Lucas Chumbo supera mais um acidente violento e conquista título em Nazaré

Lucas Chumbo supera mais um acidente violento e conquista título em Nazaré

Redação ImprensaBR
2 min de leitura 5.3k
Foto: Damien Poullenot/World Surf League via Getty Images

O brasileiro Lucas Chumbo voltou a escrever seu nome na história do surfe de ondas gigantes ao conquistar mais um título do Nazaré Big Wave Challenge, em Portugal. Atleta Mormaii, Chumbo teve uma atuação marcada por coragem, resiliência e superação, mesmo após enfrentar duas quedas extremamente violentas durante a competição.

Multicampeão do evento, o surfista brasileiro deu o tom logo na primeira onda do dia, ao descer em alta velocidade uma enorme esquerda em Nazaré. A performance impressionante terminou de forma dramática quando Chumbo atingiu uma área turbulenta da onda e foi lançado com força na água. Na segunda onda pontuada, o cenário se repetiu: ao tentar sair de outra esquerda gigante, acabou puxado pela crista da onda, sofreu diversas pancadas e precisou ser resgatado.

Apesar dos impactos severos, Lucas manteve a concentração e mostrou porque é um dos maiores nomes do surfe de ondas gigantes no mundo. A performance consistente ao longo do campeonato garantiu a ele o título individual por uma margem mínima de milésimos, além da vitória também na disputa por equipes.

“Conquistar mais um título aqui em Nazaré é um sonho. Na verdade, esse ano foi uma reconquista. No ano passado, por causa da minha lesão, fiquei em segundo lugar, tanto na performance individual quanto em dupla. Esse ano conseguimos reconquistar o título individual e também o título por equipes, por poucos milésimos. Foi um ano de muitas vitórias, um ano muito intenso, com wipeouts intensos, mas com uma performance incrível. Estou muito feliz de levar esse troféu para o Brasil e para a minha família”, afirmou Chumbo.

Uma das ondas mais marcantes da carreira do surfista aconteceu logo na primeira descida do evento, segundo ele, uma onda que sempre sonhou em surfar. “Foi uma onda dos sonhos. Eu estava com a prancha errada, não conseguia controlar totalmente a velocidade, mas surfei da forma que sempre sonhei. O final não foi como eu queria, mas foi uma onda que vai ficar marcada na minha vida. Era a chance de fazer meu primeiro 10 no campeonato”, relembrou.

O brasileiro também destacou o impacto emocional do acidente. “Foi o pior caldo da minha vida. Debaixo d’água, passou o filme do acidente de Burle na minha cabeça. Mas eu acredito que tudo isso é Deus me preparando para ser um atleta e um ser humano cada vez mais forte, pronto para viver essas emoções e, quem sabe, um dia surfar um recorde da forma certa”, completou.

Representando a Mormaii, marca que há décadas investe e apoia o surfe brasileiro, Chumbo reforça sua posição como um dos maiores big riders do planeta, levando o nome do Brasil ao topo de um dos desafios mais extremos do esporte mundial.

O que você achou?

Amei 57
Kkkk 36
Triste 1
Raiva 6
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.