabeira rebaixada, que garantem mais flexibilidade e conforto. No grafismo, a Caloi aposta em uma identidade que une natureza e performance, com destaque para o mapa de altimetria no top tube, símbolo da jornada de conquistas do ciclista. O logotipo em tamanho ampliado reforça a tradição e a força da marca Caloi em cada uma dessas bikes.

 

FICHA TÉCNICA EXPLORER SPORT

Quadro – Alumínio 6061 e 6069 com tubos hidroformados, tapered, cabeamento interno com suporte para freio a disco.

Garfo- Caloi, com 100mm de curso, tapered, Quick Release, trava hidráulica no Crown

Aros- Alumínio Parede dupla R29, 32 furos com ilhós

Cubos- Shimano TX506 ou QB400

Raios- Inox Preto

Pneu- Vittoria Barzo 29X2.25 – Arame

Pedal- Feimin MTB FP803B – com esfera

Pedivela- Shimano Cues Integrado U6000 Boost – 32T 170 (PP-P) 175 (M-G-XG)

Movimento Central- Shimano

Corrente- Shimano Link Glide

Cassete- Shimano LG300 11-46T 9V

Câmbio Traseiro- Shimano Cues U4000 9V

Câmbio Dianteiro –

Passadores- Shimano Cues U4010 9V

Guidão- Alumínio com marcação a Laser, Flat, 720 (PP-P) 740 (M-G) 760 (XG)

Suporte de guidão- Alumínio, 7° 70 (PP-P) 80 (M) 90 (G-XG)

Manoplas- Velo VLG 884

Movimento de Direção- Feimin Tapered – Semi integrado

Freios- Hidráulicos Logan – Rotores 160/180mm

Manete de freios- Alumínio

Selim- Selle Royal Vivo Ergo

Canote do Selim- Alumínio 27.2mm x 300mm (PP-P) 350mm (M-G) 400mm (XG)

Preço- R$ 3.590,00

FICHA TÉCNICA EXPLORER COMP SL

Quadro-Alumínio 6069 com tubos hidroformados, Gancheira Removível, Boost, Tapered, Cabeamento interno com suporte para freio a disco.

Garfo- Caloi, 100mm de curso, Quick Release, com acionamento remoto no guidão

Aros- Alumínio, Parede dupla, R29, 32 furos com ilhós

Cubos- Dianteiro Shimano QC300 32 furos Quick Release

Traseiro Shimano TC500 32F Boost Thru Axle

Raios- Inox Preto

Pneu- Vittoria Barzo 29X2.25 – Arame

Pedal- Feimin MTB FP803B – com esfera

Pedivela- Shimano Cues Integrado U6000 Boost – 32T 170 (PP-P) 175 (M-G-XG)

Movimento Central- Shimano

Corrente- Shimano Link Glide

Cassete- Shimano LG300 11-48T 10v

Câmbio Traseiro- Shimano Cues U6000 10/11v

Câmbio Dianteiro –

Passadores- Shimano Cues U6000 10v

Guidão- Alumínio com marcação a Laser, Flat, 720 (PP-P) 740 (M-G) 760 (XG)

Suporte de guidão- Alumínio, 7° 70 (PP-P) 80 (M) 90 (G-XG)

Manoplas- Velo VLG 884

Movimento de Direção- Feimin Tapered – Integrado

Freios- Shimano MT200 – Rotores 160/180mm

Manete de freios- Alumínio

Selim- Selle Royal Vivo Ergo

Canote do Selim- Alumínio 30.9mm x 300mm (PP-P) 350mm (M-G) 400mm (XG)

Preço- R$ 4.490,00

FICHA TÉCNICA EXPLORER EXPERT SL

Quadro- Alumínio 6069 com tubos hidroformados, Gancheira Removível, Boost, Tapered, Cabeamento interno com suporte para freio a disco.

Garfo- RockShox Judy TK 100mm com trava remota no guidão

Aros- Alumínio, Parede dupla, R29, 32 furos com ilhós

Cubos- Dianteiro Shimano QC300 32 furos Quick Release

Traseiro Shimano TC500 32F Boost Thru Axle

Raios- Inox Preto

Pneu- Vittoria Barzo 29X2.25 – Arame

Pedal- Feimin MTB FP803B – com esfera

Pedivela- Shimano Cues Integrado U6000 Boost – 32T 170 (PP-P) 175 (M-G-XG)

Movimento Central- Shimano

Corrente- Shimano Link Glide

Cassete- Shimano LG300 – 11-50T 11v

Câmbio Traseiro – Shimano Cues U6000 10/11v

Câmbio Dianteiro –

Passadores- Shimano Cues U6000 11v

Guidão- Alumínio com marcação a Laser, Flat, 720 (PP-P) 740 (M-G) 760 (XG)

Suporte de guidão- Alumínio, 7° 70 (PP-P) 80 (M) 90 (G-XG)

Manoplas- Velo VLG 884

Movimento de Direção- Feimin Tapered – Integrado

Freios- Shimano MT200 – Rotores 160/180mm

Manete de freios- Alumínio

Selim- Selle Royal Vivo Ergo

Canote do Selim- Alumínio 30.9mm x 300mm (PP-P) 350mm (M-G) 400mm (XG)

Preço – R$ 5.590,00

 

Continue Lendo

Esporte

CEO da Ticket Sports revela nova lógica de consumo no universo da corrida de rua

Publicado

em

Por

Foto: Diogo Anhasco/Fotop
Foto: Diogo Anhasco/Fotop

Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports, maior plataforma de vendas de ingressos esportivos da América Latina, apontou que a corrida de rua está intrinsecamente ligada a motivações emocionais, sociais e até culturais e que o modelo tradicional de funil de consumo já não explica o comportamento do corredor de rua. A análise defende que a jornada atual de compra é fragmentada, não linear e influenciada por fatores externos. A visão foi apresentada durante a palestra “Explorando o Funil: Os Passos de Consumo da Jornada de um Corredor em um Mercado de Bilhões”, no 4° Fórum Máquina do Esporte – Conteúdo, dados e a nova jornada do fã, realizado nesta terça-feira (18), no Teatro ESPM, em São Paulo.

Para Krutman, a lógica clássica: descoberta, compra do tênis, consumo de conteúdo, primeira prova, assessoria esportiva e suplementação, não reflete mais a realidade.

“O funil morreu. Nesta era da economia da atenção, não existe algo linear que possamos chamar de funil. É tudo um grande mar de complexidade”, afirmou na palestra.

Durante a apresentação, o executivo trouxe números que reforçam o peso econômico do setor. O mercado global de corrida é estimado em US$ 46 bilhões, com projeção de alcançar US$ 77 bilhões nos próximos anos, segundo a EMR/Clight. Apenas o segmento de tênis representa 51,7% desse volume.

No Brasil, 14 milhões de pessoas correm com frequência e 4 milhões participam de provas. O público está inserido na chamada economia do bem-estar, que movimentou US$ 6,3 trilhões em 2023 e pode chegar a US$ 11 trilhões até 2029, segundo dados do Global Wellness Institute.

“O que as marcas precisam entender é a cabeça do corredor e como conseguimos acessar o coração dele através de gatilhos emocionais”, disse. 

A sociabilização aparece como um dos principais motores da prática e uma grande oportunidade para marcas. No Brasil, as assessorias esportivas se consolidam como polos importantes desse convívio, enquanto no exterior ganham força as crews: grupos espontâneos que promovem pertencimento e comunidade.

Esse comportamento reforça que a nova dinâmica de consumo, para todos os tipos de corredores, de todas as idades, está mais relacionada ao ciclo de vida do corredor do que a uma ordem específica de produtos ou serviços. 

“Uma pessoa que corre está influenciando 12 pessoas ao seu redor; a corrida está diretamente ligada ao círculo social”, comentou. 

Krutman também destacou o crescimento acelerado da Geração Z nas corridas de rua.Em 2023, eles representavam 7,9% dos atletas amadores; e em 2025, a projeção é de 15%, segundo dados da Ticket Sports.

Essa geração, segundo ele, busca saúde mental, reduz o consumo de álcool e faz questão de registrar e compartilhar sua jornada nas redes sociais.

Para saber mais, acesse:https://www.ticketsports.com.br/ 

Continue Lendo