Siga-nos nas Redes Sociais

Agronegócio

Lisboa, um destino artístico e cultural

Publicado

em

José Frade
José Frade

História, design, arte contemporânea e patrimônio reunidos num único lugar

Lisboa é um destino cultural por excelência, com mais de 50 museus que revelam diferentes facetas da sua história e identidade. Desde os históricos aos mais inovadores, Lisboa tem museus para todos os gostos. A Associação Turismo de Lisboa (ATL) indica, a seguir, as aberturas e reaberturas que são autênticos locais de visita obrigatória.

Aberturas

A começar pela mais recente inauguração, o Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas” apresenta o maior conjunto de pinturas murais do século XX, numa visita autoguiada, aberta pela primeira vez ao público. Situada nas Gares Marítimas de Alcântara, projetadas por Porfírio Pardal Monteiro nos anos 40, a nova atração convida a uma visita aos murais presentes tanto nesta como na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos. Ao longo de nove salas, os viajantes poderão descobrir a história do edifício portuário, bem como a vida e a obra de Almada Negreiros, um artista polivalente que marcou a modernidade portuguesa por meio da escrita, do teatro, da dança e das artes plásticas.

Instalado no antigo Palácio Condes da Ribeira Grande, o Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM) destaca-se por sua coleção privada com mais de 600 obras. Atualmente exibe 215 peças, num percurso que atravessa a arte portuguesa do final do século XIX à contemporaneidade. A nova ala do museu, que liga o palácio ao espaço expositivo, distingue-se pela fachada em azulejos tridimensionais da artista Maria Ana Vasco Costa. Com quatro galerias — duas permanentes e duas temporárias —, o espaço conta ainda com restaurante e bar, acomodados numa antiga capela.

Reaberturas

Após oito anos fechado, o Museu do Design (MUDE) reabriu suas portas no coração da baixa pombalina. Instalado num edifício do século XVIII, o espaço cruza o design contemporâneo com o patrimônio histórico. Além de uma exposição de longa duração e outras temporárias, oferece diversas áreas de lazer, educação, reflexão, debate e contemplação, distribuídas pelos seus oito pisos.

De volta à cena lisboeta, o Centro de Arte Moderna Gulbenkian (CAM) reapareceu num novo edifício assinado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma e um jardim renovado pelo paisagista Vladimir Djurovic. Inspirado no conceito de Engawa (elemento da arquitetura tradicional japonesa que remete ao espaço de interação entre o interior e o exterior), o projeto pretende criar uma maior relação entre o edifício, o jardim e a cidade. Com uma galeria de 1.000 m², a “Sala de Desenho” e várias exposições dedicadas à arte moderna e contemporânea portuguesa e internacional, o CAM convida à contemplação e ao convívio com a arte.

Remodelado, o Palácio Pimenta, núcleo-sede do Museu de Lisboa, está novamente de portas abertas. Localizado no bairro Campo Grande, o espaço oferece 11 salas renovadas, novos temas e novas peças em exibição. As cerca de 300 peças em exposição — entre maquetes, gravuras, pinturas, fotografias, mobiliário, cerâmica e azulejos — contam a história de Lisboa desde o século XVII ao final do século XX, com destaque para temas, como o Terramoto de 1755, o Estado Novo e a Expo´98.

Como visto, o destino lisboeta continua a afirmar-se como um polo de arte e cultura, proporcionando aos visitantes uma oportunidade singular de explorar a história, o design, a arte contemporânea e o patrimônio num único destino.

Para ter acesso rápido e fácil a essas e muitas outras atrações, a dica é adquirir o Lisboa Card, um passe turístico que oferece entrada gratuita a mais de 50 museus e monumentos, além de permitir a utilização ilimitada dos transportes públicos da região, como ônibus, elétrico e metrô. Com esse cartão, os visitantes podem ainda desfrutar de descontos de até 50% em diversas atrações culturais, lojas e serviços turísticos. O cartão permite ainda o acesso rápido a locais concorridos e de grande interesse, como o Palácio Nacional da Ajuda, o Museu Nacional do Azulejo e o Museu Nacional de Arte Antiga.

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)

Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:

www.visitlisboa.com

https://www.instagram.com/visit_lisboa/

https://www.facebook.com/visitlisboa

https://twitter.com/TurismodeLisboa

Jornalista com mais de 20 anos de atuação no mercado de Comunicação/Relações Públicas, com expertise na redação de textos diversos e no atendimento de contas de empresas nacionais e internacionais de diferentes portes e segmentos, como economia, jurídico, cultura, gastronomia e beleza.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agronegócio

 Propriedades de luxo avançam no Centro-Oeste

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Legenda: Com o empreendimento Fazenda da Matta a Omnium Incorporadora, que alia sofisticação e conservação do Cerrado às margens de Pirenópolis (GO).

Empreendimentos como a Fazenda da Matta impulsionam a valorização de imóveis de alto padrão no Centro-Oeste, região que deve liderar o crescimento econômico brasileiro em 2025, segundo projeções do setor.

O mercado imobiliário de luxo no Brasil passa por uma reconfiguração. Investidores e famílias de alta renda vêm trocando os centros urbanos e o litoral por propriedades com infraestrutura de alto padrão, especialmente na região Centro-Oeste. A tendência acompanha o desempenho econômico da região, cuja previsão de crescimento do PIB em 2025 é de 2,8%, segundo dados de mercado.

Além do agronegócio, a ascensão da renda per capita tem ampliado o consumo de bens e serviços de alto padrão. Em 2024, o rendimento médio domiciliar per capita no Centro-Oeste alcançou R$ 2.399, acima da média nacional. Essa conjuntura tem favorecido o crescimento de empreendimentos voltados a um público que busca não apenas um imóvel, mas um estilo de vida com mais privacidade, segurança e contato com a natureza.

A Fazenda da Matta, condomínio de segunda residência localizado a poucos minutos do centro de Pirenópolis (GO), ilustra essa nova fase do setor. Voltado ao público de altíssimo poder aquisitivo, o projeto oferece lotes residenciais entre 800 m² e 1.200 m², integrados a uma área de conservação ecológica com mudas nativas do Cerrado e áreas de proteção permanente. A proposta alia sofisticação, lazer completo e compromisso socioambiental.

“Há uma demanda crescente por qualidade de vida que respeite a natureza e valorize os recursos locais. A Fazenda da Matta nasce desse entendimento, com infraestrutura de alto padrão e foco em preservação ambiental”, afirma Felipe Maldonado, sócio da Omnium Incorporadora, responsável pelo empreendimento.

O condomínio oferece haras, trilhas ecológicas, vinícola própria, club house com spa e restaurante, entre outras estruturas. Projetos como este ampliam a cadeia de serviços nas cidades vizinhas e movimentam a economia regional de forma consistente e sustentável.

Com valorização contínua e foco em sustentabilidade, o mercado de propriedades de luxo no Centro-Oeste consolida-se como destino de investimentos estratégicos no Brasil. A Fazenda da Matta, entre outros empreendimentos, reforça essa vocação ao aliar patrimônio ambiental e crescimento econômico.

 

Sobre o Fazenda da Matta
O Fazenda da Matta é um condomínio de alto padrão localizado a 10 minutos do centro de Pirenópolis (GO), com projeto que valoriza o contato com a natureza, a sofisticação estética e a convivência entre vizinhos. O empreendimento conta com haras assinado por Doda Miranda, arquitetura de Denise Zuba, paisagismo do escritório Depieri e uma parceria com a Vinícola Assunção para a produção de vinho com rótulo próprio. O projeto ainda inclui a presença do Bistrô de Fogo e ações sociais com parceiros locais.

 Mais informações: www.fazendadamatta.com.br
Instagram: @fazendadamattaoficial

 

Continue Lendo

Agronegócio

Arraiá do Seo Chico agita Uberlândia com show inédito de DJ Dolores neste fim de semana

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Evento gratuito acontece neste sábado (15), das 16h às 22h, na Granja Marileusa, com atrações musicais, cultura popular e oficinas gratuitas

Uberlândia entra no clima junino neste fim de semana com o imperdível Arraiá do Seo Chico, edição especial promovida pelo Bloco do Seo Chico. O evento gratuito será realizado neste sábado, 15 de junho, das 16h às 22h, na Granja Marileusa, e promete reunir tradição, arte e muita música boa para celebrar a cultura brasileira.

Este projeto conta com o patrocínio da CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Uma realização do Bloco do Seo Chico e Governo de Minas Gerais – Governo diferente, Estado Eficiente.

A grande atração da noite é o show inédito do DJ Dolores (PE), referência da música brasileira contemporânea e um dos criadores do movimento Manguebeat. Será a primeira vez que o artista se apresenta em Uberlândia, trazendo sua fusão eletrônica com ritmos regionais nordestinos — uma verdadeira experiência sonora para o público.

Além de DJ Dolores, o Arraiá contará com o pagode vibrante do grupo Sambarylove, a discotecagem animada do DJ Bruno Caveira (GO) e uma formação especial do próprio Bloco do Seo Chico, com repertório junino autoral e convidados especiais.

E a programação já começa nesta sexta-feira (13) com a realização de uma oficina gratuita de percussão com os músicos Jack Will e Manoel Moura. A oficina faz parte do projeto “A Bateria do Bloco do Seo Chico Mandou Me Chamar”, projeto iniciado este ano com o objetivo de fortalecer a cultura do Carnaval de rua em Uberlândia, promovendo oficinas de formação para novos ritmistas, ensaios abertos e apresentações ao longo do ano. Com ações que vão além do período carnavalesco, o projeto visa criar uma conexão contínua com a comunidade, democratizando o acesso à cultura e incentivando a inclusão social. Todas as atividades deste projeto são gratuitas e abertas para pessoas de todas as idades.

Músicos ministrantes da oficina

Jack Will é um músico brasileiro, uberlandense com fortes raízes afro-mineiras. Baterista e percussionista formado pelo curso de música da UFU, atua profissionalmente há 19 anos em shows, gravações, aulas e curadorias artísticas. Já foi apresentado em diversos estados do Brasil e também em países da Europa. Em 2022, lançou seu primeiro álbum autoral, celebrando a arte da música instrumental. Foi premiado como melhor instrumentista no 22° Prêmio BDMG Instrumental, realizado em maio de 2023.

Manoel Moura é um músico talentoso e versátil, com formação em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduação em Musicoterapia. Com experiência como músico da Banda Municipal de Uberlândia e diretor do Bloco de Percussão “Bloco do Meu TIO”, ele domina a percussão, performance musical e direção de grupos. Além disso, Manoel atua como performer em eventos noturnos e possui trabalhos gravados, como CDs e DVDs, destacando-se em projetos culturais e festivais.

Uma história de resistência e alegria

Criado como uma iniciativa cultural independente, o Bloco do Seo Chico surgiu com a proposta de movimentar o carnaval de rua de Uberlândia com qualidade artística, acesso gratuito e valorização das tradições brasileiras. Em 2025, o bloco consolidou-se como um dos maiores da cidade, reunindo mais de 8 mil pessoas em uma edição marcada por organização, segurança e diversidade.

O projeto leva o nome “Seo Chico” como uma homenagem à figura do brasileiro comum – festeiro, trabalhador e apaixonado por música. Desde sua fundação, o bloco atua com uma proposta democrática, acessível e inclusiva, unindo ritmos afro-brasileiros, samba, maracatu, axé e agora também sonoridades nordestinas com pegada junina.

O Arraiá do Seo Chico é mais um desdobramento dessa trajetória, unindo o espírito dos festejos populares à sofisticação artística de nomes como DJ Dolores. O evento conta com apoio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e reforça a importância de iniciativas culturais como ferramentas de transformação social e visibilidade para marcas que compartilham desses valores.

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

 

 

 

Continue Lendo

Agronegócio

Amor em forma de cuidado: Quality Cosméticos e Suplementos celebra o Dia dos Namorados com saúde e bem-estar

Publicado

em

Divulgação
Divulgação

Legenda: Linha de produtos Quality com até 20% de desconto durante a campanha especial de Dia dos Namorados.

Na campanha de Dia dos Namorados, a Quality Cosméticos e Suplementos reforça seu posicionamento ao associar afeto a escolhas de autocuidado. Até o dia 12 de junho, nas compras acima de R$250, os clientes ganham um gloss que se adapta ao tom da pele ou um voucher da Espaçolaser. A ação também contempla descontos de até 20% em produtos selecionados da linha de saúde, beleza e performance.

Criada para promover uma experiência de presente sofisticada e funcional, a campanha aposta na convergência entre bem-estar, estética e conexão emocional — pilares estratégicos da marca. O destaque está na curadoria de benefícios pensados para casais que valorizam escolhas saudáveis e exclusivas.

“Demonstrar amor também é incentivar hábitos que elevam o bem-estar físico e emocional. Essa campanha traduz nossa essência: promover saúde com carinho e inteligência”, afirma a Dra. Flávia Ribeiro, responsável técnica da Quality.

A promoção é válida enquanto durarem os estoques, tanto nas lojas físicas quanto em canais digitais selecionados. Entre os produtos em oferta estão suplementos como QDREN, CREATINA CARAMEL e QWOMA, além de itens da linha de cuidados com a pele.

“Nosso portfólio é pensado para apoiar a rotina de quem busca desempenho com equilíbrio. Nesta data, queremos que o presente seja um gesto de cuidado genuíno”, reforça Dra. Flávia.

A Quality atua no mercado com foco em formulações próprias, desenvolvimento técnico contínuo e atenção integral ao consumidor. A campanha de Dia dos Namorados 2025 reforça esse posicionamento ao unir ciência, sensibilidade e benefícios reais.

Sobre a Quality Farmácia de Manipulação
A Quality Farmácia de Manipulação possui seis unidades no Distrito Federal e se destaca pela inovação e excelência no setor. É a primeira do ramo a receber a certificação ISO 9001 e foi reconhecida como Great Place to Work, refletindo seu compromisso com a qualidade e a gestão focada em pessoas.

Instagram: @qualitymanip

Site: https://qualitymanipulacao.com.br/

Telefone | WhatsApp: (61) 3048-0700

Horário de funcionamento: das 7:30 às 19:30

Unidade 1: Av. das Araucárias, Lote 1325, Loja 19 – Águas Claras Sul, Brasília-DF. CEP: 71936-250

Unidade 2: Av. das Castanheiras, Lote 1310/1370, Ed. Real Splendor, Loja 12, Águas Claras Norte, Brasília-DF. CEP: 71900-100

Unidade 3: SGAS 915 Sul, Lote 69a e 70a, Loja 107 e 108-1s, Centro Clínico Advance I, Asa Sul, Brasília/DF. CEP 70.390-150

Unidade 4: QSA 11, Lote 21, Taguatinga Sul, Brasília-DF. CEP: 72.015-110

Unidade 5: W3 Sul – CRS 508, Bloco “B”, Loja 35 – Asa Sul, Brasília/DF. CEP: 70.351-525

Unidade 6: Q SHCNW CLNW QD 02/03 Bloco K, Loja 5 E 6 Ed. Icone Noroeste, Setor Noroeste, Brasília/DF. CEP: 70.683-205

Quiosquê Premium:

Instagram: @qualityquiosque

Telefone | WhatsApp: (61) 98371-0700

Horário de funcionamento: das 10:00 às 22:00

Parkshopping, 2º piso, QIM 242G, SAI/SO Área 6580 – Guará, Brasília – DF, CEP: 71219-900

 

Continue Lendo